10 de Julho, dia da Pizza! Fonte da Imagem: pizzariaribeirao.net.br
Quem não gosta de pizza? Bem, como o 'Portal do Ultra' é um espaço bem diversificado, não poderia deixar de falar sobre esse dia tão celebrado por tantas pessoas, e outras que nem o esperam para comer esse alimento tão apetitoso que está na lista dos mais preferidos passando até da lasanha (isso é serio, vocês preferem pizza ou lasanha?)
Mas antes de falar um pouco sobre a pizza e as curiosidades que giram em torno dela, você sabe por quê hoje é comemorado o dia da pizza? Não faz muito tempo, na verdade este alimento teve seu dia oficializado no ano de 1985 pelo secretário de turismo (daquela época) chamado Caio Luís de Carvalho, pois nesta data aconteceu um concurso estadual que tinha a missão de eleger as dez melhores receitas de pizzas dos sabores mussarela e margherita, acontece que o evento foi tão movimentado que não poderia dar outra, aquele seria o dia nacional da pizza.
São Paulo é conhecida como a capital da pizza, mas pesquisas mostram que ainda estamos atrás dos cariocas que consomem este alimento com mais frequência ficando em segundo lugar, nós paulistanos estamos em terceiro (segundo essa pesquisa) e Nova Iorque nos Estados Unidos, é a cidade que mais consome pizzas.
Ela tem origem italiana e a Itália consegue toda a fama, mas estudos apontam (o 'Portal do Ultra' está muito CDF) que os egípcios e os hebreus produziam pães que levavam a mesma massa, claro, talvez a Itália transformou ela no modo que conhecemos atualmente inventando sabores a incrementando transformando ela numa espécie de 'disco de massa' que antes era como uma espécie de pão.
Aqui na cidade de São Paulo sempre é comemorado esta data que nunca passa batida, eles criam eventos onde mostram sabores variados, invenções, formatos diferentes deixando o 'disco de massa' de lado e, claro, fazendo a maior pizza. A maior pizza do mundo é mais velha do que eu, foi 'preparada' no ano de 1990 por um mercado com o nome de 'Norwood Pick'n'pay Hypermarket' (que fica em Nova York) não, em Johannesburg na África do Sul. Para preparar este gigante foram utilizados quinhentos quilos de farinha, oitocentos quilos de queijo e novecentos quilos de molho de tomate, essa 'monstruosidade alimentícia' possuía nada mais, nada menos que 37,4 metros de diâmetro! Sim, realmente é algo enorme, mas o que eu acho mais curioso é que este record ainda não foi quebrado, se passaram vinte e quatro anos e São Paulo, ou Nova Iorque teme ou não sabe como fazer uma pizza maior? Realmente seria bacana se nosso país tivesse esse mérito.
Pizza não é um alimento caro e seu preço está acessível a todos os bolsos (ainda, essas taxas daqui a pouco atingem os ingredientes dela), a mais pedida é a de Calabresa em território nacional, mas também depende do sabor e do que você quer que coloque na pizza (sobre o preço) e claro, o local onde você vai pedir uma, pois em Nova York é vendida a pizza mais cara do mundo num restaurante chamado 'Bellissima Luxury Pizza' (olha o nome do local, até para pronunciar tem que pagar). A pizza é coberta por lagostas frescas, wasabi, caviar e creme fresco (está explicada) e ela está custando mil dólares, mais caro que um smartphone de ponta no país. Acredito que por este preço você pediria uma lasanha.
Realmente o mundo abraça essa receita, para você ter uma ideia, nos Estados Unidos são vendidas 350 fatias de pizza por segundo e do outro lado do mundo em 1980, Toru Iwatani que é um designer japonês pensou neste alimento para criar um dos personagens de vídeo-game arcade mais conhecidos de todo mundo, o Pac-Man.
Falando um pouco sobre mim a respeito da pizza, eu gosto, mas não sou fanático. Realmente eu gosto de quase todo alimento que vá queijo, então a que mais gosto é a de mussarela e quando pedem outras eu realmente só 'belisco'. Não gosto muito de substituir uma refeição por pizza (que garoto saudável), não acho muito legal apesar da pizza ter seus benefícios: a massa por exemplo é rica em antioxidantes, o molho que é de tomate que é um grande aliado contra o câncer, o queijo que tem uma grande fonte de cálcio e outros benefícios, claro que não é um alimento que transborda saúde, mas tem seus lados positivos além de ser gostoso.
Eu nunca fui de comer muito e sempre fui bem magro, mas teve um dia na minha faixa de dez a doze anos que eu e meus pais fomos á casa de um casal de amigos que tinham acabado de se mudar e de se casar também. Eles eram da igreja e quando terminou num Sábado fomos até lá, eu que não como muito sai verde de fome aquele dia (sempre eu saia com fome, Sábado a noite) e fomos até a casa desse casal.
Bem, eles pediram duas pizzas depois de um longo, mas um longo papo que pelas minhas contas já estava batendo nove horas da noite e eu já estava sem fôlego de fome. Quando finalmente as pizzas chegaram eu realmente parecia que não tinha mais estômago e pelo que me lembre comi umas quatro ou cinco fatias, todos ficaram boquiabertos 'mas ele não costuma comer tanto assim', muitos pensam que quando você está com fome você tem que comer muito, não, estou com fome e quero comer, mas este dia foi diferente e realmente quebrei o pau da barraca. Não passei mal depois, mas foi um acontecimento que não esquecerei tão cedo, ou não esquecerei.
Comi muita pizza naquela noite de Sábado, mas o recorde mundial de comer pizzas é de um romeno chamado Cristian Dumitru que em apenas uma semana, sim leitor, em sete dias ele conseguiu comer seu próprio peso em pizzas e o homem pesava nada mais, nada menos que 90,7 kg, você gosta mais de pizza do que esse homem?
Eu não gosto de misturar doce com salgado, pra mim é aventura demais, e vocês estão carecas de saber que existe pizza de brigadeiro, de banana com canela, 'Romeu e Julieta', entre muitas outras, mas aqui vão outros sabores de pizza que talvez você nunca ouviu falar: Pizza de hot dog com batata palha e salsicha, coração de frango, pizza de sushi, pizza de rosas (acredito que as garotas gostaram dessa) onde as pétalas são importadas e acompanha farofa crocante e sorvete, ela é encontrada em Curitiba, Brasília e na Avenida Paulista. Temos também pizza com carne de canguru, de crocodilo, de macarrão e de rosbife.
Na verdade existe pizza de tudo quanto é sabor, pois é só você adicionar o que o cliente quer ou o que você gosta e pronto, tudo se encaixa se for ao seu gosto. É como pão, é só você abrir que pode 'recheá-lo' a seu gosto colocando o que quiser lá dentro.
Acredite ou não, mas a NASA está desenvolvendo impressoras 3D capazes de imprimir pizzas para os astronautas (imagina quando essa máquina chegar no mercado), o 'Pizza Hut' que talvez seja a maior empresa que venda pizzas mundialmente, começou a oferecer serviços de entrega on-line no ano de 1994 (eles começaram cedo) e em 2001 essa empresa fez uma entrega na estação espacial Internacional onde os Russos pagaram uma bagatela de 1 milhão de dólares pelo 'delivery' do alimento até o espaço e esse feito virou até um comercial.
Com essa da 'estação espacial' o 'Pizza Hut' teve um plano de gravar o logo da empresa na lua (acredito que a Coca-Cola também teve) com a ajuda de lasers (imagina que comercial, não é?), mas o logo tinha que ser no mínimo, do tamanho do Texas para ele ser visto aqui na terra (que era a intenção) e os planos foram cancelados. E ainda falando na empresa, uma das primeiras compras on-line foi de uma pizza de pepperoni com cogumelos e queijo extra na 'Pizza Hut'.
Outra curiosidade sobre a pizza é que um homem foi condenado a 25 anos de prisão na Califórnia por roubar de um grupo de crianças, uma fatia de pizza (aja desespero), outro fato curioso é que na Escócia eles fritam as pizzas e para finalizar, no Camboja, muitas pizzarias vendem a 'Pizza Feliz' que é, nada mais, nada menos que uma pizza recheada com muita maconha de alta qualidade.
É isso leitor, ficou com fome depois dessa postagem? Como vai passar a noite do dia da pizza? Realmente não tem dia para saborear uma pizza, eu mesmo esta noite vou passar e ainda nem jantei para falar a verdade, mas quem sabe numa tarde aí eu coma uma. É isso, espero que tenha gostado das curiosidades e dos conhecimentos que teve depois de saborear essa deliciosa postagem sobre a pizza! Quero agradecer muito os sites 'butecologia.com.br', 'culinaria.terra', 'diandrea.com.br', 'mexerikando.com' e 'calendarr.com' por trazer essas grandes informações sobre a pizza no dia da pizza, pois para fanáticos por pizza, dia da pizza é todo dia! (aja pizza!)
Dia nacional da Pizza. Fonte da Imagem: deliverynordeste.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário