segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Arctic Monkeys - Favourite Worst Nightmare.

 Capa do segundo álbum de estúdio da banda Arctic Monkeys intitulado como 'Favourite Worst Nightmare.' 

 Estou inaugurando o marcador 'Álbuns' para falar sobre este álbum que me inspirou e que me fez gostar muito e ir atrás da história de seguir ouvindo o trabalho da banda britânica Arctic Monkeys. 'O Pior Pesadelo Favorito' (traduzindo o nome do álbum) tinha tudo haver com o que a banda estava passando na época que o lançaram, pois pra quem não sabe, os Arctic Monkeys devem tudo pela internet, pois eles apareceram nela e aos poucos foram conquistando o mundo e hoje existe uma grande legião de fãs que os idolatram, mas depois de lançarem o primeiro álbum que foi um sucesso batendo recordes de vendas na semana de estréia chegou a hora de lançar o segundo álbum. Eles estavam felizes com todo sucesso do primeiro, mas tinham que vir com material novo para continuar caminhando e isso talvez o deixaram recuados com a pressão do 'segundo álbum'. Eles estavam naquela: 'Será que o público vai gostar?', 'Será que será um sucesso como o primeiro?', pois eles surgiram do nada e poderiam desaparecer de repente também (por isso o nome até meio irônico do álbum). 
 No dia 23 de Abril de 2007 (gravado em Dezembro de 2006) foi o lançamento do segundo álbum que vendeu 85 mil cópias no Reino Unido no primeiro dia de venda. Nos Estados Unidos eles alcançaram o número de 44 mil cópias só na primeira semana ultrapassando o álbum de estréia da banda (imagina a felicidade dos garotos).

  Banda Arctic Monkeys. Fonte da imagem: nme.com

 O álbum possui doze faixas já que seis delas eram tocadas nos shows deles antes mesmo do álbum ser lançado. Eles não queriam ficar parados e sabiam que fazer música era o certo para o quarteto e eles ficaram mais conhecidos com este segundo álbum (neste que eu conheci a banda). 'Favourite Worst Nightmare' foi produzido por James Ford e recebeu muitos elogios (e criticas também, isso sempre acontece), e o álbum conseguiu certificações de disco de ouro no Japão (a versão japonesa do álbum tem mais duas faixas adicionais 'Da Frame 2R' e 'Matador' totalizando catorze faixas), na Alemanha, na França e Itália e recebeu duplo de platina no Reino Unido e um de platina no Canadá. 
 Temos no álbum o estilo punk presente em algumas faixas não deixando pra trás o brit pop que é muito familiar no Reino Unido. O álbum é incrível desde a primeira faixa até a última e não consigo encontrar erros dentro dele e a faixa que me fez ir atrás dos Arctic Monkeys foi o segundo single desse álbum chamado 'Fluorescent Adolescent', o primeiro foi 'Brianstorm' (primeira faixa do álbum) e o terceiro e último foi 'Teddy Picker' que é a segunda faixa, confira abaixo o vídeo clipe do segundo single desse álbum que foi lançado no dia 4 de Abril de 2007, um pouco antes do lançamento do álbum oficial.


 O vídeo soa como uma boa nostalgia pra mim, pois me lembro que ele não saia dos programas de videoclipes que existiam na TV e muito menos dentro dos 'TOP 10' diários que existiam, sempre encabeçando os primeiros lugares. Gostei de 'Teddy Picker' também, mas o clipe dos palhaços foi mais bem recebido e esteve mais no ar que eu me lembre (e acredito que vocês irão se lembrar também). 
 O álbum é incrível como eu já tinha falado, se disseram que os garotos não estavam maduros o suficiente no primeiro álbum (que é mentira), o 'Favourite Worst Nightmare' com certeza os calou trazendo músicas agitadas, algumas mais leves como a doce 'Only Ones Who Know' e outras mais 'barulhentas' como 'If You Were There, Beware'. Eu achei o álbum de estréia ótimo, mas se nota que os garotos deram uma evoluída neste álbum os tornando verdadeiros profissionais e preparados para tudo que poderia vir, ou pra tudo que eles queriam tentar como o terceiro álbum que eles decidiram leva-lo para um lado musical diferenciado dos dois primeiros.
 Finalizando, o álbum conseguiu encabeçar nas paradas em diversos países como na Irlanda, na Dinamarca, na Suíça e nos Países Baixos e conseguiu alcançar ótimas posições na Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Espanha e Suécia, por exemplo. 
 Eles achariam que seriam um pesadelo, certamente foi um desafio onde eles se saíram muito bem trazendo ótimas faixas (a maioria curtas), pois o álbum tem apenas 37:34 minutos de duração. Eles tinham a cara dos jovens britânicos e levava isso, mostrava isso através das letras de suas músicas e isso foi mais um ponto forte para alavancar a carreira da banda e ela alcançar o topo, pois hoje ela está no topo e tenho certeza que eles irão aparecer com material inédito num futuro não tão distante (se não for este ano, com certeza no próximo), pois os Arctic Monkeys são demais.

  Banda Arctic Monkeys. Fonte da imagem: coveralia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário