Poster nacional do filme 'O Espelho' da Playarte Pictures.
Estreando nas telonas no dia 3 de Julho de 2014 e dirigido por Mike Flanagan, 'O Espelho' (Oculus) é um filme de terror que meche muito com o lado psíquico onde o telespectador fica perdido no que é real e no que é ilusão, pois a própria frase de efeito presente no poster acima já avisa do que este artefato é capaz.
O roteiro ficou por conta do próprio diretor também (Mike Flanagan) sendo o autor da obra original também e o filme tem a produção da Blumhouse Productions que produz filmes de baixo orçamento que consegue triplicar (no mínimo na maioria das vezes) o valor gasto para produzi-lo na estréia do longa, ela é responsável pelos filmes 'Atividade Paranormal', 'Sobrenatural', 'A Entidade', 'Uma Noite de Crime', além de muitos outros. No elenco contamos com Karen Gillan, Brenton Thwaites, Rory Cochrane, Katee Sackhoff, entre outros. Curiosamente o filme foi exibido antes de chegar nas telonas num festival em Toronto um ano antes chamado 'Midnight Madness' e acabou levando o segundo lugar dos melhores filmes exibidos.
A história gira em torno de Kaylie e Tim que são dois irmãos traumatizados pela inexplicável morte de seus pais. Quando Tim sai do hospital psiquiátrico que ficou internado por anos ele tem a ideia em mente que um estranho espelho que segue a família a muitas gerações é o responsável pela tragédia ocorrida quando os dois eram pequenos. Kaylie comprando sua ideia e pesquisando sobre o artefato (o espelho) ela decide fazer uma experiência consigo mesma e com o irmão em uma casa junto ao espelho. O experimento é acompanhado por diversas câmeras e aparelhos que os avisam a hora de comer e tudo mais, tudo isso pra provar se o espelho possui forças sobrenaturais e que, para não serem enganados pelo objeto amaldiçoado, eles tem a ajuda dos aparelhos. Mas não demora muito para as coisas saírem do controle e coisas estranhas acontecerem, e o mais difícil é distinguir quais acontecimentos são reais e quais são apenas ilusões criadas pelo espelho para matar os dois.
Cena do filme 'O Espelho' de 2014 da Playarte Pictures.
Eu sou um grande fã dos filmes produzidos pela Blumhouse, pois até hoje, nenhum me decepcionou e sempre estou correndo atrás e procurando novos longas dessa empresa, pois existem muitos filmes que são lançados de forma independente por ela e nem se quer chegam nos cinemas, mas mesmo assim, possuem uma grande história e são melhores que muitos que estão em cartaz de qualquer grande produtora se for comparar.
'O Espelho' foi um filme que foi exibido nos cinemas, mas foi pouco divulgado (não me lembro de ver propagandas dele em nenhuma mídia, só em sites de filmes mesmo). 'O Espelho' é um filme de terror muito diferente dos demais que existem atualmente, ele não segue o estilo e nem a moda do momento e esse é um dos pontos fortes do longa. Outro é que o filme, por contar com o gênero terror, se vê pouco se for comparado com outros, pois o terror presente no filme é psicológico no qual o telespectador junto com os dois irmãos ficam perdidos nas 'peças mortais' (bom nome para um filme de 'pegadinhas mortais') que o espelho cria. Vou explicar melhor, por exemplo, ele pode mudar a realidade em sua volta (não toda a realidade, apenas na residência onde ele se encontra) mexendo com o psicológico das pessoas que estão próximas a ele, uma pessoa pode pegar uma maçã e dar uma mordida e quando olhar novamente pode estar mordendo uma lâmpada e ver suas mãos sujas de sangue pela mordida e ferimentos que os cacos causou em sua boca quando foi mordê-la.
Eu gostei muito do filme, ele segue um raciocínio inteligente e uma ideia nova que não pode agradar muitos, pois muitos esperam algo com muitos acontecimentos e este filme é mais parado centrando apenas nos dois irmãos dentro da casa e nas ilusões que começam a acontecer e quando a coisa fica feia, elas começam a ganhar vida e entrar dentro da realidade e realmente começam a acontecer fazendo os dois de vítimas no próprio experimento deles,
Pra mim o filme é considerado bom/ótimo e os veículos de imprensa com suas criticas o consideraram bom, um pouco abaixo da nota dada por mim, mas aceitável. Teve alguns veículos que o consideraram ótimo e o filme tem calibre pra isso, mas também depende muito do olhar e gosto da pessoa que decide assistir. Se está esperando um filme com muito sangue, acontecimentos pavorosos e muitas mortes este não é o filme certo, se está com vontade de assistir um terror mais light voltado para o psicológico contando a história de uma família e mistérios envolvidos com dois irmãos que farão de tudo para dar um fim na história e descobrirem como seus pais realmente morreram, este é o filme correto. Será tudo obra do espelho? Como eles conseguirão sair dessa experiência? Será tudo fruto de suas imaginações? Confira um pouco nesses dois trailers do longa e sinta um pouco do terror psicológico que tanto falei que o filme 'O Espelho' traz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário