Livro 'Luiz Lucas: Poesia, Arte, Pensamento & Psicodelia - Antes perdido, me encontrando' de Luiz Lucas Trajano de Menezes.
Minha quarta publicação no 'Clube de Autores'. Bom vou explicar um pouco sobre ele e automaticamente explicar um pouco sobre mim, então acredito que a postagem vai render um pouco, mas vamos ver até onde chegamos (agora são exatamente 23:24).
Eu comecei a escrever o livro de repente não pensando que o mesmo se tornaria um livro, pois meio que a ideia primitiva era apenas escrever e não juntar as escritas (os poemas, os pensamentos) e formar um livro. Para quem me conhece eu sofro de depressão e isso é uma coisa muito, mas muito complicada de sentir, mas não tão complicada de explicar, mas complicada de entender. Vou tentar resumir: depressão é um sentimento que você não tem controle e fica triste o dia inteiro ou a maior parte dele (a maior parte muito mais que a metade dele) e por isso que existe o tratamento que não é nada fácil e tem que ter um certo ânimo para prosseguir se você realmente almeja sair dessa.
Existem vários tipos, a minha é forte, mas não a vejo como tão aguda: eu simplesmente sou triste pelo meu estilo de vida que não da para trocar de um dia para o outro, pois existem outras coisas relacionadas ao passado e ao presente que me afetam diretamente e isso alimenta a depressão me deixando incomodado e mais triste. Existem pessoas que não conseguem sair da cama, existem outras que não se alimentam e outras pensam em cometer suicídio. Eu consigo fazer as coisas básicas, não consigo me divertir já faz muitos anos e não vou mentir, esboço alguns sorrisos quando converso com meu avô ou brinco com meu cachorro ou faço piadas para mim mesmo, pois sou uma pessoa muito solitária e não é fácil conseguir amigos num estalar de dedos ou ter amizades virtuais bastam, elas ajudam, mas não tem comparação você conversar olhando para uma pessoa do que só para a foto dela pelo monitor do computador, realmente existem zilhões de diferenças e não podem ser comparadas.
Pessoas que tem depressão se afastam 'sem querer' dos amigos e um ponto da minha é que eu simplesmente não tenho. Pessoas que sofrem desse mau tendem a se sentir sozinhas e desprotegidas por algo como eu. A tristeza está presente e só você entende, não adianta uma pessoa aparecer para você e falar 'não faça assim, o dia está bonito lá fora', pois não interessa se está chovendo ou fazendo sol ou nevando. É muito complicado e diferente de uma fase passageira onde ocorre uma coisa na sua vida e você fica triste por um determinado tempo por quê seu carro foi roubado, sua namorada não te quis mais ou você não ganhou aquela promoção no emprego ou perdeu aquela grande oportunidade. Muito diferente desses casos citados e muitos outros similares que deixam qualquer um triste, a depressão é uma tristeza de dentro e você fica triste e pronto, alguns sem motivos e outros que lhe faltam alguns ou um pouco dos dois como no meu caso. Eu descobri há algum tempo que tinha, mas não dei muita importância já que ia entrar na faculdade e estava trabalhando e na época não estava escrevendo nada. Na faculdade eu 'me divertia genericamente', pessoas com depressão (não todas) sorriem as vezes, mas não conseguem estender sua felicidade para outros dias, talvez aconteça por um certo momento ou situação e logo a sombra negra volta a pairar na sua cabeça e você fica triste novamente.
A única maneira de se livrar disso é se tratando como estou fazendo há alguns meses, senti uma certa melhora (minúscula, mas senti), mas é uma barreira muito grossa e na minha só consegui fazer um furo com um prego. Outra maneira é você se juntar com pessoas que te fazem bem, mesmo que elas não entendam (pois só quem tem sabe como funciona) elas (seus amigos ou namorada) pode tentar não forçar a barra e ficar mais próximo de você não deixando-o sair da sua zona de conforto (que é desconfortante, mas sair dela seja mais, por exemplo, quero assistir TV, mas estou triste e a pessoa insiste que quer ir almoçar fora, esse 'almoçar fora' é mais desconfortante). Com o tratamento e as pessoas que realmente querem seu bem ao seu lado sem falar besteiras na sua cabeça, você vai sentindo melhorias pouco á pouco.
A pior coisa são pessoas falando besteiras na sua cabeça, pois elas não entendem então uma dica: se você não entende e tentou falar uma vez e a pessoa não gostou e se sentiu mais incomodada que o normal, pare e fique perto dela sem falar nada se ela não perguntar. Já ouvi muitas vezes para ir á igreja, mas eu não gostava de ir quando era criança e se eu for vou me sentir mais desconfortável ainda e não vai resolver nada (então você está dizendo que Deus não vai te ajudar?), mas Deus não está só na igreja, está dentro de você.
Entrei nesse assunto 'delicado' que planejo falar mais quando eu ficar melhor e alcançar alguns picos na minha vida, é triste ver as pessoas da sua idade ou mais novas fazendo coisas que você é incapaz e isso te deixa mais triste ainda, como no meu caso. Bom (ou ruim), mesmo sem ânimo eu escrevo e encontro uma forma de 'aliviar' isso, eu faço piadas sobre meus problemas para mim mesmo e as vezes me encontro rindo sozinho e pra mim é uma forma de lidar com isso, piadas que no final tem a frase "Eu não pensava viver esse lixo que vivo hoje". Também procuro andar pelo bairro para passar o tempo e como não saio muito de casa, pois trabalho com livros, desenhos e aqui no 'Portal' (e infelizmente ainda não recebo) eu procuro andar pelo bairro debaixo de sol e de chuva (sem guarda-chuva por não gostar deles) e é uma maneira que encontro para não 'se afundar tanto' nessa lama chamada depressão. A pessoa vai visando alguns meios para 'disfarçar' ou deixar ela meia 'atordoada', mas sempre a sinto e isso é péssimo, mas prometo criar uma postagem especial quando eu me curar desse mal que afeta muitas e muitas pessoas pelo mundo afora.
Entrei nesse tema, pois é o que infelizmente vivo hoje e nunca pensei em passar por isso que estou sentindo. Disse que não tenho amigos e nunca fui uma pessoa de fazer amizades fáceis, pois se eu consigo elas se vão mais fáceis ainda e acabo ficando sozinho novamente, apesar que no meu ponto de vista é um pouco complicado e difícil de achar pessoas realmente interessantes no meio dessa sociedade, pois eu sempre gostei dessas pessoas que a sociedade generalizam como esquisitos, nerds e idiotas, dessas pessoas que eu gosto e vejo que possuem algo realmente proveitoso para oferecer com assuntos legais e uma companhia agradável.
Comecei a escrever esses poemas (ou pensamentos de um jeito filosófico) num dia que fui até a casa de um amigo depois de uma consulta no psicólogo esperando ele realmente me dar uma mão, mas foi bem esquisito e não o vi mais com os mesmos olhos que via há anos atrás, mesmo ele batendo na tecla que ainda éramos amigos. Voltei para casa meio perdido com a cabeça turbulenta e escrevi dois ou três no próprio celular, foi dois dias antes do meu aniversário, começo de Dezembro. A partir desse dia eu continuei escrevendo, sobre o passado feliz que tive e tinha saudades (pois uma parte do meu passado foi 'legal', a outra não) e comecei a mesclar com o presente e também sonhar com um futuro realmente legal para minha vida onde essa tristeza interna não tenha participação. Quando me toquei eu já tinha um bom material, comecei a escrever algumas coisas com um tom engraçado nos dias que a depressão me atacava menos e depois tive a ideia de ilustrar alguns poemas e pensamentos, também resolvi tirar algumas fotos e inclui tudo no livro.
A imagem da capa foi uma fotografia minha tirada no final do ano passado de uma árvore que me lembra muito o passado, momentos felizes, pois eu costumava ficar debaixo dela com meu grupo de amigos e não imaginei numa capa melhor, numa fotografia melhor e mais bonita do que essa árvore que tem um grande significado na minha vida.
O livro é pessoal contando algumas experiências e coisas aleatórias que saíram da minha mente e foram para o papel, mas de uma forma um tanto quanto poética e filosófica que se encaixou com a arte das ilustrações e fotos empregadas no livro, não conto histórias nele, mas sim poemas sobre o meu passado, presente e futuro. Ele não se encaixa apenas para mim, mas para quem se interessar em coisas profundas de uma pessoa que um dia estava 'no topo', agora está se sentindo mau e sonha em se levantar novamente e foi um tipo de experiência que eu acabei gostando de escrever e me envolver com tal projeto.
Acredito que seja isso, não imaginei outro nome melhor como colocar o meu mesmo, então se ficou interessado vá até a página de venda do livro que está disponível nos formatos impressos preto e branco (as ilustrações não são coloridas, só as fotos) e no formato colorido (as ilustrações continuaram com sua cor padrão, as fotografias estarão coloridas) e no formato PDF com as fotografias coloridas, basta acessar o site clicando aqui e você será direcionado diretamente para a página de venda do mesmo, verá a sinopse, irá conferir algumas páginas online e terá mais detalhes da obra.
Fotografia da arvore que significa muito para mim, ela está localizada na frente da escola que estudei com meus amigos estando lá há muitos anos. Fotografia tirada por Luiz Lucas Trajano de Menezes.
Você não é uma pessoa incapaz, você não é alguém que não pode mudar a sua vida, você não é nada dessas coisas ruins que as pessoas podem falar. O nosso valor estar dentro de nossos corações, por mais que não enxergue isso, você é muito importante tanto para as pessoas que estão ao seu lado, quanto para Deus! Ele não faz acepção de pessoas e te ama do jeito que você é!
ResponderExcluirA tristeza muitas vezes passa de um momento para um estado de vida, mas quem decide se vai aceitar isso ou não é você, por que Deus te deu poder para controlar os seus sentimentos e não quer que passe seus dias assim.
Pensa que não tenho problemas, traumas, doenças e dores presente em minha vida? Tenho sim e muita, e todos os dias sinto como se a tristeza e o desanimo quisessem me controlar e me fazer dormir até que tudo se acabasse, mas todos os dias eu levanto e tento ser feliz, por que a vida é um presente e não estamos nessa terra atoa.
Tu pode não acreditar em mim, ou achar que é besteira quando te convido a ir na igreja e falo do amor de Deus, mas insisto em dizer que como tu se sente feliz com seu cachorro, eu vivo essa alegria imensa quando encontro com Deus. Não que ele não esteja em seu coração, mas é muito melhor quando buscamos a ele, um homem não pode curar o coração do outro, mas o Senhor Jesus pode e quer te curar. Ele curou cegos, curou pessoas possuídas, curou aleijados, por que não botaria um sorriso na sua alma?
Ele quer e muito, no dia que decidir tomar essa atitude, não haverá mais espaço pra tristeza dentro de você.
Fica na paz, em nome de Jesus! :)
Ah, eu amei a foto :D
ResponderExcluir