terça-feira, 14 de julho de 2015

Casa Grande.

Poster oficial do longa 'Casa Grande'  de 2015 distribuído por IMOVISION.

 Este final de semana vi alguns filmes e um deles foi 'Casa Grade', este filme nacional que estreou no dia 16 de Abril de 2015 com a direção de Fellipe Barbosa e o roteiro também. Este filme de drama ganhou diversos prêmios nos festivais que foi exibido como o de 'Paulínia de 2014', 'Festival de Palmares', entre outros. No elenco temos Thales Cavalcanti, Marcello Novaes, Suzana Pires, Bruna Amaya, Clarisse Pinheiro, Georgiana Góes, entre outros.
 O filme conta a história de uma família de classe alta que vive num conforto imenso morando numa casa muito grande (está explicado o nome do filme), mas aos poucos a família vai indo a falência e os pais de Jean e de sua irmã começam a cortar alguns gastos para não afundar de vez enquanto o filho tenta encarar um outro estilo de vida a mudando também com as condições financeiras que os pais tem e enfrentar a realidade de frente pela primeira vez.

 Cena do filme 'Casa Grande' de Fellipe Barbosa.

 Temos que ser sinceros, os filmes nacionais estão longe de se tornarem filmes americanos no quesito qualidade, pois em muitos eles ainda continuam pisando na bola, seja questão de roteiro ou da própria história e situação. A onda veio trazendo inúmeras comédias (algumas boas, outras ruins e outras péssimas), mas também vem trazendo outros gêneros perdidos e o de drama é um deles e 'Casa Grande' chegou sendo exibido até internacionalmente (isso é um prestígio). 
 O filme conta a vida detalhada da família, do casal com um casal de filhos que vive na alta burguesia retratando a vida que eles levam, mas logo a situação começa a complicar quando eles começam a cortar alguns gastos e o rumo da família segue para uma outra direção. O bacana deste filme é que nada acontece bruscamente e sim de uma forma bem sútil e delicada não fugindo do foco. Também existem problemas centrados no filho adolescente Jean que tem sua vida mudada (como eu disse, não bruscamente) pela condição financeira da família além de ir contra as ordens do pai que sonha que o filho siga seus passos, além dele ser a mira dos holofotes de Hugo, seu pai que nem liga para a filha de catorze anos que tem não dando atenção a ela.
 Bom, o longa realmente é bacana, o roteiro foi bem escrito e a história é bem calma tendo um drama presente na mesma com algumas pitadas de comédia no meio. Realmente reconheci que 'Casa Grande' foi um bom filme, para alguns que não entenderam o jeito que ele caminha pode ficar meio perdido ou achar que ele é meio lento, mas quem conseguiu entender a linhagem eu acredito que pelo menos gostou do longa e da forma que tudo é retratado. 
 Um ponto negativo que existiu (que consegui notar) foi o final que foi repentino e não consegui entender muito bem parecendo que a história simplesmente foi cortada ou que o criador só queria mostrar até aquela parte retratando algumas coisas e pronto, não sei o que se passou na cabeça dele, mas também não imaginaria um final 'inacabado' como o que está presente em 'Casa Grande'. 
 Os veículos classificaram o filme como ótimo, eu dessa vez serei um pouco mais severo (sempre realista) e considero o filme 'Casa Grande' como 'bom/ótimo', entendi o que ele quis passar e tive essa impressão para classifica-lo. Indico para pessoas que gostam de filmes que centram em uma família e ao longo dele vê situações afetando a mesma (seja boa ou ruim), mas não indico para você que está esperando um filme agitado, com muitas reviravoltas ou um drama com traições e muitos acontecimentos. 'Casa Grande' é um filme bom, devagar e detalhado ao seu ponto, mas um bom filme, confira abaixo três vídeos sobre o longa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário