Poster internacional oficial do filme 'As Vantagens de ser Invisível' da 'Paris Filmes' de 2012.
Um amigo da internet me disse que esse filme era bom e que era um dos melhores (ou o melhor) que ele tinha assistido, fazia um tempo que eu o tinha aqui e resolvi assisti para conferir com os próprios olhos e entendimento se o filme adaptado do livro do mesmo nome era tão incrível como ele havia dito.
O filme tem como gênero 'comédia dramática' e foi dirigido por Stephen Chbosky que também é o autor do livro e ele tomou a liberdade de criar o roteiro do seu romance para as telonas (ponto positivo) e por curiosidade, anos antes de dirigir este filme ele havia dirigido 'The Four Cornes of Nowhere' no ano de 1995. O filme estreou no dia 19 de Outubro de 2012 tendo quase duas horas de duração e no elenco trabalham Logan Lerman, Emma Watson (a eterna 'Hermione Granger' da franquia Harry Potter), Ezra Miller, Erin Wilhelmi, Mae Whitman, Paul Rudd, Nina Dobrev, Dylan McDermott (atuou na primeira temporada de 'American Horror Stories'), dentre muitos outros.
O filme conta a história do solitário Charlie, um garoto que acabou de se mudar de escola entrando para o ensino médio e se vê num mundo sozinho tendo apenas uma ajuda do professor de literatura que o enxerga como um gênio, um garoto que tem um certo potencial, mas com seu jeito 'perdido' naquela escola e daquele ambiente e automaticamente deslocado e tímido ele não se mostra o tão bom é. Os dias vão passando e ele vai se fechando ainda mais apenas observando os alunos em sua volta evoluírem e ele com muitas dificuldades até começar a andar com um garoto e uma garota que irão mostrar para o jovem Charlie que a vida é um grande aprendizado e isso começa, por quê não, no período escolar.
Cena do filme 'As Vantagens de ser Invisível' (título original: The Perks of Being a Wallflower') de 2012.
Assisti o filme no final da semana passada e decidi falar dele aqui no 'Portal' hoje, mas claro que não poderia faltar a opinião do meu amigo Rodrigo (Twitter: @heycosgrovers ) que falou sobre esse filme eu o tendo aqui em casa e alimentando a vontade de assistir até eu simplesmente assistir. Primeira vez que temos duas opiniões num filme, mas achei mais do que justo ele ter um lugar de honra para se expressar e dizer com as próprias palavras como o filme 'As Vantagens de Ser Invisível' foi legal e ao mesmo tempo emocionante e instrutivo de alguma forma, na vida dele, então o que ele tem a dizer sobre o filme?
Eu assisti as "Vantagens de Ser Invisível" pela primeira vez em 2013, acho que quase no final do ano. Uma amiga da escola falou que o filme era bom e e resolvi assistir. Peguei o DVD emprestado com ela e assisti no mesmo dia, assim que cheguei da aula, ela nem tinha assistido ainda, o DVD era novo ainda. Muitos dizem que no livro acontecem mais coisas que no filme, mas não li, então não sei das diferenças entre um e outro. Pra mim, o filme é ótimo só pelo sentimento que ele faz sentir. Me identifiquei muito com o personagem Charlie (menos pela parte de ter tido um melhor amigo que se matou, isso nunca aconteceu comigo), ele entrou no ensino médio nervoso e sem amigos nenhum, mas acabou fazendo amizades com alguns que lhe apresentaram o mundo. Isso me fez lembrar do meu começo de 2013, quando criei minha conta no Twitter, conheci o mundo de ser fã de alguém e comecei a criar amizades do zero. Algumas dessas amizades se estenderam até o momento e outras se foram com tempo, isso acontece.
Mas é no final que o filme me fez refletir sobre meus amigos. No final vemos todos seguindo seu caminho e deixou claro que um dia tudo aquilo que você viveu se tornará apenas lembranças, fotos, histórias e que você, talvez, não verá mais nenhum de seus amigos, principalmente os mais distantes. E isso acontece com todo mundo, não só no filme. Seu melhor amigo vai seguir um caminho diferente do seu e isso pode fazer com que vocês parem de se falar, mesmo sem escolher isso, acontece. Todas as aventuras, todos, todos os amores, os dramas que viveram vão se tornar apenas boas lembranças de um tempo que não vai voltar. "As Vantagens de Ser Invisível" conseguiu me fazer pensar sobre isso por um bom tempo e eu sei que fez muita gente pensar da mesma forma. É um ótimo filme, com um ótimo elenco, uma ÓTIMA trilha sonora e acho que não precisou ter sido super fiel ao livro, como muitos dizem que não foi, pra ser o filme lindo que foi.
Nós somos infinitos!
Cena do filme 'As Vantagens de ser Invisível' (título original: The Perks of Being a Wallflower') de 2012.
O garoto não estava errado em suas palavras (não está), mas o filme quase recebeu a classificação indicativa para maiores de dezessete anos nos Estados Unidos por ter um conteúdo de uso de drogas, bebida alcoólica e existir certas referencias sexuais, mas depois analisaram bem (realmente não seria correto um filme desse tipo com o conteúdo empregado receber tal classificação) ele acabou recebendo a classificação para maiores de treze anos com um aviso que tais conteúdos foram empregados (se ele recebesse essa classificação iria sofrer e muito no quesito bilheteria, com toda certeza).
Retornando, ele não estava errado, 'As Vantagens de ser Invisível' o filme se originou através do livro que leva o mesmo nome e eu estava folheando o livro numa livraria há alguns meses lendo algumas partes e me recordei que ele (Charlie, o protagonista) conta os dias para terminar o ensino médio. Muito bem, o filme é focado na adolescência e o que acontece nela de um jeito ou de outro (tem o terceiro jeito que é o que você não tem a oportunidade de conhecer nada por não conseguir amigos nessa fase e automaticamente não "entrar" nessa parte da vida que passa muito rápido), um jeito é você começar o ensino médio com amigos, sejam eles 'puxados' do fundamental para o médio automaticamente e conhecem coisas novas com ou sem a ajuda de algum que já esteja no ensino médio ou o outro jeito que é conhecer neste que é complicado tendo o risco de você não acabar conhecendo e se 'aventurando' como no 'terceiro jeito' citado acima. O filme quanto o livro conta isso, um garoto quase desesperançoso nessa fase onde os jovens tem contato com tudo e escolhem o caminho que querem seguir tendo experimentado muitas coisas (boas e ruins) e Charlie consegue esses amigos de uma forma inesperada, mas importante e logo no começo eles realmente viram amigos.
O tempo vai passando e o garoto sem amigos que ficava num lugar sozinho já estava dentro de um ciclo, de um grupo de pessoas com dois melhores amigos e os demais colegas se divertindo com eles, participando de festas e descobrindo coisas. Um ponto que achei muito bacana é que ele começou a fazer parte de um grupo 'não popular', pois se fosse o contrário, o filme não teria a mesma 'mágica'. O grupo não é de excluídos, mas sim de pessoas que de certa forma não se encaixaram com os demais e decidiram se unir oferecendo companhia um para o outro. Outro ponto importante do filme é o tempo que se passa e as coisas que mudam, pois você querendo ou não vão mudar e o que foi mencionado 'tudo virará lembranças' e no filme, com muitas coisas que acontecem, realmente viraram lembranças, mas foram importantes para o 'bem estar espiritual' pois Charlie que iria passar os três anos sozinho não passou e começou a construir uma coisa com seus amigos, claro que virou lembrança, mas muitas coisas foram aprendidas e que ele colocará em prática para a vida inteira.
Realmente a trilha sonora do filme é muito bacana e a música tema é 'Heroes' do grande David Bowie que infelizmente nos deixou este ano. O tempo passa e ninguém pode mudar ou 'segurar' ele, por isso que deve ser aproveitado e tirar o melhor do que ele e as pessoas ao seu redor está oferecendo, pois lições de vida podem ser tiradas e elas podem ser usadas em algum momento de sua vida (ou mais de um), mas também não pode se levar tudo ao pé da letra, claro que os momentos devem ser divertidos e o que não servir de lição irá servir de alegria e tudo aquilo se tornará boas lembranças que se depender da intensidade da mesma, não serão esquecidas com o tempo.
Gostei muito do filme, eu estava esperando um balde de água fria com um drama concretado em 'As Vantagens de ser Invisível', pois atualmente não estou vivendo uma das melhores fases da minha vida e resolvi assistir o filme dando a cara para bater com o conteúdo que ele poderia apresentar, mas ao meu ver, o único ponto neutro do filme foi não ter mais drama na história, claro que existiu alguns, mas ao meu ver eles não conseguiram chegar ao ponto real do drama e automaticamente não tocar o telespectador ao ponto do mesmo sentir a mesma emoção, o mesmo sentimento da cena, talvez não foram tão intensas e realmente as achei rasas. Mas claro que não tendo esse drama que falei, não vai tirar de nenhuma maneira o mérito do grande filme que ele é.
'As Vantagens de Ser Invisível' entrou para a lista dos meus filmes favoritos, muitos estão na sua frente, mas ele entrou por ser especial e que deve ser assistido por todos, independente do gênero que goste, pois o filme realmente ensina muitas coisas e conta uma história muito gostosa. O roteiro está incrível e a história presente é linda. "A gente aceita o amor que acha que merece" e "Nós somos infinitos" são apenas algumas frases marcantes desse grande filme que deve ser conferido com toda certeza!
Os meios de imprensa avaliaram o filme com notas boas e na média o longa conseguiu ser classificado como "ótimo" e eu estou com a imprensa, considero o filme 'As Vantagens de ser Invisível' como um ótimo filme sendo atual e realmente muito, mas muito construtivo e alegre mostrando o mais importante: o valor de ter amizades reais. Confira abaixo vinte vídeos sobre esse grande filme e adicione o mais rápido possível em sua lista dos próximos filmes que verá, pois você não irá se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário