Imagem oficial da primeira temporada do anime Pokémon dirigido por Kunihiko Yuyama exibido na TV Tokyo exibido em 1997.
Hoje estou com uma postagem muito, mas muito especial sobre nada mais, nada menos que Pokémon trazendo toda a nostalgia que eu consegui arrastar do passado para esta postagem. Para ficar claro, como o universo Pokémon é muito, mas muito vasto, irei falar sobre algumas experiências pessoais, lembrar itens relacionados a eles e falar um pouco sobre o anime (a primeira temporada para ser mais exato), pois outro dia eu realizo uma postagem falando sobre as curiosidades que envolve este vasto universo de monstros de bolso ('Pokémon', abreviação de 'Poket Monsters' já que as 'Pokebolas' eram guardadas nos bolsos em miniaturas e antes dele lançar o personagem apertava aquele botão na frente e ela crescia do tamanho da palma de sua mão). Então vamos a esta postagem e se você se lembrar de algo e quiser compartilhar, por favor, use o campo abaixo para alimentar a postagem e passe o link para aquele seu amigo ou amiga que assistia com você para ter aquela boa nostalgia presente nesta postagem, combinado?
Se você é da geração de 1990 a 1994 'pegou melhor' essa febre que veio com esse anime. Realmente, ao meu ver, Pokémon veio com mais força de marketing e de aposta do que o próprio anime 'Dragon Ball Z' que é considerado por muitos o melhor de todos. Falando em marketing, você lembra quantas coisas do Pokémon existiam? Eram realmente inúmeras como promoções de salgadinhos da Elma Chips, álbuns colecionáveis, livros de diversos tipos, promoções no Guaraná Antárctica que vinha com aquela 'Pokebola' que "abraçava" o gargalo da "caçulinha" e vinha um Pokémon lá dentro, diversas vezes desmontado em duas partes como o Pikachu que vinha a parte da frente se parada da de trás pelo personagem ser 'gordinho', entre os Pokémons que vinham naquelas máquinas que você inseria uma moeda de cinquenta centavos e ele vinha dentro de uma bola, essas máquinas hoje vem aquelas bolas de borracha e chicletes enormes e custam um real (é, tudo aumenta). Revistas sobre o anime, promoções com carros Gol da Wolksvagem amarelos com as orelhas do Pikachu, além de inúmeras outras coisas como mochilas e muitas, mas muitas outras mesmo. Dê uma olhada abaixo sobre os 'Pokémons' que vinham na 'Caçulinha', isso é uma verdadeira nostalgia, pois quem viveu essa época tão maravilhosa sentia a emoção de pegar um Pokémon dentro daquela 'Pokébola' e era o mais próximo do real, sem contar dos inúmeros games. Mas abaixo, dois vídeos sobre essa 'Promoção' que realmente foi uma das mais geniais e acredito que não haverá outra (quem viveu e aproveitou a época ganhou, quem nasceu depois, perdeu, sinto muito).
Me lembro da primeira promoção referente á 'Jornada Johto' que existiam os 151 Pokémons começando pelo número um que era o Bulbasaur e terminava no Mew (se não me engano o 'Mewtwo' vinha antes, pelo menos no manual que tenho aqui vem antes).
Pokémon foi incrível trazendo uma novidade que depois muitos animes vieram numa onda parecida, para quem não sabe, Pokémon eram criaturas (como animais) capazes de lutar uns contra os outros, alguns viviam na floresta (os do tipo inseto, planta), alguns no mar (como peixes e afins), entre outros. Você via como um animal silvestre e se interessasse por ele, você tinha que confrontá-lo com um Pokémon seu que lutaria contra o 'Pokémon selvagem' até ele perder e ficar exausto para você lançar uma Pokébola e conseguir capturá-lo, depois disso você aumentava o seu time de Pokémons. Pokébola é uma espécie de dispositivo onde o Pokémon fica guardado (ficcionalmente e estranhamente falando) e lá ele descansa depois de uma longa batalha. Esses 'colecionadores' são chamados de 'Treinadores' e participam de diversos torneios que acontecem nos Ginásios de diversas cidades e o vencedor ganha como prêmio uma insignia que parece um broche. Também existiam aqueles treinadores mais marrentos que possuíam um ginásio particular onde era um prazer ter uma batalha contra ele que levava o nome da cidade, mas se fosse derrotado, daria uma insignia para o treinador que conseguiu derrotá-lo numa melhor de três.
O anime segue a história de Ash, um garoto que sonha ser um Mestre Pokémon e sai com sua amiga Misty e seu amigo Brock (que sabe cozinhar) com a missão de ajudar e capturar Pokémons e claro, coletar a maior quantia de insignias participando de diversos torneios. O garoto tem 10 anos, hoje era para ele ter quase 30, mas como sabemos, em Pokémon o tempo meio que não passa e ele continua com a cara de garoto como sempre.
O primeiro episódio foi incrível e acredito que você se lembra: O professor (seu nome é Oak e poucos sabem disso), decidiu ajudar muitos jovens em sua jornada escolhendo um Pokémon pré treinado, eram três: Bulbasaur de planta, Charmander de fogo e Squirtle de água. Isso aconteceu numa manhã e Ash Ketchum (pra variar) perdeu o horário na entrega dos Pokémons 'primários' e chegando lá no laboratório não conseguiu nenhum. Vendo que o jovem tinha potencial, o professor o chamou num canto e disse que tinha um Pikachu, mas que era muito teimoso e odiava ficar na Pokébola (por isso ele sempre anda junto com Ash ou em seu ombro), ele é do tipo elétrico. Ash que queria começar sua jornada o mais rápido possível não pensa duas vezes e aceita o rato elétrico que não gosta nada dele, mas ao decorrer do episódio ele é atacado por muitos Spearow (um Pokémon ave que vive na floresta) e Pikachu vendo Ash o defendendo debaixo de um verdadeiro toró, ele da seu choque do trovão acabando com aquele bando de aves e assim, virando amigo de Ash.
Imagem oficial da Nintendo e Pokémon mostrando todos os primeiros 151 e os personagens principais do anime na primeira temporada. Arquivo da Imagem: Imagem Oficial Pokémon.
Claro que você se lembra da 'Equipe Rocket' que é uma dupla muito atrapalhada composta por Jessie, James e Meowth (que é um Pokémon que fala do tipo normal). Eles são vilões que deixam o anime mais cômico e tem a intenção e a ordem de roubarem o Pikachu de Ash com muitos planos mirabolantes, mas que sempre acabam mal, mas apesar de serem vilões eles dão um ar cômico á série não assustando ninguém e sim enchendo muito e atrapalhando muito a jornada do jovem Ash. Dê uma olhada abaixo nos temas que eles aparecem nos episódios do anime. Só para constar, apenas no episódio número um eles não aparecem, mas depois do segundo que dão o 'ar de sua graça' eles fazem parte do anime aparecendo em praticamente todos.
Basicamente Pokémon é isso. No anime eles são uma espécie de animais com habilidades especiais diferenciados em tipos diferentes como água, gelo, terra, fogo, elétrico, psíquico, normal, voador, pedra, entre outros. Obviamente dentro desses tipos eles possuem vantagens e desvantagens numa batalha, mas não significa que ele perca. Exemplo: um Pokémon elétrico como o Pikachu tem muitas vantagens de vencer um Pokémon do tipo água como o 'Seel', mas pode se dar mal na batalha contra um Pokémon do tipo pedra como o grande 'Graveler'. Existem Pokémon que possuem mais de um tipo como o 'Magnemite' que é um Pokémon elétrico, mas depois inventaram o do tipo 'ferro' ou 'aço' e aderiram este tipo a ele também, assim ele ganha vantagens e automaticamente desvantagens numa batalha.
Eu quando criança era muito, mas muito fã da franquia sem assistir o anime, eu tinha muitas revistas, meu tio comprava alguns livros oficias e minha avó comprava muitas 'caçulinhas' e eu tinha muitos, mas muitos pokémons em miniatura e realmente eram incríveis. Me lembro de ir sempre á banca de Jornal comprar a revista 'Pokémon Club' que era mensal se não me engano, o pessoal mandava desenhos referentes ao anime, ela contava com matérias de Pokémons, algumas atividades como passatempos e algumas edições vinham com um episódio em 'HQ' que na verdade é um mangá. Aqui no Brasil o anime foi televisionado pela Globo, Rede TV!, Record e pelo canal fechado 'Cartoon Network' e hoje é exibido no 'Tooncast' (acredito que só nele se não me engano). Os filmes (que a partir de 1998 que foi lançado o primeiro com a luta épica de Mewtwo contra Mew, todos os anos seguintes tinham um filme referente a franquia Pokémon) ficaram por conta do SBT que exibiam nas manhãs e até mesmo em horários nobres. Me lembro como se fosse hoje que assisti o primeiro filme exibido na 'Tela de Sucessos' próximo das 22:30 e no outro dia eu tinha que acordar cedo, pois tinha exame de coleta de sangue e assisti o filme (não foi a primeira vez) pensando no dia seguinte. Claro, na época era época da fita VHS e eu tinha, meu tio a me deu e eu assistia quase sempre, olha abaixo o poster oficial.
Capa oficial do DVD (VHS também) do filme Pokémon, o primeiro lançado no dia 18 de Julho de 1998.
Esta acima é a capa do DVD, mas o VHS tinha a mesma e infelizmente com o tempo eu perdi, mas hoje, com certeza, se tornaria (na verdade é) uma verdadeira relíquia para os fãs que colecionam e são amantes de Pokémon. Como eu estava dizendo, eu sempre gostei de desenhar e achava as criaturas e a ideia delas lutarem impressionantes, mas era fã sem assistir o anime (para você ver a força que a marca tinha, só com os itens você ficava vidrado), os horários eram bagunçados e me lembro de assistir Sábado ou Domingo de manhã alguns episódios e não me agradou muito. Simplesmente não me agradou pelo fato das criaturas não lutarem sempre, pois existiam muitos episódios que Ash e sua turma ajudavam um Pokémon ferido, então o episódio inteiro era centrado na recuperação do tal Pokémon até ele ficar bom e vir a equipe Rocket tentar roubá-lo para variar, rapidamente Ash dava um jeito e o episódio terminava. Eu gostava de episódios onde ele participava dos torneios dentro dos ginásios ou quando encontrava um outro treinador, um dos melhores que eu tinha a história em mangá foi da luta de Pikachu contra Cubone que é mais forte por ser do tipo terra e derrotá-lo, Ash o treina e quando ele ganha uma revanche o Pikachu arranha o Pokémon adversário entre muitos ataques rápidos que ele dava, me lembro que sua mascará até girou (pois Cubone é uma espécie de dinossauro pequeno que possuí uma mascara de caveira e um osso que usa para executar golpes).
Também ouve um outro episódio muito bacana que consigo me lembrar (não muito bem, e se não me engano ele é dividido em duas partes) que tem haver com os Pokémon fantasmas (Gastly, Haunter e Gengar) eu realmente os adorava e eles viviam numa casa antiga e quem os treinava era uma garota chamada Sabrina e eles eram considerados invencíveis, não me lembro quem conseguiu se sair melhor nessa batalha.
Como eu estava dizendo anteriormente, eu não ia muito com a cara dos animes, dos dois primeiros filmes sim, mas não gostava do decorrer do anime, a equipe Rocket pra mim atrapalhava as coisas e quando estava prestes a acontecer uma batalha eles apareciam e prorrogavam ela para um próximo episódio ou a impedia de vez, não foram muitos que assisti, mas sempre acontecia isso. Infelizmente as coisas mudam e Pokémon tentou superar os outros animes que tentaram derrubá-lo como Digimon que também contava com criaturas 'controladas' por humanos, com o passar dos anos mais Pokémons foram descobertos e hoje existem mais de setecentos Pokémons com poderes inventados como trevas e aço, por exemplo, a história continuava a mesma e não mudava (do anime) até eu esquecer um pouco e seguir para outros horizontes, mas reconheço que Pokémon foi uma grande febre com um poder de marketing muito, mas muito poderoso. Ao meu ver, não foi errado o universo de Pokémon se expandir, mas o anime que é o fruto poderia dar uma mudada, mas não faz muito tempo que assisti e continua a mesma coisa, com aventuras semelhantes só que mudam as criaturas, claro que ele perdeu força ao passar de tantos anos depois de tantos jogos já lançados e tudo mais, mas ainda continua na ativa lançando muitas novidades e a sensação do momento é 'Pokémon Go' que irá ter sua estréia no ano que vem, será um jogo mobile disponível nas plataformas Android e iOS onde os jogadores poderão, com o auxilio de sua câmera e wi-fi, visualizar a criatura em 3D e capturar a mesma a confrontando com seu Pokémon (o vídeo oficial do game se encontra no final dessa postagem).
Agora falando sobre as coisas que eu tinha sobre a franquia Pokémon além da fita VHS do primeiro filme, eu tive aqueles 'tazos' redondos e quadrados que a Elma Chips inventou (se não me engano ela lançou umas quatro promoções referente á franquia), não me lembro se tinha o álbum oficial da primeira temporada, tinha as criaturinhas, tenho alguns 'cards' não oficiais também (sim, tem 'Pokémon TCG', mas não sei muito como se joga), tive um game da Nintendo chamado 'Picachu' que já falei aqui (busque por ele no buscador do blog), tive um emulador onde joguei 'Pokémon Stadium' para Nintendo 64 (não sabia jogar direito, mas era muito bacana), tinha as revistas, um livro de abecedário Pokémon (cada letra era um Pokémon, como 'A' de 'Abra' que é um Pokémon Psíquico, 'B' de 'Beedril' que é um Pokémon inseto venenoso, e por ai segue) e tenho ainda (não sei como sobreviveu) o manual de luxo Pokémon que traz informações do anime e detalhes dos 151 Pokémons como peso, tamanho, pronúncia, tipo, entre informações pessoais sobre onde vivem e mais. Quase esquecendo, também tenho um livro lançado nos Estados Unidos onde um tio me trouxe que fala sobre os Pokémons, mas este também conta com os novos (até o ano de 2010 que foi lançado, por ai) e na verdade ele pertence á uma coleção e cada livro traz todos Pokémons que tenham dois tipos, explicando, este que eu tenho traz Pokémons do tipo normal e depois que acabam começam os do tipo psíquico. Outros trazem de água e depois fogo, voador e depois planta e por ai segue (acredito eu, estes dois últimos só foram exemplos), tirei uma foto para vocês verem as coisas que me restaram de Pokémon, quem não se lembra dessa revista? Pena que só sobraram duas e uma não tem capa.
Meus ítens Pokémon, da esquerda: duas revistas 'Pokémon Club', no meio o manual de luxo oficial 'Pokémon' e na direita o livro americano trazendo todos Pokémons do tipo normal e psíquico. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.
Gostou dessa grande nostalgia? Eu hoje não me importo muito, mas reconheço que Pokémon é uma grande franquia que vem sobrevivendo (e muito bem) pelo mundo á fora sempre evoluindo e este game que será lançado irá enriquecer a franquia ainda mais chamando a atenção de fãs das antigas, como eu, que devem reaprender e dar uma fuçada online sobre os novos tipos que vieram a fazer parte do time de 'monstrinhos de bolso'. Eu disse que não falaria nada de curiosidades, pois iria fazer uma postagem futura sobre as curiosidades desse vasto universo, mas não posso deixar de falar sobre o polêmico episódio 38 da primeira temporada que apresentava 'Porygon', um Pokémon virtual (na verdade na maioria dos episódios ele apresenta um ou dois novos Pokémons). Existiu uma cena neste episódio (acredito que muitos já sabem da história e outros não) que foram lançados alguns mísseis e parecem que eles eram virtuais (não reais) e o Pikachu para se livrar deles os atingiu com o choque do trovão e para desenvolverem um efeito bacana quando eles foram atingidos, foi projetada uma frequência de flashes tão grande e intensa que mais de 700 crianças japonesas foram parar no pronto de socorro depois de assistir essa 'parte' (que coisa!) pois aconteceu algo como uma epilepsia gerada por aquele feito e o episódio foi recriado e houve uma bagunça e isso ficou (e vai ficar) na história. Eu já vi, pois no nosso amigo Youtube tem muitos vídeos sobre essa cena censurada e não senti nada demais, se quiser pagar pra ver da uma olhada abaixo, mas não me responsabilizo se você passar mal depois (muitas pessoas não passaram, só se você for muito, mas muito sensível mesmo).
Para finalizar, quando a febre Pokémon se instalou no país vieram muitos religiosos afirmando que a franquia era satânica (me conta outra) igrejas pentecostais não só daqui, mas nos Estados Unidos também afirmando que haviam conexões ligadas ao satanismo sobre os Pokémons serem próprios demônios e serem invocados para fazer o mal (o que?), outra é que as insignias seriam talismãs mágicos que os controlavam como bruxaria (onde eles tiraram isso?) e a última é que apontaram que alguns Pokémons eram os próprios símbolos de demônios e bruxas conhecidas (agora da pra ver por que pegaram tanto no pé de 'Yu-Gi-Oh!').
Claro que não vou colocar religião no meio, mas existe cada coisa tão, mas tão absurda que eu tinha que adicionar a postagem para um registro, pois realmente não da para acreditar! E você, quais eram seus Pokemóns favoritos? Eu pessoalmente sempre gostei muito do Eevee, da Starmie, do Marowak, do Gengar, Blastoise, Charizard e do mais bonito que achei, o Ninetales que realmente é o Pokémon mais bonito que é uma espécie de raposa com sete caldas sendo a evolução do Vulpix, ambos de fogo.
A postagem nostalgia Pokémon se encerra aqui, espero que tenham lembrado um pouco da infância e dos momentos que passaram assistindo e até mesmo se divertindo com os itens dessa grande franquia. Claro, ficaria muito grande, mas trago muito em breve curiosidades sobre Pokémon e outras coisas divertidas que eu encontrar na internet combinado? Quero deixar o site brasileiro feito por fãs onde você encontra muitas coisas (quase tudo) sobre Pokémon, eu estava vendo a lista 'Pokédex' lá que mostra todas as criaturas já 'descobertas', então entre e se divirta se quiser viajar mais um pouco dentro desse grande universo clicando aqui e você será automaticamente direcionado.
Abaixo você confere o vídeo oficial do game para smartphones 'Pokémon Go' que será lançado em 2016, realmente se eu tivesse nove anos e via este vídeo eu teria um infarte, pois isso é algo que todos fãs da franquia sonham desde quando realmente eram crianças e quase vinte anos depois que se tornou realidade com a tecnologia que temos. Também será vendido uma espécie de relógio onde pode jogar o game por ele, mas ainda não temos informações se ele será comercializado aqui no Brasil. O game será gratuito, mas obviamente terão elementos dentro dele que serão habilitados apenas para quem comprar tal item, ou Pokébolas diferentes (eu não sei, sei que existirá coisas que terão que ser compradas dentro do game). Eles estão apostando todas as fichas e os fãs também, se o game honrar o vídeo realmente será épico e muitas pessoas irão tentar seguir a jornada de Ash Ketchum para se tornar o maior Mestre Pokémon capturando todos eles! Confira o vídeo e se emocione, muito, mas muito mesmo.
Caaara, eu tinha muito dessas Pokemon Cub, saudades dessa época xD
ResponderExcluir