quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Muse - Origin of Simmetry.

Capa do segundo álbum de estúdio da banda Muse 'Origin of Symmetry' pela gravadora Mushroom Records.

 Estou aqui pra falar sobre este grande e belo álbum lançado no dia 17 de Julho de 2001 pela banda de rock alternativo Muse, uma banda britânica. Este é o segundo álbum de estúdio da banda sucessor de 'Showbiz' lançado em 1999. 
 Eles tiveram que se preparar para lançar algo com tamanha grandiosidade como este álbum se for comparado com o primeiro, o álbum de estréia da banda, pois além de ser muito, mas muito diferente, o som está melhorado com efeitos, adições de instrumentos como órgãos e mais solos de guitarra sem contar da bela voz do vocalista que realmente desafia chegando a notas incríveis diante das belas faixas que este álbum possui, resumindo tudo que eu disse neste parágrafo: 'Origin of Simmetry' foi um álbum agressivo e selvagem comparado ao que eles estavam fazendo. 
 O baixo, por exemplo, usam distorções e outros efeitos transformando a música mais pesada (no bom sentido) dando toda aquela adrenalina que as faixas desse álbum precisam. O álbum possui 11 faixas durando quase 52 minutos de duração, existe também a versão japonesa que possui mais uma faixa tendo 3 minutos e 27 segundos de duração chamada 'Futurism'.
 O álbum inteiro é incrível e acredito muito que com ele a banda subiu de nível e depois dele vieram álbuns ainda melhores, mas centrando neste, o álbum possui ótimas faixas que conversam entre sí, mas dou ênfase a 'Bliss' (segunda faixa), 'Hyper Music' (quarta faixa), 'Plug in Baby' (quinta faixa), 'Citizen Erased' (sexta faixa), 'Micro Cuts' (oitava faixa) e 'Feeling Good' (décima faixa) esta, um cover de um musical de 1965. Na verdade eu citaria todas as faixas, mas citei as que são 1% melhores que as outras, pois realmente toda a obra é incrível. Confira abaixo a faixa 'Plug in Baby' que é o primeiro single da banda lançada antes do álbum, no dia 5 de Março de 2001. Acredito que depois que os fãs ouviram isso ficaram afoitos esperando o material inédito que viria depois de alguns meses.


 Fora este, 'Origin of Simmetry' rendeu mais três singles: 'New Born' lançado no dia 5 de Junho de 2001, 'Bliss' lançado no dia 20 de Agosto de 2001 e 'Hyper Music/ Feeling Good' lançado no dia '9 de Novembro de 2001. 
 Não se isso realmente aconteceu, mas o Muse mudou radicalmente com este álbum, não sei se eles ficaram com medo de serem esquecidos depois de um segundo álbum similar ao primeiro e serem rebaixados, ou eles ficaram com aquele medo 'vamos fazer um segundo álbum, será que vai dar derto no final das contas?' e experimentaram adicionar coisas diferentes neles o tornando dinâmico, pesado no bom sentido e criando ótimas faixas (verdadeiros 'hits') que são lembrados ainda hoje (claro) que viraram clássicos e alguns deles não podem faltar nos shows, mesmos nas turnês promovendo um novo álbum. 

 Integrantes da banda Muse. Fonte da imagem: muse-origin-2001.blogspot.com

 O álbum não apresenta apenas músicas 'barulhentas' (o foco é este), mas também existe uma presença de suavidade, principalmente vinda pela voz do vocalista, guitarrista e pianista Matthew Bellamy. Falando na recepção, 'Origin of Simmetry' foi muito bem recebido pela crítica (e claro, pelos fãs também), recebendo notas máximas em inúmeros veículos como 'Drowned in Sound' e 'Q'. Foi colocado no ano de 2006 pelos críticos na revista 'Q' na #74 posição da lista dos '100 maiores álbuns de todos os tempos' e em Fevereiro de 2008 a mesma revista abriu a votação para o público e o álbum alcançou a posição #28 na lista 'Os Melhores Álbuns Britânicos de Todos os Tempos' e isso realmente foi um prestigio, pois eles trabalharam duro para compor as canções, trabalharam nos efeitos que se encaixaram muito bem tornando o álbum um verdadeiro clássico. A música 'Feeling Good' está presente no filme 'Sete Vidas' de Will Smith e a música 'Plug in Baby' (esta do vídeo postado) está presente no game 'Guitar Hero 5'. 
 O nome 'Origin of Simmetry' foi inspirado no livro de Michio Kaku, um físico teórico, chamado 'Hiperspace' onde é discutido a futura descoberta da 'supersimetria' que leva o mesmo nome deste álbum, isso tudo gira em torno de uma ideia mestre: 'todo mundo está escrevendo sobre a origem da vida, no entanto eles vão começar a olhar para a origem da simetria, pois há uma certa estabilidade no universo e para descobrir onde se origina tudo, e a partir daí será conclusivo dizer se Deus existe.' fala Bellamy de acordo com os pensamentos do livro e pensando na teoria de Charles Darwin (que também teve referência a obra) com 'A Origem das Espécies'.
 Espero que esta resenha e criticas do álbum tenha dado ao leitor algo de proveito, e que ele possa ir atrás pra ouvir, pois realmente é algo incrível e curiosamente a banda é muito comparada a 'Radiohead' de Thom Yorke, mas não com tanta melancolia e talvez com sem tanta emoção passada através das letras, é só um ponto de visa, já que ambas são ótimas bandas que possuem um repertório rico de belas composições. Ficou curioso ou já deu a vontade de ouvir 'Origin of Simmetry' por inteiro? O que estas esperando para conhecer este grande trabalho da banda Muse?

 Integrantes da banda Muse. Fonte da Imagem:  mtv.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário