sábado, 19 de dezembro de 2015

Postagem Natalina: Curiosidades sobre o Natal e seus Personagens.

Ilustração de Tom Browning do Papai Noel, o personagem mais importante do Natal.

 E o Natal chegou mais cedo aqui no 'Portal do Ultra' trazendo algumas curiosidades sobre a data e tudo que envolve o Natal, não, tudo realmente é muita coisa e daria uma postagem gigantesca, mas as coisas mais importantes e curiosas sobre o Natal você irá encontrar aqui, então aproveite que está contagiado (como gripe?) com o espírito natalino e se divirta com esta postagem natalina cheia de informações sobre a data.
 Quem não conhece o bom velhinho? Estou falando do 'Papai Noel' que é um senhor com a vida infinita (pois desde que eu era pequeno ele não fica mais velho e nunca ouvi nenhuma informação dele doente) que sai na noite do dia 24 de Dezembro entregando presentes para todas as crianças comportadas (guardem essa informação: crianças comportadas) que foram educadas o ano inteiro, em seu trenó sendo puxado por nove renas mágicas que podem voar (são as únicas do mundo). As renas podem ser muito rápidas ou bem lentas, depende do atraso do bom velhinho. Existe uma lenda que gira em torno das renas, pois antes eram oito (quatro duplas), mas Papai Noel decidiu "contratar" Rudolph (Rodolfo) por ser uma rena que tem o nariz vermelho e com isso ela pode seguir na frente das outras nas noites de tempestade as guiando com a luz de seu nariz. Cada rena possuí um nome: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. Traduzindo temos algo como: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cúpido, Trovão e Relâmpago. A lenda que introduziu a ena guiadora, a nona, foi criada no ano de 1939. 


 O Papai Noel foi inspirado num bispo chamado Nicolau que viveu na Turquia no século 4 (não faz muito tempo) na cidade de Myra. Ele costumava ajudar anonimamente as pessoas que estavam com problemas financeiros jogando sacos de moedas de ouros nas chaminés de suas casas. A Igreja Católica propôs que no dia 25 de Dezembro seria o dia da entrega dos presentes para coincidir com o nascimento de Jesus. Nicolau acabou virando 'Noel' que significa 'Natal' na língua francesa e depois ele foi declarado santo depois de muitos milagres que foram atribuídos a ele.  
 Acredito que você nunca ouviu falar em Clemente Clark Moore, mas calma que não precisa pesquisar no senhor Google, pois já vou explicar: ele foi muito importante para alimentar a lenda do bom velhinho que conhecemos até hoje por meio de um poema escrito por ele que era um professor de literatura grega de Nova Iorque. Ele escreveu "Uma Visita de São Nicolau" para seus seis filhos e lá ele contava que o bom velhinho era puxado por renas num trenó que podia voar, além de entregar os presentes entrando pelas chaminés das casas. Ele também falou sobre a roupa usada, pois antes ele era conhecido por usar uma blusa verde (muito diferente da vermelha e branca que conhecemos) e um gorro verde em sua cabeça. O cartunista Thomas Nast desenhou a figura do bom velhinho que conhecemos hoje (a mais próxima) na edição do dia 1 de Janeiro de 1863 para a revista Harper´s Weeklys, mas curiosamente em alguns lugares na Europa ele usa trajes eclesiásticos de bispo com uma mitra episcopal na cabeça no lugar do gorro (cada lugar com sua cultura, não sei como ele aguenta o calor do Brasil). 

   Figura do Papai Noel criada pelo cartunista Thomas Nast que se assemelha muito a figura que conhecemos hoje.

 Curiosamente nos países do Norte da Europa o pessoal aponta que o lendário velhinho não mora no Polo Norte como todos dizem em uma grande fábrica de brinquedos onde duendes trabalham o ano inteiro para montá-los e o bom velhinho só administra (pela história é assim que ocorre, não?). Eles acreditam que ele mora na Lapônia, na cidade de Rovaniemi onde realmente existe o 'Escritório do Papai Noel' e o 'Santa Park' que é um parque que logo se tornou uma atração turística do local. Para ficar ainda mais curioso, foi criado um endereço oficial da moradia do bom velhinho! Sim, se você quiser enviar sua carta pedindo algo ou reclamar do brinquedo que veio trocado ou se deu defeito e enviar para o Papai Noel fazer a troca antes que acabe o prazo:

Destinatário: Santa Claus
Código Postal: FIN - 96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia 

 Bom, o Papai Noel aparece no Natal, então vamos falar um pouco do Natal em si que é uma festa que simboliza o nascimento de Jesus e nesta data existem muitos elementos que também trazem sua simbologia dentro desta data tão especial como as velas que são usadas para enfeitar as mesas (por aqui não muito, depende da cultura e de cada país) e sua luminosidade representa a própria luz de Jesus que renova nossas vidas. 
 Nas árvores de natal, antigamente (pinheiros), eram decorados com pedras e maçãs que eram amaradas nele (devia ficar lindo), mas inventaram os globos natalinos que se penduram nas árvores junto com aquelas luzes coloridas que piscam e tudo mais. A estrela que se coloca no topo da árvore simboliza Jesus e ela significa que ganhamos a proteção de Deus. O presépio que muitas pessoas tem o costume de montar simboliza o momento do nascimento do menino Jesus que, segundo a história, foi uma criação de São Francisco de Assis através de uma apresentação teatral. 

  
 No Brasil é consumido o peru assado e na Europa Antiga as pessoas tinham o costume de deixarem as portas de suas casas abertas para pessoas pobres e desabrigados pudessem entrar e fazer parte da refeição natalina. 
 Falando no momento em que Jesus nasceu, existe uma lenda que diz que um galo anunciou o nascimento de Cristo cantando á meia-noite de 24 de Dezembro. Era costume aqui no Brasil, em Portugal e na Espanha também que se levassem um galo á missa e se ele cantasse significava que o próximo ano seria bom, cheio de felicidades e realizações. A criação da Missa do Galo foi atribuída a São Francisco de Assis (o mesmo do presépio do ano de 1224) e levava este nome, pois os galos cantavam nas primeiras horas da madrugada.
 Voltando a falar das árvores de Natal, diz que a tradição de relaciona-las a divindades vem da mitologia grega, pois para eles as plantas intermediavam o céu e a terra simbolizando a evolução e elevação do homem e cada tipo de árvore era destinado a um deus diferente: Carvalho homenageava Zeus, Oliveira a deusa Atena e a Videira o deus Dionísio. 
 Ainda falando do Natal que é uma festa para os cristãos, como as outras culturas e os outros povos 'encaram' esta data? Bom, como já dito, cada um tem seu jeito de comemorar e de acreditar, pois cada cultura tem o seu significado para o Natal, ou melhor dizendo, para o dia 25 de Dezembro como, por exemplo, os hinduístas reconhecem cristo como um avatar (não do filme de James Cameron), mas sim a encarnação de Vishnu que é uma das mais importantes divindades e no dia 25 de Dezembro é comemorado a 'Festa das luzes', pois diz que neste dia ela venceu a escuridão.
 Para os muçulmanos Jesus foi um profeta e eles não possuem uma data exata para comemorar seu nascimento. Já os Judeus não reconhecem Jesus como filho de Deus, então automaticamente não comemoram seu nascimento, mas no período de Natal eles comemoram o 'Chanuká' que relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém que foi reconquistado pelos judeus depois de três anos de guerra.  
 No natal também é conhecida muitas músicas que são tocadas na época como 'Noite Feliz' que nasceu na Áustria no ano de 1818. Curiosamente o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo órgão da igreja, e nisso ele começou a imaginar como teria sido a noite e Belém fazendo anotações até encontrar o músico Franz Gruber que criou a melodia. A versão nacional da música foi feita pelo religioso Frei Pedro Sinzig que nasceu na Áustria em 1876 e veio morar em Salvador, na Bahia no ano de 1893 e se naturalizou em 1898. Bom, quem não conhece a música?

    
 Falando de uma personagem do Natal, a 'Mamãe Noel', pois o velhinho não poderia ficar sozinho só com os duendes, cada pé cansado tem um chinelo quebrado (é isso?) e esta figura foi criada por americanos sendo popularizada no ano de 1889 pela poetista Katharine Lee Bates no poema chamado 'Goody Santa Claus on a Sleigh Ride' (traduzindo ficaria 'Dona Noel num passeio de trenó') e desde então ela foi ficando famosa e ganhando espaço em algumas histórias natalinas. 
 No conto 'A Christmas Legend' ("uma lenda natalina") no ano de 1849 por James Rees que era um missionário cristão na Filadélfia. A história conta com um casal de idosos com sacos nas costas que recebem abrigos numa casa como viajantes fadigados, cansados. Na manhã seguinte as crianças daquela casa encontram muitos presentes e depois é revelado que eles não são o casal noel (Papai e Mamãe Noel) mas sim a filha mais velha dos anfitriões e seu marido disfarçados. 

  Modelo com vestes 'ousadas' simbolizando a 'Mamãe Noel'. Fonte da Imagem: 180graus.com

 Agora você me pergunta: 'Estás maluco de colocar uma foto dessas numa postagem natalina, uma postagem sobre Jesus?' Bom, não vi nada demais e nem de muito ousado e o que se encontra muito são mulheres 'trajando' roupas da mamãe noel na internet deste jeito. Então para não deixar a postagem talvez tão séria, gostei da imagem e com ela a postagem deu uma quebrada (uma linda quebrada) mostrando que no Natal muitas modelos e atrizes tem o costume de fazer ensaios fotográficos com o tema natalino, eu realmente não achei nada demais, pois na televisão você e seus filhos menores de idade assistem coisas mais explicitas que uma simples foto de uma modelo sensualizando como 'Mamãe Noel'. 
 Agora vou falar sobre uma criatura presente no universo natalino que antes estava um pouco sumida, mas ultimamente ganhou fama com um filme recente e com histórias dela na internet e estou falando do terrível Krampus (sim, já o desenhei aqui, dê uma olhada no marcador 'Desenhos & Ilustrações) que é um demônio, um 'anti papai-noel' que viaja junto com o bom velhinho sendo sua sombra.
 A função dessa criatura horrenda é punir as crianças mal educadas que não se comportaram o ano inteiro, então, enquanto o Papai Noel presenteia as crianças boas, não é o suficiente as más não receberem presentes, mas ainda devem ser castigadas por um demônio horrível. 
 Sua origem está ligada ao folclore germânico, a criatura bestial possuí chifres de cabra, cascos de fauno e o corpo coberto de pelos. Antes do cristianismo existia na Europa muitas lendas que alimentavam sacrifícios e realizações de festejos para honrar divindades para o próximo ano a colheita ser farta. Nisso as pessoas se fantasiavam de demônios e saiam nas ruas para pedir comida e bebida e essas festas foram sobrevivendo com o passar do tempo até se misturar com as festas cristãs e se 'fundirem', assim podendo dizer. 
 Seguindo a lenda, o terrível Krampus surge vinte dias antes do Natal perambulando pelas ruas arrastando suas correntes enferrujadas e tocando seu sino para assustar as crianças que foram desobedientes (que cá entre nós, elas sabem que aprontaram, então o Krampus só estava preparando o terreno) e ele fazia isso durante duas semanas. Hoje em dia na Áustria, por exemplo, os jovens se vestem de Krampus com fantasias super elaboradas e assustadoras para alimentar essa lenda maligna que faz parte do Natal. Foi lançado um filme sobre essa criatura, dê uma olhada abaixo:

     
 Ainda sobre o Krampus eu o descobri á alguns anos atrás e achei interessante a sua lenda e história, pois muitos pensam que Natal é uma festa e tudo mais e todos os lados dessa festividade é destinado a paz, mas existe Krampus nessa história toda que faz a punição contra as crianças mal criadas e ainda as levam para o inferno (é duro?), dê uma olhada numa antiga ilustração desse demônio que faz a própria justiça e que atualmente já ganhou um espaço dentro da cultura Pop e acredito que ao decorrer dos anos isso só vai aumentar, gradualmente ou não, mas acredito que vai.

Ilustração do terrível Krampus, o demônio natalino. Fonte da Imagem: wired.com

 E encerramos aqui essa postagem especial de Natal que decidi fazer um pouco menos de uma semana antes para não acabar esquecendo. Só para deixar meu ponto de vista que sempre tem nas postagens, eu não acredito e nem concordo muito com o famoso 'espírito natalino' (mas por quê não?), pois eu acredito ser errado pessoas aprontarem ou serem 'cretinas' (vamos falar o português claro mantendo a ordem e a educação) o ano inteiro e na semana do natal a pessoa se sentir apta a ser boa só por quê é Natal e se arrepender das coisas que fez durante o ano inteiro e bancar o 'bom moço' na 'semana natalina' e depois dela volta a fazer coisas erradas. É como parentes (só estou dando exemplos, não estou dando nomes aos bois) vem tio que você nunca viu na festa de Natal para 'filar uma boia' na sua casa e contar histórias do que fez e não fez no decorrer do ano para depois sumir e voltar no outro Natal, ou nem voltar mais, pois ele encontrou um lugar melhor para ficar, um lugar onde a boia seja mais farta, não sei. E mesmo que você faça amizade com ele contando suas histórias e descobrindo que talvez ele seja um parente legal, depois do Natal ele desaparece e nem te liga para saber se está morto, precisando de ajuda e nem para jogar conversa fora. 
 Acredito que se você é uma pessoa assim não adianta tentar limpar sua barra apenas no Natal, pois não tem essa de 'espírito natalino' que vai te transformar numa boa pessoa, a não ser que você mude a partir da data. O 'espírito natalino' acontece e você é bom e fica com o coração cheio de bondade na semana natalina procurando ajudar os próximos e ser feliz trazendo felicidade para os outros, isso sim é 'espirito natalino' que muitas poucas pessoas possuem, então resumindo que ele é raro e não caio muito nessa conversa furada que ele contagia todo mundo. 
 Bom, só foi um desabafo, não aconteceu comigo, mas sempre tive um pé atrás sobre o assunto e nos meios de comunicação como rádio, comerciais de televisão e internet é recheado de 'espirito natalino' e a conversa de abrir seu coração nessa data, não adianta, não é só por quê é Natal que você vai bancar o bom moço. 
 Muito bem, muito bom, os sites de pesquisa sobre as curiosidades aqui citadas foram: 'historiadigital.org', 'mundoeducacao.bol.uol.com.br', 'guiadoscuriosos.com.br', 'megacurioso.com.br' e o nosso grande amigo de todas as horas, o grande e velho 'Wikipédia'. Que você tenha um bom Natal com família, amigos, sozinho, não sei, que passe bem fazendo o que gosta e com saúde que é o que realmente importa, estes são os verdadeiros desejos do 'Portal do Ultra' a todos leitores e inscritos neste grande espaço que é tão importante para mim. 

  Papai Noel e sua lista de pedidos. Fonte da Imagem: infodiretas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário