sexta-feira, 3 de junho de 2016

Gatos e Curiosidades Sobre Eles.

Imagem de gatos ilustrando a postagem referente a estes animais no 'Portal do Ultra'. Fonte da imagem: caesegatos.com.br

 Eu disse que faria e estou aqui para cumprir minha promessa! Há um tempo atrás eu criei uma postagem referente aos cachorros falando muitas coisas curiosas sobre esses animais incríveis, inteligentes e muito, mas muito companheiros e como uma galera tem gato em casa eu decidi fazer a do cachorro já pensando em criar uma futura sobre gatos para deixar os dois lados satisfeitos. 
 Eu já tive cachorros e hoje tenho um que amo muito, mas nunca tive um gato. Muitas pessoas amam cachorros e não gosta de gatos, outras são opostas e também tem aquelas que inventam de criar ambos. Eu amo animais, mas realmente não sei se gostaria de ter um gato por ser um animal com um comportamento muito exclusivo, muito próprio e é muito diferente de cachorro. Eu adoro animais, mas optaria não ter um gato (por hoje, não sei futuramente) apesar de amar os animais, mas sem mais delongas, vamos falar sobre os bichanos, você tem um em casa ou pensa em adotar ou comprar um?
 Pois bem, uma pesquisa realizada no ano de 2014 aponta o Brasil como o segundo país que a população tem animais de estimação (cães e gatos) e realmente é muito difícil encontrar uma casa sem nenhum animal ou cachorro, ou ele está dentro de casa ou num quintal dos fundos ou a pessoa tem um gato. A população de cachorros ainda é maior comparada as pessoas que possuem gatos, mas acreditem, o crescimento das pessoas que estão optando por ter um gato em casa e cuidar dele está aumentando muito rápido e muitos apontam isso como um estilo de vida mais livre, o gato é um animal que faz companhia (não tanto quanto o cachorro), mas também não é tão 'pidão' no quesito de carinho e colocando sua comida e água para ele já está ótimo (e claro, limpar o que ele fazer depois).

   
 O gato é um animal engraçado e ao mesmo tempo meio que traiçoeiro, parece que ele está sempre pronto para planejar algo contra o dono ou contra alguém e a chama da vingança contra algo ou alguém está sempre acessa nos olhos desse animal (estou brincando), mas diferente dos cachorros que são bobões (gostam de brincar) ou malucos (ficam irritados quando alguém passa ou apenas fica olhando pra você), os gatos são aqueles animais que possuem os movimentos friamente calculados, parece que nunca e nada da errado na vida de um gato, pois ele meio que pensa no plano muitas vezes e se preparar para um 'escape' se algo não dar certo, mesmo se o plano é subir num telhado e dormir. O gato sempre está atento a tudo, ele meio que não te olha nos olhos (estou falando isso quando vejo alguns na Rua, por aqui começou a ter alguns) mas sim para você como um todo para ver que movimento irá fazer ou se está planejando algo, parece brincadeira, estou usando umas piadas também, mas que parece, parece, não é mesmo? Preste atenção quando ver algum, claro, talvez você como dono olhar para o seu que já está acostumado ele não vai agir assim, mas faça isso um dia com um gato quando vê-lo na Rua.

Imagem de gatos ilustrando a postagem referente a estes animais no 'Portal do Ultra'. Fonte da imagem: osgatos.com.br

 Os gatos são muito inteligentes e isso é inegável e acredito que quem dorme muito tem a inteligencia maior, meio que aguça (digo isso por experiencia própria), pois os gatos passam 2/3 do dia dormindo, então se fazer as contas (não é difícil, sou inteligente) em 9 anos de vida o animal passa apenas 3 acordado. Os gatos conseguem fazer cerca de 100 sons diferentes enquanto os cachorros conseguem fazer 10 e olhe lá (de 10 a 12, mas não passa disso).
 Curioso é que a gata fêmea caça, mas não come e curiosamente tende a ser destras enquanto os gatos, a maioria, tende a ser 'esquerdinos' e sobre a caça, existe uma gata aqui na Rua onde os vizinhos a alimentam e tudo mais, então ela fica por aqui (acredito que um vizinho a deixou para trás e ela ficou perdida) e um dia me disseram que ela matou um passarinho e não comeu (bom, cultura de gato, vai saber), mas é algo bem curioso como bastante felinos fazem isso, como a leoa que caça (se não me engano) e depois divide com o leão que só fica observando.
 O gato domesticado mais antigo foi encontrado numa sepultura no Chipre com mais de 9000 anos e existem mais de 500 milhões de gatos domesticados em todo o mundo com 40 raças reconhecidas e falando novamente em cachorro, o cérebro do 'melhor amigo do homem' perde se for comparado a de um felino na categoria de similaridade, pois nós humanos temos uma região no cérebro onde ficam as emoções que é idêntica a que o gato também tem (isso realmente é curioso).
 Como dito, esses animais são muito inteligentes e quando vivem sozinhos (caçam sozinhos) eles conseguem planejar, calcular, solucionar problemas e inventa formas para conseguir sobreviver, apesar que os gatos conseguem, como os humanos, criar laços de amizades entre si. E não invente de maneira alguma de tentar ensinar seu gato a atravessar a Rua, pois isso é uma tarefa impossível para este animal tão astuto (descobrimos a kriptonita deste animal, um ponto para os humanos!)


 Falando sobre a vida e genética do gato que geralmente tem 12 bigodes de cada lado da face, os gatos não gostam de água, pois seu pelo não isola bem o calor quando está úmido, mas existe uma raça chamada Van Turco, oriunda da Asia Central possuí um pelo com uma textura única onde o mesmo é impermeável a água o tornando resiste a ela. 
 Os gatos conseguem enxergar melhor em ambientes mais difusos e possuí uma visão esférica superior se for comparada aos olhos do ser humano, entretanto, eles não conseguem ver as cores tão bem como nós, os humanos. Realmente os gatos são animais fantásticos e uma de suas habilidades especiais que podemos classificá-lo como 'fantástico' (tirando a esperteza da caça) é uma coisa que os cientistas colocaram o nome de 'psi viagem' que esses animais usam para encontrar o caminho de casa e sabe como ele faz isso? Os cientistas apontam que eles usam o angulo da luz do Sol para encontrar o caminho, mas também pode haver células magnéticas presentes em seu cérebro que funcionam como bússola (não é incrível?).
 Os gatos possuem 53 vértebras nas costas o que o torna flexível enquanto nós humanos temos apenas 34, e ainda em números, os gatos possuem 32 músculos que controlam o ouvido externo enquanto os humanos possuem 6. Ainda falando em números, um gato possuí 230 ossos em seu corpo e o humano possuí 206 e sabe o motivo do qual esses animais conseguem passar em qualquer lugar sem muita dificuldade (ou quase nenhuma?), simples, pois eles não possuem clavículas. 
 Um gato pode viver até 20 anos equivalente a 100 anos humanos e sua audição (acredite) é melhor do que a de um cachorro, pois eles conseguem ouvir sons de alta frequência, até 2 oitavas acima de qualquer ser humano. Outra coisa curiosa (aqui só tem curiosidade) é que alguns gatos já sobreviveram caindo de uma altura de vinte metros graças ao seus reflexos e endireitamento, curiosamente e impressionantemente, seus olhos, órgãos e ouvidos internos conseguem mandar uma mensagem ao gato onde se localiza no espaço e isso acontece muito rápido para o resultado final ser ele cair de pé no chão (de quatro) e até mesmo os gatos sem calda conseguem fazer isso. Eles não conseguem sentir o gosto doce em seu paladar. 

  
 A urina do gato brilha no escuro e apontarmos uma luz ultravioleta nela e esses animais são ultra sensíveis a qualquer tipo de vibração, para ter uma ideia, ele consegue detectar um tremor de 10 a 15 minutos antes que qualquer ser humano. O gato mais pesado já registrado até o momento se chamava Himmy, era um gato 'tigrado' da Queensland, Austrália e pesava 21 kg. Esses animais soa pelas patas e o coração de um gato bate duas vezes mais rápido que o do ser humano chegando entre 110 a 140 batidas por minuto.

Gato da raça Peterbald que surgiu em São Petesburgo no ano de 1997. Fonte da Imagem: pequenosfelinos.com

 Com certeza eu tinha que falar dos gatos mais incomuns e até mesmo estranhos (não estranho e incomum, só se for comparado aos outros, então vou chamar de diferente) e estou falando da raça Peterbald que surgiu no ano de 1997 em São Petesburgo na Rússia. Ele recebeu o nome de 'Peterbald' em homenagem ao local 'Peter' e 'bald' que significa "sem pelos" na língua inglesa. Foi no ano de 1997 que a raça foi reconhecida mundialmente, por isso do ano ser importante a essa raça de gatos.
 Ele é reconhecido pelos grandes olhos e por não ter pelo algum no corpo ou ter uma camada muito pequena que é chamada de 'pelo escova' e curiosamente algumas crias nascem com uma pequena camada de pelo que vão perdendo aos poucos quando vão crescendo. 
 Nos tempos mais frios é importante colocar o animal num lugar quente por ele não possuir pelo e quando fazer muito calor é preciso que este animal use protetor solar para se proteger á luz solar. Sua pele é seca e não produz gordura.
 Realmente é um animal interessante e muito curioso ao olhar, ele não é feio (os outros são fofos, pois os pelos traz essa sensação), mas ele consegue ser diferente sem pelo algum tendo seu próprio charme.



 Cerca de 1 pessoa a cada 3 que possuem um gato, acredita que o animal consegue ler sua mente pelo jeito que ele olha e pelas suas atitudes (isso não é curioso, chega a ser bizarro) e no Japão, acredita-se que quando um gato morre ele tem o poder de se tornar um espírito muito elevado. Para concluir, uma história hebraica conta que Noé rezou para Deus para proteger a comida da arca dos ratos e do espirro do leão, surgiu o gato!
 Quero muito agradecer aos sites 'ronronar.com' e 'pequenosfelinos.com' pela pesquisa realizada e de onde tirei tais curiosidades que acredito que animou o leitor que gosta ou tem em casa um felino e gosta de saber sobre eles. 

Imagem de gatos ilustrando a postagem referente a estes animais no 'Portal do Ultra'. Fonte da imagem: tudogato.com

 Todos donos de gatos e cachorros possuem seus mimos, mas acredito eu que a maioria dos donos de gatos tem mais mimos ao bichano se for comparado as pessoas que amam e mimam seu cachorro. Claro que existem, quantas vezes você não viu um cachorro bem cuidado usando acessórios em shoppings focados para PET´s? Mas parece que os gatos, nesse quesito, são mais mimados, pois muitos compram inúmeros brinquedos feitos para o mesmo arranhar e preparam um local dentro da casa próprio para o gato com seus brinquedos, caixa de areia e tudo mais, esses animais são muito observadores também e aprendem muito vendo ou sendo ensinados pelas mães quando são filhotes.
 Falei muito de gato, aprendi muito sobre esses animais inteligentes e misteriosos que possuem 'movimentos friamente calculados', aqui na Rua, como eu disse, existe uma gata (não é a vizinha) que fica por aqui, mas seguindo mais a frente se encontra mais uns dois ou três. Meu vizinho tem um gato que fica dentro de casa e não sai de casa por ter medo da Rua e a gata que vive na Rua vive chamando ele no portão e isso só incomoda quando ela inventa de chamar de madrugada, na parte da madrugada que estou dormindo para variar. 
 Não tenho experiencias com gatos, por isso não coloquei nenhuma história minha com um desses animais por falta de contato, mas me lembrei de uma música infantil envolvendo esses animais e eu não poderia deixar de encerrar tal postagem com ela, acredito que você já ouviu ou seu filho, sobrinho ou irmão mais novo, confira ou relembre:

   
 'História de uma Gata' dos 'Saltimbancos', é antigo e acredito que o leitor já ouviu em algum lugar, eu vi quando era criança na 'TV Cultura' e me lembrei escrevendo tal postagem. Espero que tenha alimentado sua curiosidade sobre gatos nessa postagem referente e totalmente destinada a estes animais (num futuro próximo os gatos dominaram a internet?)






Um comentário: