Poster nacional do filme de terror 'Invocação do Mal' (The Conjuring) da Warner Bros.
A noite do dia de Natal mais aterrorizante que tive, pois assisti pela segunda vez no último Natal (há menos de um mês atrás), mas já havia conferido este grande sucesso do terror que deu o que falar e não poderia, de maneira alguma, deixar de ser falado aqui no Portal do Ultra.
'Invocação do Mal' (The Conjuring) estreou no dia 13 de Setembro de 2013 dirigido por James Wan (um nome que está relacionado a muitos filmes de terror de sucesso nos dias de hoje) e o roteiro ficou por conta de Chad Hayes. Temos no filme um grande elenco com nomes de peso como Patrick Wilson e Vera Farmiga que protagonizam o casal Ed e Lorraine Warren que são especialistas em fenômenos paranormais e foram muito reconhecidos e agora com os filmes envolvendo seus 'trabalhos sobrenaturais' estão sendo reconhecidos novamente, mas infelizmente o verdadeiro Ed Warren já é falecido. No elenco contamos também com Lili Taylor, Ron Livington, entre outros.
O filme é baseado numa história real vivida pelo casal Warren sendo um dos casos mais 'macabros' que eles já tiveram nas mãos sobre uma família de um casal e cinco filhas que vão morar numa casa (parecendo mais uma casa de fazenda) em Harrisville, nos Estados Unidos. Não demora muito para coisas sobrenaturais acontecerem na casa, manchas roxas aparecerem no corpo da mãe das garotas e sons de portas batendo, sem contar de estranhas aparições que assustavam as filhas e o mal cheiro que tomava conta do local quando isso acontecia. Eles então vão a procura do famoso casal Warren que são bem conhecidos em dar conta resolvendo essas coisas que acontecem, além deles sempre estarem presentes em faculdades fazendo palestras sobre o trabalho deles mostrando vídeos de alguns trabalhos que foram chamados e explicando para os alunos o que se acontecia (um deles foi Annabelle que apareceu no filme na situação real que é conhecida).
O casal é chamado, Ed não decide ir, mas Lorraine sente algo e vai até a casa depois que é explicado sobre as coisas estranhas que aconteciam no local. Chegando ao local eles descobrem que aquela família estava correndo grande perigo de uma entidade demoníaca invocada por uma bruxa que vivia na casa e agora quer continuar sua trajetória possuindo uma pessoa da casa para continuar o ritual que lhe foi enviado, o casal Ed e Lorraine e a família Perron estão numa grande enrascada.
Cena do filme 'Invocação do Mal' (The Conjuring) da Warner Bros.
Houve todo preparo para este filme se tornar um sucesso, a atriz Vera Farmiga contou com a ajuda da verdadeira Lorraine Warren (uma médium) que a ajudou a se preparar para o longa. E curiosamente Roger Perron e suas cinco filhas que sofreram com este mal estiveram presentes vendo as filmagens do longa que contava a história deles.
O longa teve um orçamento de 13 milhões de dólares e foi distribuído pela Warner Bros, esta quantia gasta para realizar o filme foi logo coberta nos primeiros dias de exibição do longa que despertou a curiosidade de todos, principalmente dos amantes de filmes de terror como eu e ele foi comparado ao grande clássico 'O Exorcista' (que não tive coragem ainda de assistir).
Eu adorei o longa, ele está dentro da lista dos melhores filmes de terror que assisti, pois ele é simplesmente fantástico, inteligente e dinâmico o tornando o sucesso que é reconhecido até hoje e até mesmo fazendo os fãs deste longa ficarem afoitos na internet procurando saber informações da sequência. Antes de revelar o segredo e o por quê deste filme ter sido uma obra-prima dos filmes de terror do momento, quero revelar que James Wan 'o diretor' é um especialista neste gênero e antes de trabalhar neste longa ele já havia trabalhado em alguns filmes da franquia 'Jogos Mortais' (Saw) e no grande filme de terror 'Insidious' (Sobrenatural aqui no Brasil, que é muito confundido pela série que leva o mesmo nome, por isso gosto de falar o nome original) e neste o grande ator Patrick Wilson trabalha também. Neste ano, este diretor irá estrear mais dois projetos nos cinemas, um deles é 'A Casa dos Mortos' que promete ser um grande filme também (não acredito que seja do naipe de 'Invocação do Mal' e nem de 'Insidious') e o terceiro capítulo (pois é dividido em capítulos) da franquia 'Insidious' que estou louco pra ver e promete ser o mais assombrado que os dois anteriores que foram ótimos.
Filmes de terror existem muitos tanto de empresas independentes como de grandes produtoras e não importa, se eles não seguirem as regras eles acabam se 'amontoando' junto aos outros que estrearam e não é reconhecido mais depois de um curto período de tempo, diferente de 'Invocação do Mal' que será lembrado por muito tempo por seguir as regras de sucesso.
Um bom filme de terror deve ter primeiramente uma história obscura que prenda o telespectador (seja ela baseada em fatos reais como esta ou totalmente fictícia) e não centrada apenas nos sustos e nas caracterizações de monstros (fazem parte também, mas não em primeiro plano como todos pensam), eu mesmo vou contar a verdade pra vocês que não tenho medo de filmes de terror (não sei por quê tenho um pé atrás com 'O Exorcista'), e neste foi a mesma coisa, claro que, existem algumas partes que existe aquele medo que vem do nada, na surpresa, ou aquele que você espera que aconteça e quando chega no hora não acontece nada, mas neste meio termo você fica angustiado.
'Invocação do Mal' possui uma história muito interessante e explicativa em que a entidade maligna está 'grudada' naquela família, mas o bacana neste filme é que não se centra só neste problema (que já é um grande problema), mas também acontece alguns problemas em paralelo na casa do casal Warren com sua filha e a sinistra boneca Annabelle, pois na época que o filme se passa, Lorraine estava se recuperando de algo que viu (pois ela tem esse 'dom') e que foi tão assustador que a deixou perplexa e muito assustada e fraca espiritualmente, isto numa tentativa de exorcismo se não me falha a memória, mas mesmo debilitada ela estava usando suas forças e técnicas para ajudar a família Perron. Outra coisa é que o filme se passa na década de 70 e a casa junto com os móveis e os trajes do personagem são de época e isso dá um ar de sombrio ao longa o deixando muito bacana 'visualmente' falando nas paisagens e plano de fundo (espero que entenderam este ponto).
Ele tem tudo para se tornar uma franquia de sucesso, uma coisa que estou achando bacana (muitos vão me criticar) é que está demorando muito para estrear a sequência. Eu gosto disso, pois significa que eles não estão apressados para faturar em cima do segundo (pois com certeza vão faturar), eles estão pensando bem na próxima história e estudando tudo o que o segundo filme vai apresentar. A sequência que está com o nome de 'The Conjuring: The Enfield Poltergeist' traz uma nova história envolvendo o casal Warren, primeiramente 'Invocação do Mal 2' iria contar a história de duas irmãs que eram atormentadas por uma entidade demoníaca e que ao passar de um tempo ela consegue tomar posse do corpo de uma delas e neste caso também ocorreu um fenômeno paranormal de transportação onde uma delas some de repente e só é encontrada dentro da caixa de fusíveis da casa onde morava, disseram que a cena foi tão arrepiante que era impossível realizar isto para as telonas, mas agora com o novo nome do filme divulgado, parece que encontraram uma história mais interessante e talvez mais sinistra que as das duas irmãs. Segundo o site 'Cinema 10', esta sequência trará um caso que também ocorreu nos anos 70 em Enfield, na Inglaterra, onde quatro crianças estariam presenciando móveis e brinquedos se movimentarem sozinhos e ouvindo vozes de outro mundo, disseram ainda que posteriormente uma declaração feita por uma das crianças dizendo que as assombrações eram uma farsa, mas a história é intrigante e deixou todos em pânico pelos fatos ocorridos.
Basta esperar, dá pra ver que eles estão pensando na história e tudo mais, pois o filme está previsto para estrear nos cinemas no dia 23 de Outubro de 2016 (sente-se leitor, ainda vai demorar muito), e acredito que não se deve apressar a perfeição, pois algo grande e muito aterrorizador estará por vir, no mesmo nível ou quem sabe ainda maior que este primeiro filme, pois se eles corressem com tudo sairia um longa fraco que poderia manchar a marca 'The Conjuring' não dando chances para um terceiro filme. Ele será dirigido novamente por James Wan e o roteirista será outro, David Leslie Johnson que já trabalhou em 'The Walking Dead' e no filme 'Fúria de Titãs 2', basta esperarmos.
Acredito que muitos já assistiram, mas se está com medo e ficou mais curioso, pelo menos assista o filme com as luzes acessas, pois 'Invocação do Mal' é um grande filme que foi muito elogiado pelos veículos de imprensa o classificando como excelente, mas fazendo um levantamento das notas ele recebeu a média de um filme bom/ótimo. Confira abaixo três trailers desse grande filme que pode ser considerado atualmente como uma obra-prima do terror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário