Poster do filme 'Diário de um Exorcista - Zero' de Renato Siqueira do ano de 2016.
Com tantos filmes independentes americanos 'brotando' á que aparece um nacional independente que também 'brota' de repente e ainda empregando o tema exorcismo num cartaz amedrontador e como sou fã de filmes decidi conferir como os brasileiros fizeram tal filme e como eles se comportaram com o tema e ainda mais, como o mesmo ficou sendo uma produção independente, pois Renato Siqueira e amigos que trabalharam no longa tiraram a grana para produzi-lo, para tornar esse 'sonho em realidade' e todas essas curiosidades despertaram em mim, mas antes vamos para a ficha técnica do mesmo.
'Diário de um Exorcista - Zero' foi lançado diretamente em 'Home Video' com a direção de Renato Siqueira que também atuou e se não me engano trabalhou no roteiro (acredito que teve ajuda para isso), no elenco temos Fábio Tomasini, Lisa Negri, entre outros. O filme conta a história de Lucas, um padre que recebe dois homens em sua casa para filma-lo com o interesse de ouvir e registrar para um trabalho acadêmico algumas histórias envolvendo seu passado que foi conturbado pelo fato dele se envolver em alguns rituais de exorcismos quando era mais jovem. Desde sua infância ele sofreu muito por ter o próprio diabo tentando atacá-lo por diversos lados como possuindo seu pai. Com isso ele se entregou a igreja se tornando padre e depois foi chamado para se tornar um exorcista e para seu próprio bem ele aceita, pois deve estar preparado para outros ataques que o próprio diabo possa estar preparando para desencaminhar o padre e consumir sua alma.
Cena do filme 'Diário de um Exorcista - Zero' de Renato Siqueira do ano de 2016.
Temos um filme independente brasileiro, como o cinema ainda não está com aquele vapor todo e nem apresentando uma qualidade 'hollywoodiana', pois ainda não pegou a essência como tem com as novelas (ou tinha), acredito que não será muito comum vermos filmes independentes com distribuição própria como este 'brotando' por aí, diferente dos americanos que quase toda semana aparece um ou dois filmes independentes com atores que nunca vimos atuando e até mesmo em alguns se apresentando realmente competentes no quesito profissionalismo.
'Diário de um Exorcista - Zero' tem um pensamento e um roteiro bom, realmente, mesmo com algumas coisas não se encaixarem muito bem, mas ele até é de surpreender no quesito 'filme brasileiro' por não apresentar até agora nenhum terror real nacional para seu público (e meio que ainda não apresentou, não sei se muitos vão chegar a assistir o filme), mas infelizmente alguns erros e falhas são percebidos claramente. Tudo bem que o filme é independente, mas a atuação dos atores que nele trabalham não estão legais, algumas cenas 'comuns' como um ataque na cabeça para fazer a pessoa desmaiar tem um jogo de câmera muito grande para efetuar uma cena pequena e o caminhar da história é legal, mas o caminho é cheio de buracos e as vezes ela 'trepida'.
Uma coisa que eles (acredito muito) apostaram que seria um sucesso e foi um grande 'tiro no pé' ao meu ver foi os efeitos especiais empregados. Talvez eles gastaram uma grana para criarem e empregarem os mesmos, mas realmente não precisava em muitas cenas e foram realmente usados em vão transformando tais cenas desnecessárias e quase transforando o filme em algo 'trash'. Não precisava mostrar a cara de uma pessoa com o demônio no corpo mudando de feição e tudo mais, muito detalhe deixa tudo muito chato e nem um pouco realista e ainda contando com um filme de terror, tinha que usar mais o suspense, esconder mais e deixar meio oculto para aplicar a curiosidade na cena. Muitas ideias poderiam ser empregadas em tais cenas, eles poderiam usar tais efeitos em mais levitações e talvez vômitos ou algo do tipo para 'apimentar' o longa para realmente mostrar o terror e não focar no rosto da pessoa se transformando e isso ocorre muito. Outros efeitos que não gostei são alguns de luz que do nada aparece para expulsar o 'coisa ruim' da pessoa parecendo ascender uma lampada fluorescente na frente da pessoa. Como dito, outras ideias que poderiam ser menos trabalhadas e muito mais simples e que apresentaria um resultado muito mais convincente e encaixaria muito melhor no longa poderiam ser empregadas como cenas tremidas, mulheres com cabelos no rosto escondendo-o, maquiagem e lentes de contato. Pelo que vi, parece que eles testaram tais efeitos e por soar legal eles aplicaram e não tiveram um plano B.
Resumindo, o longa tem uma ideia legal, mas as coisas empregadas nele não foram satisfatórias sendo que ideias mais simples poderiam ser empregadas no lugar. Você pode dizer que o longa só tem esse erro (tirando a atuação), mas é muito importante, pois o filme está cheio de efeitos. Como foi uma produção própria, a turma poderia assistir filmes americanos de baixo orçamento que existem muitos e pegar algumas ideias, em que filme se vê tantos efeitos assim? Muitos empregados não tem cheiro a profissionalismo e o longa se torna amador, por isso que muitas vezes o mais simples é muito melhor que perder tempo empregando tais efeitos.
Disse isso, pois espero que o cinema nacional traga filmes de terror de muitos gêneros, mas que não cometam erros fatais como 'Diário de um Exorcista' acabou cometendo em algo que acredito que eles pensavam que seria o mais legal do filme, que trazia o peso, mas não foi bem assim que a 'arma secreta' deles funcionaram no longa e espero que os futuros pensem antes de fazer e peguem filmes de fora para ter uma noção e ideias para tais cenas que eles possam criar. Não tenho a nota da imprensa (acredito que ela não chegou a opinar e nem avaliar o filme), mas considero o filme 'Diário de um Exorcista - Zero' como um filme regular, apesar de ter um raciocínio lógico, existem alguns erros no roteiro (não contarei aqui se não estarei contando o filme). nos efeitos empregados e na atuação. Confira abaixo quatro vídeos sobre o filme e se decida se irá conferir o mesmo em breve, ou mais futuramente, ou não conferir por opção.
Filme de terror brasileiro é.... como posso dizer não e um dos meus favoritos, só acho que o Brasil ainda não pegou o piqui de produzir um bom filme de terror já assistir alguns filmes do Zé do caixão na minha opinião são pessimos do começo ao fim, com tudo "Desaparecidos" "jogo do copo" "matadouro" (Acho que é esse o nome) me conquistaram.. Agora tenho que assistir Diário de um Exorcista para comprovar minha teoria das longas-metragem de terror Brasileiras.
ResponderExcluir