Capa do quarto álbum de estúdio da banda Oasis, 'Standing on the Shoulder of Giants' lançado em 2000.
Fantástico! Hoje vim falar deste fantástico álbum da banda inglesa Oasis, o quarto de estúdio, intitulado como 'Standing on the Shoulder of Giants' (algo como 'em pé sobre o ombro de gigantes'). Ele foi lançado no dia 29 de Fevereiro do ano 2000 e o período de sua gravação foi entre Abril e Agosto do ano anterior. Enquanto 'Standing on the Shoulder of Giants' estava sendo produzido, Bonehead e Guigsy deixaram a banda e por conta disso suas contribuições tiveram de ser regravadas por motivos legais.
O álbum veio em um momento conturbado da banda que 'mancou' com o álbum 'Be Here Now' (o terceiro do estúdio) e eles tinham que se reerguer novamente para mostrar novamente que eram uma banda incrível e tinham que se esforçar ao máximo para isso, e não é que os irmãos Gallagher´s conseguiram? Com a maioria das músicas focadas nos momentos conturbados do álbum 'Be Here Now', músicas diferenciadas e até mesmo sombrias e apostando num estilo inovador, mais agressivo e psicodélico dentro de seu comum e ainda apostando em novos efeitos que foram empregados nas músicas o álbum foi muito, mas muito bem recebido pelas críticas sendo considerados por muitos fãs da banda o segundo melhor trabalho do Oasis depois de '(What´s the Story?) Morning Glory' o segundo e épico álbum da banda.
Curiosamente o título do álbum foi tirado de uma menção de Isaac Newton, onde Noel Gallagher (compositor, guitarrista, vocal) viu tais palavras escritas do lado de uma moeda de duas libras em um pub e anotou na lateral de um maço de cigarros: "Se eu consigo enxergar mais longe de qualquer um, é somente porque estou de pé nos ombros de gigantes".
O álbum possuí 10 faixas incríveis, o álbum abre com uma música intro chamada 'Fuckin' in the Bushes' durando um pouco mais de três minutos num som contagiante e psicodélico dando a cara e já mostrando o que o álbum tinha a oferecer, eles depois usaram está música 'intro' para abrir diversos shows que viriam a fazer pela frente, não só com a turnê deste álbum. 'Standing on the Shoulder of Giants' rendeu três ótimos singles, o primeiro foi 'Go Let it Out' (segunda faixa do álbum) lançado no dia 7 de Fevereiro de 2000, 'Who Feels Love?' (terceira faixa) lançado no dia 17 de Abril de 2000 e 'Sunday Morning Call' lançado no dia 3 de Julho do mesmo ano. Todas as músicas foram compostas por Noel Gallagher exceto pela quinta faixa 'Little James' que foi composta pelo seu irmão e principal vocalista, Liam Gallagher.
Noel Gallagher toma os vocais na sétima faixa 'Where Did It All Go Wrong?' e na oitava 'Sunday Morning Call' que virou single. O álbum apresenta sete convidados músicos para empregar efeitos e outros instrumentos nas músicas como mellotron, flauta e uma guitarra de doze cordas que foi usada na música 'Little James'. Então os principais da banda que participaram foram Liam Gallagher no vocal principal, Noel Gallagher como guitarrista, tecladista, baixo e vocal e Alan White, baterista e percussionista.
Realmente o álbum é incrível te dando uma ótima viagem sonora, as músicas possuem uma energia diferente em cada uma das faixas, outras trazendo mais euforia, outras mais agitadas, outras com mais elementos eletrônicos a tornando mais psicodélica que as demais e sem contar com a sexta faixa 'Gas Panic!' que é o carro-chefe de 'Standing on the Shoulder of Giants' que foi escrita por Noel sobre seus sentimentos dos resultados de 'Be Here Now', simplesmente genial e sombria ao mesmo tempo que logo ganhou o gosto dos fãs e até hoje é comparada a 'Champagne Supernova', pois ambas tocadas ao vivo são incríveis. No 'Rock in Rio' onde eles vieram (não me recordo o ano, mas acredito que foi em 2000 ou 2001) tocaram esta música a estendendo por dez minutos, muitos fãs dizem que foi a melhor apresentação ao vivo dessa grandiosa música do Oasis, mas infelizmente os fãs não estavam tão animados, pois na mesma noite iriam se apresentar a banda americana 'Guns n Roses' e eles iriam fechar a noite e poucos fãs do Oasis (poucos mesmos) estavam presentes neste show não retribuindo a energia que a banda estava esbanjando para o público, dê uma olhada no vídeo abaixo dessa música épica tocada aqui nesta edição do 'Rock in Rio' que acabei de falar:
Eu adoro este álbum, pra mim Oasis é a melhor banda de rock que já existiu e isso é mostrado pelos belos álbuns lançados. Outra coisa que realça isso são as 'B-Sides', que pra quem não sabe, são músicas compostas e gravadas que por motivos de escolhas elas não acabaram entrando no álbum. A banda resolve criar um novo álbum, o compositor escreve vinte músicas para doze ir para o álbum e as demais viram 'B-Sides' (Lado B) e muitas são adicionadas aos CD´s (ou Vinis) Singles, acabei de criar uma situação como exemplo. Para o Oasis, Noel Gallagher compôs e eles gravaram algumas e apenas dez foram para o álbum e outras foram para os Singles, essas músicas 'B-Sides' que não entraram no álbum 'Standing on the Shoulder of Giants' são simplesmente geniais. O Single 'Go Let it Out' foi lançado em CD, Vinil e Cassete e possuem duas 'B-Sides' como 'Let´s All Make Believe' e '(As Long As They've Got) Cigarettes in Hell' que são ótimas músicas que teriam potencial para entrar no álbum e não entraram. 'One Way Road', 'Carry Us On' e 'Full On' são outras 'B-Sides' que ficaram de fora, músicas incríveis que não entraram no álbum e este é um dos muitos quesitos que considero Oasis a melhor banda que já existiu, e por isso que ela possui uma legião de fãs.
Integrantes da banda Oasis. Fonte da Imagem: Divulgação/ Entretenimento R7.
Falando um pouco da capa como curiosidade, ela mostra o horizonte da cidade de Nova Iorque, e ela é uma junção de muitas imagens tiradas no período de 18 horas em cima do telhado do Rockfeller Center. O bacana dessa imagem é que o fotógrafo não queria que a pessoa que visse a imagem soubesse que horas ou que período do dia a mesma foi tirada (se foi de manhã, de tarde ou de noite) e por isso houve a junção de vários períodos diferentes do mesmo foco tirada. Se você perceber, no lado esquerdo da imagem parece ser de manhã e indo para o centro até o lado direito que parece ser o começo da noite, realmente uma ideia genial e muito bem bolada para um álbum incrível, pra mim, uma das melhores capas de álbuns já criadas sem sombra de dúvida.
Isso é 'Standing on the Shoulder of Giants', um álbum de dez faixas que foi gravado na França e outra parte em Londres pela gravadora 'Big Brother' e 'Epic', a produção do mesmo ficou por conta de Noel Gallagher e Mark Stent. Ele tem dez faixas e o álbum dura 46 minutos e 41 segundos com muitas informações presentes nas letras das músicas como a já citada 'Gas Panic!' que descreve o ataque de pânico que Noel Gallagher sofreu no ano de 1997, e a incrível faixa 'Roll it Over' (que se não me engano, nunca foi tocada num show) que fecha o álbum com chave de ouro (sendo a décima faixa), uma música progressiva que fala sobre carreiristas que se apoiaram no sucesso da própria banda (Robbin Williams é o mais conhecido) entre outros.
Tenho todos álbuns no formato CD do Oasis (espero um dia tê-los no formato Vinil, pois eu amo Vinil) e este curiosamente foi o último que comprei, na verdade eu procurava em tudo que era lugar e não encontrava, nem mesmo na famosa 'Galeria do Rock', e no final fui encontrar num sebo que vendia livros antigos e outras coisas, ele foi usado e deixado lá para venda num valor muito baixo, claro que não deixei a oportunidade passar e o comprei e ele está em perfeitas condições.
É isso leitor, espero que tenha gostado dessa postagem mais que especial sobre a banda Oasis e um álbum incrivelmente gigante não só pela musicalidade, mas o que ele representa e seu conteúdo, eles tentaram seguir num caminho diferente experimentando novos ares e conseguiram, este álbum fez a banda que deu uma 'tropeçada' no álbum anterior a se levantar mais forte ainda e mostrar do que ela é capaz, por isso que o álbum é tão especial.
Para finalizar, infelizmente a banda Oasis chegou ao fim em Fevereiro de 2010, mas Noel Gallagher a finalizou no dia 28 de Agosto de 2009 se desligando do grupo depois de muitas brigas com o irmão, mas ultimamente se vem falando muito que a banda está prestes a voltar. Os antigos integrantes continuaram com a Beady Eye (todos integrantes do Oasis menos, obviamente, Noel Gallagher), mas que não deu certo e o próprio Liam Gallagher terminou com ela em 2014, enquanto isso, Noel Gallagher realizou seu sonho em ter um projeto musical seu chamado 'Noel Gallagher´s High Flying Birds' que rendeu até agora dois álbuns e estão em turnê com o álbum mais recente lançado em 2 de Março de 2015. Muitos jornais britânicos estão dizendo que os irmãos irão se unir novamente como um nobre 'acordo entre cavalheiros' para retomar com o Oasis em 2016, os fãs estão afoitos e nenhuma informação oficial foi divulgada, já que Noel Gallagher está focado em sua turnê e Liam está sofrendo com muitos problemas pessoais que estão arrancando seu dinheiro. Basta esperar para vermos se essa banda gigante estoure novamente, pois se eles retornarem em 2016 será simplesmente épico. Agora para finalizar, ousa a música que fecha o álbum 'Standing on the Shoulder of Giants' que leva o nome de 'Roll it Over' (o vídeo não é oficial, se trata de uma montagem feita por um fã), simplesmente incrível cantada por Liam Gallagher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário