sábado, 3 de janeiro de 2015

O Ritual.

Poster nacional do filme 'O Ritual' da Warner Bros.

O filme 'O Ritual' foi exibido ontem no horário nobre em um canal de TV aberta e me lembrei que o tinha assistido no cinema na semana de estréia e uma vez na televisão e como me lembro muito bem da história desse filme, decide falar sobre ele aqui no Portal até mesmo como forma de dica para o leitor que está a procura de um bom filme.
 Estreando no cinema no dia 11 de Fevereiro de 2011 e dirigido por Mikael Hafstrom, 'O Ritual' é um filme baseado numa história real sobre o exorcista Lucas Trevant e Michael Kovak. O roteiro ficou por conta de Michael Petroni e ele foi distribuído pela Warner Bros. No elenco temos o grande Anthony Hopkins, Colin O'Donoghue, Ciarán Hinds, Alice Braga (atriz brasileira), entre outros. O livro 'The Rite' de Matt Baglio ajudou muito o filme, ele é um jornalista que como experiência conviveu um período com padres exorcistas e um deles foi Gary Thomas que foi fazer um curso para diferenciar uma possessão de uma doença mental, que no filme isso é muito debatido, pois não há muitas diferenças.
 A história gira primeiramente em torno de Michael Kovak que estuda para se tornar um padre, pois todos de sua família seguiam este caminho ou trabalhavam como preparadores de cadáveres o maquiando, como seu pai. Ele quase por desistir e seu superior percebendo que o jovem estava á procura de algo mais obscuro e oculto para despertar seu interesse em continuar ele o orienta passar um período no Vaticano para aprender e saber mais sobre rituais de exorcismos onde Michael não acredita em nada sobre isso e acha que as pessoas que se dizem estar possuídas sofrem sérios problemas mentais. Chegando lá ele se encontra com o padre Lucas que o apresenta o lado mais sinistro e obscuro da igreja, Lucas é um jesuíta exorcista que faz disso o seu trabalho e tem uma lista extensa de exorcismos já praticados e decide levar o jovem para os casos onde ele é chamado e as ideias sobre o assunto na cabeça de Michael começam a se confundir se aquilo realmente era real ou não, se realmente se tratava de uma possessão.
 Depois ele acaba conhecendo uma jornalista que investiga esses tipos de atividades e ela começa a andar com Michael que ainda não se faz de cabeça-dura não acreditando em possessões e exorcismos, mas isso começa a mudar quando ele percebe algo de estranho no padre Lucas e ele começa a investiga-lo entrando num caminho mais escuro do que ele poderia imaginar e agora, só ele é capaz de ajuda-lo tendo fé e acreditando que realmente Deus e o diabo existem.

  Cena do padre Lucas interpretado por Anthony Hopkins no filme 'O Ritual' da Warner Bros.

 Eu sou um grande fã de filmes que seguem esta linha de raciocínio, pois o filme tem um ar de terror por conta das possessões, mas existe um certo suspense envolvendo a história que ele segue. Este eu me impressionei e muito com a história, as interpretações e os acontecimentos presentes no longa não deixando desejar em absolutamente nada. A história em si já é perturbadora se considerada que realmente aconteceu, eles não fizeram esforços para trazer o terror ao longa e nem deixar apavorados os telespectadores, mas sim mostrar o mais perto do real possível e isso foi incrível, pra falar a verdade, incrivelmente assustador. Anthony Hopkins é um grande ator e fez um grande papel interpretando o padre Lucas, Colin O'Donoghue interpretando Michael Kovak também foi ótimo e todas as cenas de possessões, os movimentos dos corpos e a atuação e preparação do profissional antes de realizar o ritual para expulsar o demônio foram incríveis. 'O Ritual' (The Rite) pra mim é um dos melhores filmes que já assisti, pois não tenho pontos negativos para apontar no longa, pois ele é ótimo e o cinema precisa de mais filmes assim onde a própria história já é tão sinistra ao ponto que não precisem fazer maquiagem, inventarem uma gravação amadora ou criar um monstro em computação gráfica para tentar trazer o medo, pois na maioria das vezes isso não acaba acontecendo e o telespectador sai da sala do cinema torcendo o nariz pelo longa que acabara de assistir.
 Indico o filme, acredito que todos que gostam de filmes que segue essa linha de possessões e exorcismos irá gostar, e muito, de 'O Ritual' que não é nada clichê trazendo uma história sinistra e elementos nada comparativos a outros filmes que seguem o mesmo estilo, mas não usam a mesma receita o tornando comum perante centenas que existem não se sobressaindo como este. Abaixo confira dois trailers desse sinistro longa baseado em fatos reais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário