terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Terceira Idade no Whatsapp e as Armadilhas por trás do Aplicativo.

Logo do aplicativo mais conhecido nacionalmente (e acredito que mundialmente também) o 'Whatsapp'. Fonte da imagem: independent.co.uk

 Essa postagem estava 'na ponta da língua', ou melhor 'na ponta dos dedos' para ser digitada e publicada aqui neste espaço depois de um acontecimento que ocorreu com um membro da minha família e com o 'Whatsapp' dele. Mas antes quero falar: vocês perceberam de uns cinco anos pra cá, como os adultos como nossos pais (na faixa dos 35 a 50) e da terceira idade como tias, ou vizinhas (na faixa de 50 a 65 "chutei") entrou de cabeça no mundo da tecnologia?
 Percebemos muito isso na vinda do 'Facebook' onde parentes se alojam e querem ser seus 'amigos' (já não basta ver todo final de semana) e com isso lhe tira um pouco o espaço, a liberdade (existem vários 'print´s' tirados como exemplos) se você posta com alguma roupa curta (no caso as garotas) ou alguém posta a foto de alguma festa (um exemplo) pode vir aquele parente distante falando da festa que não foi convidado (ou as vezes só convida o infeliz por quê tem ele no Facebook) ou da roupa curta, no caso, a tia ou prima mais velha vem comentar falando mau dela e ameaçando contar para sua mãe?
 Sim, isso acontece e muitas pessoas que eu mesmo não sonhava em ver no velho e bom 'Orkut', veio para o Facebook, talvez da vida monótona que levava ou por curiosidade de ver os jovens com os celulares na mão e se perguntava 'por quê não posso comprar um pra mim e me divertir com este aparelho também?'. Já é falecida, mas eu tinha uma senhora que era amiga da minha avó que não saia do Facebook, ela não ligava para televisão e gostava muito de ficar no Facebook mais á noite para se distrair e conversar com alguns amigos que ela fazia na sua idade com os seus mesmos gostos e aquilo era prazeroso para ela e eu nunca imaginaria que ela pudesse ter uma conta lá. 
 Bom, eu acho isso muito bacana, realmente. 'Mergulhar de cabeça no mundo da tecnologia' eles não fizeram, não é o termo correto, mas despertou um certo interesse nas pessoas (ainda mais agora que existe no celular) e elas querem usar e participar desse 'universo virtual', podem não se interessar em concertar ou arrumar algo 'simples' para nós mais jovens que vem mexendo e possui conhecimento sobre configurações do aplicativo ou editar certos dados nas redes sociais, mas para eles é uma coisa de outro mundo (a maioria) e não se interessam muito e acabam chamando o neto, o vizinho mais novo ou o sobrinho para 'quebrar esse galho'.

  
 Depois de um curto período de tempo surge o 'Whatsapp' que chegou 'matando' o SMS, pois ele funciona como um 'MSN' na palma da mão (quem é do tempo do MSN aqui?) e é um aplicativo bem proveitoso, muito útil e fácil de manusear, pois não existem muitas configurações e nem 'truques'. Me lembro que quando ele foi lançado (na época) eu ainda tinha um smartphopne 'Froyo' e que travava muito e as pessoas já falavam pra mim instalar o aplicativo e eu não tinha vontade e o aparelho olhava pra mim rezando para não instalar nada, pois ele estava completamente cheio. 
 Voltando, eu acho muito bacana a 'terceira idade' e os mais adultos participarem desse mundo virtual e começarem a interagir com outras pessoas da idade deles ou com você (se tem nos contatos), mas com a vinda dessas pessoas 'perdidas' neste universo virtual, vem também algumas armadilhas que elas podem facilmente cair. Armadilhas, golpes de terceiros que mandam para muitos números desconhecidos algum alerta para pagar algo, cobrando alguma conta avisando por mensagem que deve depositar o dinheiro nessa conta para quitar e a pessoa que não sabe pode cair facilmente (você já viu um golpe assim?) sinceramente não, mas acredito que já tenha, pois esses tipos de pessoas acreditam em tudo que lê (não deixe sua tia de cinquenta e poucos anos mexer em seu computador, se ela ver a mensagem piscante 'parabéns você ganhou o novo iPhone' ou simplesmente 'você tem mais uma mensagem' com o 'design' do Facebook, ela pode estar num site de notícias que a criatura vai clicar e pode contaminar sua máquina). 
 (Mas por que está falando isso?), claro, os mais jovens já sabem que é um golpe se receber uma mensagem desse tipo, nem todas pessoas "mais adultas" vão cair nesse golpe, ou em algum parecido, mas olhe só o que aconteceu comigo no ano passado. Um parente "x" me chamou desesperado que tinha que enviar uma mensagem que tinha recebido de uma pessoa conhecida para outras vinte para ganhar "créditos no celular", eu tive que parar o que estava fazendo e ir 'ajudar' essa pessoa. Como tenho nos contatos, fiz questão de enviar pra mim para eu tirar 'print' e falar sobre isso por aqui, como um alerta.

"Print" da 'página' de conversa da mensagem que recebi no meu 'Whatsaap'. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

 Antes de ajudar a pessoa eu alertei que era uma brincadeira de mau gosto, mas a pessoa desesperada pela quantia de créditos não quis saber e tive que ajudar, sem querer, a espalhar essa corrente que foram para mais vinte pessoas que talvez espalharam pra ver se conseguia, se era realmente verdade o que a mensagem avisava.
 Você jovem pode chamar a pessoa de tola, mas não. Pois aquilo é um universo novo para elas, e qualquer mensagem do tipo é atrativa e ela facilmente pode acabar caindo como este meu parente que fiz questão dele ligar para a operadora vinte vezes para conferir se o valor anunciado na mensagem tinha 'caído'. E antes que me perguntem, o papel de parede do meu é o rosto do cachorro Brian do seriado animado 'Uma Família da Pesada'.
 Quando uma mensagem de depositar algo com algum nome de governo, ou de empresa de luz ou água aparecer no Whatsapp da pessoa, ela pode ficar assustada e realmente 'cair' indo depositar ou até mesmo informar alguns dados para essa pessoa, para esse 'terceiro' que está aplicando o golpe. Como eu disse, dessa das operadoras foi uma brincadeira, mas vi a reação de uma pessoa nova nesse mundo que queria fazer e estava fielmente acreditando no que a mensagem estava propondo, então logo pensei que se fosse um golpe com fins de roubar a pessoa, ela poderia estar sozinha e num momento de espanto fazer e cair na armadilha.
 A internet é legal e tudo mais, muitos jovens tem mais experiências que outros em vários quesitos (eu no 'Facebook' sou um desastre, pois não tenho, então se eu entrar amanhã, será uma outra parte nova da internet que irei conhecer, por exemplo, e 'apanhar' de muitas coisas no começo por não saber onde estão) e muitos que resolveram migrar para se divertir pensa que a internet é um mar de rosas como a vida (você tem uma vida assim? Se sim, me passa a receita) e não estão se importando com o perigo que pode aparecer, na verdade essas pessoas não estão sabendo que existem golpes por meio desses aplicativos, pois como eu disse, a maioria dessas pessoas que vê, confia e acaba fazendo o que a mensagem está mandando. 
 Bom, essa foi a postagem, foi apenas para abrir os olhos dessas novas pessoas de idade que resolveram entrar nesse mundo virtual, eu vejo muitos que ficam como jovens e não largam o aparelho para nada e realmente é até engraçado ver, mas isso pode ser um problema, então deve ser analisado também. Mas fiz a postagem com o intuito de você que tem aquela tia, aquela vizinha, mãe ou avó que mexe, para dar um 'toque' na pessoa falando que pode haver golpes ou se aparecer uma mensagem estranha para te mostrar antes, pois nenhuma empresa cobra clientes pelo aplicativo e logo quando você ver já vai saber que se trata de um golpe. Espero que tenha gostado da postagem que foi mais uma lição nesse país onde estão inventando de tudo para conseguir dinheiro, um exemplo, as cartas falsas de IPVA que estão vindo (pararam? Não sei) que aparece na caixa do correio com um papel e design estranho, você acaba pagando e cai na conta do inventor desse golpe e você nem está sabendo (essa eu ouvi no rádio), então, todo cuidado é pouco. É legal usar? Sim, as pessoas se divertem e tem muitas que vivem sozinhas ou que vivem numa rotina entediante que realmente tiram a diversão dali, trocando informações, imagens e conversas com outras pessoas que estão na mesma situação que ela, mas perigos existem e essas pessoas devem ser alertadas. 

  Imagem satírica sobre o aplicativo 'Whatsapp'. Fonte da Imagem: keepcalm-o-matic.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário