terça-feira, 22 de março de 2016

Parabéns Twitter! 10 Anos!

Sede do Twitter na Califórnia. Fonte da Imagem: Flickr/@twitter.

 E a rede mais 'gostada' do mundo completa 10 anos de vida (na verdade a data foi ontem, mas estou a 36 minutos de ontem, acredito que pessoas que comemoraram ainda comemorarão então o 'Portal do Ultra' vai fazer sua parte) e temos que agradecer tudo a Jack Dorsey que é o presidente-executivo do 'microblog' junto com sua equipe, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass que deu o nome para a rede social (a batizou). 
 Qual era a ideia do Twitter? Simples e ela continua na ativa, a ideia é passar uma ideia, informação ou até mesmo um acontecimento (antes de tweetar ele pergunta: 'o que está acontecendo?) da maneira mais direta e simples possível, então para não ter enrolação criaram um sistema de escrever algo, dizer algo usando 140 caracteres ou menos (mas o que são caracteres? Tem pessoas que não sabem), um caractere é uma palavra, ou ponto ou algum espaço digitado, como 'r' (três caracteres, dois símbolos " ' " e a letra 'r' no meio dos símbolos). 
 O nome 'Twitter' tem uma definição no dicionário que significa 'uma pequena explosão de informações inconsequentes' e 'pios de pássaros' (um 'tweet' é um 'pio') e Jack Dorsey considerou que seria o nome perfeito, pois era isso que a rede social era e era isso que acontecia nela.
 A rede social é inovadora e isso ninguém pode negar, nela você encontra com muita facilidade contas oficiais de astros de televisão, cantores e diversos artistas (qual artista não tem uma conta no Twitter?) além de programas de televisão, empresas, rádios e muitas contas oficiais envolvendo tudo que você possa imaginar. Diferente das outras redes sociais (vamos falar o português claro, o Facebook) o Twitter é uma ferramenta que o usuário posta o que bem entender de forma rápida e mais clara possível, desde um acontecimento ou algo que está fazendo até para um acidente ou algo que viu, decidiu tirar uma foto e publicar na sua conta no Twitter marcando o local que a foto foi tirada (sim, isso é possível). 
 Atualmente a rede social tem 300 milhões de usuários ativos em todo mundo, diariamente mais de 460 mil contas são criadas e mais de 140 milhões de tweets são enviados diariamente alimentando sua conta e o site em si com informações pessoais ou alguma foto, ou, por que não uma piada para alegrar sua 'timeline' (nome da 'tela' de início onde aparece em tempo real todos os tweets das pessoas que você segue). Hoje o Twitter vale em torno de 4,5 bilhões de dólares (uma bagatela) e a rede lista suas receitas em US $ 150 milhões por ano e existem rumores que ele pode ser 'comprado' pelo Facebook ou pela Google. Colocando minha opinião aqui, eu creio que ele siga melhor assim, 'independente', mas se um dia acontecer eu prefiro que o Google o compre, pois causaria 'menos impacto' do que o 'Facebook' que, creio eu, iria inventar muitas coisas como integrar a conta para a rede social e muitas outras coisas que eu não quero imaginar (não tenho 'Facebook'). Mas acredito que ele continue independente e consiga ganhar mais receita e fique mais popular com o tempo não conseguindo caber no bolso de nenhuma outra empresa (é o que espero!).

    Jack Dorsey, atual presidente executivo do Twitter ao lado do logo de 2016 do microblog. Fonte da Imagem: montagem criada por uma conta do Twitter, postado por ele.

 Ouve alguns rumores que o limite de caracteres iria se estender não se limitando aos 140 caracteres e muitos usuários pularam de alegria (se não é bastante pra você, vá para o Facebook) e eu achei a ideia muito sem noção! Explicando: ele tem o diferencial de ser direto, seja para uma notícia que abalará o mundo ou um acontecimento simples como 'acabei de acordar' que alguém escreva e coloque no microblog. Penso que o Twitter é algo que você posta com uma certa 'obrigação' (essa não seria a palavra certa), pois é algo tão limitado e instantâneo (como miojo!) que você encontra com um amigo, tira uma foto e logo publica com a legenda 'eu e fulano' e ainda pode marca-lo na foto dizendo que é ele (como no Facebook que também da para fazer isso). Eu disse limitado, mas limitado até o ponto correto dos 140 caracteres e se adiciona uma foto eles diminuem, pois o 'código' da imagem toma conta de uma parte do seu 'tweet' te obrigando a ser mais breve ainda, então se tirarem esse limite ele será um outro 'Facebook' onde a pessoa tira a foto com o amigo e conta a história de como se conheceram e como foi o passeio ou o encontro nos mínimos detalhes e não é isso que queremos (pelo menos eu), Twitter é a essência, não precisa de tantos detalhes.

       Aparência do Twitter em meados de 2009/2010, como era a tela inicial do microblog. Fonte da Imagem: print.

 E como eu entrei no Twitter? Na verdade eu entrei duas vezes, a primeira vez foi por influencia de colegas que diziam 'você não tem Twitter você é idiota' (eles tinham e eram idiotas, acredito que tenham hoje e continuam mais idiotas se for comparado antes) e na época o 'Orkut' que eu tinha amigos e interagia com certa frequência (pois na época eu tinha uma internet muito ruim chamada 'discada') estava decaindo para o 'Facebook' e todos estavam migrando pra lá e o 'Orkut' com o novo design ficou mais lento para a minha conexão e eu realmente larguei de mão e fiquei sem nenhuma por um certo tempo. Depois que um grupo da escola falava sobre o Twitter que por aqui não estava 'bombando' (nem perto disso) eu decidi colocar a mão no fogo e criar uma conta pra ver o que acontecia e como era (se era tudo isso que eles estavam falando). Sim, eu não sabia usar o Twitter, pois eu seguia alguns famosos, mas ninguém me seguia, então não tinha interação e esses colegas não estavam online na hora que eu estava e eu falava sozinho, como um diário, a única diferença é que eu ninguém lia, eu não sabia realmente o que estava fazendo e isso era meados de 2008 e 2009 e a tela inicial do microblog era semelhante dessa postada acima. Resumindo, criei, 'tweetei' umas trinta vezes e nunca mais entrei, pois eu não sabia usar e realmente perdia meu tempo ali. 

  
 Depois de muito tempo (uns dois anos) eu sentia falta de amigos virtuais (já não tinha nem reais), então eu comecei a pesquisar sobre o microblog e saber como encontrar pessoas e interagir com elas, antes que pergunte, já criei uma conta no Facebook para falar com um amigo da faculdade, mas isso foi depois que eu já tinha interagido bem com o Twitter, e depois que ele não entrava eu exclui, um tempo atrás eu criei novamente para falar com uma amiga, mas depois acabei excluindo também e não tenho mais. Retomando, eu pesquisei e tudo mais e no mês de Outubro de 2011 eu criei o meu perfil e comecei a seguir as pessoas e conhecer elas, montando minha 'grade de colegas' e alguns realmente viraram amigos (mas como?), simples, a primeira coisa que pesquisei foi 'como ganhar seguidores' e a resposta era para o usuário 'tweetar' (que é escrever numa mensagem de 140 caracteres permitidas no site) a hashtag (#) 'UniaoDoTwitterSegueQueEuSigoDeVolta' ou era algo assim com o simbolo na frente, isso viraria um tipo de link que ao clicar você cairia numa página dentro do site onde pessoas estavam 'tweetando' sobre a mesma coisa querendo seguidores, então você seguia a pessoa e ela te seguia de volta (depois surgiu uns espertinhos que queriam ter mais seguidores para parecerem famosos e não seguiam você mais, ou apenas ignoravam que você o seguia), com isso a pessoa ganhava um 'reconhecimento' e quem fazia um papel idiota era você que pensava que a pessoa estava retribuindo também. Mas por sorte surgiram algumas ferramentas online que mostra as pessoas que você segue e não te seguem de volta, então essa 'brincadeira sem graça' foi perdendo sua força, mas ainda tem.


 Diferente do 'Facebook' que você tem amigos, no Twitter você tem seguidores, amigos era igual na época do falecido 'Orkut' (ainda sinto saudades) que a pessoa te enviava a solicitação de amizade (ou vice versa) e se aceitasse o contador subia para ambos. No Twitter se eu quiser seguir o @DamonAlbarn que é vocalista da banda Blur e Gorillaz e um dos maiores compositores da atualidade (ok, chega de apresentar o cara) que na verdade eu já sigo, isso significa que eu vou ver o que ele está fazendo, quando ele publicar algo, alguma imagem ou vídeo (usando o 'Vine' que é uma das ferramentas do Twitter) na sua conta, muitas empresas e artistas fazem isso para promover produtos e uma nova música ou filme, ou algum produto, mas não significa que ele vai me seguir, se ele fazer ele vai ver o que posto (acredito que deu para entender). No Twitter existem muitas fãs clubes das estrelas do momento como Selena Gomez, Demi Lovato, Ariana Grande, banda One Direction, banda Fifh Harmony, dentre muitos e muitos outros (outros maiores que outros) e alguns desses artistas dão credibilidade para os fãs e os seguem de volta os deixando feliz. Um exemplo? Tenho um amigo @heycosgrovers que é fã da Miranda Cosgrove, de tanto pedir ela viu um dia sua menção (basta citar o "@" acompanhado do nome do usuário e você já citou a pessoa) e o seguiu de volta e acredito que ele teve quase uma parada cardíaca. Depois de tanto pedir, a atriz o mencionou num tweet o parabenizando pelo seu aniversário e mais uma vez ele teve um sonho realizado.  

  
 Acredito que agora se você não sabia o que era o Twitter ou como ele funcionava, agora está sabendo. A hashtag é muito importante e usada para ligar os assuntos e é fácil você encontrar outras pessoas que estão falando da mesma coisa que você, mas existe a barra de busca que você pode digitar o nome de uma banda, por exemplo, e mesmo sem a hashtag, ver as pessoas que estão falando ou falaram recentemente dela, além de ver o perfil oficial dela e seus últimos tweets. 
 O Twitter pra mim é importante, além de conversar e sempre conhecer pessoas novas que falam sobre assuntos que me interessam (só não sei o motivo delas morarem tão longe) eu o uso como uma 'ferramenta de trabalho' publicando o link de postagens feitas aqui no blog no meu Twitter por exemplo, além de alguns desenhos e informações de histórias que escrevo e isso é muito importante. Não só esquecendo de mencionar, na rede é capaz de 'retweetar' o 'tweet' de uma pessoa num ícone de duas setas e a mensagem, foto, vídeo ou GIF postado por fulano que você gostou por algum motivo vai para seus seguidores, isso é um tanto importante, pois eles vão conhecer essa pessoa e podem segui-la e vice-versa, você pode postar algo bacana que caia no gosto de um pessoal e eles podem 'retweetar' para os seguidores delas aparecendo para pessoas que não fazem parte do seu grupo (seja pequeno ou grande) mas que pode fazer. Existe a opção 'curtir' que há pouco tempo era o ícone de uma estrela e agora mudou para um coração, algo que você goste e clica nele e vai para uma lista reservada sua de coisas que você curtiu sobre o que os outros falaram. 

     Minha página do Twitter @LuizLucas73 com o avatar, tweet fixado e capa. Fonte da Imagem: print tirado hoje.

 Só para encerrar essa parte, existe o 'tweet fixado' que se você tem uma gama de redes sociais e quer colocar em destaque para todos verem você 'fixa' esse 'tweet' no topo e sempre que alguém entrar na sua conta irá vê-lo primeiro, não importando o dia que foi fixado e o mesmo pode ser retweetado ou curtido como o meu que coloquei a frase de uma música da banda brasileira Legião Urbana. 
 Existe a capa que é uma outra imagem que você pode colocar como decoração, para incrementar sua página e deixar a sua cara e na página inicial da pessoa aparecem os números de tweets que você enviou para sua conta (também soma para outras pessoas, todos alimentam sua conta), número de pessoas que te segue e pessoas que você segue e quantas coisas você curtiu (pelo visto eu não curto muitas coisas, mas a maioria das pessoas mais 'curte' do que 'retweeta' e o meu caso é o contrário (claro, você é estranho).  
 Finalizando, eu gostaria de agradecer o site 'g1.globo' e 'oficinadanet.com.br' por algumas informações aqui presentes. Eu realmente adoro o Twitter, raramente eu não estou nele (claro, não fico o dia inteiro, mas raramente não entro para ver se tem alguém me chamando) e eu acho incrível. A atualização mais recente do microblog foi adicionar uma gama muito grande de imagens GIF (aquelas imagens que parecem vídeos e ficam se repetindo tendo poucos segundos) com a ajuda de dois serviços (se não me engano são dois) que cedem os GIF´S e acredito que o Twitter comprou ou fez uma parceria e eles fazem parte do microblog e o usuário pode adiciona-lo em eu tweet o deixando mais dinâmico e atrativo. Agora são exatamente 02:16 da madrugada e estou com sono e essa postagem rendeu muito, mas foi a forma generosa do 'Portal do Ultra' para cumprimentar e agradecer o 'Twitter' e parabeniza-lo pelos seus dez anos! Uma empresa enorme que está buscando inovações e evoluir e eu não duvido, acredito que o Twitter irá ficar mais famoso e talvez, num futuro não muito distante, bater de cara com o 'Facebook' que é o dominante, querendo ou não. Espero que tenha gostado da homenagem Twitter, o 'Portal do Ultra' está do lado de vocês! 'Piu'! 

    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário