segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pink Floyd - The Dark Side of The Moon.

Capa do álbum 'The Dark Side of the Moon', oitavo álbum de estúdio da banda Pink Floyd.

 Você gostando ou não de Rock, conhecendo ou não Pink Floyd já viu este desenho (deste mesmo jeito) estampado em alguma camiseta ou em qualquer outro lugar (ficou com falta se opções heim), e estamos em Julho e vou falar sobre o segundo álbum que está atrás de 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' na lista dos '200 Álbuns Definitivos no Rick and Roll of Fame' e é ele mesmo, 'The Dark Side of the Moon' da grande banda Pink Floyd, e continuando com Julho, ainda estamos no mês do Rock e disse que iria postar alguns álbuns em especial (vivo postando, mas ok). Vamos saber sobre ele, acredito que será uma postagem muito interessante. 
 Lançado no dia 24 de Março de 1973 pela gravadora Harvest Record (no Reino Unido) e pela Capitol Records (nos Estados Unidos), o Pink Floyd trouxe uma obra-prima diferente de 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band' que logo se tornou um sucesso e empurrou a banda pra galera a fazendo ser mais conhecida trazendo mais prestígio ao grupo. 


 Além de ocupar o segundo lugar com louvor, o álbum é muito importante para a própria banda contendo letras mais pessoais, muita, mais muita dose de psicodelismo presente em toda obra que realmente é algo fantástico, tornando algo épico na medida certa. Explicando um pouco, o álbum em si é pura psicodelia, mas ela foi aplicada ao trabalho de uma maneira tão correta que ele não se tornou um álbum para lunáticos, mas sim um álbum inovador com os pés no chão. 
 Curiosamente o álbum foi centrado também na saída de Syd Barrett que deixou o grupo em 1968 quando sua saúde mental deteriorou e com isso veio as inspirações para letras para falar de cobiça (está na cara que esta é a primeira faixa do lado 'B' do disco intitulada como 'Money') e o envelhecimento. O novo material que viria a luz propriamente dizendo neste álbum já tinha sido apresentada em turnês que a banda fazia. 
 'The Dark Side of the Moon' foi produzido na 'Abbey Road Studios' (sim, os Beatles gravavam seus álbuns por lá) que se localiza em Londres começando no mês de Junho de 1972 e sendo finalizado em Janeiro de 1973 sendo separado em algumas sessões. Ele foi produzido por Alan Parsons que foi o responsável por deixar o álbum ainda mais 'maluco' trazendo muitos elementos diferenciados que foram empregados nas faixas transformando o álbum numa 'obra prima exótica'. 

Banda Pink Floyd, imagem de divulgação da própria banda. Fonte da imagem: wp-images.emusic.com

 Não esquecendo de citar que no álbum á a presença de diversos sons de alguns dos mais complicados instrumentos e efeitos para ser usados na época além de um som de muitos relógios tocando ao mesmo tempo (isso é marcante, não da para esquecer depois de ouvir da primeira vez, o efeito realmente ficou genial) além de Roger Waters usar efeitos sonoras de dinheiro de verdade na faixa 'Money' com uma técnica chamada 'loop' que nunca foi usada pela banda, em algumas faixas como 'The Great Gig In the Sky' foi contratado um coral de quatro mulheres para participar (realmente ficou incrível) e Dick Parry foi contratado para tocar saxofone na faixa 'Us and Them' e 'Money'. Bom, o álbum foi trabalhado e depois algumas faixas foram modificadas para a adição de efeitos e elementos que só enriqueceram as faixas.
 Como esperado, 'The Dark Side of the Moon' foi um sucesso imediato sendo um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, e o mais no Reino Unido e na França. O álbum possui dez faixas (no disco, cinco no lado A e outras cinco no B) e dura um pouco mais de quarenta e dois minutos, realmente uma viagem psicodélica muito bem trabalhada e criada que faz parte da história da música e do Rock 'n' Roll. 


 Falando da capa simples (muito, mas muito simples se for comparada á 'Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band') que traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz branca do lado esquerdo dele e passando para o outro lado, a luz transformada num arco-iris. Ela foi simplesmente desenvolvida simbolizando a complexidade do som que a banda escondia por trás de sua aparência simples (genial, não?). O álbum realmente está ocupando um lugar de respeito e nada vai tirá-lo dali, pois como eu disse, ele é algo diferente e ousado, místico e psicodélico numa quantidade exata o transformando no álbum que conhecemos e curiosamente ele entrou no Guiness Book (o livro do Records) por ter sido o álbum a permanecer por mais tempo na lista dos mais populares da 'Billboard', você sabe quanto tempo ele permaneceu presente? Nada mais, nada menos que 591 semanas, fazendo as contas isso da mais de onze anos (é um prestígio, ou não é?) 
 Outra curiosidade sobre 'The Dark Side of the Moon' é que existiu antes deste um álbum que levava este nome pertencendo a banda 'Medicine Had', o nome deste álbum seria simplesmente 'Eclipse' (nome da quinta e última faixa do álbum presente no disco B), mas como o álbum não foi conhecido e não teve uma repercussão, o grupo decidiu adotar este nome para o projeto. 

 Banda Pink Floyd. Imagem de divulgação da banda. Fonte da imagem: geeksofdoom.com

 Existem inúmeros rumores que giram em torno desse álbum e o mais falado dele (na verdade é o único que ouvi falar), é que 'The Dark Side of The Moon' tem ligação ao filme 'O Mágico de Oz' (The Wizard of Oz) filme de 1939, pois quando o álbum é tocado junto com o filme existem algumas ligações sonoras pelas cenas, vou citar algumas aqui como, por exemplo, quando Dorothy encontra Oz entra a música 'Us and Them' (segunda faixa do disco B), soando 'Us' como 'Oz' logo na sua primeira cena. Outra interessante é que o som do bater de um coração no fim do álbum ocorre quando a personagem Dorothy tenta ouvir no filme o coração do homem de lata.
 Quando a personagem Dorothy está na fazenda e olha para o alto, no mesmo instante no álbum se da para ouvir um som de avião, existe um momento no filme que a Bruxa do Oeste lança uma bola de fogo contra Dorothy e seus companheiros e neste mesmo momento se ouve na música o vocalista gritando 'run' que traduzindo é 'corra'. Realmente existem muitas, mas a banda nega que o álbum tenha alguma ligação com o filme desmentindo qualquer relação. Eles mesmo disseram que isso era impossível de ser planejado por não poderem produzir o filme no estúdio visto que na época ainda não existiam videogravadores. Se realmente não foi, existe uma incrível e fantástica coincidência com os sons e efeitos, só lembrando que os dois devem iniciar no mesmo instante para ter essa experiência. Acredito que muitos já fizeram isso, e realmente coincidências existem (visto por muitos relatos encontrados na internet sobre o assunto). 


 Ouvi este álbum umas cinco vezes criando esta postagem, sou um grande fã e admirador da banda e reconheço a grande importância que 'The Dark Side of the Moon' tem dentro da história da música. O álbum possuí faixas incríveis como 'Breathe' (segunda faixa do lado A), 'Time' é uma das mais belas (quarta faixa) junto com a incrível 'Money' (primeira do disco B), 'Us and Them' (segunda faixa), 'Brain Damage' (quarta faixa), eu realmente listaria todas, pois a obra é bela como um todo, mas essas realmente são incríveis e as outras também. 
 Só para finalizar, pra mim 'The Dark Side of the Moon' não chega a ser tão belo como o álbum número um 'Sgt. Pepper´s' (estou o comparando, pois ele encabeça a lista dos melhores de todos os tempos), mas possui uma beleza diferente dentro de um universo alternativo, podemos ver claramente que ele foi bem trabalhado, possuí belas músicas, o coral e os efeitos realmente incrementam a perfeição neste álbum que parece, realmente, não fazer parte deste mundo. Acredito que você leitor ou leitora entendeu o que eu quis dizer, este álbum é bonito por ser diferente, inovador, e belo de um jeito alternativo, falando sobre tudo isso e não se esquecendo que além dos quilos de psicodelismo empregados nele, ele é um álbum pé no chão diferente de algo muito psicodélico onde quem ouve acha uma confusão imensa perante sons desconexos que não foram bem empregados e efeitos fora de hora, muito, mas muito diferente de 'The Dark Side of the Moon' que parece ser um resultado de uma grande equação matemática. 
 Espero que tenha gostado desta postagem, indico o álbum para todos, pois realmente ele é incrível, quero agradecer ao amigo 'Wikipédia' que sempre da aquela força amiga nas informações e ao site 'zh.clicrbs.com.br' que falou sobre algumas curiosidades sobre este grande álbum. Quero muito o vinil de 'The Dark Side of the Moon' de 1973 (se não for pedir muito, de UK), então se você tiver ele em casa acumulando poeira eu aceito de muito bom grado, caso contrário procurarei na internet quando tiver dinheiro sobrando. 


 Mais uma grande postagem de uma grande banda, realmente indico para todos que estão curiosos perante o álbum e por todo o miticismo que é presente ao seu redor, pois as faixas são realmente incríveis, umas tendo ligações com outras e outras não conversando com as demais, mas empregadas muito bem dentro do disco que começa e se encerra de uma forma descomunal, este é 'The Dark Side of the Moon' da grande Pink Floyd.

 Banda Pink Floyd. Imagem de divulgação. Fonte da Imagem: hqrock.files.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário