domingo, 8 de novembro de 2015

Elfen Lied.

 Imagem oficial de divulgação do anime 'Elfen Lied' do estúdio 'Genco', 'VAP'  e 'Seion Studio' em 2004.

 Quando criei o 'Portal do Ultra' eu já tinha a intenção de criar uma área apenas para animes e coisas relacionados a Otakus (e Otomes também, só o nome que não aparece no 'marcador', mas o conteúdo são para elas também), pois eu já assisti muitos quando era criança e agora adulto (um rapaz mais velho) eu continuo assistindo, mas com pouca frequência, por causa do 'Portal', pelas histórias que escrevo, pelos desenhos e outras coisas que tomam meu tempo, mas procuro dar uma fugida as vezes e assisto um ou dois episódios enquanto janto, por isso prefiro acompanhar animes pequenos de dez a vinte episódios sabendo antes sobre o enredo e o que ele se trata, eu vou assistindo quado der e depois falo sobre ele por aqui. Tenho muitos para falar, talvez esse assunto aqui no Portal foi o menos falado, mas irei trazer algumas resenhas, criticas e opções de bom animes que já acompanhei, combinado? E especialmente hoje eu trago este que pode-se dizer que faz parte da 'Nostalgia' de quem acompanhou no lançamento (pois aconteceu em 2004), mas como muitas pessoas não conhecem eu decidi não agregar ao assunto e postei exclusivamente na área de vocês, Otakus e Otomes, ou para aqueles que se interessam no assunto, eu gosto muito de animes, mas não me considero um Otaku (nem uma Otome, pois é o feminino de Otaku), mas admiro muito e procuro sempre assistir para não deixar essa apreciação que tenho por animes, pela animação japonesa, morrer dentro de mim, posso ficar por muito tempo sem assistir, mas sempre estou de olho e semana retrasada este me chamou atenção e decidi assistir, ele é bem conhecido lá fora, mas aqui no Brasil não, mas acredito que a galera que é antenada conhece ou pelo menos já ouviu falar em 'Elfen Lied' e é deste anime que falarei hoje para vocês depois do vídeo á seguir!


  Seguindo essa trilha sonora linda de abertura (os japoneses não erram, mas esta é muito especial e a música faz parte do anime), 'Elfen Lied', o projeto, começou com um mangá criado pelo autor Lynn Okamoto que foi publicado pela editora Shueisha e na revista Young Jump, e no Brasil pela editora Panini Comics (realmente eu nunca vi e nem sabia). Existiu 12 volumes que começou a ser publicado em Junho de 2002 até Agosto de 2008 lá no Japão e com o grande sucesso, não demorou muito para bolarem o anime que teve a direção de Mamoru Kanbe e os estúdios que estão por trás desse projeto animado de 'Elfen Lied' são: GENCO, VAP e Seion Studio contando com 13 episódios. O anime conta com 12 volumes abrangendo 107 capítulos (aqui no Brasil foram lançados todos pela Panini?), com isso, não adianta explicar muito, a história presente no mangá é muito mais extensa que a do anime (pois o mangá foi o projeto original) e mesmo com o lançamento do anime o mangá continuou com muito sucesso. A ideia deles era passar a essência de 'Elfen Lied' para a televisão, se for comparado, foi transformado em anime apenas a metade da história contada no mangá, com isso eles adaptaram um final alternativo e próprio para o anime. Não posso esquecer que o anime teve um episódio extra com o nome 'Como pode uma garota ter esses Sentimentos' sendo o episódio de número 10.5 sendo uma OVA. 

   Cena do anime 'Elfen Lied' exibido oficialmente na emissora japonesa 'AT-X' dirigido por Mamoru Kanbe.

 Mas afinal de contas, o que se trata 'Elfen Lied'? O anime e o mangá (mas vamos centrar no anime, pois não tive a oportunidade de ler o mangá) conta a história de uma 'garota' de aparentemente 17 anos chamada 'Lucy' (uma das mais belas garotas de animes que já vi) que não é uma garota (mas como?), ela é um ser chamado 'Diclonius' que tem uma aparência humana, mas com duas diferenças: esses seres possuem um par de chifres na cabeça que mais lembra orelhas de gato e além disso eles possuem 'Vectors' que são mãos invisíveis de longo alcance que parecem sair de suas costas. (Mas 'Diclonius' são extraterrestres?), não, na verdade não explica muito bem no anime, mas 'Diclonius' nascem de famílias normais onde o pai ou a mãe foi infectado por um vector de um outro ser, com isso nasce um 'Diclonius', esse ser também é muito poderoso tanto em batalha como em ser atingido por balas de revólver, por exemplo (outras características que esqueci de citar).
 Mas a história foca mais em Lucy, uma 'Diclonius Rainha' que é a única que possuí o poder de reprodução através dos 'vectors' (ou 'vetores') e logo no episódio piloto chamado 'Encontro', mostra uma organização que tem como objetivo capturar esses seres para não fazerem mal algum para os seres humanos que nem os conhecem por serem tão perigosos. Lucy que estava trancada consegue sair e matar todos os seguranças do local, já que balas não afetam seu corpo. Quando ela consegue sair da organização chegando perto de uma ponte, um atirador 'sniper' consegue acertar a cabeça da jovem que cai na água e a perdem de vista. O impacto do tiro fez com que Lucy perdesse a memória e foi encontrada na praia por Kouta e sua prima Yuka. Quando é perguntado seu nome, ela só consegue dizer 'Nyuu' e passam a chama-la assim a levando para morar junto com eles. Logo a organização, com medo de Lucy destruir toda a humanidade com seu grande poder (já mencionei que os 'vectors' são 'armas de telecinese' muito poderosas capaz de arrancar e esmagar a cabeça de um ser humano com muita facilidade além de serem invisíveis?) mandam assassinos profissionais e outros 'Diclonius' que tinham aprisionados atrás dela para conte-la e retornarem com ela viva ou morta. 

Cena do anime 'Elfen Lied' exibido oficialmente na emissora japonesa 'AT-X' dirigido por Mamoru Kanbe.

 Ao decorrer desses episódios é contada com detalhes o passado dos personagens, além da aparição de outros como a jovem Mayu que era abusada pelo padrasto e decidiu fugir de casa, Nana que é uma 'Dicornius' e outros que acabam fazendo parte da turma de personagens de 'Elfen Lied'.
 O projeto tem como gênero um drama muito forte que vem da história dos personagens, até mesmo da própria Lucy que vendo o quão cruel é a humanidade, ela não sente remorso nenhum em matar qualquer um que interfira em sua vida. No anime, ela perde a memória adotando uma personalidade gentil e engraçada, muito contrário de Lucy, mas as vezes ela volta a se lembrar e a Lucy retorna com um grande poder e uma fome enorme de destruição. Essas criaturas são revoltadas com as pessoas que as tratam de maneira estranha e ainda fazem experiencias com elas as deixando trancafiadas por segurança (não é a toa que elas tinham que ser revoltadas com a humanidade). Temos o gênero 'Ficção Científica' e 'Ecchi' presente no anime, pois existem cenas que a nudez não explicita aparece (como o tema de abertura) como nádegas, seios e o personagem nu de perfil sem muitos detalhes. 'Elfen Lied' é considerado um anime (e mangá) para maiores de dezoito anos e não é pela nudez de potencialidade pequena que é apresentada no projeto, mas sim pelas fortes cenas de violência presente em cada episódio (acredito que o mangá seja muito mais). Eles realmente não economizaram nas cenas de violência onde muitos que não estão acostumados vão se chocar com os detalhes e os modos de matar e até mesmo de fazer o personagem sofrer. Isso emprega decapitações, cortes de membros, mutilações, golpes que cortam a pessoa ao meio entre muitos outros, sem contar do grande banho de sangue presente nesses atos violentos. Acredito que se fosse exibido em algum canal por aqui, um episódio que costuma ter vinte e três minutos iria ser reduzido para dezesseis, a não ser num horário mais apropriado, mas acredito que ainda censurariam muito e começaria pelos Estados Unidos, pois os que são televisionados aqui são trazidos dos Estados Unidos pra cá e do jeito censurado que veio ele é exibido, pois por lá eles censuram muito, o jeito é assistir diretamente do Japão, ou por meio de gravação, claro, o conteúdo na integra sem tirar nem por, pois ele não é mexido.


 O que me chamou atenção no anime foi a história e o enredo que foi simplesmente fantástico. Existe um romance dentro da história, mas não é algo meloso que muitos animes Otomes (nada contra) conta, mas um romance mais puxado para a 'realidade surreal e violenta' onde existe muita violência, drama por meio de lembranças e caminhos cruzados, pois existem episódios que ligam acontecimentos e isso, realmente é para deixar qualquer telespectador boquiaberto pelo fato 'surpresa' e a ação do personagem quando acaba sabendo da verdade. Lucy é uma máquina de destruição, mas agora convivendo com humanos ela se pergunta se a humanidade realmente tinha que ser destruída e reformulada com novas pessoas 'Diclonius' povoando o planeta terra. Existe esse questionamento que foi implantado em cima de muitos anos de sofrimento vindo dos humanos e de repente essa sensação.


 Eu realmente tive a sorte de conhecer esse anime que existe a mais de dez anos e estou passando para o Portal agora, como eu disse, ele é pequeno, mas rico nas histórias presentes onde se da para aproveitar cada episódio que faz parte da história não tendo nenhum que o telespectador possa achar 'meia boca'. Além de uma bela história, o anime ainda é rico em arte, seu tema de abertura com a música 'Lilium' que é cantada em latim, é baseada em passagens bíblicas com uma tradução linda. As imagens presentes na abertura e encerramento são intertextualizadas com quadros famosos de um pintor austríaco chamado Gustav Klimt com um estilo muito pessoal. 


 Bom, gostei muito da história e do que ela foca até o desfecho e quando eu tiver um tempo, gostaria muito de adquirir os mangás, pois 'Elfen Lied' é muito bom. Como dito, a presença da violência é muito grande, então se você é um pai que está lendo esta postagem e pensa em assistir com seu filho, ou é uma criança ou adolescente que ficou com vontade, reveja e repense, pois as cenas de violência são extremas e se for assistidas por alguém que não está acostumado, pode causar alguns problemas, eu mesmo estou acostumado e reconheci que são fortes, então o recado está dado. Abaixo você confere algumas páginas do mangá deste grande anime, de uma olhada:

Mangá 'Elfen Lied' da editora Shueisha criada por Lynn Okamoto. 

Mangá 'Elfen Lied' da editora Shueisha criada por Lynn Okamoto. 

Mangá 'Elfen Lied' da editora Shueisha criada por Lynn Okamoto. 

 Espero que gostaram da postagem, mais uma para o marcador destinado á Otakus e Otomes e interessados no assunto, curiosos, seja como você se classificar. O anime me surpreendeu e acredito que se você ficou com vontade de acompanhar tendo conhecimento do conteúdo apresentado, irá se surpreender como eu. Já assistiu ou acompanha o mangá? Deixe seu comentário abaixo sobre o projeto 'Elfen Lied' para incrementar e alimentar a postagem desse incrível anime.


 Abaixo como de costume, você vai conferir dez cosplays incríveis que encontrei na internet citando as referencias legais da imagem, um mais bem bolado e alguns ousados que outros referentes a este anime. Eu realmente não sabia que tantas pessoas gostavam desse anime e que ele era tão conhecido, mesmo sendo um projeto pequeno, você acostumado em ver animes pode pensar que estou falando besteiras, mas já vi alguns animes com poucos episódios que ninguém realmente se interessou e achei poucas coisas relacionadas na internet. Outra coisa antes de colocar os cosplays, queria falar sobre a "continuação" de 'Elfen Lied', pois muitos que assistiram e gostaram do anime pediram uma continuação para aquele 'final inacabado' presente no anime e muitas pessoas falaram que iria ter uma continuação, uma 'segunda temporada' depois de um tempo, mas na minha opinião isso é impossível.
 Não querendo 'ferir o coração' de quem acompanhou, pois muitas pessoas se emocionaram com o anime e com o final, mas como a ideia oficial era para um mangá e que nele, acredito eu, já chegou ao fim a mais de cinco anos, é quase impossível eles voltarem atrás para fazer uma continuação para o anime, pode acontecer de voltarem com o mangá que também é muito difícil, mas seria mais esperado. Essas empresas tem muitos autores e muitas ideias tão boas quanto 'Elfen Lied' que infelizmente, as vezes não tem a sorte de ver a luz do dia pela quantidade e por isso é mais lucrativo eles investirem em uma ideia nova, um projeto novo, do que continuar com um projeto que tem mais de dez anos, seria bacana, mas acredito que seja impossível. 
 Veja abaixo os dez cosplays que escolhi referentes a 'Elfen Lied', um melhor que o outro, um mais bem bolado que o outro, espero que gostaram e tiraram proveito da postagem especial sobre este anime e que não tenha se magoado com a 'continuação' que acredito não acontecer. 

   Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: xxsumielovenerdsxx.deviantart.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: scarllettjewwell.deviantart.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: pinterest.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: thalskarth.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: kawaiidark-world.blogspot.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied' (imagem modificada e censurada por mim). Fonte da Imagem: forum.jogos.uol.com.br foto: by kei.

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: banshee-strikes.deviantart.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: namiwalker.deviantart.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: auradell.deviantart.com

Cosplay referente ao anime e mangá 'Elfen Lied'. Fonte da Imagem: spe.fotolog.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário