sábado, 25 de junho de 2016

Invocação do Mal 2.

Poster oficial nacional do filme 'Invocação do Mal 2' (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist) da Warner Bros de 2016.

 Mas estava na cara que eu iria falar desse filme entre essa ou a próxima semana, pois sendo um dos filmes mais esperados do ano pra mim e aposto que para muitas pessoas ao redor do mundo, 'Invocação do Mal 2' abriu as portas para o que finalmente estávamos com a pulga atrás da orelha, mas confirmou (ficou confuso?) que o filme se tornou uma franquia bem cautelosa, diferente de outros filmes que faziam questão de lançar um por ano, ou mais tardar dois e as coisas eram feitas ás pressas e a história não saia legal e pecavam em muitas outras coisas empobrecendo a franquia. Fico muito, mas muito feliz que o grande James Wan (cabeça por trás de 'Jogos Mortais' e 'Sobrenatural' e ainda tem filmes 'solos' como 'A Casa dos Mortos' que já falei aqui) tem calma para lançar algo bom, algo que choque as pessoas e não só com o terror empregado, mas com uma história muito, mas muito bem elaborada que abraça o terror e apresenta algo incrível para os apaixonados pelo gênero e ainda mais, para os apaixonados pelos seus trabalhos (como eu). Um exemplo disso, que ele faz isso não só para ganhar dinheiro, mas por quê gosta, é que ele dirigiu 'Velozes e Furiosos 7' e foi chamado para dirigir o oitavo filme por uma quantia absurda de dinheiro e James Wan simplesmente negou, pois ele já tinha uma ideia para sua franquia, uma ideia para o segundo filme e foi isso que ele fez, começou a trabalhar no projeto dele em vez de adiar um tempo para dirigir o oitavo filme da franquia 'Velozes e Furiosos', claro que ele recebeu e vai receber muito com este filme, mas com certeza, ele receberia muito mais no oitavo filme. Paixão pelo que faz é isso e realmente é incrível.

Ingresso do filme 'Invocação do Mal 2' que fui assistir essa semana. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

 Eu sou aquela pessoa que vai no meio da semana no cinema para assistir e já estava planejando ver o longa a algum tempo, pensei que estaria mais vazia pelo filme ter lançado no dia 9 desse mês, mas a sala estava lotada e por sorte consegui pegar um lugar prestigiado. Eu fui com um sorriso enorme, pois sabia que iria conferir um filme de qualidade e de peso (pena que não fui no primeiro), mas com toda certeza vou ver o terceiro que já estão falando e com certeza também será lançado em 2018 ou mais tardar em 2019, pois existem muitos casos do casal Warren que podem ser contados, um mais terrível e medonho que outro, basta darmos tempo ao tempo e as coisas não se apressarem (observação: esse não foi um caso propriamente do casal Warren, mas adaptaram nos cinemas para que seja, pois eles não tiveram um contato direto com o caso 'Enfield Porteigest' dos anos 70, mas isso falarei numa postagem que estou preparando para esta semana, então fiquem ligados no 'Portal do Ultra').
 Eu adorei o filme (já adiantando) e parabenizei numa conta 'quase oficial' no Twitter sobre o que achei e parabenizei James Wan pelo grande trabalho realizado neste filme que pode ser classificado, como o primeiro, como uma obra de arte do terror cinematográfico.

'Screenshot' do tweet que enviei parabenizando pelo filme 'Invocação do Mal 2'. Fonte da imagem: Twitter.

 'Invocação do Mal 2' (título original: The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist) foi dirigido por James Wan que também trabalhou no grande roteiro do filme ao lado de Carey Hayes, Chad Hayes e David Leslie Johnson. No elenco temos Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O'Connor, Madison Wolfe, Simon McBurney, Franka Potente, Steve Coulter, entre muitos outros.
 O longa se passa sete anos depois do caso apresentado no primeiro filme, o casal Warren (Lorraine e Ed Warren) viajam até a Inglaterra para ajudar uma família atormentada por um Poltergeist muito poderoso que lhe tiraram a paz. O trama baseado neste filme é real com o caso 'Enfield Poltergeist' registrado no final da década de 70 onde foi chamado também de 'Amityville Inglesa' que teve muita repercussão na época envolvendo toda família que era alvo de repórteres e dos principais tabloides na época.

Cena do filme 'Invocação do Mal 2' (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist) de 2016 da Warner Bros. 

 Esse filme me lembrou muito 'Insidious: Chapter 2' (Sobrenatural: Capítulo 2), pois no primeiro teve a apresentação e tudo mais e depois rolou um trama conturbador, no segundo como todos (pelo menos a grande maioria) já conheceu os Warren com o primeiro filme, um roteiro mais inteligente, porém menos assustador foi escrito para surpreender os telespectadores trazendo uma nova perspectiva do filme, mesmo fazendo parte da mesma franquia, para não fazer 'mais do mesmo'. Realmente o filme é assustador, muitas cenas foram muito bem 'construídas' para trazer a emoção e o sentimento esperado para o telespectador e o mesmo sentir aquilo na pele.
 O elenco está incrível, eu realmente adoro a Vera Farmiga e o Patrick Wilson (que o conhecia em outros filmes) e eles já possuem um conhecimento com uma gama enorme de conhecimento que já podem ser considerados como 'atores de elite'. Os demais que fizeram a família, uma mãe solteira cuidando de quatro crianças também foram ótimos. Percebe-se que o filme é muito detalhado, tanto a na história para as coisas indo acontecendo aos poucos, na hora que é para acontecer para não ir atropelando as outras cenas e acontecimentos até mesmo o grande cuidado em detalhes do filme se passar na época de 70 trazendo tudo, mas realmente tudo daquela época na Inglaterra para o filme como o que fazia sucesso (as garotas gostavam muito de Elvis Presley e Ed Warren pegou um violão para cantar em uma das cenas) até os carros, as casas e a trilha sonora que acontecia quando o filme não tomou (ainda não tinha tomado) o caminho mais obscuro, trilha sonora com direito a The Cure, The Beatles e outras bandas da época.
 Como dito, filmes assim para realçar e o enriquecer se deve prestar atenção e empregar tais detalhes e não só escrever algo que apavorasse os telespectadores. O rumo da história está incrível e se enxerga com clareza os cuidados tomados, mas foi o que eu disse, o primeiro 'Invocação do Mal' tomou mais terror que o segundo que tem toda uma história obscura por trás trazendo algo muito gratificante para quem esperava assistir um filme de terror.
 Eu não posso me servir de exemplo, pois realmente no cinema eu não me assusto fácil e neste eu não me assustei (mas não quer dizer que o filme é ruim), mas senti o mais importante e que poucos conseguem fazer: trazer toda obscuridade da história para o lado de fora, pois você sente o drama da família que sofre com o 'Poltergeist' que está infernizando a pequena Janet que sofre muito (sendo a principal alvo) do 'fantasma' que a atormenta e com isso, todos da família que fica desesperada não sabendo o que fazer.

  Cena do filme 'Invocação do Mal 2' (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist) de 2016 da Warner Bros. 

 Mais um filme inteligente com um roteiro esperto trazendo algo diferente para as telonas e agradando a grande maioria que apostou suas fichas a James Wan e para a franquia 'Invocação do Mal' que segundo notícias, este filme foi o terror de maior abertura aqui no país.
 Os veículos jornalísticos e de entretenimento deram notas consideráveis para o filme, alguns com notas máximas (isso é raro para um filme de terror) outros ficando na média e sempre existem alguns que classificam como bom apenas, mas a média foi que o filme foi considerado como 'bom/ótimo'. Eu discordo da imprensa classificando o filme 'Invocação do Mal 2' como um filme 'ótimo/excelente' pelo conteúdo empregado, o roteiro que lhe pertence e toda trama que eles passam com a família em um dos casos mais perturbadores que até hoje choca o mundo e é comentado, ainda mais na Inglaterra onde ocorreu, pois o caso ocorreu no estado de Londres. 
 Se gosta de terror e ainda não viu (é difícil, acredito que a maioria já foi ver) está super indicado por ser um grande filme sendo diferente da grande maioria. Confira abaixo trinta e um vídeos relacionados ao filme 'Invocação do Mal 2' e se prepare para vivenciar uma das histórias mais obscuras que ocorreu neste mundo e que ainda deixa muitas pessoas intrigadas. Semana que vem tem postagem especial sobre o verdadeiro caso, então se preparem, pois você tomará muitos sustos sabendo de muitas coisas que ocorreram realmente no misterioso caso 'Enfield Poltergeist' na década de 70. 

































Um comentário:

  1. Ainda não vi, mais espero que tenha a mesma pegada do primeiro aquela mesclagem de baseado em vida real com um pouco de invenção. Um terror meio suspense.. Isso q faz o filme um maximo.

    ResponderExcluir