quarta-feira, 22 de julho de 2015

The Beatles - Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band.

 Capa do álbum 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' dos Beatles no ano de 1967.

 A história que envolve este fantástico álbum revolucionador é muito, mas muito extensa que daria um livro (se não existe algum falando sobre as histórias deste disco), então não irei ficar dando voltas ou ser tão profundo, mas irei falar algumas coisas importantes sobre o álbum e meus pontos de vista perante ele também. Só lembrando que na postagem especial do 'Dia Mundial do Rock' eu não falei sobre os álbuns mais importantes deste grande estilo, mas foi de propósito, pois vou falar de alguns ao decorrer deste mês (que já está se encerrando) e nos outros meses, pois sempre falo sobre álbuns de bandas que sigo e claro, os Beatles é uma delas. 
 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' foi lançado no dia 1 de Junho de 1967 se tornando um sucesso absurdo pelos fãs, críticos e pessoas envolvidas á música, pois até hoje este álbum é glorificado por ser 'quase perfeito' ou ser a 'perfeição' em si. Com uma duração de quase quarenta minutos, o álbum traz treze faixas (sete no lado 'A' e seis no 'B') com estilos diversos dentro do 'Rock' como 'Pop', 'Rock Psicodélico', 'Pop Barroco' e 'Art Rock'. Este oitavo álbum do quarteto de Liverpool é da gravadora 'Parlophone' e foi produzido por George Martin.

Imagem de divulgação do álbum 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band'. Fonte da Imagem: marinasanches2005.wordpress.com

 Todo projeto, sendo ele o mais importante de uma era lembrado até hoje ou um pequeno projeto tende a nascer de uma ideia e isso ocorreu em 1966 quando os Beatles decidiram tirar umas férias de três meses depois do álbum 'Revólver'. Num voo de regresso para Londres, Paul McCartney teve a ideia de uma canção envolvendo uma banda militar da era Eduardiana que depois formariam o conceito para o 'Sgt. Pepper´s'. Depois de retornarem na atividade, o grupo gravou 'Strawberry Fields Forever' (eu adoro essa música) e 'Penny Lane' (esta também), ambas com muita ligação a infância dos membros da banda, mas que depois que foram pressionados pela EMI elas não entraram no álbum (mas entraram no álbum sucessor 'Magical Mystery Tour'). Em Fevereiro do ano seguinte, depois de gravarem a música que leva o mesmo título do álbum (e que abre o mesmo tendo dois minutos de duração apenas), Paul McCartney decidiu teve a ideia da banda lançar um álbum inteiro que representasse uma espécie de espetáculo pela banda fictícia 'Sgt. Pepper´s' e foi isso que ocorreu. Se você ficou perdido, Mr. Paul McCartney decidiu 'inventar' uma banda e entrar literalmente de cabeça onde ele e os outros se caracterizassem e 'atuassem' como essa banda, claro que eram os Beatles ainda, mas eles decidiram fazer essa 'brincadeira' que no final das contas deu muito, mas muito certo, vocês podem conferir nas imagens dessa postagens a banda 'atuando' como a fictícia 'Sgt. Pepper´s'.


 O álbum foi abraçado por todos e até hoje é reconhecido por sua grande genialidade, 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' foi conhecido por ser um álbum que desenvolveu o 'Rock Progressivo', além de ser uma obra prima musical dentro da psicodelia britânica e também por abraçar diversas culturas e influências estilísticas como: vaudeville, music hall, circense, avant-garde além de conter músicas músicas ocidentais e indianas, como 'Whitin You Without You' a primeira faixa do lado 'B' (oitava faixa do álbum) onde temos George Harrison nos vocais sendo a única faixa concebida por ele, pois todas as outras foram trabalhadas por John Lennon e Paul McCartney.  
 No ano de 2003, o álbum 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' foi inserido pela Biblioteca do Congresso Americana na parte de 'Registro Nacional de Gravações' reconhecendo e honrando-o como "culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante". Na Enciclopédia Oxford de Literatura Britânica, o professor Kevin J Dettmar descreveu-o como "o mais importante e influente álbum de rock and roll alguma vez gravado". Todos estes prestígios e muitos outros que circulam em torno desta obra prima do mundo da música. Ele encabeça a lista dos '200 álbuns definitivos do Rock and Roll of Fame' que é a lista mais importante e reconhecida, e também encabeça a lista dos "500 melhores Álbuns de sempre"

Esta imagem é de 1967 na seção de fotos para a capa do álbum 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' no Chelsea Manor Studios localizado em Londres. Fonte da imagem: thebeatles.com.br.

 Para terem uma ideia, este álbum demorou mais de 700 horas para ser gravado (imagina quanto detalhe, quanto cuidado para 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' ser criado) custando cerca de 75 mil dólares, que são números absurdos naquela época. O álbum possuí muitos efeitos nas vozes dos Beatles, em cada faixa, empregados com o maior cuidado para se transformar em algo único e belo que acredito (e muitos também) que nenhum outro pode chegar a este nível que 'Sgt. Pepper´s' se encontra, pois realmente ele é único. Curiosamente o álbum iria seguir a linha de uma espécie de história, como uma música interligando com a outra tendo uma conexão virando uma obra só, mas depois da segunda faixa 'With a Little Help From My Friends' entrando para a terceira 'Lucy in the Sky With Diamonds' ouve uma quebra na temática, na conexão (pois a primeira e a segunda faixa se completam) e decidiram continuar assim, com esta 'desconexão' até retornar com a 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' só na décima segunda faixa do álbum que dura um pouco mais de um minuto (quinta faixa do álbum 'B'). 


 Antes deste, a banda tinha lançado sete discos ótimos, mas depois retornaram com algo nunca visto e inesperado, imagine só: uma banda mundialmente conhecida por lançarem músicas incríveis em seus álbuns e de repente eles se envolverem em algo muito maior e mais trabalhoso, algo diferente e gigantesco como foi 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' chocando todos fãs, alguns até tiveram que ouvir mais de uma, duas, três vezes para a ficha cair que aqueles eram os 'Beatles' só que ainda melhorados e evoluídos. Por isso que este incrível álbum teve tal reconhecimento e que ainda prevalece atualmente e irá percorrer por muito e muito tempo, ao meu ver por toda história da música até um dia o mundo acabar e não existir mais música. 
 Por isso que 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' é um álbum revolucionário, trazendo muita qualidade tanto nas composições quanto no trabalho envolvido, ele conseguiu ter sua identidade própria quebrando barreiras e mostrando um novo jeito para fazer música, na verdade, para criar um álbum. 
 Agora vamos falar da capa, desta gigantesca e incrível capa que foi criada pelos artistas britânicos Peter Blake e Jann Haworth onde se basearam num esboço de Paul McCartney. Temos no 'centro' o quarteto e presente na capa com diversas colagens de pessoas ilustres e celebridades que na época eram citadas ou conhecidas fazendo parte da cultura pop. Vendo a capa, você já pensou quem são aquelas pessoas? Vou citar as mais conhecidas, mas antes quero dizer que todos os Beatles escolheram as 'imagens' das pessoas que estariam presentes nesta ilustre capa, menos Ringo Starr que realmente não se interessou em escolher ninguém, mas apoiou seus colegas com as escolhas feitas.
 Podemos ver na capa de 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band': Marilyn Monroe (atriz), Marlon Brando (ator), Stuart Sutcliffe (ex-Beatle), Tom Mix (ator), Albert Einstein (físico), Sonny Liston (Lutador de Boxe), Bob Dylan (Músico), 'The Girl Vargas' (Garota Pin-up imaginária), Oliver Hardy e Stan Laurel (ambos comediantes, mais conhecidos como 'O Gordo e o Magro'), Sigmund Freud (Psiquiatra), Diana Dors (atriz), entre muitos outros atores e comediantes, além de ter presente escritores, gurus, artistas, ilustradores e muitos outros. Também está presente as estatuas de cera da banda, uma cobra de veludo, troféu, televisor, gnomo de jardim e outros objetos no chão.
 Os Beatles também gostavam de ousar, claro que nesta grande capa não seria diferente, pois muitos acreditam em mensagens subliminares diante dela: a mais oculta é da suposta morte de Paul McCartney, pois na parte inferior da figura existe uma espécie de tumba cheia de flores com um contrabaixo feito de flores com três cordas, pela lógica, quatro integrantes da banda, um se associa a cada corda e está faltando uma. 
 Existe uma mensagem na capa que não dá para enxergar e nem perceber olhando (então como?), se você pegar a capa do vinil e colocar um espelho no bumbo cortando os dizeres 'Lonely Hearts' (bem no meio mesmo) verá a frase 'One He Die', apontando que Paul está morto. Existem outra capa (a 'Abbey Road' muito conhecida) que também possuí algumas mensagens subliminares apontando a suposta morte de Paul McCartney, mas quando eu falar deste álbum (que também é incrível) eu falo da capa também e das histórias que giram em torno dela. 

 A banda com o disco 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' nas mãos, na verdade nas mãos de John e Paul. Fonte da Imagem: beatleness.com

 Bom, já falei o quanto o álbum é extraordinário e quero mostrar a vocês a sua posição nas paradas, primeiramente, 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' conquistou quatro Prêmios Grammy no ano de 1968 incluindo a categoria 'Álbum do Ano' e foi o primeiro LP de Rock a conseguir esta verdadeira honra (incrível, não?), ele ficou durante vinte e sete semanas nos topos das paradas britânicas e quinze semanas no topo das paradas americanas, sem tocar nas rádios o álbum teve 11 milhões de cópias vendidas só nos EUA e em apenas um mês foram vendidas 500 mil cópias no Reino Unido.
 Falando agora nas tabelas mundiais, 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' alcançou o pico nos anos de 1967 e 1968 nas paradas de países como Austrália, Alemanha Ocidental, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Noruega e Suécia. No ano de 1987 ele ficou em segunda posição nos Países Baixos e em terceira no Japão e Reino Unido. Sobre suas certificações, nos Estados Unidos levou 11x Discos de Platina, na Argentina 3x Platina, no Canadá 8x Platina, na Nova Zelândia 6x Platina, no Brasil um de Ouro, como na França e na Itália também.
 Fazia um bom tempo que eu não escutava este álbum e hoje ouvi umas cinco vezes escrevendo esta postagem, realmente é um álbum muito bonito com faixas incríveis, uma verdadeira obra-prima no mundo da música onde nada chega tão próximo totalizando todo conjunto. O álbum não obteve singles, mas adoro as faixas 'Lucy in the Sky with Diamonds' (terceira), 'Fixing a Hole' (quinta), 'She´s Leaving Home' que é muito bela e possuí uma melodia rica (sexta), 'When I´m Sixty-four' (nona), 'Lovely Rita' (décima) e a que encerra o álbum parecendo um tipo de adeus a grande e fantástica imaginação de Paul McCartney aos 'Sgt. Peppers' (pelo menos é o que soa para mim) chamada 'A Day in the Life' que fecha o álbum com chave de ouro finalizando 'A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta' (uma tradução livre de 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band'). Confira esta incrível faixa abaixo, sendo uma das melhores de toda banda onde Lennon divide os vocais com McCartney:


 Realmente incrível. Espero que tenham gostado da história e de algumas curiosidades citadas aqui no 'Portal', não me considero um 'Beatlemaníaco', mas sou apaixonado pela banda, por seus álbuns e claro, pelas suas músicas inesquecíveis e incríveis. Cada álbum tem algo especial, mas em 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' eles realmente superaram alcançando com louvor o topo e que nunca saíra dele por toda emoção que o trabalho traz e no que tudo que foi envolvido, pois além de algo bonito, foi também inteligente e está merecidamente no lugar que lhe pertence. Ainda vou comprar o vinil de 1967 (na internet aparece de tudo, mas a pessoa vai querer os olhos da cara), pois quem me conhece sabe que adoro vinis e um com o som melhorado está custando cerca de R$ 250,00 reais. Bem, um dia quem sabe, por enquanto vou ir escutando as músicas digitalmente e admirando cada vez mais esta grande obra. Antes de encerrar, quero agradecer aos sites 'somvinil.com.br' e 'musica.uol' pela pesquisa realizada, e por algumas informações importantes no grande amigo 'Wikipédia', o que seríamos sem ele? 

Imagem de divulgação do álbum 'Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band' onde eles estão caracterizados para a banda 'Sgt. Peppers', realmente uma ideia inovadora. Fonte da imagem: norient.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário