Poster nacional oficial do filme 'Filha do Mal' (The Devil Inside) de 2012 da 'Paramount Pictures'.
Pelo poster e pelas propagandas que divulgavam o filme na época ele entregava ser o filme mais assustador de todos os tempos se comparando ao clássico 'O Exorcista' e obviamente eu fui aos cinemas assistir este filme, mas antes vou falar da ficha técnica dele e depois dou meu ponto de vista sobre este longa (se quiser dar o seu ponto de vista use os comentários, isso ajudará muito a postagem).
'Filha do Mal' (nome original 'The Devil Inside' "algo como: O Demônio de Dentro") estreou nos cinemas no dia 3 de Fevereiro de 2012 que para quem sabe os filmes de terror tem uma alta em Outubro, mas depois só começam a estrear nos cinemas lá pra Abril e este estreou em Fevereiro, uma coisa quase inédita e por isso o filme conseguiu a quinta melhor abertura faturando muito na 'Premiere' só perdendo para 'Atividade Paranormal 2 e 3', 'O Grito' e 'O Chamado 2'. O longa foi dirigido por William Brent Bell e no elenco temos a atriz brasileira Fernanda Andrade (pra dar aquele ar de personagem latina), Simon Quarterman, Evan Helmuth, Susan Crowley, entre alguns outros.
Este filme de terror no estilo 'found footage' (coloca no time) de baixo orçamento (para rodar o filme gastaram 1 milhão de dólares, mas só nos Estados Unidos ele arrecadou 33.7 milhões de dólares só na estréia) conta a história de Maria Rossi (essa do poster) que assassinou três pessoas durante um ritual de exorcismo realizado na igreja e ela resolveu internar Maria num manicômio na Itália (Itália, Vaticano, vão ligando as pontas). Isabella, sua filha, decide ir até o manicômio para ver a mãe e saber dela e com isso ela decide registrar tudo (pra quê?) e sendo influenciada que ela poderia estar possuída, a jovem decide assistir algumas aulas no Vaticano sobre o assunto e conhece dois amigos que estudam e resolvem ajuda-la para descobrir de uma vez por todas se Maria tem realmente problemas mentais ou está possuída por algum demônio, pois as características são semelhantes.
Quando eles tem acesso a sala onde Maria e encontra eles levam um choque ao saber que o problema da mulher era muito mais grave do que eles poderiam imaginar, tão grave que a partir de colocar seus pés e tentarem realizar o exorcismo, suas vidas foram traçadas por algo muito maligno.
Cena do filme 'Filha do Mal' da 'Paramount Pictures'.
Eu fui ao cinema com medo (eu confesso, os posteres e tudo mais que envolvia este longa era muito "do mal") e me lembro que a sala não estava muito cheia no dia e as pessoas que estavam lá estavam querendo ver o sucessor de 'O Exorcista' (que pelas imagens presentes no trailer era o que parecia e prometia), mas não foi muito bem o que aconteceu.
O longa tem um roteiro muito simples e curto, então para 'recheá-lo' eles tiveram que adicionar algumas cenas como personagens conversando com a câmera e tudo mais. O longa começa com o pé direito, no meio ele começa a ficar fraco e depois a escola 'Atividade Paranormal' de cinema entra em ação, pois o longa simplesmente não tem final. Sim, depois que o filme entra em seu pico e algo está prestes a acontecer ele simplesmente termina de uma forma trágica (nos dois sentidos, você entenderá quando assistir). Imagino o roteiro dando umas cinquenta páginas no máximo (com muitas falas, acontecimentos tem umas sete) e parece que foi criado de uma maneira tão 'inútil' (não seria a palavra, mas não encontrei outra) que a própria Maria é esquecida e não aparece mais no longa, pois outras coisas começam a acontecer e a história parte para um outro rumo.
Assisti um dia desses novamente de madrugada (terminou 3:30 se não me engano), para comentar aqui no 'Portal', mas realmente o longa não cumpriu o que prometeu. 'Filha do Mal' tinha tudo para ser um bom filme, um filme assustador e rico com mais duração, mas parece que decidiram filmar só até ali e depois faltou criatividade para bolar outras coisas e decidiram interromper. Ele aborda um tema bacana, possessão, mas além disso, Maria está possuída por mais de quatro demônios diferentes e ele também aborda uma coisa chamada 'transferência demoníaca' que a pessoa passa para outras que estão a sua volta (como gripe num espirro) e o filme esquece dos personagens e centra apenas nas transferências.
Ao meu ver, o longa teve dois objetivos: o primeiro é faturar, pois eles sabem que filmes de baixo orçamento e no estilo 'found footage' arrecada um 'dinheirão' (ainda mais em 2012 que estava no ápice) e conseguiram. O outro objetivo foi de atingir o Vaticano, pois filmes desse enredo (e ainda de baixo orçamento) tenta se infiltrar no Vaticano (claro, de forma ficcional) e falar alguns podres como revelações dizendo que 'O Lugar mais Abençoado da Terra' tem seu lado obscuro que as pessoas que trabalham internamente escondem. Falar em Vaticano os fãs de filmes desse calibre ficam afobados e vão assistir, eles também tem a ideia que se colocar 'Vaticano' na história, vai parecer algo real e vai repercutir, mas o Vaticano está pouco se lixando para as empresas cinematográficas e estes tipos de filmes e a única coisa que repercuti é as reclamações das pessoas que foram assistir uma obra como esta e não gostaram.
Eu me decepcionei, ele tinha tudo para ser um bom filme, mas não souberam trabalhar em cima do projeto 'The Devil Inside' e com isso os veículos de imprensa deram notas muito, mas muito baixas para ele (nenhum o classificou como bom) e no final ele ficou classificado como um filme 'ruim/regular'. Eu classifico 'Filha do Mal' como um filme regular, por bondade e esperança num roteiro melhor que ele poderia ter, mas infelizmente não foi possível e os olhos cresceram muito visando a grana que iriam ganhar em cima do projeto esquecendo que para a fórmula do sucesso o filme deve ser inteligente e ter conteúdo, duas coisas que 'Filha do Mal' não teve.
Abaixo você confere cinco vídeos sobre este filme. Se é um fã de filmes de exorcismos eu indico, pois existem algumas cenas bacanas, mas não assustadoras, mas se espera assistir algo do gênero terror, descarte este filme da sua lista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário