sábado, 7 de novembro de 2015

Atividade Paranormal 2.

Poster internacional do filme 'Atividade Paranormal 2' de 2010 da 'Paramount Pictures'.

 O longa foi exibido num canal televisivo de rede aberta 'comemorando o Halloween' no último Sábado (não sei se muitos assistiram, pois ele foi exibido muito tarde, dentro da madrugada), mas estou aqui hoje para falar sobre o segundo filme da franquia criada por Oren Peli, 'Atividade Paranormal 2' (título original 'Paranormal Activity 2') que foi lançado no dia 22 de Outubro de 2010 nos cinemas, então vamos para a ficha técnica do filme para falarmos um pouco sobre o filme mais esperado e talvez um dos mais 'mal falados' da franquia e o que, com certeza, mudou o rumo de toda história das irmãs Katie e Kristi.
 O segundo filme dessa franquia que 'desenterrou' o estilo 'found footage' que foi deixado pela 'Bruxa de Blair' foi dirigido por Tod Williams e o roteiro ficou por conta de Michael R. Perry e Christopher Landon (o primeiro foi dirigido e roteirizado pelo criador Oren Peli que o fez em sua própria casa, já que não tinha grana para bancar um filme). No elenco temos Katie Featherston, Sprague Grayden, Molly Ephraim, Micah Sloat, entre outros. 
 O filme é um prelúdio do primeiro longa de 2009 (uma história contada que se passa antes) que é focado em Kristi, a irmã de Katie que teve um filho chamado Hunter com Daniel. Eles tem mania de filmar tudo com uma câmera (que coisa mais comum! Por isso que Micah ficou 'fissurado' em filmar tudo também) para mostrar para o filho Hunter quando crescer. Um dia ao chegarem em casa eles encontram tudo revirado, o quarto do casal, o quarto da adolescente Ali (que é filha de Daniel, apenas, sua mãe faleceu) e todos outros cômodos, menos o quarto do bebê Hunter. Logo eles contratam um serviço de segurança para colocar câmeras em todos cômodos da casa para um futuro ataque, já que não levaram nada. Mas logo as câmeras começam a registrar coisas estranhas acontecendo na casa e a cada dia que passa, ela parece ganhar força e tudo fica mais sinistro. 

  Cena do filme 'Atividade Paranormal 2' da 'Paramount Pictures'.

 Primeiro vamos começar do princípio de 'Atividade Paranormal 2' (não tem um jeito melhor para começar se não for do começo, não é mesmo?). Quando 'Atividade Paranormal' estava 'bombando' em 2009, o filme ainda em cartaz já ganhou sinal verde para uma continuação (claro, eles estavam lucrando rios de dinheiro, eles são bobos para parar no primeiro?) e Oren Peli, o criador de toda história, ficou naquela que poderia produzir o longa, mas largou de mão a franquia criada sem ter ideias de como continuar ou o que poderia acontecer com os personagens, pois a ideia era filmar um casal sendo aterrorizados e pronto, sua ideia terminou ali, mas agora com dinheiro, eles contrataram roteiristas que começaram a bolar uma ideia para uma franquia, pois o segundo filme era 'cartada certa' que iria lucrar e automaticamente aconteceria um terceiro, então algo teria de ser criado. 
 Bolaram uma história onde os antepassados das irmãs Katie e Kristi fizeram um pacto com um demônio e a pessoa que fez teria que pagar sacrificando o primeiro bebê homem da família e se isso não fosse feito, eles seriam atormentados pelo resto de toda geração. A pessoa fez o pacto para enriquecer, mas o primeiro filho nasceu gerações depois chamado Hunter que está pre-destinado a ser sacrificado para cumprir o acordo (depois que bolaram essas coisas de bruxaria, primeiramente era o pacto, depois no terceiro que é um prelúdio também, enriqueceram a história com mais coisas e colocaram bruxaria e o plano de conquistar o mundo, mas isso é uma outra coisa). Por isso que todas as coisas estranhas acontecem, pois a 'Atividade' que é um tipo de 'Entidade' está os atormentando para cumprir o acordo que eles na verdade não estão nem sabendo, pois aconteceu há muitas décadas, início de 1900 se não me engano. 
 No filme vemos personagens que olham de formas diferentes as atividades que acontecem dentro da casa, primeiramente a empregada latina percebe algo ruim, mas é despedida por Daniel que não acredita nas coisas que ela pressente e acredita, por sua vez, Daniel não acredita em nada até ver a atividade em seus estágio mais avançado. Kristi vê acontecendo, mas fica com medo do passado, um passado que ela e sua irmã Katie fazem de tudo para esquecer, então ela vê acontecendo e tenta não dar 'linha na pipa' (onde foi que eu tirei esse termo?), Katie que sempre está lá para visitar o sobrinho também não diz nada e quando sua irmã tenta falar o que esta acontecendo ela diz que não quer ouvir e nem lembrar do passado também. Existe um cachorro que consegue ver coisas estranhas que dorme no quarto do bebê Hunter e a personagem que mais se interessa (pensando que pode ser sua mãe e achando aquilo uma diversão até o bicho pegar realmente) é a jovem Ali que pesquisa junto com um namorado o que pode estar acontecendo, ela que se interessa em ver o que as câmeras registraram tentando descobrir o que está se passando. Em toda franquia, a personagem só aparece neste longa se mostrando ainda mais curiosa sobre o assunto (depois que tudo o que aconteceu no decorrer desse filme) e faz uma ponta no 'spin-off' latino intitulado como 'Marcados pelo Mal' se mostrando uma pessoa 'expert' no assunto, mas infelizmente e não sei por quê, não deram importância para a personagem e meio que a esqueceram e isso fica claro em 'Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma' que ela tinha quase a obrigação de aparecer para a alegria dos fãs, como uma mulher que está disposta a por um fim nos planos da entidade, mas infelizmente isso não aconteceu e não acontecerá, pois acho muito difícil um sexto filme ser rodado, já que este não foi 'bem das pernas' e realmente acredito que encerraram e não tivemos mais a participação da jovem (e linda) Ali.
 Eu gostei do filme, mas infelizmente ele decepcionou todos que foram nos cinemas ver onde Katie iria, pois ninguém pensava que se trataria de um prelúdio, e isso só foi informado nos vinte minutos de duração do longa. Inventaram uma história, mas depois não deram continuação e transformaram em bruxas, eles tentaram mostrar algo, mas foram infelizes ao meu ver na explicação e fizeram um terceiro que se baseou nos anos 80 para contar o que realmente se tratava. Tivemos um 'momento de presente' nos últimos cinco minutos de filme mostrando o paradeiro de Katie depois de sair da casa onde morava com Micah, mas deixou os fãs ainda mais ansiosos para o terceiro com o final deste e a partir dai que o trem começou a bambear nos trilhos, pois a galera já estava exausta de tanto esperar para uma conclusão (que se parar pra pensar, não existiu uma definida e isso eu acertei na postagem sobre a teoria do último filme que fiz dois meses antes da estréia).
 O filme foi bacana, não foi tão 'dinâmico' como o primeiro, mas deu para engolir, me lembro que na época do Orkut eu fui na comunidade do filme criada por um fã e falei mal do longa, eu estava me importando com a história e eles questionando se a atividade era executada por um fantasma ou por um demônio, no final das contas fui banido da comunidade apenas por expressar minha opinião. 
 Infelizmente não tenho as notas da imprensa sobre o segundo filme da franquia, mas por meio de tantos tombos em barrancos (falei certo? Trancos e barrancos?) eu classifico o filme como 'bom' pela sua tentativa de renovação com outras câmeras e outras atividades acontecendo e tentar fazer um roteiro para ser o estopim de uma franquia, na verdade o estopim foi no terceiro, pois o primeiro foi misterioso e o segundo já trouxe algo confuso, mas não decolou. Confira abaixo seis vídeos sobre o longa e relembre (se você estava ansioso como eu) o que estava por esperar sobre 'Atividade Paranormal 2'.






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário