quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cachorros e Curiosidades sobre eles.

 Kiko, cachorro de Luiz Lucas Trajano de Menezes. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

 O 'Portal do Ultra' é um espaço para tudo um pouco e para todos sem exceções de raça, cor, sexo, religião, cultura e outra coisa que possa envolver os diferentes tipos de humanos (e seres de fora, quem sabe algum está lendo esta postagem agora? Este é um espaço para você também!) e hoje decidi falar sobre um dos animais que eu realmente adoro que são os cachorros. Claro que não vou acariciando todos que vejo na rua, mas não tenho a ideia, vendo o rosto, de quê ele pode atacar ou achar ruim você fazer carinho nele. Alguns da para você ver de longe que não é muito amigável com pessoas fora da sua zona familiar, mas tem outros que enganam como uma fêmea de poodle linda que meu vizinho tem, ela tem a cara de ser super carismática, mas um dia fui tentar passar a mão quando ela estava com a cabeça fora do portão e ela latiu muito (tem alguns que enganam, então tem que ter cuidado), ouvi dizer que se o cachorro deixa você passar a mão na cabeça dele ele aceita você e sabe que você manda naquele território, ou sabe que sua presença ali não trará nenhum perigo.
 Eu não pude deixar de iniciar essa postagem com o meu cachorro Kiko que hoje se não me engano tem sete anos e essa foto é recente dele, ele foi doado e o considero como um irmão, pois ele é incrível (um dos irmãos, adoro meus outros animais também, tanto quanto ele), mas cachorros vocês sabem bem que interage muito mais do que qualquer outro animal.
 Curiosamente os cães começaram a ser domesticados entre 27 mil a 40 mil atrás de acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores suecos recentemente, pois os cachorros eram usados antigamente como animais de caça e escolheram o cão por se alimentar facilmente de restos de comida que os próprios caçadores se alimentavam (claro que hoje é doentio você dar o resto da comida que sobrou no seu prato para seu cachorro), pois tentaram com lobos, mas não deu muito certo. Na bíblia, os cachorros são mencionados exatamente catorze vezes. 

  Cachorros na neve. Fonte da Imagem: cachorrosfofos.com.br

 A pesquisa do IBGE, realizada em Junho deste mês, aponta que os brasileiros (o Brasil é o segundo país que existem mais cachorros só ficando atrás dos Estados Unidos) gostam mais de cachorros do que de gatos e dentro dessa pesquisa eles apontam os dez estados que as pessoas mais têm cachorro em casa e em primeiro lugar fica o Estado do Paraná onde 60,1% das casas tem cachorro, Rio Grande do Sul vem atrás com 59,2%, Mato Grosso e Rondônia com 56,2%, Acre com 55,9%, Santa Catarina com 55,3%, Mato Grosso do Sul com 54,9%, em oitavo lugar vem Roraima com 53,9% das casas que tem cachorro, nono vem Goiás com 52,1% e por último o estado do Pará que 48,8% das casas deste estado possuí cachorro em suas casas (São Paulo e Rio não entraram na lista, muito curioso). 
 Um fato curioso é que os cachorros possuem uma audição dez vezes melhor do que a de um ser humano e comparado aos humanos, o cachorro possuí o dobro de músculos presentes na orelha, agora sim está explicado o por quê de muitos ficarem muito assustados quase tendo um infarto na chuva de fogos, por isso não é legal deixar o animal sozinho em grandes festividades como o Natal e Ano Novo que em todos lugares soltam rojões e fogos de artifício. Pelo menos aqui em casa nessa hora eu fico com o meu (no pico quando começam a estourar um monte de cada vez), se o seu cachorro tem medo, coloque a mão no peito dele e você sentirá que seu coração está quase saltando, mas fica tranquilo que ele estará mais tranquilo do que sozinho (obviamente). 
 Uma outra coisa que eu não sabia era que os cachorros podem sim ver alguns tons de cores, eles não a vêem muito bem, mas com uma tonalidade muito diferente do que costumamos ver (eu tinha certeza que eles enxergavam em preto e branco como uma escala de cinza). O cão sem raça definida (o vulgo 'vira-lata') possuí um olfato genioso, citando um exemplo, se você está sentindo o cheiro de uma feijoada, o cachorro é capaz de dividir os cheiros e sentir o do feijão, da linguiça e do louro, tudo de forma separada.

  Distintos filhotes de cachorros. Fonte da Imagem: supersan.com.br

 Os cães, independendo da raça, são descendentes de lobos selvagens e primos de raposas e eles são mais suscetíveis a atacar uma pessoa estranha correndo do que um parado (por isso que se um cachorro na rua vir latindo atrás de você na rua, não invente de correr, pois eles podem correr até 30 km/h, então apenas ande e se distancie do local que ele 'domina', seja o quarteirão ou uma rua). Continuando com cães 'sem raça definida', foi realizado um teste com esse tipo de cão contra os cães que possuem pedigree para saberem qual deles eram mais inteligentes, a nota máxima que poderia ser atingida era 30 pontos e os 'sem raça definida' conseguiram alcançar 20 contra 18 dos demais, pois os pesquisadores afirmaram que eles apresentam melhor questão de espaço resolvendo questões com mais facilidade se for comparado com os outros, uma curiosidade é que eles não tem noção de 'tempo' então, talvez, eles fiquem muito agitados quando o dono o deixa sozinho por apenas dez minutos e ele pensa que já passou algumas horas (só um exemplo, obviamente que os cães não diferem segundos de minutos e nem de horas). 
 Sobre a visão dos cachorros, eles possuem três pálpebras e conseguem ver muito bem na escuridão, mas voltando á grande audição desses animais (a postagem é assim, um vai e volta dentro das curiosidades sobre esses animais) a orelha deles são muito sensíveis e apenas o soprar (não faça isso) pois mesmo suavemente pode feri-lo muito por ser tão sensível e isso conta com a frequência com que você (se for um 'doido') soprar e não o ato do vento em si. Para calcular o que o cachorro pode sentir se você fazer isso comparado a um humano, é como correr os dedos em um quadro negro (uma lousa) centenas de vezes amplificadas (experimenta primeiro e depois pense se fará isso com um cachorro ou não).


 Um cão adulto tem aproximadamente 42 dentes na boca e um cachorro têm cerca de 100 expressões faciais diferentes e a maioria delas depende do movimento de suas orelhas. Na Roma Antiga a devoção dos cães era tão intensa que César sempre lembrava os cidadães para prestarem mais atenção aos seus filhos do que nos cachorros (essa foi até engraçada). Na refeição o cachorro é mais receptível a ensinamentos (claro, ele está com fome e fará de tudo que você mandar para comer) e um filhote aprende mais rápido seu nome quando for alimentá-lo (pra variar). Os Basset Hounds não sabem nadar (é uma raça de cão para os leigos no assunto) e apenas os homens e os cachorros possuem próstatas.
 Outro fato curioso está presente na urina do cachorro, você sabe o por quê dele levantar tanto a perna para urinar num poste, numa roda de carro (os donos adoram) ou em qualquer outro local? Essa é uma forma deles mostrarem que são mais altos e intimidadores, por isso ele levanta ao máximo para deixar essa mensagem para o outro que irá cheirar e ver. Ainda na urina, o cachorro a cheirando pode identificar que o dono dela (dono da urina? É melhor colocar 'identificar quem urinou') é um cachorro macho ou fêmea, se ele está saudável ou com algum problema de saúde e até mesmo se o cachorro está de bom ou mal humor. A inteligência de um cachorro pode ser medida da de uma criança de dois a três anos de idade, com isso eles podem compreender cerca de 150 a 200 palavras que o dono fale como 'casa', 'comida', 'passear' e seu nome.
 Curiosamente os cães de porte pequeno vivem por mais tempo, e um cachorro também pode ficar cabisbaixo e quando o dono perceber isso é importante agrada-lo dando algum petisco ou o chamando para brincar para ele esquecer e deixar a tristeza de lado. Outro ponto é que eles não se tornam fiéis ao dono só porque ele o alimenta, mas sim por causa de sua companhia. E muito cuidado ao olhar diretamente aos olhos de um cachorro desconhecido, pois ele pode interpretar aquilo como um sinal de ameaça e ele pode vir te atacar. 
 O cão mais famoso se tornando um ícone no mundo pop é o Snoopy, o personagem de desenho animado e quadrinhos, e ele é da raça Beagle. 

Cachorros. Fonte da Imagem: sobreasaude.com.br  

 O olfato do cão é realmente incrível tendo 220 milhões de células sendo um milhão de vezes melhor que a do ser humano que possuí cinco milhões. Para você ter uma ideia, se as membranas presentes no nariz de um cachorro fossem esticadas ela seria maior que o próprio cachorro. Outro ponto bacana de citar é que o nariz do cachorro é único, não tendo um outro igual, para exemplificar é como a impressão digital de um ser humano que cada um tem a sua diferente. 
 Falando agora no 'pior' sentido, os cachorros não possuem um bom 'tato'. Sobre as cadelas, elas carregam seus bebês na barriga por 60 dias e curiosamente os bebês Chihuahuas nascem com um ponto macio no crânio como os bebês humanos (se não me engano é a moleira, não é mesmo?), mas depois com o tempo ele some. Eles começam a ouvir logo quando nascem, mas precisa de um tempo para que a visão e a audição comecem a 'funcionarem corretamente'. E os cachorros possuem 'dentes de leite' como os humanos (muitos não sabem disso), mas eles os perdem logo e os definitivos nascem quando o animal atinge entre quatro a sete meses e até essa idade eles possuem a mania de morder tudo quanto é coisa, seja algum brinquedo, algum plástico ou chinelo que é mais comum (por isso é importante não deixar objetos pequenos que podem ser engolidos, como crianças, eles podem entalar). 
 Curiosamente os 'cães mestiços' são menos propensos a sofrer de doenças hereditárias e deficiências se for comparado com um animal que tenha uma raça pura, um cachorro de pedigree. E sobre mostrar um objeto para seu cão, eles primeiro o distinguem pelo movimento que o mesmo faz, em seguida pelo brilho e só depois pela forma do mesmo. 
 É importante castrar esses animais para não procriarem por acidente (se isso acontecer e você não quiser ficar com eles, espere até desmamar e coloque para doação anunciando na internet ou conversando com o dono de uma avicultura ou Pet Shop próximo de sua casa, combinado?) pois em seis anos uma cadela pode dar a luz a 66 filhotes! 


 Continuando com as cadelas e suas ninhadas, a maior já registrada aconteceu no ano de 1944 quando uma 'American Foxhound' deu a luz a 24 filhotes. O cachorro mais velho já registrado faleceu com 29 anos de idade e incrivelmente dois cães saíram com vida no naufrágio do grande e histórico navio Titanic que deixaram o navio logo nos primeiros botes salva-vidas, pois haviam poucas pessoas no início da catástrofe que ninguém se importou na presença dos dois animais ali (quem diria!). E na Sibéria não existem mais Huskies Siberianos. 
 Outro ponto alto de citar é que chocolate para cachorros é um verdadeiro veneno, então, por favor, nunca pense em dar nem um pedaço se quer para seu amigo (mas o que acontece?), o chocolate é fatal para os cachorros por contar teobromina que estimula o sistema nervoso central além do músculo cardíaco, para você ter uma ideia, um quilo de chocolate ao leite ou apenas 146 gramas de chocolate puro pode matar um cachorro de 22 kg. 
 Sobre os 'Beatles', a música 'Martha My Dear' foi escrita pelo grande Paul McCartney sobre sua cadela da raça Sheepdog que se chamava 'Martha' e ainda mais, a música 'A Day in the Life' no final, Paul gravou o som de um apito ultra-sônico que apenas os cachorros são capazes de ouvir (essa eu acredito que poucos conheciam, nem eu, fã dos Beatles!). Cães como os humanos pode sentir traumas por incidentes que ocorreram ou ocorreu em sua vida e isso pode marcá-lo para sempre e outra ótima: isso é um mito, cães não sentem culpa.


 Ficamos por aqui com mais uma postagem curiosa, quando criei este espaço eu pensei em inserir o marcador 'curiosidades', mas logo percebi que ele seria inútil, pois em quase todas postagens aqui presente eu tenho costume (ou mania) de inserir curiosidades, pois cá entre nós, todos gostam e se sentem atraídos por curiosidades e hoje eu inventei de falar sobre os cachorros. Que tal dar um abraço ou um petisco para o seu neste exato momento? Apenas tenha cuidado, pois a obesidade é um problema que atinge muito esses animais trazendo muitas complicações na sua saúde, então vamos prestar atenção. E sim, antes que alguém venha reclamando, eu nunca tive, mas irei elaborar uma em breve citando algumas curiosidades sobre os felinos também. Tenho que agradecer aos sites 'portaldodog.com.br', 'tudosobrecachorros.com.br' e 'fotosdecachorro.com.br' pelas informações cedidas. 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário