Poster nacional do filme 'Whiplash - Em Busca da Perfeição' distribuído pela Sony.
Estes dias que fiquei 'afastado' do Portal trabalhando em minha obra (uma história que escrevo), assisti alguns filmes e para não se afobar para contar todos de uma vez eu vou contar um por um e falar sobre eles de hoje em diante. O primeiro deles que vi na semana passada foi 'Whiplash - Em Busca da Perfeição' ou apenas 'Whiplash' que estreou no dia 8 de Janeiro de 2015 nas telonas sendo uma obra que mistura drama com um incrível musical.
'Whiplash' tem como diretor e roteirista Damien Chazelle que curiosamente não obteve o financiamento necessário para transformar sua ideia num longa que foi parte de uma experiência própria na época de seu ensino médio, pois ele disse que foi muito intimidado pelo instrutor da banda. Com isso, para sua ideia ser exibida no Festival Sundance em 2013 ele o transformou num curta-metragem e acabou apresentando e 'Whiplash' conseguiu vencer o prêmio do Juri na categoria de curtas e assim ele conseguiu financia-lo depois. O longa é mais um filme onde Jason Blum (da 'Blumhouse Productions') apostou e decidiu produzir com a ajuda de David Lancaster, Michel Litvak e Jason Reitman. No elenco temos Miles Teller que realmente toca bateria desde seus quinze anos de idade e para interpretar o personagem Andrew Neyman ele teve aulas de quatro horas durante três dias por semana, temos também J. K. Simmons, Melissa Benoist, Paul Reiser, Jayson Blair, Austin Stowell, entre outros.
O longa conta a história de Andrew que é um garoto solitário do ensino médio que tem um grande sonho de se tornar o maior e melhor baterista de sua geração marcando seu nome como seu ídolo Buddy Rich que também é um baterista. Depois de chamar a atenção de um mestre do Jazz chamado Terence Fletcher, ele entra para a maior escola de música dos Estados Unidos e participa da orquestra principal liderada por Terence. Mas logo seu sonho em se tornar o melhor se torna quase um pesadelo, pois o mestre faz a música transformar sua vida virando uma obsessão com seus métodos rigorosos em busca da real perfeição testando ao máximo o jovem que realmente está disposto a largar uma garota que conheceu e colocar á prova sua saúde física e mental para se tornar o melhor baterista de sua geração.
Cena do filme 'Whiplash - Em Busca da Perfeição' de 2015 distribuído pela Sony Pictures.
Eu gosto muito de filmes que misturam drama com personagens jovens fugindo um pouco do 'romance' que é tradicional e este foca na música. Realmente o filme foi muito falado e teve muitos reconhecimentos perante muitos veículos. 'Whiplash' é um filme genial e diferente de tudo que você já viu, o ator Miles Teller foi incrível e realmente real no longa, pois as cenas presente no filme são incríveis com solos gigantescos e surreais de bateria onde o ator ficou com bolhas nas mãos e em algumas cenas com sangue real nas baquetas e no instrumento.
Se você ver ou viu o trailer e decidir assistir o filme sabendo de tudo que ele oferece é quase impossível não acabar gostando, ainda mais se você é como eu, um grande fã de música e neste o Jazz prevalece. O filme não é um musical onde a história vai sendo contada acompanhada por músicas, mas sim contando sobre as cenas e situações que o personagem vivencia tocando na aula ou treinando em casa.
Eu consegui sentir o filme, realmente gostei muito do longa que na verdade pareceu um grande espetáculo se tornando algo bonito de se ouvir nas cenas de música. Os atores estão de parabéns e não consegui encontrar nenhum ponto negativo no longa o transformando num filme excepcional onde qualquer fã de filmes que aborde todos os gêneros é quase obrigado a assistir, ainda mais os amantes de música que irão realmente 'pirar' no decorrer dessa incrível história que mostra um garoto que sonha em se tornar o melhor baterista e está disposto a quebrar qualquer barreira para que isso aconteça.
A imprensa classificou esta obra prima cinematográfica como um ótimo filme, mas eu o considero como excelente, como muitos veículos relacionados a filmes, pois realmente o longa é um achado recheado de músicas, o roteiro foi bem elaborado e ele consegue manter o equilíbrio não se transformando num filme musical (como eu disse, ele entra no gênero por conter muitas cenas onde o personagem toca e a orquestra também), mas tem aquele lado de sua vida particular e da família que da mais importância aos outros filhos que sonham em se tornar jogadores de futebol americano não ligando para o sonho de Andrew o deixando sozinho para quebrar todas essas barreiras, realmente não tendo um apoio familiar e seu pai e irmãos desacreditando no grande talento do garoto.
Com certeza, 'Whiplash - Em Busca da Perfeição' entrou para minha lista de melhores filmes que vi na vida, agora confira cinco trailers sobre este magnífico longa abaixo e se você gostou dos trailers, com certeza irá gostar da obra em si, é um filme genial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário