sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Atividade Paranormal - Marcados Pelo Mal.

Poster nacional do filme 'Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal da Paramount Pictures.

 Fazia um bom tempo que eu não assistia um filme (talvez vocês repararam, ou não, pois não realizei mais postagens sobre filmes por aqui por um tempinho) e como está terminando o mês eu resolvi assistir este filme pela segunda vez, prestar mais atenção e falar sobre ele aqui no Portal. Primeiramente quero dizer que sou fissurado na história e na franquia de 'Atividade Paranormal' (Paranormal Activity) e tenho muito a dizer sobre este filme (futuramente irei fazer uma postagem especial elaborando os seis já lançados até o momento), mas nesta vamos centrar neste especificamente.
 Estreando nas telonas no dia 10 de Janeiro de 2014 (fui assistir no dia 11 se não me engano), 'Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal' (Paranormal Activity: The Marked Ones) foi dirigido por Christopher Landon (que nunca dirigiu nenhum filme da franquia)e o roteiro ficou por conta dele também seguindo os caminhos de Oren Peli (criador de toda franquia de filmes 'Atividade Paranormal). No elenco temos Andrew Jacobs (Jesse), Jorge Diaz (Hector), Gabrielle Walsh (Marisol), Carlos Pratts (Oscar Hernandez), Molly Ephraim (Ali), entre outros.
 O filme é um 'spin-off' da franquia 'Atividade Paranormal' (é como um filme 'primo' da franquia original que não possui nenhuma ligação com a história original, mas tem as mesmas situações, ou situações parecidas, acontecendo com pessoas completamente diferentes que não tem ligação com os personagens que apareceram na franquia, acho que deu pra entender) que conta a história do jovem Jesse que acabou de se formar no ensino médio e vai participar de uma festa dada pela família onde ele chama seu melhor amigo Hector e amiga Marisol que se formaram também. Vendo a câmera portátil de um parente ele fica fascinado e logo no dia seguinte ele vai comprar uma bem semelhante em uma loja de penhores. Jesse é de uma família latino americana e mora numa espécie de condomínio (de aluguel talvez) junto com sua vó e pai e embaixo de sua casa mora Anna, uma estranha senhora que tem a fama no local de ser uma bruxa. 
 Jesse com sua câmera tem a mania de filmar tudo e se divertir com o amigo e dentro dessas diversões, eles também caçoam Anna que ao ver o garoto perto de sua casa começa a falar muitas coisas olhando pra ele e depois adentra a sua casa, Jesse não liga muito e volta a 'brincar' com o amigo Hector com a câmera. Depois de alguns dias a vizinha misteriosamente aparece morta e na noite do acontecimento, eles que estavam filmando do lado de fora vê Oscar (um amigo que também se formou com Jesse) fugindo do local. A casa da estranha vizinha é trancada pela polícia e isso aumenta ainda mais a curiosidade dos dois amigos que nunca tinham adentrado e eles tem a ideia de entrar e ver o que tinha lá dentro. No meio de tantas coisas estranhas, Jesse pega um livro estranho e leva com ele depois de ser expulso por um parente de Oscar que estava lá dentro, eles tinham muito medo dos parentes do garoto, pois eram do lado mafioso da cidade. 
 No dia seguinte eles começam a ver junto com Marisol, uma amiga dos dois, o estranho livro que Jesse tinha pegado da casa e lá havia muitos feitiços de invocações e tudo mais, mas o que chama mais a atenção da jovem Marisol é de um feitiço de teletransporte onde envolvia pintar um espelho de preto e coloca-lo no meio de um simbolo (um triângulo com um círculo no meio, este símbolo é muito conhecido em toda franquia do filme 'Atividade Paranormal') e por curiosidade eles tentam realizar o feito num local lendo algumas frases que continha no caderno, mas mo principio nada da certo até eles começarem a ouvir uns barulhos e pancadas estranhas que fazem os jovens ficarem com muito medo e deixarem o local. 
 Na manhã seguinte, Jesse acorda estranho depois que Hector o chama (e faz até uma piada com ele), e o jovem fala que tinha sonhado com algumas velhas parecendo bruxas e de repente ele percebe que em seu braço existe uma estranha marca escura semelhante a de uma mordida e que havia sangue na cama também, mal Jesse sabia que fazia parte dos marcados.

   Cena do filme 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' de 2014 pela Paramount Pictures.

 Minha sinopse foi grande e contei a primeira parte da história, mas tem muitas outras coisas que vão acontecer, então isso não foi nada se for comparar o que Jesse e seus amigos vão passar. A franquia possui seis filmes, quatro que seguem a história 'original' e dois 'spin-off´s' que é este e o outro é um filme japonês intitulado como 'Atividade Paranormal: Tóquio' que foi lançado logo depois do segundo filme da franquia estrear que não agradou muito, eu pelo menos odiei, pois ele conta uma história sem nexo da franquia e chega a ser nojento (não sei por quê, mas achei, foi um dos piores filmes que assisti na vida e sempre o descarto se vou falar com alguém sobre a franquia ou a história).  'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' foi um ótimo filme, pra mim o segundo melhor de toda franquia só ficando arás do primeiro, contando com a bilheteria mundial que ele conseguiu foi o mais baixo de todos da franquia ('Atividade Paranormal: Tóquio' não conta, pois nem se quer foi exibido em todos países, apenas em cinemas selecionados e por isso não tenho os dados desse longa), mas isso tem uma explicação e até que foi bom isso acontecer (explico mais adiante).
 Este filme conseguiu inovar diante dos outros e isso foi muito bom, inovar no sentido da entidade ter encarnado e mostrar a evolução disso na pessoa marcada (meio que nem no filme 'The Possession of Michael King' que já comentei aqui) até ele conseguir se comunicar com a entidade por meio de um brinquedo muito conhecido nos anos 80 (ou 70, se não me engano, 80), este da imagem acima que se chama Genius, a entidade esperava você perguntar algo e ela respondia sim ascendendo a luz verde do aparelho e não ascendendo a luz vermelha.
 Comparado aos outros, este filme tem mais momentos tensos, na verdade tem um equilíbrio, pois existem brincadeiras e no meio para o final que as coisas começam a 'ficar feia', os outros só tinham momentos tensos nos últimos quinze minutos do longa e alguns ao decorrer, mas nada demais. Neste, diferente dos demais, os personagens não tem a mania de filmar enquanto estão dormindo pra ver se algo acontece, neste eles filmam o que presenciam. Confira abaixo três trailers desse ótimo 'spin-off' latino da franquia 'Atividade Paranormal'.




 O filme foi considerado como 'regular' e alguns veículos o consideraram como 'bom' e muitos como 'ruim'. O filme não é focado para aterrorizar o telespectador, mas sim mostrar o mais perto do real por um 'cameraman amador' (filme 'found footage'), mas mesmo assim eles continuam pecando no quesito roteiro e isso abaixa muito nas notas da imprensa e pode ficar até enjoativo pra quem acompanha a história e não encontra um 'fim justo' depois de ir mais de quatro vezes no cinema, finais inconclusivos faz parte dos filmes da franquia 'Atividade Paranormal', infelizmente. 

Parte do poster internacional do filme 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' mostrando o personagem Jesse.

 Já fazia um tempo que eles estavam falando sobre fazer um 'spin-off' latino para a franquia e isso deu muito certo. Este é um 'spin-off' que não foge tanto da história original (muito diferente do filme japonês), pois ao vasculharem a casa de Anna, a vizinha bruxa, os dois amigos encontram uma caixa com muitas fitas cassetes e a primeira (e única) que eles pegam, vê na etiqueta colado na fita 'Katie e Kristi' (Atividade Paranormal 3) que mostra a infância perturbada das duas que estão registradas em muitas fitas cassetes (mas o que elas faziam lá? Será por quê Katie será a rainha das bruxas, ou a bruxa escolhida, ou algo do gênero?). Pois neste filme fica claro que as bruxas estão com um plano maligno de invocar entidades para incorporar em pessoas e assim formar um exército para algo grande. Jesse tinha a avó e o pai morando em sua casa e sua mãe morreu quando ele nasceu, será que ela tinha algo a ver com Anna para entregar o corpo de seu filho para uma entidade? Pois existe uma parte no filme que eles conseguem filmar uma mulher nua no quarto da Anna, ela estava grávida e a 'vizinha bruxa' estava fazendo um símbolo em sua barriga, com certeza quando aquela criança completasse 18 anos ele também seria um marcado e, com certeza, ela participava de um clã de bruxas para se submeter a isso.

  Segundo poster nacional promovendo o filme 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' da Paramount Pictures.

 O filme mostrou esse lado e explicou, mas não ajudou em nada sobre a história original da Katie que o que se sabe até o momento é que ela está sob o domínio do sobrinho que pegou ainda bebê no segundo filme e agora, ao passar dos anos ele já virou uma criança (e muito da estranha). 
 Os filmes da franquia contavam a história e as situações perturbadoras que aconteciam com os personagens, o filme ficava tenso nos minutos finais e de repente ele terminava (isso mesmo, na melhor parte ele acabava), os fãs como eu que compareciam no cinema para assistir o longa já sabia que o filmes estava próximo de terminar quando ele ficava tenso, então quando começava nós já sabíamos que só tínhamos mais quinze minutos de filme e esperávamos que alguma pergunta fosse respondida nesses momentos (por meio de acontecimentos), mas só encontrávamos mais perguntas e nenhuma resposta.
 Isso talvez foi uma jogada de mestre do criador Oren Peli e da própria Paramount para estender ainda mais a franquia (vamos estender ao máximo para faturar ainda mais, pois eles querem saber da verdade, mas em vez disso vamos deixar a história mais mirabolante e enchê-las de perguntas) e felizmente (por um lado) a franquia foi perdendo seu público, pois as pessoas estavam entediadas com a mesma coisa e nenhuma novidade. 
 Eles foram vendo isso nas bilheterias, o segundo faturou um pouco menos que o primeiro, o terceiro teve uma faturação maior com mais de 200 milhões de dólares (ficando atrás do primeiro que arrecadou um pouco mais de 190 milhões), já no quarto eles viram uma outra queda e muitas criticas e este 'spin off' latino arrecadou somente 86 milhões e alguns quebrados mundialmente. Arrecadando pouco, mas pela história eles conseguiram colocar o trem da franquia 'Atividade Paranormal' de volta nos trilhos, mesmo com essa queda nas bilheterias (queda brusca, pelo menos eles gastam muito pouco para fazer o filme, o orçamento deste foi o mesmo valor do três e do quarto da franquia, 5 milhões de dólares, os mais caros da franquia). Mas pela história contada que realmente foi intrigante, mesmo sem ter a presença da personagem Katie (só por um flash back), pois os personagens foram bem escolhidos e o filme teve mais momentos tensos do que os demais, mesmo assim não atraiu o público, pois pensaram que iriam encontrar 'mais do mesmo', realmente não inovaram radicalmente, mas foi melhor do que foi apresentado nos últimos anos.


 Isso talvez fez com que Oren Peli e a Paramount que no momento está apostando suas fichas na franquia para ganhar dinheiro recuarem um pouco e pensarem numa ideia melhor, numa história que responda mais, revele mais coisas e seja mais tenso como este ou até mesmo melhor. Eles realmente tinham um tesouro nas mãos, começaram a usa-lo mal e ele foi perdendo a qualidade e perdendo muito o público e agora devem inovar para trazê-los de volta e é isso que eu e os fãs estamos esperando. Até o momento assisti todos (menos o 'spin-off' de Tóquio) nos cinemas, tem toda uma jogada de marketing pela internet e comerciais de televisão, mas não foi o bastante para atrair as pessoas. 
 O que sei do futuro da franquia? O quinto filme será intitulado como 'Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma' (não gostei muito do nome, muito clichê), mas espero que ele revele mais coisas e que o roteiro seja bem, mas bem mais trabalhado. Já mudaram a data da estréia deste filmes umas três vezes, era para estrear dentro do primeiro semestre deste ano, mas talvez pela estréia do filme 'Sobrenatural Capítulo 3' que irá ser o filme de terror do primeiro semestre deste ano e tem as mãos de Oren Peli (sim, o mesmo criador dessa franquia) e do produtor Jason Blum (da 'Blumhouse Productions') nele também (sim, Jason Blum está por trás da franquia 'Atividade Paranormal), eles não querem perder dinheiro ou emplacar dois longas um perto do outro no cinema para não ter conflitos, então foi uma ideia inteligente, pois agora o quinto filme da franquia está previsto para estrear no Halloween (sim, perto do dia das bruxas se não mudarem de ideia mais uma vez) e se trazer uma história legal com um enredo novo, com certeza ele pode ser o filme do Halloween de 2015 (como 'Annabelle' foi em 2014), com isso eles podem trabalhar mais no roteiro trazendo a franquia de volta para os trilhos com confiança reconquistando o público do primeiro filme. Uma coisa que me eixou um pouco assustado é que eles irão lançar o filme em 3D (tomara que essa não seja a novidade), pois um 'found footage' em 3D não me parece uma das melhores opções, mais ainda se o telespectador tiver um estômago fraco. 
 Falei o que queria falar e irei realizar a postagem especial sobre a franquia falando dos filmes lançados depois de conferir o quinto, vai demorar, mas prefiro que demore para vermos algo bom do que lançarem depressa e não agradar, pois se o filme decepcionar, acredito que além da franquia sair dos trilhos ele não voltará mais e isso realmente será uma pena para uma franquia que começou tão bem com uma ideia inovadora, agora basta esperarmos.
 Abaixo você confere um vídeo realizado numa noite especial antes da estréia de 'Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal' e veja o que os fãs da franquia acharam e toda preparação nessa noite tão especial (se eu soubesse, com certeza iria), pois realmente foi show. Confira abaixo e se afaste dos marcados.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário