quinta-feira, 2 de julho de 2015

Coldplay - Parachutes.

 Capa do álbum de estréia 'Parachutes'  da banda Coldplay pelas gravadoras Capitol e Parlophone.

 Simplesmente incrível, ontem mesmo eu publiquei no meu Twitter qual banda era melhor, o Coldplay ou Muse e apareceu uma garota dizendo que realmente era uma decisão muito difícil, pois as duas são ótimas, mas me lembrei do álbum de estréia de Coldplay que foi incrível e decidi falar sobre ele aqui no Portal.
 Mas antes, por que 'Parachutes' do Coldplay é um álbum tão bom assim? Bem, primeiramente pelo fato do som dos integrantes, o álbum traz um Rock Alternativo junto com 'Post-Britpop' em suas dez incríveis faixas e como é um álbum de estréia ele poderia ser lançado com um som meio 'cru' fora do ponto (por ser um álbum de estréia), pois acontece isso com muitas bandas que ainda estão indecisas em que lugar querem se posicionar e tudo isso certamente influência. Mas parece que para Chris Martin e os integrantes da banda, o posicionamento, as faixas e todo o resto já estava encarrilhado no caminho que eles miraram (claro que com a ajuda), mas acertaram diretamente no alvo e não ficaram 'bambeando' faixa por faixa.
 'Parachutes' foi lançado no dia 10 de Julho de 2000 (quem dirá quem este belo álbum fará brevemente quinze anos?) com dez faixas que duram cerca de quarenta e dois minutos para serem ouvidas. O álbum rendeu quatro singles, 'Shiver' foi o primeiro lançado no dia 6 de Março, 'Yellow' foi lançado no dia 26 de Junho, 'Trouble' no dia 26 de Outubro e 'Don´t Panic' no dia 27 de Agosto. 


 Realmente neste álbum não á Pânico (gostaram do trocadilho?), pois o álbum é leve como uma pena com poucos momentos de 'baixa turbulência'. Chris estava cantando com a alma e realmente se da para notar isso com muita facilidade nas faixas presentes desse álbum. 'Parachutes' foi muito bem recebido pela mídia como algo inacreditável e até nos tempos mais atuais ele foi lembrado e incluso em listas que posicionam álbuns como, por exemplo, pelo 'Channel 4' ele inclui na lista de '100 maiores álbuns de todos os tempos' levando a posição de número vinte e cinco. Já em 2006, a 'NME' colocou o álbum na posição trinta e três na lista '100 Maiores Álbuns Britânicos'. O álbum foi elogiado por muitos meios de imprensa recebendo ótimas notas nos veículos 'Q', 'Los Angeles Times' e 'Allmusic'.
 Não existem muitos efeitos nas músicas presentes neste álbum, elas são puras e simples. Uma vez conversei com um fulano que não achava as músicas boas, pois eram simples demais. 'Parachutes' é o exemplo que existe uma certa beleza dentro da simplicidade, pois as faixas são leves, seguem harmonizadamente uma com a outra como se fossem ligadas e isso torna o álbum ainda mais especial, pois existe uma certa medida de dificuldade para que isso aconteça, até mesmo para os artistas mais experientes e o Coldplay conseguiu criar essa harmonia, conseguiu criar essa conversação entre as faixas como se fossem moldadas uma com a outra e isso é incrível.


 Claro que, 'Yellow' (a quinta faixa do álbum) foi a que mais sobressaiu tendo a cara de 'Parachutes', a música é muito bela e conseguiu conquistar o coração de muitos antes mesmo do lançamento oficial do álbum e até mesmo o videoclipe dela é simples como todo álbum.
 Na época eles foram comparados com a banda inglesa Radiohead pelo estilo suave de música que traziam no seu primeiro trabalho e sobre 'Parachutes', Chris Martin disse que a banda não poderia ser só resumida a isto e que eles poderiam lançar algo melhor e o segundo álbum chegou em Agosto de 2002, mas vamos centrar em 'Parachutes', ok?
 Ele venceu inúmeros prêmios, na sua estréia ele foi atingindo o topo das paradas britânicas, nos Estados Unidos ele chegou na posição de número 51 na 'Billboard 200' sendo certificado com duplo disco de platina, já no Reino Unido 'Parachutes' foi certificado com sete discos de platinas (está sentindo o peso do álbum?)
 Sobre a capa do álbum, foi uma fotografia tirada pelos próprios membros da banda Coldplay com uma câmera Kodak descartável. Este Globo foi comprado num lugar chamado W H Smith por 10 Euros e apareceu em alguns clipes da banda naquela época como 'Don´t Panic!' e 'Shiver' e curiosamente, o objeto foi levado para as turnês que a banda fazia. 


 O álbum é genial, acredito que todos que gostem de um estilo de rock mais leve, harmonioso e simplificado, mas sincero com ótimas melodias irá gostar muito do álbum 'Parachutes' não desprezando nenhuma das faixas. Eu mesmo gosto de todo álbum, pois como eu disse, as faixas conversam entre si e não consigo listar as melhores dentro de uma obra que só tem ouro (realmente é algo muito difícil). Além do Reino Unido e Estados Unidos, 'Parachutes' foi reconhecido em diversos países como a Austrália que recebeu disco triplo de platina, Canadá e Nova Zelândia recebendo duplo disco de platina, na França duplo de ouro, entre outros.


 Acredito que a postagem ficou bem completa, se você gosta de música não pode deixar de conferir este álbum incrível que mostrou a cara do Coldplay para o mundo e foi o primeiro passo para uma carreira incrível que espero que dure por muitos mais anos, pois o som dos caras continuam evoluindo positivamente e a voz do Chris Martin é muito linda. Uma infeliz curiosidade é que 'Parachutes' foi dedicado a mãe do baterista Will Champion que faleceu de câncer no mesmo ano que ele estreou. 

Integrantes da banda Coldplay. Fonte da Imagem: Divulgação/jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário