sábado, 17 de janeiro de 2015

The Houses October Built.

Poster americano do filme 'The Houses October Built' de 2014.

 Hoje eu tirei o Sábado para assistir filmes e este foi o segundo e último que assisti há poucas horas atrás, 'The Houses October Built' foi um filme para a data do Halloween para o ano passado estreando nos Estados Unidos no dia 10 de Outubro de 2014 (em cinemas selecionados). Ele foi escrito e dirigido por Bobby Roe e Steven Schneider (que já trabalharam em 'Sobrenatural' (Insidious) e 'Atividade Paranormal) contando também com Zach Andrews. No elenco temos Brandy Schaefer, Zack Andrews, Bobby Roe, Mikey Roe e Jeff Larson. "Nós descobrimos que mais de 35 milhões de pessoas visitam atrações de Halloween todos os anos, mas entre todos filmes de terror, nenhum falou sobre esses lugares e é algo inexplorado. Então decidimos contar uma história centrada no feriado e ambientada no mundo das casas mal assombradas do Dia das Bruxas" disse o diretor Bobby Roe. 
 Tive que encontrar essas informações acima na internet e o site 'bocadoinferno.com.br' me ajudou, pois este filme é uma obra indie (indie significa filme independente), filmes de baixo orçamento que foi propriamente lançado para a data comemorativa do Halloween, ok que foi uma ideia nova de explorar as famosas 'casas de horrores' que fazem tanto sucesso nesta época do ano, mas acredito que o resultado não ficou tão bom quanto imaginavam e não tinha chance de virar um sucesso e muito menos uma franquia.
 O filme traz cinco amigos que se aventuram durante cinco dias numa parte dos Estados Unidos explorando estas casas mal assombradas que tem o intuito de assustar e divertir o pessoal, mas eles acreditam que algo de sinistro acontecem nessas casas, seja pela própria casa ou com o pessoal que trabalha fantasiado (ou não) dentro dela. Eles então partem para visitar inúmeras casas documentando tudo em cinco diferentes câmeras (sim, o filme é 'found footage') com a esperança de descobrir algo sobrenatural que já tenha acontecido ou registrar algo fora do normal. Entre as visitas eles entrevistam pessoas que trabalham nas casas procurando algo fora do comum e pessoas que visitam estes tipos de lugares com o objetivo de descobrirem algo sinistro envolvendo as casas. Mas como o velho ditado diz 'quem procura um dia acha', eles se deparam com algo muito sinistro nos dias próximos ao Halloween e coisas estranhas começam a acontecer, algo assombroso chegou até eles e não vão deixa-los escapar.

Cena do filme 'The Houses October Built' de 2014.

 O que me levou a assistir o filme foi por ter gente envolvida em dois filmes de terror do momento me levando acreditar que seria um longa bacana. O filme tem um dos piores 'found footages' que já vi (chega até ser pior que 'O Herdeiro do Diabo' no quesito filmagem) e a história realmente não me agradou muito. O filme tem a aparência de documentário e li que até entrevistaram e visitaram casas assombradas famosas nos Estados Unidos. O filme tem uma ideia original, mas que ao meu ver poderia ser melhor aproveitada, pois o 'climax' acontece nos últimos minutos do longa e que também não achei grande coisa. 
 Não se explica que as coisas que aconteceram teve haver com pessoas irritadas com os cinco amigos que queriam registrar algo sobrenatural em alguma das casas (pois essa foi a ideia segundo a última pessoa entrevistada) ou se realmente foi algum fenômeno sobrenatural que caiu sobre os amigos. Não o considerei um filme péssimo, mas o considero como um longa 'regular' sendo bonzinho pra não dizer que foi ruim, pois já vi piores (muito piores, infelizmente).
 O longa, como eu já disse, é um filme independente, tiveram a ideia em cima das casas de terror e decidiram fazer a história, não há nenhuma grande produtora por trás do longa e nem menos a 'Blumhouse' contou em participar desse projeto (mas você nem sabe se pediram a ajuda deles), os envolvidos principais trabalharam em projetos de ouro da 'Blumhouse Productions' e acredito que se Jason Blum achasse a ideia legal e que daria certo ele mesmo investiria.
 Um filme e terror que não há muito em sua composição (se você tiver medo de palhaços eu recomendo não assisti-lo, pois aparecem muitos neste) só pelas atrações presentes nas casas (algumas que vem de surpresa pode trazer um leve arrepio), e nos minutos finais onde os amigos se veem perdidos diante de um mal que eles tanto procuraram e acabaram encontrando. Pra falar a verdade, teve cenas tão pacatas que até mesmo nos minutos finais eu dei algumas 'pescadas' sentado na cama, pois assisto na minha televisão no meu quarto que não tem sofá, tem a cama e 'pescadas' é quando você fecha os olhos por alguns minutos e depois abre sabendo o que está acontecendo. 
 Finalizando, você talvez nunca ouvirá falar neste filme, pois ele nem se quer chegou aqui (talvez no formato digital) e pela falta de 'verbas' para uma produtora se interessar na história do longa e leva-lá para outros países, até mesmo nos Estados Unidos foram selecionadas algumas salas para exibi-lo, pois não esperavam um grande retorno (diferente de 'Atividade Paranormal' que foi a mesma coisa, não deram muita bola e nessas poucas salas que foi exibido eles viram muitas pessoas se interessando pelo conteúdo e foi expandindo e hoje virou uma franquia). Não estou falando isso por ele ser um filme independente, pois acredito e já assisti muitos filmes independentes que dão um olé (não encontrei outra palavra, foi essa gíria de brasileiro mesmo que se encaixou na ideia) em filmes super produzidos, e sendo assim, existem filmes que investem poucos e não se dão bem tendo uma história ruim, como este.
 O longa pode trazer um ar sinistro, mas não passa nada além desse ar e algumas provocações e planos para assustarem os amigos, se ficou curioso veja, se não gostou da ideia ou está em dúvida eu não indico, mas por via das dúvidas entre conferir ou não, veja abaixo o trailer oficial desse filme e sinta o ar sinistro que ele traz, pois no quesito trazer, ele só traz o ar mesmo, uma história intrigante, personagens legais e interativos e acontecimentos assustadores ou sinistros 'The Houses October Built' ficou devendo, e muito ao meu ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário