segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Livro de Eli.

Poster americano oficial do filme 'The Book of Eli' distribuído nacionalmente pela Sony Pictures em 2010.

 Assisti este filme em duas partes, eu mesmo com sono começo a assistir e quando acordo está passando outro, por sorte ou coincidência (acredito em coincidências) ele foi exibido depois de uma semana e por coincidência eu 'peguei' ele uns dez minutos antes da parte que adormeci na primeira vez, então aproveitei para acabar de assistir. Agora vamos as informações do longa.
 Lançado no dia 19 de Março de 2010 (eu quase fui ver no cinema), 'O Livro de Eli' conta com os gêneros aventura, ação, 'western' e drama sendo dirigido por Albert Hughes e Allen Hughes, o roteiro ficou por conta de Gary Whitta e no elenco temos Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson, entre outros.
 O longa se passa num futuro não muito distante onde explode uma espécie de guerra devastando tudo que conhecemos, se passa 30 anos e Eli, um homem solitário começa a percorrer o país para chegar num determinado local levando seu livro que é o único que existe, pois durante as guerras muitos foram destruídos. Sofrendo muito com fome e sede e ainda sendo desafiado a cada esquina por ladrões e assassinos ele acaba chegando num vilarejo aparentemente amigável onde faz amizade com Solaris, mas logo ele descobre que o homem que a comanda quer seu livro e está disposto a fazer de tudo para atrapalhar os planos de Eli para levar seu livro até um certo local. 

Cena do filme 'O Livro de Eli' de 2010 distribuído nacionalmente pela Sony Pictures.

 Curiosamente, a atriz Kristen Stewart interpretaria a personagem Solaris que ficou com Mila Kunis, mas pela sua agenda ela não pôde fazer, pois os dias de gravações conflitariam contra o filme 'A Saga Crepúsculo: Lua Nova'. 
 Bem, o filme tem toda obscuridade nos locais e se passa num país (na verdade, num mundo) devastado e cinza, muita destruição nas cidades que não existe mais leis e poucas pessoas sobreviveram, e a grande maioria usa atos covardes para conseguir comida e água de outros, Eli é um personagem pacífico, mas que não foge de uma briga quando é confrontado sendo um ótimo lutador (na verdade, o ator Denzel que o interpreta dispensou os dublês para usar nas cenas).
 O filme é legal, é simples, pelo que ele mostra poderia ser melhor explorado com mais acontecimentos pelo seu caminho e aumentar a dose de ação (são as minhas singelas opiniões), mas no final das contas ele é um bom filme (não tenho as notas da imprensa) e acredito que irá animar as pessoas que buscam e gostam de filmes que se passam em lugares devastados mostrando a história de um homem que mesmo perante um mundo caótico tem uma missão e que existe um homem 'do mal' que não quer deixa-lo concluí-la.
 Sobre o nome 'Eli', em hebreu, aramaico e árabe é uma variante para a palavra 'Deus', então da para entender um pouco sobre o único livro restante que ele da a vida para protegê-lo. Confira abaixo três vídeos sobre este filme, muitos torceram o nariz, mas eu gostei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário