segunda-feira, 11 de julho de 2016

Rua Cloverfield, 10.

Poster oficial nacional do filme 'Rua Cloverfield, 10' de J.J Abrams da 'Paramount Pictures'.

 Não fui ver este filme no cinema e ainda me pergunto o motivo, pois eu adorei o filme 'Cloverfield - Monstro' e me lembro que na faculdade me perguntaram se haveria um segundo a vista e não tive respostas para responder, depois de quatro anos aparece o segundo longa envolvendo 'Cloverfield' que eu tanto gostei, mas agora num outro ambiente e contando uma outra história. Lembro-me que especulavam que poderia ter um segundo filme, mas mostrando a 'invasão alienígena' em outro lugar, um outro ponto, mas acredito que seria 'mais do mesmo' (pois foi isso que o primeiro filme registrou) e no estilo 'found footage' mostrou um ataque alienígena e nada foi explicado, apenas pavor, algumas imagens tremidas e coisas do gênero. 
 Também me lembro que no trailer que o cinema exibiu, não sei se foram apenas para alguns países, mas continha os dizeres que você poderia ficar enjoado ou algo do tipo durante a exibição do filme por ele ser muito tremido e tudo mais (filmado por um dos personagens, como dito, estilo 'found-footage'). Mas ok, depois de muitos anos quando o projeto 'Cloverfield' estava até mesmo esquecido que ele retorna com um novo filme despertando a curiosidade de todos como a minha e então todos já se lembraram do primeiro e tentaram conectar com este, mas que felizmente não seguiu os passos dele (o primeiro foi ótimo, mas que bom que não tentaram repetir a fórmula) e fizeram algo totalmente diferente e que foi muito bem aceito por todos (acredite, até mesmo pelos veículos responsáveis por cinema). Mas vamos para a ficha técnica do longa para falarmos mais dele depois.
 Rua Cloverfield, 10 (nome original: '10 Cloverfield Lane') foi dirigido por Dan Trachtenberg e o roteiro ficou por conta de Josh Campbell (criador da ideia original do 'universo Cloverfield') e Damien Chazelle. No elenco do filme temos Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr., Maya Erskine, Bradley Cooper e Suzanne Cryer (sim, o elenco é pequeno) e o longa teve sua estréia no dia 7 de Abril de 2016.
 O filme conta a história de uma jovem que sofreu um acidente de carro e acordou num porão sem saber sobre nada. Logo aparece um senhor que conta pra ela que salvou sua vida e que não era para a jovem achar que ele era 'um vilão', pois a terra estava sendo atacada por monstros alienígenas e explicou que estavam num tipo de abrigo construído por ele que ficava no subterrâneo (agora entendi o poster, muito bem sacado), pois o ar foi contaminado e quem o respira morre por estar tóxico. Ela com o tempo passa a se acostumar com o homem e mais um que também se encontrava no abrigo, mas ainda achava a ideia muito estranha por ficar presa lá dentro e obedecer algumas regras do senhor que era dono do local. Depois de ficar lá por um tempo ela decide descobrir por si própria se realmente a história contada era verdadeira e assim irá quebrar a regra mais importante do local deixando o homem que supostamente salvou sua vida muito nervoso. 

 Cena do filme 'Rua Cloverfield, 10' da 'Paramount Pictures' de 2016.

 A atriz Mary Elizabeth Winstead foi escalada para ser a protagonista e era a escolhida por todos os envolvidos do projeto, não poderia ser outra (e ela realmente foi ótima), o filme como 'Cloverfield - Monstro' foi gravado em segredo e nem mesmo os atores que trabalhavam nele sabiam que era uma sequência para 'Cloverfield - Monstro', pois o 'nome coringa' do filme era Valencia. 
 Muito bem, eu adorei o primeiro e achei uma ideia muito inteligente a do segundo, pois além do problema mestre que toma conta do plano inteiro que é a invasão alienígena, existe um outro menor, porém grande também para os dois que estão lá dentro com aquele homem misterioso. O 'outro que foi salvo' parece não se importar muito de estar no abrigo, diferente de Michelle (protagonista, o homem se chama Emmett e o senhor Howard Stambler) que a todo instante, mesmo em seu "estado de conforto" fica confusa sobre tudo que esta se passando e não sabe se realmente pode confiar em Howard, o senhor que a salvou depois do acidente de carro.
 Realmente foi genial do começo ao fim, disseram que viraria uma trilogia e, com certeza, só teremos outro do projeto 'Cloverfield' daqui a cinco ou sete anos (então não precisa ficar ansioso). É uma 'invasão alienígena' nada presente no 'mundo nerd' como muitos filmes conhecidos e acredito que essa foi uma boa 'sacada', pois muitos não tem paciência (como eu nesse assunto) de ouvir tantos nomes estranhos, ver naves ou outras máquinas atingindo-os com seus mísseis e bombas e muitas explosões e tal, realmente eu não sou muito 'dessa praia' e 'Cloverfield' felizmente foge disso. Você deve estar se perguntando se foi uma boa ideia ele 'fugir disso' pois 'isso' envolve mais ação e tudo mais, mas sim, foi uma ótima ideia pelo fato dele empregar muita tensão entre os personagens (poucos, mas muita tensão), existe um forte mistério que é revelado o que se acontece, mas empurra para algo maior (automaticamente virá outro, pois perguntas chaves não são respondidas) e o mais bacana é que os finais não deixa o telespectador confuso e não sabendo os motivos que ocorrerão para o longa ter aquele fechamento, encerrar assim (só se ele não prestou atenção). 
 É um filme muito bom de assistir, eu realmente gostei muito de ficar prestando atenção em cada detalhe que ele trazia e os minutos finais, onde o filme atingiu seus maiores picos foi incrível e teve muito mais tensão e até mesmo algumas revelações que deixou os telespectadores e fãs do projeto 'Cloverfield' cientes do que está se passando e até mesmo pensar em estipular o que pode ocorrer no próximo, ou não, pois as mentes atrás do projeto, com certeza, pretendem nos surpreender e por agora eles não estão pensando em nada para falar a verdade para ter uma grande ideia num futuro não tão distante e conseguir ter um terceiro belo projeto em mãos.
 Os veículos de imprensa destinados ao cinema deram suas notas e o mesmo foi muito bem elogiado em sua grande maioria e a média considerou o longa como 'ótimo', e eu classifico 'Rua Cloverfield, 10' como um filme 'ótimo/excelente', pois ele foi surpreendente e inovador, aquele filme que você assiste e não consegue comparar com nada já lançada pelo fato de ser tão novo contando uma história e uma situação não explorada. Confira abaixo dezesseis vídeos sobre esse longa que eu recomendo assistir esta semana se ainda não viu, pois ele realmente vai te deixar boquiaberto. 

















Um comentário:

  1. No meu vêr o filme Rua Cloverfield, 10 é muito impactante, pois a protagonista se questiona o tempo todo "sera mesmo que ele fala a verdade ou está me enganado?" não costumava assistir filmes relacionados a invasões Alienigenas por não acredito nisso, mais com a indicação dos meus amigos acabei me intregando á essa paixão por criaturas invadindo nosso planeta. Sou um fã da atriz Mary Elizabeth, pois sua atuação me espanta em alguns filmes como A COISA, PREMONIÇÃO 3, SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO, ABRAHAM LINCOLN CAÇADOR DE VAMPIROS parece que em cada filme é uma mulher diferente como se o personagem a corporase na atriz. Já voltando pro filme eu recomendo.

    ResponderExcluir