Capa do álbum 'Mamonas Assassinas' lançado em 1995 pela EMI.
Uma postagem mais que especial, pois não só falarei sobre o álbum, mas sim sobre um pouco desta banda que fez 19 anos ontem, na Segunda-Feira que nos deixaram em um acidente de avião onde eles estavam retornando para São Paulo após um show em Brasília. Realmente essa banda foi incrível e marcou a vida de muitas gerações, eu mesmo que tinha três anos de idade quando eles lançaram o álbum me lembro de cantar as músicas e dançar me divertindo muito com esse quinteto: Bento, Júlio, Dinho, Samuel e Sérgio.
Ontem fez 19 anos desta tragédia, mas foi num dia como hoje onde os brasileiros lamentaram a morte dos integrantes, pois o acidente ocorreu muito de noite e infelizmente os brasileiros acordaram com essa notícia, essa bomba de que não existia mais os 'Mamonas Assassinas'. Realmente foi um grande baque, pois a banda de Guarulhos atingiu uma massa enorme de pessoas independente do público, se eram jovens, adultos ou crianças com suas fantasias de 'Chapolin Colorado' ou de Robin que o Dinho (vocalista) costumava vestir.
Falando do álbum de estúdio da banda, 'Mamonas Assassinas' que vendeu mais de três milhões de cópias ganhando a certificação de Disco de Platina. Ele foi lançado no ano de 1995 dando origem a quatro singles: 'Pelados em Santos' lançado em Agosto de 1995, 'Robocop Gay' em Outubro, 'Vira-Vira' em Dezembro seguido por '1406' lançado em Fevereiro de 1996. O álbum possui catorze faixas durando um pouco menos que quarenta minutos de duração, todas as faixas são super engraçadas com um humor inteligente na letra com os gêneros de Rock Cômico, Punk Rock, Heavy Metal, Hard Rock e Metal Alternativo. Ele foi lançado nos formatos CD, LP e K7 (nunca vi um LP dos Mamonas) e a produção ficou por conta de Rick Bonadio.
Banda Mamonas Assassinas. Fonte da imagem: edilsonrozendo.blogspot.com
Realmente a banda é incrível, surgiu da banda Utopia que foi um projeto sério (não sei nada sobre ela) e eles faziam alguns covers, mas perceberam que a platéia gostava mais quando eles 'brincavam' e cantavam músicas satíricas e viram que aquilo poderia ser um sucesso e realmente se tornou. O álbum possui músicas que realmente não saem da cabeça mesmo se você não o ouve há anos como eu. Músicas muito engraçadas como "Vira-Vira" que era a marca registrada deles, existe a "Cabeça de Bagre II" que é uma experiência do vocalista Dinho na quinta série, 'Lá Vem o Alemão' que fecha o álbum é uma paródia da música 'Lá Vem o Negão' da dupla Cravo e Canela e todas as outras músicas, pois não existe nenhuma que não da pra gostar se você for realmente fã da banda (ou foi quando estavam no auge de sua carreira que durou quase 7 meses, infelizmente).
Eu disse no começo da postagem que eles adicionavam um 'humor inteligente' nas faixas, pois se você pesquisar mais afundo, eles fazem paródias de músicas, trechos de instrumental, introdução e finalização de muitas outras bandas que pode passar despercebido e algumas dessas bandas são: The Cure, Radiohead, Dream Theater, Sepultura, Beatles, entre outras.
O álbum foi muito bem recebido pelos críticos e o quinteto estava na fama, e eles com certeza estavam pensando em lançar um segundo álbum de estúdio muito em breve, pois em reportagens realizadas por diversas emissoras entrevistando parentes eles sempre mostram ou encontram algo escrito, mesmo que seja uma ideia ou trecho de uma próxima canção que, com certeza, estaria num próximo álbum. Uma delas que eu me lembre é de uma música escrita por um deles onde satirizava os gaúchos e recentemente foi mostrado na televisão um trecho, ou uma música escrita que falava (ou zombava, não sei) o ex-lutador Maguila.
Essas músicas marcaram minha infância e, com certeza a de muitos e hoje é uma Boa Nostalgia gostosa de lembrar. Se você gostava e só conhecia essas mais tocadas eu sugiro a você ouvir o álbum completo, com certeza irá gostar muito das outras faixas também e se divertir também.
Realmente foi uma grande perda no resultado de uma catástrofe, curiosamente a banda Mamonas Assassinas sempre tiveram uma relação com aviões, como, por exemplo, no final dos anos 80, Sérgio, Bento e Samuel formaram a banda 'Ponte Aérea' que depois se tornou a 'Utopia'. Samuel quando adolescente gostava de desenhar aviões além de em algumas oportunidades, Alecsander Alves (Dinho) chegou a assumir o lugar do piloto em algumas viagens da banda e brincadeiras com possíveis acidentes ocorriam e muitas delas com a morte foram registradas. Além da mais 'estranha', no dia 2 de Março de 1996 (o próprio dia do acidente) Júlio disse a um amigo cabeleireiro que havia sonhado na noite passada com um acidente aéreo. Isso foi registrado em vídeo e teve muita, mas muita repercussão na época.
Mas pensem comigo: será que hoje, se eles estivessem vivos estariam fazendo sucesso? Eu acredito que sim, não para uma grande multidão como na época (pois realmente eles movimentaram todo país), mas para um público alvo sim e acredito que eles ainda subiriam no palco para cantar suas músicas, mesmo não sendo os mamonas de antigamente. Acredito que esse projeto renderia mais alguns álbuns de estúdio e talvez terminassem pela idade deles (hoje eles teriam quarenta e poucos anos), mas também posso estar enganado (só foi minha opinião), talvez eles estariam lançando álbuns com materiais inéditos.
Um documentário da banda estreou nos cinemas e iria ser rodado um filme para ser lançado em 2016 sobre a banda onde o ator e apresentador Rodrigo Faro seria o Dinho, mas infelizmente abandonaram a ideia, mas não se sabe, pois ano que vem fará 20 anos que não os teremos aqui e eles podem mudar de ideia por que histórias da banda protagonizadas por bons artistas soa algo bacana e viria toda nostalgia dos anos 90 automaticamente para o longa e acredito que seria legal e que os fãs iriam gostar deste longa.
É isso pessoal, espero que gostaram da postagem em homenagem a banda 'Mamonas Assassinas do Espaço' que depois foi reduzida para 'Mamonas Assassinas'. Músicas como 'Chopis Centis', 'Sábado de Sol', 'Sabão Crá Crá', 'Mundo Animal', sem contar com os sucessos e todas as outras ainda estão em nossas cabeças e mesmo muitos sem saber a letra de cor logo se recorda se começa a ouvir ou se lembra do refrão. Uma boa nostalgia e uma saudade que ficará guardada em nossos corações, Mamonas Assassinas foi uma banda original e muito inteligente que infelizmente se foi cedo demais e hoje, para os admiradores de suas músicas, do projeto, do trabalho desse 'quinteto maluco' só restou boas lembranças.
Banda Mamonas Assassinas. Fonte da Imagem: viciossml.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário