Capa Oficial do álbum 'Thriller' de Michael Jackson lançado no ano de 1982 pela 'Epic Records'.
Amanhã é o último dia do mês e pensando ainda no 'mês do Rock' venho hoje trazer o álbum que ocupa o terceiro lugar da lista dos 200 álbuns definitivos do Rock 'n' Roll e este lugar pertence ao rei do Pop com 'Thriller' que também marcou muito a história do mundo da música contagiando muitas pessoas e fazendo muito, mas muito sucesso em todo o mundo.
Realmente eu não sei muito sobre a vida deste grande artista e nem do álbum, mas irei dar o melhor para realizar esta postagem especial sobre o terceiro lugar ocupado com Michael Jackson. O álbum 'Thriller' é o mais vendido de todos os tempos e foi reconhecido por isso depois de um ano de seu lançamento oficial.
'Thriller' foi lançado no dia 30 de Novembro de 1982 sendo gravado no 'Westlake Recording Studios' que fica localizado em Los Angeles, Califórnia. O álbum possuí nove faixas tendo a duração de um pouco mais de quarenta e dois minutos de duração com grandes musicas e sucessos que claramente são reconhecidos, citados e listados até hoje. O álbum mistura inúmeros gêneros como 'Pós-Disco', 'R&B', 'Pop Rock', 'Pop' e até mesmo 'Funk' (claro, um bem diferenciado que estamos acostumados hoje em dia) e esta mistura todo levou o artista ao topo, pois o álbum antecessor deste intitulado como 'Off the Wall' de 1979 foi muito aclamado pelos críticos, Jackson não pensou duas vezes para seguir o mesmo caminho (ainda melhor) e continuar no topo depois de alguns anos com o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, 'Thriller'.
O álbum foi produzido por Quincy Jones e co-produzido pelo próprio Michael, as gravações ocorreram do dia 14 de Abril de 1982 até 8 de Novembro do mesmo ano e o orçamento total deste álbum foi de nada mais nada menos que 750 mil dólares (sim, coisa boa custa muito, mas muito caro). Hoje os fãs do cantor, especializados em música e outros que trabalham neste departamento (muitos, não todos, claro), classificam 'Thriller' como um dos melhores álbuns de todos os tempos por conter faixas poderosas como 'The Girl Is Mine' que tem a participação do grande Paul McCartney, 'Billie Jean' (quem não conhece?), 'Beat It' e claro, 'Thriller' que foi um fenômeno estrondoso na época e até hoje ele é reproduzido por artistas e pessoas que aclamam o Rei do Pop. O conhecido Vincent Price, célebre por seriados e filmes de horror declama os últimos versos presentes nesta música, sem mais delongas vamos exibir abaixo o clipe 'Thriller' que acredito que todos na face da terra já tenham assistido, a MTV exibia muito na época e até hoje, além de elementos dele serem lembrados em séries de comédia, por exemplo, e até mesmo os Gorillaz (banda animada inglesa liderada por Damon Albarn, vocalista do Blur) usou o vídeo como inspiração para o videoclipe da música 'Clint Eastwood' que é uma das músicas mais conhecidas e famosas da banda. Realmente o clipe foi inovador e quebrou muitas barreiras e hoje ele é conhecido como o melhor de todos os tempos (vamos a ele, por favor).
Realmente 'Thriller' é clássica e inovadora até mesmo depois de anos e de outras tendências terem aparecido, a letra soa que foi tirada de uma espécie de filme de terror e traz o Rei do Pop com uma aparência mais determinadora e forte que marcou muito. Imagina a reação das pessoas e ainda mais da legião dos fãs quando assistiram pela primeira vez este vídeo? Infelizmente hoje não vemos coisa do tipo, que realmente movimenta uma legião de pessoa, uma grande massa mundial para algo realmente bacana, inteligente e simplesmente grandiosa, não por quê o cantor é bonito, mas pela arte apresentada, pelo conteúdo em si e pela genialidade reconhecida.
Voltando a falar do álbum em si, Michael Jackson escreveu quatro das nove musicas presentes: 'Wanna Be Starting Something', 'The Girl Is Mine', 'Beat It' e Billie Jean', e curiosamente se fosse só por Quicy Jones, a faixa 'Billie Jean' não estaria presente no álbum 'Thriller', pois depois de ouvi-la ele não achou que a mesma era suficientemente forte para ser lançada e o homem pagou a boca, pois a música é uma das mais conhecidas e dançadas até hoje, você pode perceber que uma das primeiras que pedem para um cover do Michael Jackson dançar é 'Billie Jean' (a sexta faixa do álbum).
Relançamento de 'Thriller' intitulado como 'Thriller 25' trazendo sete faixas bônus em Fevereiro de 2008 pela 'Epic Records'.
O álbum foi relançado no dia 16 de Outubro de 2001 com muitas faixas novas, as originais remasterizadas, um novo encarte e tudo mais com o nome de 'Thriller: Special Edition'. Em Fevereiro de 2008 teve mais um relançamento do álbum com esta capa 'promocional' apontando a faixa que tem o mesmo nome do álbum. Curiosamente, as canções deste álbum colocou Michael Jackson no topo por ser o primeiro artista a vender mais de um milhão de unidades digitais em uma semana (realmente um número extraordinário).
Voltando para 1982, 'Thriller' teve seu reconhecimento, o álbum rendeu oito 'Grammy Awards' no ano de 1984 incluindo o de 'Álbum do Ano', o artista com este álbum no mesmo ano venceu mais oito prêmios no 'American Music Awards'. No dia 7 de Fevereiro de 1984 o álbum foi introduzido no Guiness Book (o livro dos recordes) sendo reconhecido como o álbum mais vendido de todos os tempos sendo reconhecido como o álbum mais vendido nos Estados Unidos por dois anos e no ano de 2009 o disco foi certificado com vinte e nove discos de platina pela 'Recording Industry Association of America' (RIAA) pelas 29 milhões de vendas no território estadunidense.
Realmente ele foi reconhecido como uma obra prima da música, pois quando lançou ele imediatamente disparou nas tabelas mundiais encabeçando muitas de muitos países por um bom tempo, países como: Alemanha, Bélgica, Japão, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Nova Zelândia, Reino Unido, Itália, Suécia, entre muitos outros.
Eu ainda não tive a oportunidade de ouvi-lo, mas farei isso. Claro que conheço as músicas que viraram hits rapidamente, mas não o álbum por completo.
'Thriller' rendeu nada mais nada menos que sete singles (é muito para um álbum com nove músicas apenas): 'The Girl is Mine' (terceira faixa) lançado no dia 18 de Outubro de 1982, 'Billie Jean' (sexta faixa) no dia 3 de Janeiro de 1983, 'Beat It' (quinta faixa) que curiosamente a briga entre gangues rivais presente no vídeo retornou para um filme com o mesmo diretor do clipe, Bob Giraldi, no filme 'Uma Receita para a Máfia' no ano 2000, o single dessa música foi lançado no dia 14 de Fevereiro de 1983. A seguir foi lançado o single 'Wanna Be Startin' Something' (primeira faixa) no dia 8 de Maio, 'Human Nature' (sétima faixa) no dia 3 de Julho, 'P. Y. T. (Pretty Young Thing)' (oitava faixa) no dia 19 de Setembro e finalizando com chave de ouro a grande e própria 'Thriller' (quarta faixa do álbum) no dia 12 de Novembro. O álbum foi lançado em todos formatos: CD, Vinil, Fita Cassete e Download Digital.
Perante as certificações que este álbum ganhou, no Japão ele conseguiu um disco de ouro, na Argentina, Canadá e França ele conseguiu um disco de diamante, na Itália, Hong Kong, União Européia e Portugal ele ganhou um de platina. Agora no Reino Unido ele ganhou onze discos de platina, na Nova Zelândia doze, na Austrália quinze, nos Estados Unidos vinte e nove e em outros países também, mas num número menor como na Alemanha que ganhou três e no México dois.
Foi um desafio pra mim criar esta postagem, pois não conheço muito sobre o artista, mas reconheço seu talento e a sua importância dentro da história da música, um verdadeiro ícone que será lembrado eternamente e que ainda vive nos corações de milhões de fãs que ele tem espalhados pelo mundo. Infelizmente o Rei do Pop faleceu com seus cinquenta anos no dia 25 de Junho de 2009 depois de sofrer uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos. O motivo foi a uma overdose de fármacos que o astro tinha tomado horas antes para dormir.
Esta foi a postagem do terceiro álbum presente na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock 'n' Roll e, com certeza, ninguém vai tirar seu posto. Realizei uma postagem especial no dia 13 que é comemorado o 'Dia Internacional do Rock' e não citei nenhum álbum que fez parte não só do rock 'n' roll, mas da história da música, pois estava pensando em comentar os primeiros (pelo menos os três que encabeçam a lista e fazem muita importância para a história da música) no Portal e foi isso que aconteceu. Claro, sempre venho falar de algum álbum por aqui, mas estes três foram especiais por serem publicados aqui no mês do rock e por fazerem parte da história.
Espero que tenham gostado, me esforcei muito para realizar todas as postagens, mas esta foi mais difícil, pois a história do álbum é extensa e se eu realmente conhecesse eu fazia um resumo bem definido, tentei falar e acredito que não me sai tão mal para um 'não conhecedor' do Michael Jackson, mas falando mais uma vez que admiro seu trabalho e suas músicas reconhecendo que ele é um ícone eterno e que ninguém vai tirar sua 'faixa' e reconhecimento de Rei do Pop, muito obrigado novamente ao 'Wikipédia' e ao 'cultura.estadao' que me ajudaram com algumas informações presentes nesta postagem especial referente ao álbum 'Thriller', o sexto álbum de estúdio de Michael Jackson.
Álbum 'Thriller' no formato Vinil com encarte. Fonte da Imagem: stuffedgarage.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário