Modelo num Dia Frio. Fonte da Imagem: wallpaper.ultradownloads.com.br
E faz algumas semanas (umas duas ou trés) que estamos no Inverno (que pra mim é um inferno), pois eu não gosto do frio e realmente não consigo entender as pessoas que falam tão bem do clima frio (eu gosto de um clima fresco, porém gosto do calor, mas não desse frio) como é bom ir dormir nessa estação (e pra levantar? Com aquela garoa fria para ajudar mais a congelar seu rosto?), entre outros pontos positivos que elas realçam que pra mim se tornam negativos. Pra tomar banho é um caos (é bom quem tem aquele aquecedor de água em casa), para pegar no sono pior ainda (só se já estiver com sono), para levantar como dito, para sair de casa com tantas roupas (eu não suporto vestir tantas roupas) entre outras coisas que o frio atrapalha, e muito!
Estou em São Paulo que faz um frio mediano comparado a outras partes do país e o calor é mediano também comparado a outras partes do país, mas tiveram dias neste ano que uma massa de ar polar tomou conta da região e eu tinha que vestir duas meias e duas calças para conseguir viver, sem contar que o sol brilhava e não trazia calor algum, apenas iluminava (realmente o tão conhecido 'sol de geladeira').
Esses dias a temperatura estava agradável chegando aos 25°C e de noite reduzia para 17°C (estou estimando), mas de ontem pra hoje outra massa de ar polar atingiu o estado e estamos sentindo frio (não tanto como o outro, mas começou a ficar chato) e teremos um dia frio amanhã. Com essa sensação que já estou sentindo, irei trazer algumas curiosidades sobre o corpo humano e como ele se comporta no inverno além de trazer alguns vídeos relacionados a temperatura (como eu sofro pra tomar banho nesse clima!).
O corpo humano "pede" mais calorias, pois no inverno o corpo humano gasta mais para se manter aquecido (ele trabalha mais, viu como o Inverno não é bom?) e acredite se quiser, mas no inverno sentimos mais vontade de comer coisas doces (inverno que eu digo nos dias mais frios, leitores) acredito que por ser mais calóricas e meio que o corpo saber que é mais calórica e que ele terá o que gastar. Com isso a fome aumenta (realmente no verão não sentimos tanta) e o corpo precisa manter sua temperatura de 36,5 °C que depende muito da pessoa, mas a média é essa e isso se torna um perigo quando a temperatura sobe ficando acima dos 40°C e chegando próximo aos 30°C que é onde nossos órgãos vitais começam a entrar em estado de emergência.
Quando não está numa temperatura adequada, na temperatura de costume que ele precisa estar, o coração e o cérebro começam a funcionar incorretamente, além de poder ocorrer letargia, dificuldade de circulação do sangue onde a pessoa pode entrar a óbito.
Inverno em Nova York. Fonte da Imagem: dicasnewyork.com.br
Quando a temperatura do corpo começa a sofrer uma queda nós começamos a sentir frio, é como um aviso que o corpo da "não está normal, precisamos se aquecer para tudo voltar a funcionar ao normal de novo!" Com isso vamos pegar um agasalho, uma touca, vestir calças mais grossas e tentar se aquecer para a temperatura corpórea voltar ao seu normal. Muitos não sabem, mas essas vestimentas mais grossas e os cobertores não trazem o calor, mas sim nosso próprio corpo, pois vestimos roupas mais grossas para o calor do corpo que perdemos ao decorrer do tempo se armazene de um modo na roupa que ela fique quente e aqueça o mesmo novamente. Então é o próprio calor do corpo que sentimos 'de volta' quando nos agasalhamos e tudo isso para não deixar o calor "fugir" para o espaço, usamos tais roupas para prender o calor e o corpo sentir novamente.
E agora se tornou um fato: cada pessoa sente o frio de uma maneira diferente, de uma intensidade diferente, por isso as vezes vemos pessoas andando na Rua de camiseta e você do lado oposto vestindo uma camiseta embaixo de um blusão e ainda andando com os braços cruzados para tentar ficar 'mais quentinho'. E que cada pessoa tem mais ou menos 'sensores' na pele que conseguem sentir com mais ou menos a sensação climática e depende do ponto, pois tem pessoas que começam a sentir frio nas orelhas (minhas orelhas não, mas meu nariz e nuca), outras nas mãos e em outras partes. Diz também que os mais novos e os mais idosos tendem a sentir mais frio, ao longo de nossa vida nosso corpo responde de forma diferente as mudanças climáticas.
Pessoas de ascendência européia ou asiática tem uma 'proteção maior' contra o frio isso tudo por uma herança genética (eu sou descendente de italianos e acredito que minha proteção veio com defeito) uma proteção natural contra o frio. Falando das crianças, elas possuem uma superfície corporal muito grande em comparação com o peso e isso a torna mais sensível com a perca da temperatura, já os mais idosos tem a pele com maior capacidade de gerar proteção contra o frio.
Existem outras formas do corpo nos chamar atenção que está frio e também sofrer com a queda de temperatura: lábios rachados é uma delas, pois são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas e com isso a torna mais sensível no frio e passar a linguá ou morder-los contribuem ainda mais com o ressecamento deles.
Os pelos da nossa pele ficam arrepiados e isso vem dos nossos primórdios quando os homens tinham bastante pelo. Todos nossos pelos possuem um pequeno músculo no ponto em que saem da pele e no frio ele se contrai e o pelo arrepia. O organismo faz isso para criar uma camada de ar para prender o calor e não deixar o mesmo sair (a grande missão do corpo no inverno é não deixar o calor dele mesmo escapar). Sentimos dor de garganta com muito mais facilidade nesses tempos mais frios, pois na boca existem inúmeros microorganismos que causam doenças e com a baixa temperatura e baixa umidade do ar eles tendem a se multiplicar. Ainda mais que as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados com outras "compartilhando" vírus e bactérias com todos presentes pelo ar tendo a contrair com muito mais facilidade gripes e outras doenças.
As mãos e os pés ficam gelados, pois o corpo precisa enviar o calor para locais mais vitais como o cérebro, coração, pulmões e as extremidades do nosso corpo tende a ficar com o mínimo de calor, por isso alguns chegam a ficar com as mãos roxas (eu) e os pés parecendo pedras de gelo por conta da baixa temperatura. A pele também fica mais ressecada, pois há uma menor produção de sebo na pele, não ingerimos muita água e claro, ela perde mais calor. O banho quente que tomamos ajuda e muito a 'estragar' a proteção natural da pele atrapalhando tudo muito mais ainda.
Você percebeu que até no frio nosso calor precisa trabalhar mais, ele entra em estado de alerta e precisamos ter muito mais cuidado. Agora esta exatamente 13°C aqui na cidade de São Paulo e estou trancando no meu quarto (falando isso já imaginam correntes e cadeados na porta) e estou com frio, mas não aquele que pede para ir pegar uma blusa, mas está frio e as pessoas do Norte do país nem se quer sabem como é sentir essa sensação térmica se nunca vieram para o Sudeste e Sul do país ou viajaram para um outro lugar.
As pessoas magras tendem a sentir mais frio (eu sou bem magro), mas muitos dizem que as pessoas que tem mais massa (eu não mencionei pessoas gordas) não sentem frio tão facilmente comparando com os mais magros, mas isso é uma mentira, pois a diferença na temperatura é de 2°C a 3°C no máximo de diferença que elas conseguem sentir mais dependendo da massa que ela tem. As mulheres sentem mais frio que os homens pelo seu corpo não ter tanto músculo quanto ao do homem e isso ajuda a manter o corpo mais aquecido.
Achei importante e muito interessante trazer tais informações sobre os diferentes organismos nesse tempo mais frio, claro, alguns tendem a ser um pouco diferente do outro, mas é questão de coisa mínima, pois todos nós somos humanos e resumindo: o corpo não pode perder o próprio calor produzido por ele mesmo. E você, está com frio? Vai beber algum chocolate quente? Eu não tenho esse costume, muitos dizem que ingerir bebida alcoólica aquece o corpo, mas isso também é uma outra mentira, só se a pessoa tomar tanto e ficar tão embriagada ao ponto de não saber nem o significado do calor e do frio (é uma outra história), mas e você, sofreu muito nesse Inverno que nem se quer chegou na metade? Costuma sofrer muito no inverno como eu? Se é 'sua praia' a dica que dou agora é tomar um chocolate quente ou um chá para os admiradores.
Tais pesquisas presentes aqui com dados e informações sobre os diferentes organismos estão presentes nos sites: "zh.clicrbs.com.br", "noticias.uol.com.br" e "g1.globo.com".
Tais pesquisas presentes aqui com dados e informações sobre os diferentes organismos estão presentes nos sites: "zh.clicrbs.com.br", "noticias.uol.com.br" e "g1.globo.com".
Ciclistas pedalando em plena neve. Fonte da imagem: blogdociclista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário