Imagem da propaganda referente ao 'Dia dos Namorados' da empresa 'O Boticário' de 2015.
Primeiramente que de Polêmico eu não vi nada, mas vamos falar sobre, pois deu o que falar atualmente e o 'Portal do Ultra' não poderia ficar por fora e não comentar tal ato que aconteceu. Bom, a empresa 'O Boticário' como muitas outras estreou na televisão uma propaganda relacionada a esta data tão especial para quem tem uma pessoa amada ao lado para presentear, mas ela foi bem além das propagandas que estamos acostumados a ver referente a esta data.
A propaganda apresenta pessoas em suas casas se preparando para ir até a casa da pessoa amada, do companheiro ou companheira para presentear a pessoa e passar a noite com ela. Ao decorrer da mesma, o telespectador pensa que a mulher vai se encontrar com seu namorado, o homem com sua mulher (o típico), mas não é bem isso que acontece em alguns casos. Sim, a propaganda mostra casais heterossexuais se encontrando (homem e mulher) e casais homossexuais se encontrando também, pois eles também namoram e são considerados um casal de namorados, não?
Não demorou muito para que os internautas e alguns clientes fiéis da marca começassem a criticar a empresa com aquela propaganda apresentada. Na rede social 'Facebook' houve um tipo de protesto onde estavam convocando o pessoal a ir no canal oficial da empresa no Youtube e dar 'deslike' neste vídeo ('deslike' significando que não gostou) e muitas pessoas entraram nessa onda se unindo numa grande massa e fazendo este 'protesto'. Teve uma cliente (não sei se existiram outras) que chegou a ir no site 'Reclame Aqui' que é um dos sites que presta um dos maiores serviços de reclamações nacionais de produtos, compra e venda, e a 'fulana' disse que não gostou do comercial dizendo que se achou insatisfeita e banalizou o tradicional mostrando casais do mesmo sexo trocando presentes no comercial.
Bom, ao meu ponto de vista a empresa teve uma grande ideia de bolar esse comercial 'a la novelas das nove da Rede Globo', mostrando casais homossexuais, pois isso realmente foi inovador na propaganda e 'chocou' os mais 'sensíveis' e enfureceu os homofóbicos de plantão. A pergunta é: por quê foi uma grande ideia da empresa? Simples (e pra mim está estampado na cara), pela 'manifestação' toda que circulou perante ao próprio comercial, a própria propaganda. Primeiramente os criadores prestaram atenção em toda repercussão que aconteceu na apresentação de um casal gay em um horário nobre e todos nós estamos carecas de saber que foi na novela das nove. Penso eu que eles criaram esta propaganda com o objetivo real de causar, pois a marca ficaria ainda mais conhecida (ela já tem poder, mas ficaria ainda mais poderosa) com todas essas polêmicas que aconteceram, mesmo as pessoas não gostando ela vai acabar falando para um amigo ou vai expressar sua opinião em sua rede social e é isso que a empresa quer, que fale sobre ela.
Missão cumprida? Sim, por isso que eles foram geniais, pois reconhecem que neste país a 'homossexualidade' é tratada como um crime e eles sabiam que iriam 'cair matando' em cima da marca mas 'que falem bem ou falem mal, mas falem da marca' e foi isso que acabou acontecendo, muitos sites, blogs e pessoas estão comentando, claro, agora a notícia está esfriando, pois o benedito já passou e acredito que ano que vem outras empresas iram se arriscar entrando nessa onda, então se preparem. A propaganda foi muito leve, não mostrou nenhum beijo e nem algo explícito, ao meu ver foi muito bem 'carinhosa', até mesmo a empresa se pronunciou sobre ela mostrando que a proposta real é apresentar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independente da idade, raça, religião ou até mesmo o sexo e isso tudo foi retratado no prazer de presentear a pessoa amada nesta data dirigida a elas.
Diferente das novelas que mostra beijo e tal, se eu fosse uma criança e visse essa propaganda com minha inocência eu pensaria que uma mulher estava presenteando uma amiga e o homem um amigo e depois mostravam dois casais. A propaganda foi bem sútil e leve, eu mesmo não tenho nenhum tipo de preconceito, já conheci pessoas assim onde estudei e nas redes sociais também e elas são tão legais quanto, se ela for feliz assim e não fazendo nada de mal com sua pessoa, o que há de errado no final das contas?
Bem, esse foi meu ponto de vista a esta grande campanha sobre o Dia dos Namorados, não vejo nenhum motivo para as pessoas se revoltarem, realizar campanhas ou falarem mal sobre ela em suas páginas em redes sociais. Não gostou, permaneça na sua, pode expressar sua opinião, mas antes de falar abobrinha eu realmente preferia parar um pouco e refletir sobre a ideia. Se você ainda não viu (em que mundo você vive?) veja esse comercial que deu o que falar no vídeo abaixo, toda essa polêmica que gerou ao seu redor (a empresa adorou) foi muito desnecessária ao meu ver, e você, o que achou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário