Família reunida assistindo Televisão. Fonte da Imagem: dgcomunicacaodigital.wordpress.com
Hoje "é comemorado" o dia da televisão junto com o dia do estudante e dia do advogado (um dia para celebrar bastantes coisas), mas como eu não sou advogado, não sou mais estudante e a televisão ao meu ver é o mais importante pra mim eu decidi aparecer por aqui hoje e falar dessa bela invenção humana que evoluiu muito até chegar nos televisores hoje, aparelhos extremamente finos com muitas polegadas, uma qualidade de imagem impecável e algumas são até curvadas para proporcionar ao telespectador uma qualidade mais superior.
Bom, vamos falar um pouco sobre a história da televisão que no começo era um aparelho para famílias muito, mas muito ricas sendo um artigo de luxo onde a qualidade da imagem era péssima com a presença de muitos chuviscos, mas como era um equipamento que eles queriam investir, ele foi pesquisado e melhorado por meio de muitas pessoas que trabalharam nesse processo como pesquisadores que testavam muitas coisas para trazer melhorias ao aparelho e as primeiras transmissões experimentais aconteceram em meados de 1920 (se parar pra pesar nem faz tanto tempo assim, faltam alguns anos para completar cem). Na Inglaterra em 1926, Japão e Estados Unidos em 1927 marcam o início das transmissões de imagens e sons.
Dizem que como muitas pessoas em muitos lugares do mundo trabalharam em cima desse equipamento, não tem como dizer qual foi a primeira transmissão oficial, mas uma curiosidade é que o personagem 'Gato Felix' faz uma grande participação nessa história pois era utilizado para regulagem do aparelho (sua imagem) já que o personagem era preto e branco, as cores necessárias para realizar um contraste e ajustes de imagem dos equipamentos.
As transmissões eram de péssima qualidade (seguindo o ditado "era o que dava") para você ter uma ideia, a imagem era exibida com aproximadamente 60 linhas e uma televisão analógica tem para sua resolução em média 480 linhas.
Nem precisava dizer que não tinha a cores na época (realmente não precisava) e depois, em 1930 começaram a surgir as celebridades para tomar conta do equipamento. Nesse ano os aparelhos começaram a ser produzidos em maior escala, mas mesmo assim ainda eram muito caros e a maioria das famílias tinham que contar com o rádio que era um aparelho popular e mais fácil de ter. As televisões eram gigantes (pareciam uma caixa) pelo fato dos 'hardwares' dentro dela (peças) e a tela não passava de cinco polegadas (isso mesmo, era minúscula).
Elas começaram mesmo no ano de 1950 quando mais pessoas tiveram acesso, nessa época (na verdade dez anos antes) foi transmitida o primeiro programa a cores, notícias esportivas e telejornais começaram a ganhar destaque.
Nessa década ela começou a ganhar mais tamanho e uma tela maior, aqui no Brasil ela veio com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand e a primeira emissora gigante foi a 'Tupi' (nome de índio) na década de 50 e o empresário citado trouxe por volta de 200 aparelhos dos Estados Unidos pra cá espalhando-os pela cidade. Já no ano de 1956 no Brasil já existiam 1,5 milhões de aparelhos.
No ano de 1963 foi feita uma transmissão a cores como teste mas só oficializou em 1970 e junto a isso uma transmissão ao vivo (a primeira) foi dois anos depois com uma transmissão de uma festa típica da cidade de Porto Alegre pela TV Difusora.
Depois disso ela começou a passar por muitos aprimoramentos, diminuíram mais um pouco e emissoras começaram a surgir contratando pessoas virando celebridades e depois só existiu evolução. Depois do sinal analógico teve a vinda do sinal digital onde a imagem e som tiveram um melhoramento considerável (isso para os televisores em HD). Disseram que a melhoria seria tão notada e surpreendente quanto foi a troca da imagem preto e branco para a colorida, eu mesmo não achei um escândalo, mas existiu e, com certeza, não vão parar por ai, pois estão lançando em 'FullHD' (mais linhas, mais qualidade), 4K que é a do momento, tirando os televisores em 3D que vieram também e muitas pessoas possuem com um preço mais acessível. O rádio ainda continua sendo o 'queridinho' por ser mais utilizado sendo o meio de comunicação mais importante.
11 de Agosto é o dia da TV. Fonte da Imagem: noticiasaominuto.com.br
Mas depois de falar de tudo isso, por que raios é comemorado hoje o dia da televisão? No dia 14 de Fevereiro do ano de 1958 o Papa Pio XII achou por bem homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória de sua morte com o dia da televisão, porque segundo a igreja católica, Santa Clara um dia estava impossibilitada de ir assistir a missa matinal de Natal. Com isso, ela preferiu ficar em seu quarto meditando e orando para Jesus e dizem que milagrosamente a santa conseguiu 'ouvir' e 'ver' a missa, tudo que ocorria por lá, com isso, em seu quarto por meio de uma meditação ela conseguiu 'assistir' a missa não estando lá. Com isso, se juntou a este fenômeno os aparelhos de televisão e a data foi escolhida. Tenho muito que agradecer aos sites 'tecmundo.com.br' e 'brasilescola.uol.com.br' pelas informações e pesquisas realizadas sobre o assunto.
Eu sou um grande fã de televisão (a cabo) e acho incrível e mais que merecido um dia para homenagear essa grande criação. Mesmo que o rádio perde para a televisão no termo de 'popularidade' existem muitas pessoas que costumam assistir o jornal matinal e outros programas para se divertirem, contudo, sendo uma das grandes formas de entretenimento conhecidas na atualidade. A cada ano que se passa eles insistem em aumentar ainda mais a qualidade de som e de imagem dos aparelhos e com isso, uma batalha de empresas é travada uma mostrando mais qualidade do que a outra comparando seus produtos. Televisores em 'HD',, 'FullHD', '4K', '3D', alguns aparelhos com uma leve curvatura, outros trazem uma câmera como uma 'webcam', entre muitas outras coisas sem contar os aparelhos que funcionam conectados a ela. Cada vez mais televisores produzidas para se conectarem com a internet trazendo o conteúdo que antes só era possível ser explorado e admirado no computador para os aparelhos de televisão, algumas por um cabo conectado e outras com a funcionalidade 'Wi-Fi' como um notebook, por exemplo.
Desde criança eu gostava de assistir televisão, hoje a internet "pega" muito forte no quesito entretenimento, mas pra mim a televisão é o ponto mais alto tendo a internet em segundo lugar chegando perto do conteúdo televisivo. As empresas continuam apostando alto em televisores, pois existem pessoas apaixonadas como eu que se maravilham e compram pelo preço que for (pagar é outra história) e se sentem realizados em ter um aparelho desse em casa. Eu me senti realizado quando comprei a minha, tinha uma de 20' polegadas que ganhei na mesma época que ganhei o video-game 'Super Nintendo', pois exista a conversa que 'jogar video-game na TV estraga' (de onde tiraram isso?) e com isso eu jogava no quarto e assistia também e há uns três ou quatro anos atrás eu troquei comprando uma de 32' com acesso a internet e me senti realizado com o aparelho, pois a outra começou a dar problema na imagem e era um atrás do outro e fui obrigado a trocar (ou ficaria sem), então pra mim, televisão é uma prioridade, pois ás vezes não estou muito legal ou não tenho vontade de ficar no computador eu assisto televisão e depois do computador é televisão, então todos os dias eu assisto televisão.
Espero que tenham entendido um pouco sobre a história da televisão, um aparelho de luxo tão raro que foi recebendo diversos tratamentos para ser melhorado e chegar aos mercados com preços acessíveis para as pessoas terem em casa, o brasileiro gosta muito de televisão e por isso não demorou muito depois da sua chegada, do equipamento se espalhar pelo país. Mais uma vez muito obrigado por você assistir televisão, acredito que muitos fãs de televisão chegaram a salivar vendo as televisões novas nos vídeos aqui presentes (eu nem sabia que exista '8K', em breve temos '16K'). E você, gosta de assistir televisão? Já parabenizou a sua por ela ter existido?
11 de Agosto: Dia da Televisão. Fonte da Imagem: registropop.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário