Capa do álbum de estréia da banda 'The Stone Roses' levando o mesmo nome, de 1989.
Faz um tempo que não falo sobre álbuns aqui, por isso, hoje estou trazendo um álbum muito importante da história da música britânica (inglesa, da Inglaterra) e um dos meus preferidos, estou falando do álbum de estréia da grande banda 'The Stone Roses' que leva o mesmo nome da banda! A banda 'The Stone Roses' é um dos grupos mais influentes do final da década de 1980 conseguindo fazer parte da próxima com toda sua genialidade. Quando eles surgiram fizeram parte do movimento Madchester que foi um movimento que surgiu junto com eles no final da década de 80, na Inglaterra, e junto com eles existiram outras bandas que fizeram parte desse movimento como Inspiral Carpets, Happy Mondays, The Charlatans, entre outras. Os grupos pertencentes a este movimento eram caracterizados por bandas de rock que tocam Rock Alternativo, Rock Psicodélico e Dance Rock. O Madchester foi uma grande influência no outro movimento que o substituiu trazendo o 'Britpop' onde a banda Blur (de Damon Albarn) estava reinando nas paradas e foi a 'banda cabeça' do movimento até a chegada dos irmãos Gallaghers que trouxeram o esplêndido Oasis e tomou o lugar do Blur. Mas outras bandas que não geraram tanta polêmica surgiram neste incrível movimento que teve a influência quase total de Madchester, bandas como Radiohead, The Verve, Snow Patrol, Pulp, Placebo, Muse, The Libertines, Elastica, entre muitas outras e até hoje existem bandas que são consideradas atuais que ainda bebem da fonte Britpop se juntando as clássicas como o Coldplay, os Arctic Monkeys, Editors, Kasabian, Kaiser Chiefs, The Ting Tings, entre outras.
Voltando a falar sobre este álbum e os Stone Roses, o álbum possui onze faixas com a duração de 49 minutos, a edição americana dele possui a música 'Elephant Stone' antes da faixa 'Waterfall' e adiciona a faixa 'Fools Gold' pra finalizar o disco, ousa abaixo 'Elephant Stone' e sinta a vibe dessa grande banda.
Eles realmente são incríveis e conseguiram mostrar isso logo no primeiro álbum. Muitas bandas possuem o álbum de estréia com um som meio cru, as faixas não se conversam e não existe uma sincronia, mas os 'The Stone Roses' realmente apareceram como profissionais e por isso que muitas bandas se influenciaram neles para encabeçar o movimento Britpop, primeiro foram os Blur de Damon Albarn, mas logo depois apareceu a banda Oasis de Liam Gallagher e Noel Gallagher que tomaram sua posição e disseram ter forte influência dos Stone Roses. No ano de 1999 o álbum foi relançado em comemoração dos seus dez anos de vida, eram dois discos, o primeiro com onze faixas e o segundo com quatro totalizando quinze (ainda sou bom na matemática) e ainda incluía uma seção de multimídia com videoclipes, imagens da banda, discografia e letras.
Banda The Stone Roses em meados de 1989 a 1990. Fonte da Imagem: dailymail.co.uk
Já faz algum tempo que eu os reconheço, na verdade eles se envolveram com a banda Beady Eye em muitas notícias e decidi saber mais sobre eles e gostei muito do resultado. Como eu disse, o álbum foi lançado em Março de 1989 e possuí o gênero 'Madchester' no estilo musical trazendo faixas incríveis, psicodélicas, agitadas e clássicas e a Silvertone foi a gravadora e os responsáveis pela produção dessa obra prima inglesa foram John Leckie e Peter Hook. O álbum recebeu boas notas pelas críticas e rapidamente eles foram reconhecidos e começaram a fazer sucesso, eu diria que quase instantaneamente. Os integrantes da banda liderada por Ian Brown (vocalista), John Squire (Guitarra), Mani (Baixo) e Reni (Bateria e Vocal de Apoio) decidiram capitalizar seu êxito assinando um contrato com uma grande gravadora, mas a gravadora atual a Silvertone os impediu por causa do seu contrato já assinado e isso gerou uma grande batalha legal, mas o segundo álbum da banda já faz parte da gravadora Geffen Records e isso ocorreu em 1991.
Acima você confere a terceira faixa do álbum 'Waterfall'. Sobre a capa do álbum que é muito interessante e diferente, acreditem, mas ela foi criada pelo guitarrista Squire, trata-se de uma pintura pollockiana e ele acrescentou limões de verdade a arte e sabem o por que? Tem haver com a faixa 'Bye Bye Badman', a quinta faixa do álbum, que fala sobre os protestos estudantis que ocorreram em Paris, capital da França, no ano de 1968. Squire descobriu que para os estudantes se livrarem do efeito do gás lacrimogêneo eles usavam limões como se fosse um antídoto. Muito interessante não? Essa merece estar na postagem, confiram abaixo 'Bye Bye Badman' que é uma grande faixa dessa banda.
As músicas que mais gosto deste álbum são as postadas aqui, mais as '(Song for My) Sugar Spun Sister' (sétima faixa), 'Made of Stone' é muito agitada e a cara da banda (oitava faixa), 'This is The One' (décima faixa) e a que fecha o álbum 'I am the Ressurection' (décima primeira), acho mais bacana que a 'Fools Gold' que o fecha na versão americana, esta soa mais psicodélica, mas também é muito boa.
Banda The Stone Roses. Fonte da Imagem: john-squire.com
Não citei mais faixas se não eu citaria todas, pois realmente todas são incríveis, mas o ponto alto deste álbum, além dos grandes clássicos presentes onde, na primeira ouvida você logo se simpatiza, é a primeira faixa intitulada como 'I Wanna Be Adored' (Eu Quero ser Adorado), logo na primeira faixa do álbum de estréia eles já queriam passar o que queriam para a banda, acredito que o Oasis pensou nisso na primeira faixa do álbum de estréia 'Rock 'n' Roll Star' principalmente na estrofe 'Esta Noite eu vou ser uma estrela do Rock 'n' Roll' e, realmente foram todas as noites de vida da banda. a 'I Wanna Be Adored' por muitos é a música chave da banda e a mais importante, ela tem poucas estrofes que se repetem algumas vezes: 'Eu não quero vender minha alma, ela já está em mim, eu não preciso vender minha alma, ela já está em mim, eu quero ser adorado.' Realmente é simples, incrível e muito impactante, acredito que nos shows esta faixa não poderia faltar por nada, confira abaixo uma apresentação ao vivo de 'I Wanna Be Adored' dos Stone Roses.
Espero que gostou da postagem e o mais importante, que lhe interessou a procurar e saber mais sobre essa grande banda que foi tão importante para o surgimento de outras. Este álbum é incrível e você não pode deixar de escutá-lo se gosta do gênero, pois as músicas são viciantes, você se familiariza com muita rapidez pelas faixas e sem perceber irá escutar o álbum sem parar por um longo tempo até enjoar (se realmente da pra enjoar por completo com uma obra prima dessas), a dica está dada, aumente o volume e curta ao máximo o som dessa incrível banda.
Banda 'The Stone Roses'. Fonte da Imagem: theguardian.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário