Poster oficial nacional do quinto e último filme da franquia 'Atividade Paranormal' da 'Paramount Pictures'.
O Portal não ficou abandonado, quem me segue no Twitter teve a informação que eu fiquei sem internet por um pouco mais de uma semana, mas agora estou de volta e explico melhor o ocorrido em uma outra postagem, pois agora eu estou super ansioso para falar sobre o quinto e último filme da franquia 'Atividade Paranormal' que fui aos cinemas no dia 23 de Outubro (exatamente uma semana atrás) para conferir esta franquia que gosto tanto em 3D (me senti obrigado a ir, vi todos nos cinemas menos o spin-off 'Tóquio' que na verdade não tem nada haver com a história original).
Quem me via nas redes sociais, um mês antes eu estava eufórico para saber o que ia acontecer, eu seguia todos os perfis para ver as imagens promocionais do longa para 'atiçar' mesmo os fãs e eu fui no dia 23 como dito (estreou no dia 22 e a pré-estréia foi no dia 20 ou 21 se não me engano, mas não fiquei sabendo infelizmente).
Ok, agora vamos a ficha técnica do filme antes de falar sobre ele: 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' estreou no dia 22 de Outubro de 2015 nos cinemas (remarcaram as datas muitas vezes, ele foi previsto para 2014, depois no início de 2015, depois o colocaram para 2016 e finalmente se aquetaram e colocaram para o Halloween de 2015). Ele foi dirigido por Gregory Plotkin e o roteiro ficou por conta de Jason Pagan e Andrew Deutschman enquanto Oren Peli que foi o criador da ideia original ficou como produtor ao lado de Jason Blum (sim, da 'Blumhouse Productions' que tanto o Portal comentou) e Steven Schneider que foi o produtor executivo.
No elenco temos Chris J. Murray, Britany Shaw, Olivia Taylor Dudley, Dan Gill, Ivy George, entre outros.
Cena do filme 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' criado por Oren Peli da Paramount Pictures.
O filme conta a história de uma nova família, Ryan Fleege com sua filha e sua esposa e depois seu irmão que levou 'um chute' da namorada e foi morar lá também. Logo eles vasculhando o sótão eles descobrem uma caixa com inúmeras fitas cassetes e uma câmera muito grande e retrô da década de 80. Curiosos, eles decidem assistir o conteúdo das fitas e descobrem algo sinistro presente nelas onde vê uma garota (Katie criança) se esforçando muito para enxergar algo e estranhamente ela consegue se comunicar com os irmãos Fleege diante das gravações. Logo após eles testam a câmera que foi encontrada e enxergam diante dela coisas como vultos, uma sombra negra e outras coisas esquisitas. Parecendo pouco, sua filha Leila começa a agir estranhamente falando que tem um amigo chamado Toby e começa a se comunicar com ela e assim fazer a garota agir muito estranho. Não demora muito para todos da casa tomarem consciência que algo maligno está em pose dela e decidem contratar um padre especialista para dar um jeito nas coisas.
Abaixo você confere um vídeo do longa e abaixo, se você não deseja saber sobre o longa (detalhes, pois vou contar) pule até uma outra imagem e terá um texto de finalização falando se gostei e se indico o longa, tudo bem? Se você já viu e quer saber meu ponto de vista, ou até mesmo compartilhar o mesmo, use o campo de comentários logo abaixo e participe você também (não se acanhe!).
Fui muito ansioso no cinema e preferi assistir em 3D o longa, pois pelo trailer e divulgações eles realçam a tecnologia mostrando que ao assistir com essa experiência lhe traria um outro olhar e perspectiva sobre o terror presente no último capítulo da franquia.
Posso ser curto e grosso? Não! Não pelos dois motivos: não pelo filme e não vou ser curto e grosso, pois vou dar detalhes do longa neste exato momento (poderia dar na Sexta passada, mas só deu para postar hoje, então peço desculpas). O filme mostra uma família nova e todos sabem através do trailer, mas o ponto negativo gritante (um deles) é que a família não tem bulhufas (bulhufas?) haver com nada, a única coisa presente no longa que liga ele com os outros quatro que seguem a franquia (tirando o 'spin off' berrante 'Atividade Paranormal: Tóquio e o latino 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal) é a presença da entidade Toby que precisa do 'último ingrediente' para seu plano que se iniciou no segundo filme (na verdade no primeiro, mas só no segundo que eles inventaram realmente o Toby e criaram um propósito, uma missão para a entidade). Este último ingrediente é o sangue (um pouco) da menina Leila que nasceu num 'dia especial' que o padre fez umas contas malucas (não sou bom em matemática, nem as presentes em filmes) e somavam '666'. Logo colocamos que tudo estava pré destinado a acontecer e sim, Toby poderia ver o futuro.
Tanto se falou que as pontas soltas seriam solucionadas, as perguntas teriam respostas, mas como eu disse na postagem 'Minhas Teorias sobre Atividade Paranormal Dimensão Fantasma' (ou algo do tipo) aqui mesmo no dia 22 de Agosto (exatamente dois meses antes da estréia, eu errei no começa da postagem dizendo que aquele dia era 22 de Outubro, corrigindo agora por aqui), mas tudo bem, eu falei que talvez seriam realmente respondidas, mas daquela maneira de 'encher linguiça' (aquela maneira de não saber muito bem o que inventar ou revelar o algo que estava meio que óbvio) e infelizmente foi isso que aconteceu.
No final do terceiro filme que conta a história das garotas pequenas sendo um prelúdio, a avó delas e o Toby sobem as escadas e o filme se encerra. Este começa neste ponto, ela levando as duas irmãs (Katie a mais velha e Kristi) para o sótão, logo aparece um homem de certa idade as ensinando se concentrar para tentar ver o futuro, ver algo que Toby talvez estaria tentando mostrar dando dicas para a legião de bruxas continuarem o legado e a grande missão de trazer a entidade a vida que se transformaria num demônio. Katie se esforçava (isso foi registrado e os irmão assistiram, isso na década de 80 quando eram pequenas) enquanto Kristi ficava de canto (talvez por que Toby sabia que ela teria um filho e depois seria morta, então ela não valeria muito a pena). Para explicar melhor os quatro filmes que antecedem este (a franquia original), assista este vídeo animado nada aterrorizante que foi criado para explicar e preparar os desatentos para assistir o quinto intitulado como 'Dimensão Fantasma'.
Eu disse que o vídeo era até divertido? Calma que se você não quiser saber de 'spoilers' sobre 'Dimensão Fantasma' ainda não leia esse 'bloco', só depois da próxima imagem onde finalizo, ok? Continuando, Toby está na casa e a câmera que encontraram da para filmá-lo, resumindo, todas as cenas dos outros longas onde a porta batia, os lustres se movimentavam e tal capturados por câmeras comuns não registravam que estava fazendo isso, apenas mostrava o objeto sólido, neste com esta câmera temos a chance de ver o Toby que no final das contas é uma sombra e não agradou muito, não imaginaram muita coisa e pensávamos que era isso mesmo e ficou por isso mesmo.
Outro ponto gritante que deve ser registrado no Portal por um grande fã da franquia (que no caso sou eu) é que a Katie Featherston (a Katie), não apareceu neste filme, só ela criança, mas adulta não! O filme foi centrado no Toby que fazia algumas coisas com a garotinha, o pai registrava e não fazia nada, nem quando ela desenhou muitos desenhos estranhos (símbolos de bruxaria) na parede atrás de sua cama e eles nem apagaram e lá em seguida que apareceu a 'Dimensão Fantasma'.
Resumindo o filme: foi uma enrolação de sustos bobos, contrataram um padre que tentou fazer algo, mas depois desistiu, pois não era sua área, não era uma possessão, Toby estava usando a criança e não tomando conta do corpo dela. Depois ele volta e decide 'dar uma mão' quando é tarde demais e as coisas dão muito erradas. Isso acontece quando a 'Dimensão Fantasma' se abre no quarto da garota como no poster, o padre e os moradores da casa tentam aprisionar o Toby num círculo feito de sal e em seguida jogam um lençol em cima dele que se debate algumas vezes e depois, muito enfurecido, acaba com todos, menos a mãe e a garotinha que adentra no buraco da 'Dimensão Fantasma' que nada mais é do que o local onde Toby iria ressurgir, ela tinha que ser levada.
Quando a mãe sente falta da filha ela decide correr até a 'Dimensão Fantasma' registrando tudo, encontra algumas coisas estranhas e depois a filha falando que ele tinha renascido e que agora era um deles (papo de garotinha inocente não sabendo distinguir que Toby é um ser demoníaco), ela não entende nada e de repente um gigante (uma criatura de uns três metros de altura) esgana a mãe enquanto Leila corre, a câmera fica no chão e o filme termina, sim, é assim que o último filme da franquia se encerra.
Meus pontos de vista sobre 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma: esperava que por tantos anos para estrear eles tivessem suando muito para bolar algo bacana para o último filme (a história acontece em Dezembro de 2013), e ainda mais depois do spin off 'Marcados pelo Mal', o filme latino que foi muito bacana e o anterior antes de lançar este, pensei que tinham 'aprendido', mas não. Uma coisa antes que eu esqueça, disseram que 'Marcados pelo Mal' tinha uma ligação com 'Dimensão Fantasma' e realmente teve: a primeira foi sobre uma mulher falando sobre as parteiras e a outra é sobre a 'magia' de teletransporte que foi apresentada e mais mostrada no 'spin off' latino.
Pra mim o roteiro já estava pronto há alguns anos, mas eles estavam receosos de lançar (talvez por até mesmo acharem fraco e não digno para um final), mas o pensamento no dinheiro gritou mais alto e eles decidiram lançar meio que 'vamos finalizar assim, quem gostou gostou e quem não gostou faça que nem o Luiz Lucas e se lamenta na internet e vá se lascar'. O roteiro de 'Dimensão Fantasma' foi muito fraco, ele perdeu para todos os filmes, pois não se familiarizou com a franquia. Não entendi também por quê darem o apoio ao demônio Toby que demorou seis filmes (tire o Tóquio, pense que ele nunca existiu) e (falei seis, pois 'Marcados pelo Mal' tem uma leve ligação) para ter o que almejava e os roteiristas parecem que combinaram 'vamos dar uma força pra ele, vamos finalizar com ele levando a melhor conseguindo ganhar vida vindo para este plano, tentou tanto, não é mesmo?' Não! Roteiristas, se encerrassem de verdade dariam um fim no Toby neste longa, pois era a única chance e poderiam focar nisso, eles lutarem por uma meia hora contra o monstro aterrorizando tudo e até derrubando a casa para tentar vencer, mas não, ele se manifestou por cinco minutos e logo fugiu para a 'Dimensão Fantasma' que eu pensava que era uma 'pegadinha' de mostrar algo 'do mal', mas que no filme mostraria uma 'Dimensão Fantasma do bem' (para entenderem leiam minha teoria sobre o filme neste Portal, digitem 'Teoria Atividade Paranormal Dimensão Fantasma' na barra de pesquisa do próprio Portal) e eles não tiveram essa sacada.
O longa errou feio, o trem que estava com algumas rodinhas nos trilhos terminou de capotar e matar todos passageiros neste 'suposto' último 'Atividade Paranormal', pois o mal saiu ganhando no final das contas e talvez pensaram que se a bilheteria desse um salto eles lançariam outros e a franquia iria se esticar ainda mais, mostrando mais do mesmo! Mesmo o filme sendo ruim, muitas pessoas brasileiras (como eu) foi aos cinemas e saíram arrependidas pelo fechamento, da forma (os que foram para zoar não entenderam nada) que o filme se encerrou. Pelo menos no país de origem, nos Estados Unidos eles quebraram a cara, pois estreou em poucas salas de cinema e muitas pessoas não foram assistir, realmente a franquia se mostrou cansativa e esta última cartada, a franquia se mostrou sem ideias também e infelizmente uma franquia de terror bem original foi sucumbida como algumas outras onde quem trabalhou por trás ligou apenas para o dinheiro (pois toda franquia rendeu milhões de dólares) e a arte em si foi desvalorizada, realmente uma pena muito grande.
Cena do filme 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' criado por Oren Peli da Paramount Pictures.
'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' se mostrou 'mais do mesmo' sem nenhuma criatividade na história e muito menos na gravação (o jeito). Tentaram chamar a atenção com a tecnologia 3D, mas não serviu para nada, quem assistir o filme em 2D ou 3D não sentirá diferença, pois a tecnologia não foi bem aplicada (muito diferente no simulado trailer) e ela só está presente quando se grava com a câmera que os irmãos encontraram, quer dizer, não são todas as cenas que a tecnologia é aplicada. Para terem uma ideia, fui ao cinema sozinho ver este filme (que garoto solitário) e uma família que estava sentada na poltrona da minha frente estavam assistindo sem óculos, uma mulher perguntou para uma mulher que trabalha no cinema se 'precisava ligar o óculos para assistir', pois não tinha diferença de ver com ou sem o óculos. E antes que venham falar, fui num cinema de qualidade (não citarei nomes, se me deixassem entrar de graça eu até falaria) onde já assisti muitos filmes em 3D como 'Resident Evil 4' e alguns outros que me esqueci agora e a tecnologia foi bem aplicada, muito diferente em 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' que, como nas histórias do filme, só prometeu e não cumpriu pela quinta vez.
Os veículos de imprensa caíram com nojo em cima desse último longa e deram notas baixíssimas para 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' que fazendo os cálculos o filme foi classificado como 'péssimo/ruim', eu que sou fã da franquia fui um pouco gentil e vou classificar aqui como 'ruim', pois realmente pisaram na bola, não existiu sustos, pois todos foram muito previsíveis e o roteiro, eu escreveria um muito melhor sozinho em duas semanas (uma se apostassem alto comigo e estou falando sério). Se você já assistiu algum filme da franquia e se emocionou pelo trailer (emocionou?) achando que aquele filme era 'o filme', não tenha tantas esperanças, pois ele decepciona como todos os outros. Este, um pouco diferente na cronologia, é que não tem tantas piadas como os outros (mas tem) e logo o mal é percebido, mas não conseguiram desenvolver nada além disso, a história foi arrastada gritando pedindo por ajuda de tanta preguiça até encerrar e foi isso que aconteceu, infelizmente.
Abaixo, assista dezesseis vídeos relacionados sobre o longa, se você sabe que vai se decepcionar como os outros que acaba numa hora mais 'oportuna', assista, se esperava algo novo, tente ver outro filme, mas se é fã da franquia, veja para ver o desfecho, mas não crie expectativas, realmente nenhuma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário