terça-feira, 31 de maio de 2016

Mulheres que Saem com Roupas Curtas tem Realmente mais Chances de Serem 'Atacadas'?

Compilado de imagens ilustrativas de garotas que encontrei na internet criando este banner de divulgação para a postagem referente para o 'Portal do Ultra'. Criado por Luiz Lucas Trajano de Menezes.

 Eu sempre perco o horário para as coisas, esta postagem estaria publicada ontem e vou começar a escrever agora, quase uma da manhã do dia seguinte, mas como prometido e como não estou com sono, vamos começar. Primeiramente eu já fiz uma postagem com o mesmo conteúdo num outro espaço na internet e me senti 'obrigado' a fazer aqui expondo minha opinião e explicando o por que delas e claro, deixando aberto o campo de comentários para você que discorda de mim, de alguma parte, que concorda, que tem uma história para contar ou algo sobre o tema usando o campo de comentários logo abaixo, pois, com certeza, irá complementar a postagem com seu ponto de vista e opiniões sobre o tema alimentando este espaço que trabalho duro para trazer coisas bacanas para os leitores que o visitam e eu realmente adoro escrever e expor minhas ideias e pensamentos sobre diversos temas aqui.
 Mas, sem mais delongas, vamos iniciar, pois acredito que a postagem será grande. Eu estava esperando um 'estopim' para não começar a falar do nada sobre o assunto, pois sempre procuro falar sobre algo que ocorreu recentemente e o que deu o que falar para comentar aqui, depois dou uma pesquisada (aprofundada as vezes e outras por cima quando tenho minhas opiniões formadas) e vou jogando aqui de uma maneira agradável e organizada para a leitura dos interessados e até mesmo curiosos sobre o tema. Tal 'estopim' foi o caso daquela garota de 16 anos que foi abusada por 33 homens, se não me engano, vi a matéria na internet, li um pouco sobre e virou assunto nacional e realmente foi algo trágico que sempre (querendo ou não) acontecem por aqui e muito mais vezes que você possa imaginar e muitas, infelizmente, tem medo de ir até as autoridades para as medidas serem tomadas e os responsáveis serem presos, mas muitos também acontecem e não vão parar na mídia e não ficamos sabendo, mas que ocorre e muito, infelizmente ocorre.
 Não é da garota que vim falar aqui, mas de uma parte de uma das matérias que ela apareceu e foi ouvida por um jornalista que ela mencionou a frase 'uso de roupas curtas' e esse foi meu estopim. Outro ponto que vinha acontecendo muito no começo desse ano se não estou enganado é os abusos que as mulheres sofrem nos transportes públicos, é tão complexo e direto que o homem chega a ejacular na roupa da mulher e a situação se torna muito conturbada (a que ponto chegamos?) e este também foi mais um "empurrão" para fazer a postagem e falar sobre tudo isso em uma postagem só não picando e falando pouco a pouco, até mesmo para não tornar algo repetitivo e separado. 
 Com tudo isso eu fiz algumas pesquisas na internet e encontrei duas coisas que achei importante citar e que tem tudo haver com o assunto que estou falando: há dois anos (2014) foi feita uma pesquisa com os brasileiros (homens) de 212 municípios diferentes e 3.800 foram ouvidos, a pergunta realizada foi: mulheres que usam roupas curtas para sair de casa merecem ser atacadas? Segure-se na cadeira, pois a resposta que vou dar não é mentira, pois exatamente 65% dos homens brasileiros apoiam e dizem que elas merecem ser atacadas por usarem tal tipo de roupa, seja um vestido mais curto ou saia ou shorts mais chamativo, até mesmo uma roupa que realce ou mostre mais o busto.

 Imagem de reprodução retirada de uma conta do 'Instagram' mostrando um tipo de vestimenta feminina. A mulher, como pode ver, não teve a identidade revelada. Imagem de divulgação.

 Parece até brincadeira, mas não e o resultado é real. Você pode se perguntar que os anos passaram e as coisas mudaram, mas acredito que mudou para pior, pois acredito que o número aumentou e desses 45% talvez tiveram vergonha ou receio de falarem o "sim" e decidiram 'bancar o bom moço' já que é mais fácil. 
 Outra pesquisa que fiz e que achei até engraçada (coube ao assunto e vou falar) que um padre muito conhecido de Gana disse que as mulheres que andam com roupas curtas são presas fáceis para os demônios, um padre exorcista disse isso e ainda incrementou que menor a peça, mais chama a atenção do demônio, então parece que as mulheres não tem que ter medo só de homem, para engrossar mais esse caldo que já está bem tornado, existem demônios na história também para complicar ainda mais a situação. Bom, só foi uma observação bem infeliz do padre exorcista e acredito que realmente ele foi infeliz e decidi falar sobre aqui por ser até engraçado tendo um teor cômico, mas não irei centrar nisso e só queria registrar nesse parágrafo.
 Voltando, realmente é algo absurdo o que acontece, as garotas e mulheres estão com medo e chegaram a este ponto, de terem medo de vestir o que quiserem, pois podem ser atacadas por um homem. Mas vamos por passo, pois quero deixar explicado e organizado não trocando os pés pelas mãos e nem misturando as coisas. 
 As mulheres e os homens ainda mais sabem que homem pensa muito em sexo, isso mostra em filmes, seriados de televisão, está presente nas conversas de amigos e em muitas outras áreas onde estão homens, eles se conhecem hoje por torcer para o mesmo time (um exemplo) e do nada, quando passa uma mulher na frente deles eles mudam o assunto e falam de mulher. Não sei as mulheres se pensam tanto assim, mas também não é nesse ponto que quero chegar, pois o vilão da história é o homem (claro, não generalizando, pois tem homem com a cabeça no lugar), mas infelizmente, como são muitos, as mulheres chegaram num ponto que não consegue identificar o bom do mau, pois ele pode vir pelas bordas e tentar algo mais tarde contra sua vontade, ou a vontade é tão grande que te ataca ao olhar-te a primeira vez na Rua e você ser agradável para o seu gosto.

Imagem de reprodução retirada de uma conta do 'Instagram' mostrando um tipo de vestimenta feminina. A mulher, como pode ver, não teve a identidade revelada. Imagem de divulgação.

 Isso é um fato: muitos homens falam tanto em mulher que chegam num ponto que vira incontrolável se ele não é aceito por uma garota ou faz isso por diversão sentindo até mesmo um prazer a mais pelo perigo e pelo errado, pois ele tem consciência que está fazendo ela sofrer, mas o importante é ele se sentir bem e pronto, só isso importa.
 Muitas falam "e se fosse sua mãe ou sua irmã" ou colocam uma foto de um homem sem camisa na Rua com os dizeres "está sem camisa, quer ser estuprado" tentando colocar o homem no lugar delas, me desculpem, mas essas coisas realmente não se encaixam no contexto. Primeiramente que o homem que vai fazer não vai estar pensando na irmã e muito menos na mãe quando agir e outra, eu sei que elas colocaram no lugar a figura masculina para mostrar que pode encaixar no contexto e que significa a mesma coisa, mas realmente é um exemplo bem plano ao meu ver, é a mesma coisa de colocar o predador no lugar da caça, assim posso dizer.


 Então acredito que consegui chegar no ponto "o homem faz isso, pois pensa muito em mulher e fala muito com outros homens e pode ocorrer" (falando novamente, não estou generalizando) e isso é um fato (acho que já falei isso). Agora ao ponto de usar ou não roupa curta que é uma coisa complicada e que eu tenho que dizer a verdade e explicar para não ser mal interpretado no final do comentário ou no meio.
 Com certeza, mas com toda certeza a mulher tem o direito de usar e não usar o que quiser. E tudo questão de estilo e até crença envolve, tenho uma amiga que mora no Norte do país onde no inverno faz calor e simplesmente ela me disse que não se sente a vontade de usar certas roupas, talvez bata um certo medo de ocorrer algo, mas que também não é o seu estilo, então uma coisa casa com a outra e pronto. Aqui onde moro, tem garotas que no inverno usam peças de verão e não consigo entender como não sentem frio, mas enfim, vocês tem todo o direito de usar o que quiserem, mas infelizmente estamos vivendo num mundo bem complicado (eu nem preciso falar isso).
 "Então você vai falar para não usarmos, é isso?", com tudo isso que ocorre, mesmo as que aderem a esse estilo que mostra mais a pele tem que ter coragem para usar, pois as coisas acontecem e muitas ficam encobertas por elas não denunciarem ou simplesmente não tem força para chegar na mídia por ser algo mais reservado num bairro escondido (aliás acontecem em todos), mas os noticiários não vão focar só nisso, como não focam só em violência doméstica, por exemplo, que também existe e muito. Eu se fosse uma mulher ficaria incomodado com tudo que sei e tenho concepção que possa acontecer, pois, voltando um pouco, os homens falam demais e pensam demais e vendo uma garota bonita usando certas roupas é, querendo ou não, um chamariz para o homem fazer coisas que nem ele, talvez, pensasse em fazer. Ou por ser uma mulher muito bonita ou ter o corpo muito bonito ou até mesmo nas necessidades masculinas, cada cérebro pensa de uma maneira e um cérebro sã pode se descontrolar também num certo ponto, pois nem todos que cometem são 'estupradores de carteirinha', sempre tem a primeira vez e ele pode achar fácil e gostar e em seguida tentar com outra ou reconhecer o erro e guardar isso em seu íntimo escondendo de todos e tentando esconder esse episódio, mas para a violentada é algo que ficará marcado para sempre.

Imagem de reprodução retirada de uma conta do 'Instagram' mostrando um tipo de vestimenta feminina. A mulher, como pode ver, não teve a identidade revelada. Imagem de divulgação.   

 Infelizmente com todos esses episódios, as mulheres rotulam e generalizam o sexo masculino para seu próprio bem se sentindo insegura. Pode haver uma amizade com os homens que conhece como num grupo de amigos, mas quando ela sai do trabalho e segue numa rua escura para apanhar o ônibus ela pode cruzar com um homem que está indo para a casa ou vai pegar o ônibus também e nem se quer reparou na mulher e ela já se sente vítima de algo que possa acontecer, usando a maneira de pensar que se acontece tão frequentemente, por que não pode acontecer comigo aqui e agora? Nisso vem o modo generalizado, o panico e o medo que não a deixa em paz e tira seu conforto.
 Eu mencionei roupas curtas já que o foco da postagem é este, mas infelizmente penso (na verdade acredito ser um fato pelo que ouvi falar nos noticiários a todos estes anos) que só por que a mulher ou a menina vai sair de casa toda agasalhada ou cobrindo todo corpo que vai estar 'imune' desses ataques. Quantas vezes você ouviu falar em colegiais estrupadas? Algumas até mortas! Pode ser por um fetiche de algum homem (nessa parte acredito que aja uma certa doença mental presente) por garotas com uniformes escolares que é uma camiseta e uma calça, realmente nada demais, mas nesse ponto eu acredito que existe a maior probabilidade do agressor, do violentador ter problemas mentais para cometer tal atrocidade.


 Então resumindo, as mulheres não estão mais seguras? E complicado, pois as mulheres toda hora e em todo momento é alvo de algo, querendo ou não elas são símbolos tanto pelas propagandas na televisão e tudo mais que é mostrado e isso tem haver e é um outro fato. Acredito e confirmo isso que se a mulher usar roupas curtas (elas tem todo direito), infelizmente são mais propensas a serem em um certo lugar se cruzar com certa pessoa. E a maneira que eu penso, pois estamos vivendo em algo real que isso ocorre e não tem como dizer "a roupa não tem nada haver", ao meu ver você estará mentindo para si mesma (ou mesmo se for um homem), pois tem haver e quantas vezes eu não vejo homens olhando e tudo mais (mas olhar é uma coisa), claro, olhar todos olham, eu olho (não sou cego), mas como já dito existe o descontrole e pode ocorrer sofrendo interferências sobre inúmeros fatores diferentes: um deles é que o sujeito pode ter ou sofrer de algum problema mental, outro que ele já pode ser estuprador e fazer por gostar, outros por fazer a primeira e não ser pego e nem denunciado, então faz a segunda e também não é e segue para a terceira até ir ganhando mais confiança, pois nunca denunciam o covarde e até não aparecer uma para denunciar ele vai continuar e vai destruindo a vida de outras mais. Também existem aqueles que sofrem do descontrole que pode estar sozinho ou sem sexo há muito tempo ou ver na rua uma garota que é dos seus sonhos ou que venha junto a imagem algum fetiche que ele vem trabalhando na sua cabeça e no automático faz, claro, quando o descontrole fala muito, mas muito mais alto na maneira de pensar "garota bonita, acredito que tenha alguém, eu não tenho chances então vou aproveitar esse local que não passa ninguém" e acontece.
 Com tudo mencionado, não se limita apenas na roupa que acredito ser um chamariz grande, mas se agradar ao doente (pois quem faz isso é doente) e ele tiver uma oportunidade ele irá fazer e ponto final. Infelizmente as mulheres estão muito inseguras com tudo isso e realmente é para estarem, não digo perder todo seu bem estar focando só nisso, mas também chegar a uma conclusão de vestimenta se for num lugar desconhecido, por exemplo, pois você não sabe em que local vai passar e com quais pessoas irá cruzar, Pelo menos em lugares conhecidos, se você percebe que está sendo perseguida você aperta o passo até chegar numa padaria, numa venda, enfim, um lugar público e dar um tempo. Levar em consideração a hora que vai voltar também é importante, pois você sai de casa as quatro da tarde usando roupas curtas e sabe que vai retornar tarde (mesmo morando no mesmo bairro e tenha que voltar a pé), de noite os lugares estão fechados e você não sabe quem possa estar andando pela madrugada, não é que é o seu bairro que todos são conhecidos, infelizmente você pode cruzar com um desconhecido doente como estes e acabar acontecendo o pior e como de noite ou madrugada a rua está mais deserta, é bem mais perigoso. E lembrando: a Rua é pública, no seu bairro pode ir e vir desconhecidos a qualquer hora do dia ou da noite.


 Só para concluir, pois agora estou ficando com sono (claro que acordo as dez da manhã) nenhuma mulher merece ser estuprada, claro que ela tem o livre arbítrio de usar o que quiser, cada verão é uma moda diferente, teve um dia que vi uma garota 'mais fortinha' subindo a avenida com um short muito curto que subia junto com ela e ela ficava abaixando e depois de alguns passos ele subia de novo (então você estava de olho), na situação eu estava atrás dela a alguns metros e se ela está usando não existe nada demais em olhar. 
 Uma coisa que não entendo (essa postagem ainda vai render?) são as garotas que usam, acredito que muitas por influencia das amigas, shorts ou vestidos curtos e muito justo, então quando elas andam eles tem o costume de ir subindo aos poucos e a garota fica incomodada abaixando, tem outros que nem sobem e elas ficam puxando para baixo. Ao meu ver é uma total falta de costume de usar e até mesmo um grande incomodo de andar e prestar atenção na roupa que está trajando para ver se não subiu, ou se não desceu, ou se algo está aparecendo ou sente que está fora de encaixe (fora dos lugares, ou mais pra cima ou mais pra baixo que o normal) e você percebe que aquilo é incomodo para a garota, então por que raios usar uma roupa dessas? Não consegue nem andar direito as vezes de tão justa!
 Não existe essa de parecer mais bonita usando roupas que mostram mais as pernas, a barriga ou o busto tendo um grande decote. Muitas pensam assim e respondem que é por causa do clima, mas as vezes nem está tão quente assim! Conheci de vista uma garota que andava com roupas bem leves, ela tem corpo e tudo mais, mas nunca se expôs, não sei se não gosta ou é religiosa, mas ela fica linda com uns vestidos que usa, mostra um pouco as pernas e são leves, é o estilo dela e não tem haver em ficar mais bonita ou não de usar ou não usar. 
 Acredito que expus todos meus pontos de vista sobre o assunto, falando novamente: não foquei no caso da garota que foi estuprada por 33 homens, pois esse caso está bem estranho, muitos á favor por ser uma mulher e defender (claro), mas tem histórias que contradizem tudo falando que ela queria participar e sabia de tudo, então eu não quero me envolver e nem julgar se ela esta certa ou errada, pois isso vai sumir da mídia e ninguém vai ficar sabendo dos reais motivos, se ela foi vítima ou não, apenas os mais próximos e ela, então não vou meter meu nariz em coisas que não sei. Outra coisa, nem todo homem é igual, pode ter certas ideias como pensar em mulheres, eu penso, mas não ataco nenhuma (você nem se quer fala um 'olá' seu tonto) e na posição que as coisas estão o jeito é ficar de olhos bem abertos e tomar certos cuidados como alguns que mencionei na postagem que são de extrema importância, você pode generalizar, mas no fundo nem todos são assim e vão te atacar quando tiverem a oportunidade mesmo você sendo a garota dos sonhos mais profundos dele que teve eles ao olhar você atravessando a rua ou te conhece por algum tempo onde passa na mesma rua que sua faculdade, escola, trabalho ou casa de amigas e os horários coincidem com seus afazeres também. E por último, é claro que as mulheres não merecem ser estupradas e essa pesquisa que apontei acima foram respondidas por loucos que talvez fariam esse mau, mas vocês tem o livre arbítrio de usarem o que quiser tendo consciência das coisas que acontecem ao nosso redor (não que estão usando que quer dizer que querem ser violentadas, estão pedindo como a pesquisa mostrou, onde tiraram isso?). O mundo está assim e é complicado mudar, acredito que não da pra mudar, então vai seguindo assim, elas com medo, eles as perseguindo e olhando e outros mais quietos que não parecem, mas são e outros que realmente não são e ai vem a generalização.
 Acredito que repeti muitas coisas, mas foi para não tirarem opiniões precipitadas contra as minhas, deixei o mais claro que pude deixar e acredito que entenderam meus pontos de vista sobre diversos assuntos que conectam com roupas curtas e 'ataques'. Espero que a postagem serviu como um alerta (mais um) e que divulgue se achou interessante. Se tem algum ponto de vista diferente ou algo a mais para agregar, use o campo de comentários abaixo e se souber de alguma amiga ou tiver provas de algum homem que faça esses tipos de coisas, denuncie, pois só assim você vai ajudar a não ocorrer com uma próxima mulher e assim estará salvando vidas, pois isso realmente destrói, o número é 181 e seu anonimato será conservado e ninguém poderá quebrá-lo. Só assim podemos começar a dar um basta nisso e depende de todos nós.

                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário