quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Julio Sumiu.

Cartaz oficial do filme 'Julio Sumiu' de 2013 da 'Imagem Filmes'.

 Eu realmente estou atolado de filmes para falar aqui e estou desatolando aos poucos, pois não faz nenhum sentido eu 'jogar' de qualquer jeito (substitui 'postar' por 'jogar') e não realizar algo bacana e que agrade o leitor (eu me importo muito com você que está lendo) e por essa razão falarei de um filme nacional chamado 'Julio Sumiu' que foi lançado no dia 17 de Abril de 2014 sendo uma comédia, confira abaixo a ficha técnica e a sinopse do longa.
 Dirigido por Roberto Berliner e roteirizado por Patrícia Andrade e Beto Silva o longa conta com o elenco constituído por Lília Cabral, Fiuk, Carolina Dieckman, Augusto Madeira, Dudu Sandroni, Leandro Firmino da Hora, dentre outros. O filme se passa na Zona Sul do Rio de Janeiro onde tem muitos apartamentos de um lado e uma grande favela do outro (muito próximo). Edna (a mãe) um dia acorda e percebe que um de seus filhos Julio tinha desaparecido de repente sem deixar pistas e nem mesmo um recado, ela pergunta para o outro filho mais velho, Silvio, se sabia sobre o paradeiro do irmão. Ela e o marido decidem ir até a delegacia para pedir ajuda sobre o desaparecimento onde o delegado adjunto não liga muito para a situação por estar mais centrado na colega de trabalho. Com isso, Silvio costuma ir até a favela com seu melhor amigo morador de lá e se mete numa confusão com um dos bandidos mais perigosos do lugar chamado Tião Demônio que manda uma mensagem de voz para o telefone da família para falar que se o dinheiro de sua droga não fosse pago ele mataria o filho deles. Edna ouvindo o recado associa com Julio e decide ir até a favela para conversar pessoalmente com o bandido / traficante perigoso que para fugir da polícia entrega para ela duas sacolas contendo vinte quilos de cocaína pura, como os policiais não duvidariam de uma senhora ela passa no meio deles sem alertar nenhuma suspeita levando a droga para casa esperando a saída do traficante da cadeia que buscaria em seguida. A partir daí a confusão só aumenta, pois Silvio encontra e decide vendê-la.  

Cena do filme 'Julio Sumiu' da 'Imagem Filmes' de 2013.

 Como eu venho dizendo, estou procurando explorar mais os lançamentos dos filmes nacionais e dessa vez foi 'Julio Sumiu' que tinha aqui em casa e me lembrando do longa eu decidi assistir para conferir. Gosto muito de filmes de comédia com aquele 'jeitinho brasileiro' que reconhecemos de cara e não precisa morar no Rio de Janeiro, não precisa ser carioca para saber como é a vida do pessoal de lá e se familiarizamos logo de cara e isso é um ponto positivo e muito importante para um filme de comédia.
 O filme é engraçado e isso é inegável, as situações presentes nele são divertidas e a principal que é de vender cocaína no prédio é absurda e ao mesmo tempo hilária, pois depois eles tem outro plano e para isso tem que continuar a vender mais cocaína e até mesma a Edna, mãe da família, entra de cabeça nesse 'plano' e começa a atender o pessoal sem problema algum, As situações e o longa vai ficando engraçado ao ponto de esquecermos que o Julio sumiu!
 Eu realmente me diverti muito com o filme, é uma história simples que são empregadas confusões dentro dela para tornar a simplicidade em algo mais divertido e até mesmo 'problemático' (como inserir problemas onde não tem para causar mais comédia), sendo comparado a muitos filmes de comédia nacionais este consegue se encaixar em um dos mais, realmente gostei muito, o roteiro do mesmo foi bem elaborado centrado na família e tudo mais. Um ponto negativo que achei do filme é uma outra história em paralelo com as preocupações da família, centrada no delegado e na 'colega de trabalho' que da em cima dele e de um outro homem que trabalha na delegacia e tem essa confusão que tentou trazer um tom engraçado a história, um 'a mais', mas infelizmente falhou muito, existem algumas partes engraçadas, mas juntando toda essa parte que depois tem um envolvimento com a família, ela não se torna legal, ao meu ver foi um conteúdo criado para não só centrar na família, mas não supriu a comédia presente e virou um tipo de 'peso' para o filme. Não que atrapalhe toda a obra, mas poderia ser melhor apresentada e essa parte do roteiro mais estudada e bem mais feita, mais produzida, mais testada. 
 Contando com as notas dadas pelos veículos de imprensa destinados a cinema, o longa foi classificado como 'ruim', ele recebeu notas muito baixas e a média não foi muito boa. Ao meu ver, com esse lado positivo e negativo, considero o filme 'Julio Sumiu' como um bom projeto, um bom longa metragem brasileiro. Realmente poderiam 'trabalhar' mais em algumas coisas, em algumas partes, mas juntando tudo ficamos com um bom filme que indico para quem está procurando um bom filme nacional com cenas divertidas e situações engraçadas. Confira abaixo oito vídeos sobre o filme.









Nenhum comentário:

Postar um comentário