Cena de um dos filmes da franquia 'Jogos Mortais' (Saw) de James Wan e Leigh Whannell da Lionsgate.
Acredito que para o espaço ficar bem mais completo e ter realmente a minha cara (pois sempre venho dizendo que o 'Portal do Ultra' tem a minha cara) faltava eu falar de 'Jogos Mortais' aqui e para isso eu assisti toda a franquia em três dias (ou foram quatro) para fazer uma postagem só falando sobre os sete filmes que formam a primeira fase do filme, o primeiro legado, pois depois que o legado de John 'Jigsaw' terminou finalmente no sétimo filme, um outro 'mestre' irá comandar os jogos doentios o substituindo (ele tinha uma carta na manga). o que aconteceu foi que desde o ano que foi lançado o primeiro, os outros (acredito que a partir do terceiro para ser mais exato) a data do Halloween 'puxava' um filme, então todo mês de Outubro tínhamos um filme de 'Jogos Mortais' (título original: 'Saw') nos cinemas, pois a história poderia ser comparada a um seriado, pois era colada uma na outra. Mas com isso, a maioria do público que só is assistir por assistir e nem prestava atenção na história para ficar ansioso para o próximo, só ia para ver as cenas de sangue e dizer que foi (tudo bem, prossiga) começou a não ir muito e a franquia começou a sentir o peso e o desgaste, pois não atraia mais tantas pessoas como nos primeiros filmes. Com isso, os criadores da franquia que são James Wan (ele mesmo, que trabalhou em 'Sobrenatural', 'Invocação do Mal','A Casa dos Mortos', 'Quando as Luzes se Apagam', entre outros) e Leigh Whannell ('Sobrenatural') decidiram dar um tempo na franquia e lançaram "o último" filme que fechava os planos de 'Jigsaw' e também começava uma nova ordem perante os jogos e ele terminou com essa luz de 'o novo vai continuar, uma nova cara vai dar continuidade ao legado' e depois do sétimo até hoje não lançaram mais nenhum.
O motivo é simples: como a franquia estava apresentando desgaste e apenas os ansiosos e fãs do filme como eu iria ver, eles resolveram dar uma pausa no projeto (pois está na cara que terá futuros filmes) e decidiram partir para outros ares, outras criações e outros projetos para deixar a franquia 'Jogos Mortais' esfriar e depois de alguns anos realizar a grande volta, o grande retorno e 'explodir' novamente nos cinemas. Muitos sites estão apostando que será no ano que vem, Halloween de 2017 teremos o retorno de 'Jogos Mortais' com o oitavo filme nos cinemas, mas eu ainda acho que está próximo demais, pois Leigh Whannell esta trabalhando no 'Sobrenatural Capítulo 4' e James Wan esta mais atarefado com tantos projetos que ele tem em vista e, com certeza, eles não farão o filme 'de qualquer jeito' atolados de projetos, eles irão se encontrar num período onde ambos estejam mais 'folgados' e assim sentar e debater como irão retornar com uma franquia de sucesso. Eu sou um grande fã da franquia, era desde mais novo com a idade que não poderia entrar no cinema por ter menos de dezoito e me lembro de ir no sexto e no sétimo 'escondido' conseguindo driblar os funcionários e assistir um filme para maiores de dezoito.
Minha camiseta com o rosto do 'Billy', boneco do filme 'Jogos Mortais' (Saw). Arquivo Pessoal.
A franquia também viu um declínio significativo quando o filme 'Atividade Paranormal' estreou e foi uma bomba, se não me engano estreou quando estava no quinto ou sexto filme da franquia que já estava muito cansativa (sempre falando: cansativa para aqueles que não eram fãs de carteirinha da franquia, pois os fãs estavam ansiosos para ir quantos existirem) e ele perdeu muito público para 'Atividade Paranormal' que também caiu na mesma armadilha, ficou cansativo e o pessoal parou de ir (e o pior é que eu jogava nos dois times indo assistir as duas franquias e apaixonado por ambas), então foi a melhor maneira que encontraram de dar uma pausa na franquia deixando as coisas esfriarem um pouco. Não sei se teremos um oitavo filme em 2017, mas tenho certeza que em 2018 teremos e desse Halloween não passa e também não vejo a hora de ir assistir e conferir 'Jogos Mortais: O Legado' (possível nome para o oitavo filme).
Mas já expliquei e agora falarei dos sete filmes aqui como uma postagem compilada mais que especial sobre essa franquia incrível (pelo menos pra mim) do cinema de terror, então sem mais delongas, vamos começar do início (é a melhor forma de começar).
Poster do primeiro filme da franquia 'Jogos Mortais' da 'Lionsgate' no ano de 2004.
O primeiro filme 'chegou não querendo nada' estreando no dia 4 de Fevereiro de 2005 com a direção de James Wan que também ajudou no roteiro ao lado de Leigh Whannell. No elenco temos Leigh Whannell (sim, ele também atua como atuou em 'Sobrenatural' "Insidious"), Cary Elwes, Danny Glover, Ken Leung, Tobin Bell, Michael Emerson, dentre outros.
O filme se passa numa espécie de banheiro enorme com duas pessoas acorrentadas a canos de metal, elas vão seguindo instruções que são passadas a elas quando vão decifrando alguns enigmas no local que ainda tem um "cadáver" banhado de sangue no meio do cômodo. Ao passar do longa, eles vão reconhecendo que o homem que os colocou lá dentro sabem mais deles do que eles mesmo e a família de um deles (Dr, Gordon) está sob refém de um homem que também está cumprindo regras e participando de um doentio jogo enquanto assiste aqueles dois homens.
Cena do filme 'Jogos Mortais' (Saw) de 2004.
Apesar de uma grande parte do filme passar no banheiro como na imagem acima, ele é bem agitado. O assassino 'Jigsaw' (como a polícia o chama) já é bem conhecido e não demora muito para ele ser reconhecido por Dr. Gordon que já foi acusado de ser o tal assassino que não da as caras, apenas grava uma fita com o boneco ordenando e dando as instruções do 'jogo', você tem duas escolhas: jogar e tentar sobreviver ou desistir e morrer.
Eu achei o filme muito bacana e bem bolado, sempre que algo era relacionado a ele tinha a frase "campeão de críticas" abaixo, pois realmente o longa foi muito bem pensado e montado e acredito que muitos que foram assistir nos cinemas se decepcionaram com o final que acabou 'meio que sem acabar' e uma turma levou um choque com o acontecimento. O fato é: fizeram isso para ver se a receita encaminhava para partirem para um segundo filme e foi o que aconteceu.
Não tenho as notas das críticas e muito menos a média, mas classifico o filme como 'ótimo' pelo desenrolar dele e pela ideia 'de impulso' que levou a terem mais seis e ainda mais, abrir uma franquia.
Poster do filme 'Jogos Mortais II' (Saw II) da 'Lionsgate' do ano de 2005.
No dia 4 de Novembro de 2005 saiu o tão aguardado segundo filme onde a grande maioria estava interessada em saber o que ocorreu no final "inacabado" do primeiro e quiseram conferir este. Já com a direção de Darren Lynn Bousman no lugar de James Wan, ele trabalhou ao lado de Leigh Whannell no roteiro e no elenco temos Tobin Bell, Shawnee Smith, Erik Knudsen, Donnie Wahlberg, dentre outros.
Este filme se passa numa casa onde oito pessoas acordam sem saber o que tinha acontecido e nem reconhecendo o lugar em que estavam, com isso, elas estão respirando um gás tóxico que ao passar duas horas o inalando irão morrer e para isso devem tomar o antídoto que estão espalhados pela casa e para encontrarem devem seguir as regras que estão espalhadas pela casa como chaves para acessarem outros cômodos e até mesmo 'jogarem' para conseguir o antídoto. Sete dessas pessoas já passaram pela polícia e cumpriram pena por atos errôneos que cometeram e uma delas é o filho do próprio policial que os colocaram atrás das grades. Fora do espaço do jogo, o policial Eric Matthews (onde o filho está preso na casa) encontra Jigsaw em pessoa que é um senhor que explica e mostra pelos monitores que seu filho está participando de um jogo.
Cena do filme 'Jogos Mortais II' de 2005.
Já no segundo filme vemos algo mais elaborado, também vemos que a ideia principal deles é criar uma sequência de filmes criando uma franquia, pois o primeiro poderia ter aquele final e pronto, mas neste enxergamos com clareza elementos do primeiro que se unem a este e a história é ainda mais 'engatilhada' para ser extensa e com mais detalhes sendo revelados. Aqui o próprio John conta para o policial que tem um câncer terminal e vê os 'Jogos' que ele mesmo cria para o próprio bem das pessoas, pois muitos não vivem ou dão prioridade e importância a vida ou ao estilo da mesma que leva, com isso, enfrentando um desafio e conseguindo sair dele, ela passará a ter mais qualidade e saberá aproveitar ao máximo da mesma já que viu a morte de frente.
Também percebemos que o filme tem duas partes, a de um jogo importante que está passando em um determinado local e a parte fora do jogo onde planos estão sendo traçados e coisas referentes ao jogo (ou não) estão acontecendo, neste a única regra do policial é ficar conversando com John enquanto o jogo acontece na casa.
Não tenho os dados da imprensa deste segundo filme, mas também o classifico como 'ótimo' com a ligação com o primeiro e as coisas começarem a ser explicadas, mesmo que não estejam alinhadas, mas sendo um filme bem esclarecedor sobre os motivos dos jogos estarem acontecendo.
Poster oficial do filme 'Jogos Mortais 3' ('Saw III') da Lionsgate de 2006.
Lançado em Novembro de 2006 (chegando na linha de Halloween), sendo dirigido por Darren Lynn Bousman (mesmo que o segundo), mas desta vez não trabalhando no roteiro sendo que os "cabeças" criadoras da franquia James Wan e Leigh Whannell o escreveram. No elenco temos Tobin Bell, Shawnee Smith, Angus Macfadyan, Bahar Soomekh, dentre outros.
O terceiro segue colado no segundo onde John 'Jigsaw' consegue escapar da polícia e é levado pela sua assistente Amanda (que já jogou duas vezes e passou a seguir os comandos dele sendo sua aliada) para um local onde eles planejavam e traçavam tais jogos, mas no terceiro Jigsaw está apresentando um quadro de saúde péssimo e ordena que peguem uma determinada enfermeira já escolhida por ele para ser sequestrada e cuidar de sua saúde enquanto mais um jogo estava ocorrendo num lugar não muito longe dali. O jogo desta vez ocorre com um homem chamado Jeff onde seu filho foi morto pelo resultado de um atropelamento e o homem vai passar por sala em sala tentando salvar ou ajudar as vítimas das armadilhas que estão presas, só que essas pessoas estão relacionadas ao acidente de seu filho e cabe a ele perdoar ou não.
Cena do filme 'Jogos Mortais 3' (Saw III) de 2006 da 'Lionsgate'.
Filme muito bem pensado e planejado onde John faz um 'jogo' com a enfermeira que deve mantê-lo vivo até o jogo de Jeff encerrar. Para isso, um dispositivo de ferro está ligada a sua cabeça e ligado aos batimentos cardíacos de John que se pararem o dispositivo desarma a matando. Ela deve fazer de tripas coração para fazê-lo continuar vivo enquanto o homem vai caminhando por um corredor cheio de portas.
Só os criadores para bolarem algo tão bacana como a história deste que para mim é uma das melhores contadas tendo o John vivo. Claro que todos são incríveis, mas este é um dos que tem um 'q' a mais pela ideia da enfermeira e tudo mais. Mostra que mesmo naquele estado que ele se encontra ele consegue elaborar tais jogos com ajuda (fica a pergunta no ar de quem mais poderia ajudar ou só a Amanda mesmo) e se importar com eles. Não tenho aqui as notas da imprensa e muito menos a média, mas o considero como 'ótimo / excelente' filme pelo conteúdo apresentado sem parada alguma, muitos preferem a origem, eu acho todos o máximo, mas a criatividade deste foi incrível sem sombras de dúvida.
Poster oficial do filme 'Jogos Mortais 4' (Saw IV) da 'Lionsgate' de 2007.
Lançado no dia 26 de Outubro de 2007 o quarto capítulo de uma das melhores franquias do cinema, o mesmo retorna com a direção de Darren Lynn Bousman e temos no roteiro duas pessoas novas: Patrick Melton e Marcus Dunstan (os criadores ficaram por fora desse capítulo) e no elenco contamos com Tobin Bell, Costas Mandylor, Scott Patterson, Betsy Russell, Lyriq Bent, dentre outros.
Jigsaw está oficialmente morto, mas os jogos ainda não acabaram, pois além do que ele queria ver e 'comandar' no terceiro filme, ele também queria alertar sobre um novo que acontecerá depois daquele e para isso 'comeu' um gravador que foi achado em sua autópsia e um detetive foi chamado, Hoffman para investigar o novo jogo. A vítima deste é um membro da polícia que tem um tempo para seguir ajudando as pessoas e encontrando pistas para chegar em dois membros importantes da polícia: Hoffman e Eric Matthews (do segundo filme) que foram capturados e estão esperando o policial cumprir os desafios enquanto Strahm está tentando solucionar o caso ainda aberto, mesmo John 'Jigsaw' estado morto.
Cena do filme 'Jogos Mortais 4' (Saw IV) da 'Lionsgate' de 2007.
O filme continua numa adrenalina, pois mesmo depois de morto os jogos continuam e o agente Strahm está investigando quem poderia estar ajudando o assassino (que já está morto) a prosseguir com seus jogos doentios enquanto Hoffman e o policial Eric que muitos pensaram estar morto estava vivo esperando ajuda.
O filme tinha um ar de 'o último jogo', mas o legado de 'Jigsaw' tinha que continuar e outros elementos foram criados e empregados (pessoas para ser mais exato) para darem o 'play' nos jogos preparando tudo como planejado a ele por algum tempo. Eric está investigando um jogo que foi montado onde a vítima, mesmo se tentasse sair, não conseguiria viver e ficaria presa no local e estranhamente o homem está ligado a Hoffman.
Não tenho as notas da imprensa para este quarto capítulo, mas o considero como um 'ótimo' filme, o final é surpreendente e como todos sabem que existiu um quinto filme, ele da a surpresa de um homem ligado a polícia estar ajudando John 'Jigsaw' a armar as armadilhas obrigando as pessoas a participarem de seus jogos.
Poster do quinto filme da franquia Jogos Mortais (Saw V) da 'Lionsgate' de 2008.
Este estreando no dia 31 de Outubro de 2008 foi dirigido por David Hackl e o roteiro ficou por conta de Patrick Melton e Marcus Dunstan. No elenco temos Tobin Bell, Scott Patterson, Costas Mandylor, Betsy Russell, dentre outros.
Com a morte de John 'Jigsaw' e levando o prestígio de sair vivo da armadilha e ainda salvar uma garotinha, Hoffman é homenageado e considerado como um herói perante o caso enquanto o agente Strahm acha tudo muito estranho e começa a desconfiar do homem fazendo uma busca sobre seu passado e tentando ligar o agente com algum acontecimento ou jogo de 'Jigsaw', pois ele foi aprisionado em uma armadilha para morrer e conseguiu sair vivo. Enquanto isso um outro jogo está acontecendo: cinco pessoas estão participando do jogo e terão que passar pelos desafios postos para conseguir sair vivas.
Cena do filme 'Jogos Mortais 5' (Saw V) da 'Lionsgate' de 2008.
Neste filme começa uma corrida entre gato e rato, pois o agente Strahm sabe que Hoffman esteve ajudando o assassino e deve provar isso e para-lo. O filme segue com um andamento de investigações enquanto Hoffman está cuidando de um outro jogo e atento ao agente que está em seu pé. Outras informações são reveladas e o passado também vem a tona com John Jigsaw junto a ele em diversas ocasiões.
O filme não perde fôlego em nenhum capítulo sequer seguindo num ritmo acelerado e ao mesmo tempo curioso e angustiante pelos jogos criados e as pessoas tentando sobreviver a cada desafio. Não tenho notas da imprensa e muito menos a média, mas considero o filme como 'ótimo', mais um capítulo muito bom dessa franquia sangrenta sobre os planos de um homem que visava melhorar a vida das pessoas as forçando participar de um desafio que custaria suas próprias vidas.
Poster oficial do sexto filme da franquia 'Jogos Mortais (Saw VI) da 'Lionsgate' de 2009.
O sexto capítulo foi dirigido por Kevin Greutert e os roteiristas são conhecidos da franquia: Marcus Dunstan e Patrick Melton e no elenco temos Tobin Bell, Costas Mandylor, Betsy Russell, Peter Outerbridge, dentre outros.
O agente que não saia da cola de Hoffman está morto e ele começa a entrar em desentendimento com a sua mais nova arqui-inimiga: Jill que foi a mulher de John. Enquanto o desentendimento cresce e o FBI começa a bolar um plano para deter o homem, ele coloca mais um plano de Jigsaw, mais um jogo em andamento, talvez o mais complexo e importante para John Jigsaw: ele ao descobrir que tinha um câncer maligno, resolveu ir até o seu convênio de saúde e depois de fazer algumas pesquisas, mostrou que havia um lugar que poderia encontrar a cura, mas seu pedido foi negado, pois eles iriam gastar muito com o tratamento e a empresa sairia perdendo muito dinheiro. Este homem que tratava de beneficiar ou não as pessoas, contava com um time de pessoas que bolavam as mais diversas explicações para o paciente não seguir tal tratamento se o mesmo fosse muito caro. Com isso, Jigsaw colocou todos para fazerem parte de seu jogo, Hoffman sendo encarregado por começar e elaborar todo jogo.
Cena do filme 'Jogos Mortais 6' (Saw VI) da 'Lionsgate' do ano de 2009.
O sexto filme pra mim foi um dos melhores dentro da franquia pelo fato de ser um dos planos elaborados de John tendo todo o segredo revelado onde Jill, sua mulher, recebeu uma caixa para planejar o jogo onde os papéis foram entregues para Hoffman sobrando uma surpresa para ela. Um dos jogos mais aterrorizantes sobre o homem que decidia entre os clientes do plano de saúde e toda sua equipe.
Muito bem elaborado, sem contar que neste começa a 'rixa' entre Hoffman que era a 'cartada' de John e Jill que tinha uma carta na manga. O filme segue o mesmo ritmo dos demais, mas neste patamar o mesmo já estava sofrendo com o pouco público que estava acompanhando-o nos cinemas. Não tenho as notas da imprensa, mas o considero como 'ótimo / excelente'.
Poster nacional oficial de 'Jogos Mortais - O Final' ou 'Jogos Mortais 7' (Saw VII- The Traps Come Alive) da 'Lionsgate' de 2010.
Vendo que a diminuição de público era muito considerável, decidiram terminar o legado de John 'Jigsaw' no sétimo filme (e pelo visto era para ter acabado neste mesmo) com a direção de Kevin Greutert e o roteiro de Patrick Melton e Marcus Dunstan. No elenco temos Tobin Bell, Costas Mandylor, Betsy Russell, Cary Elwes, Sean Patrick Flanery, dentre outros.
Todos já sabem que Hoffman é o homem que está dando continuidade aos jogos de 'Jigsaw' e está prestes a completar seu plano enquanto Jill pede ajuda e segurança para a polícia. Com isso, Hoffman com a sua agilidade e esperteza usa um jogo que está acontecendo (digamos que era um jogo 'coringa' para se caso ele precisasse ser executado) para ter a Jill, caso contrário o jogo continuava e vidas seriam perdidas. Enquanto isso, um homem que escreveu um livro sobre como sua vida mudou depois de ter participado de um jogo participa de fato de um, pois ele não passa de um charlatão querendo ganhar dinheiro em cima dos acontecimentos.
Durante seu trajeto, ele irá ter que salvar pessoas com estiveram ao lado dele o ajudando a enganar as pessoas que compravam seu livro vendendo ideias falsas até salvar sua esposa que é seu bem mais precioso.
Cena do sétimo filme da franquia 'Jogos Mortais' da 'Lionsgate' de 2010.
Um novo detetive tenta capturar Hoffman enquanto ele da início ao ultimo jogo dos planos em vida de John 'Jigsaw' tentando trocar pela Jill que o deixou em maus lençóis no filme anterior. As coisas entre os dois saíram do controle e para colocar tudo novamente em seu devido lugar, um homem que ajudava John desde o início em segredo se revela para começar o seu legado finalizando com honra a de John 'Jigsaw'.
O filme seguiu bem, gostei quando as coisas ficaram pessoas entre Hoffman e Jill saindo dos planos, pois tudo era tão planejado que simplesmente decidiram agir por conta própria levando para o lado pessoal. Houve essa 'quebra' que gostei muito e um homem tinha que colocar tudo no lugar recomeçando do zero (a um modo de se pensar) para começar seu legado. Este homem foi muito falado por muitos fãs do longa ao passar dos anos e na verdade era muito esperado que isso acabasse acontecendo e foi o que ocorreu, ele foi revelado (quem? Assista o filme). Não tenho as notas da imprensa, mas o considero como um 'ótimo' filme.
E nestes sete filmes foi contada a história de John Jigsaw, como ele virou esse 'maníaco' e como teve seu modo de pensar mudado para criar tais armadilhas, atrair pessoas que realmente acreditam que isso ajude as que participam dando as elas um novo 'olhar para a vida' e até mesmo um novo 'motivo para viver'.
É a franquia que mais gostei de filmes envolvendo investigação, ação e terror, com toda certeza. O ponto forte do filme é que ele possuía pessoas que nem daria para imaginar que o ajudava no início e a grande revelação final, muitos já sabiam, mas precisavam ter a confirmação que foi muito importante e que talvez tenha o modo de pensar e o nível de 'homem sádico' tanto quanto John. Os filmes são cheios de revelações, ao longo deles são lembrados os filmes que passaram contando partes de uma outra visão e isso é legal, pois nada é perdido, mostrando que realmente todos são uma coisa só, mas divididos (uma história, um legado, um grande plano).
Me lembro que participava de fóruns da época do Orkut onde o filme estava realmente 'bombando' e tinha pessoas que assistiam muitas vezes, assistiam até os que foram lançados até a estréia do mais recente para tentar saber de algo antes de todo mundo e revelar e muitas pessoas davam palpites e falavam coisas concretas que até parecia uma coisa real, algo que elas juntavam, fatos e acontecimentos para ser mais concreta possível. Eu confesso que assistia de 'um modo clandestino' por não poder entrar nos primeiros (depois do terceiro que fiquei por dentro e queria saber mais sobre) no cinema pela pouca idade e a qualidade era horrível e eu tentava juntar algo com algo, mas não dava por não entender quase nada. Já fazia um tempo que eu queria assistir todos e realmente estar por dentro da história como todos fãs que estão ansiosos pelo novo legado, a vinda dele e dos próximos jogos.
Foi uma postagem bem completa, realmente eu considero uma franquia rica para quem gosta do assunto empregado, para quem não gosta não adianta engolir, pois esse pedaço de bolo é grande e não vai descer tão fácil. Se gosta de muito sangue, investigações e mentes doentias trabalhando para organizar jogos e fazerem, de algum modo, elas 'pagarem' pelo mal que cometeram (ou pra elas mesmo ou para os outros) assista a franquia, eu indico todos, pois é uma história e se deve começar pelo começo e ir seguindo e não adianta pular nenhum, pois assim você ficará perdido e não juntará as pontas depois. Então eu fico com os fãs dessa grande franquia esperando o oitavo longa ou pelo menos notícias oficiais dele, já deram um sinal verde, mas sobre a história ou até mesmo cenas de gravação não foram liberadas, tanto que os filmes são bem secretos e acho quase impossível acontecer no oitavo que seria um recomeço. Espero que conseguiram desfrutar da postagem, estava planejando há alguns dias e hoje sentei no computador com mais calma e elaborei, todos os filmes na minha opinião são ótimos, alguns mais que os outros por conterem coisas, fatos que você mais gostou e por isso que os indiquei (situações também). Fique abaixo com mais cinco vídeos dessa franquia e se tiver algo a falar dela, comente abaixo e alimente ainda mais essa gigante postagem realizada com muita atenção para os leitores do 'Portal do Ultra' e por quê não, fãs de 'Jogos Mortais'?
Gosto muito da franquia jogos mortais, muitos criticam a franquia argumentando ser mais um psicopata matando pessoas inocentes por prazer, mais tenho que dizer vocês estão errados Jigsaw pega pessoas que querem disistir das suas vidas, então ele faz com que elas lutem para sobreviver dando rumos a suas vidas através de suas armadilhas. Dos setes gosto mais do 2,5 e 6 pelas armadilhas elaboradas.
ResponderExcluirGosto muito da franquia jogos mortais, muitos criticam a franquia argumentando ser mais um psicopata matando pessoas inocentes por prazer, mais tenho que dizer vocês estão errados Jigsaw pega pessoas que querem disistir das suas vidas, então ele faz com que elas lutem para sobreviver dando rumos a suas vidas através de suas armadilhas. Dos setes gosto mais do 2,5 e 6 pelas armadilhas elaboradas.
ResponderExcluirEste filme é incrível! A verdade o filme foi muito assustador. Acho que em nos últimos anos houve estréias cinematográficas excelentes de terror, mas o meu preferido foi a Sobrenatural A Ultima Chave por que além de ter uma produção excelente, tem uma boa história. Acho que é um filme ideal para descansar do louco ritmo da semana. É um dos melhores filmes de terror, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Eu recomendo também.
ResponderExcluir