quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Legião Urbana - Dois.

Capa do segundo álbum de estúdio da banda Legião Urbana intitulado como 'Dois'.

 'Dois' é o segundo álbum de estúdio da banda Legião Urbana liderada por Renato Russo que foi lançado no mês de Junho de 1986. O álbum anterior que foi o de estréia da banda que levava o nome da banda foi um sucesso e Renato pensou grande em relação a este: 'Temos que lançar um álbum duplo.' Mas infelizmente a gravadora EMI não foi muito na ideia do gênio e ele acabou sendo lançado como um álbum simples com 12 incríveis faixas misturando estilos como Pós-Punk, Folk Rock e Rock Alternativo. Este álbum tem a cara da Legião Urbana, ele é simples e possuem grandes músicas, o anterior foi incrível, mas neste eles realmente capricharam e ele foi responsável pela maior quantidade de vendas da banda. 
 Ele dura exatamente 47 minutos e foi lançado em Vinil, CD e K7 que curiosamente possuía uma faixa bônus, a faixa 'Química' que só veio a ser lançada oficialmente no álbum 'Que País é Este' que foi lançado no ano seguinte sendo a quinta faixa. Um tempo atrás eu vi num site de compras online o Vinil deste álbum (quem me conhece sabe que sou apaixonado por vinis) e ele estava autografado pelos quatro integrantes da banda: Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha e o vendedor estava pedindo R$ 1.000,00 nele, realmente seria incrível ter em casa, o preço estava um pouco alto, mas também eu não sabia se o vendedor tinha realmente alguma prova que os autógrafos eram autênticos, mas rapidamente ele foi vendido, pois não o vi mais depois de duas semanas que ele estava presente.

Banda de Rock brasileira Legião Urbana. Fonte da Imagem: correiobraziliense.com.br

 O álbum teve uma ajuda nas vendas (e boa ajuda) pela ótima faixa 'Eduardo e Mônica' que acredito que até mesmo os que não sabem nada sobre a Legião Urbana ou sobre o próprio Renato já ouviu pelo menos uma vez ou conhece. A música se tornou o segundo single de cinco desse álbum e ela é uma das mais adoradas de todos sendo a quarta faixa. Esta canção narra a história de duas pessoas completamente diferentes que se apaixonam e de uma forma bem humorada e mostra também a evolução dessa relação. A música era considerada difícil, pois não possui nenhum refrão, é uma história narrada e é incrível, me lembro de canta-la no Karaokê quando era criança e como era pequeno, me embolar na história, mas hoje sei de cor e salteado depois de ouvi-lá umas trezentas vezes.


 Esta música acima é a 'Tempo Perdido' que é a sexta faixa do álbum 'Dois' e pra mim uma das melhores de todas já compostas pelo gênio Renato Russo, ela é o primeiro single de cinco que o álbum gerou, o segundo foi 'Eduardo e Mônica', o terceiro foi 'Índios' que foi lançado no ano seguinte sendo a última faixa do álbum (a décima segunda), o quarto single foi 'Quase sem Querer' (segunda faixa) e por último, 'Acrilic on Canvas' (terceira faixa do álbum). 
 O álbum possui músicas mais calmas e outras mais agitadas que 'tiram sarro' com as coisas que realmente acontecem ao nosso redor como a faixa 'Metrópole' que é a sétima faixa, a nona faixa 'Música Urbana II' é mais calma, junto com 'Andrea Doria' que é a décima faixa desse álbum que faz referência a um navio italiano chamado SS Andrea Doria que seguia para Nova York e infelizmente naufragou no dia 25 de Julho de 1956 quando se chocou com uma outra embarcação sueco-americana, mas felizmente muitos foram resgatados com vida, teve 51 mortes e o infeliz desaparecimento de algumas obras de arte da Itália que ele transportava. 


 Acima a música 'Andrea Doria' num show que a banda fez no Joquei Clube. 'Dois' é um álbum incrível e todas as faixas são belas, desde as primeiras até as últimas que são mais marcantes, como 'Metrópole' que é incrível e a forte faixa 'Índios' que fecha o álbum mostrando toda verdade de uma forma muito triste do que aconteceu. Eles evoluíram muito do primeiro álbum para este segundo e acredito que, com a grande venda desse álbum, a gravadora EMI que não quis que ele fosse um álbum duplo se arrependeu amargamente, pois automaticamente ele seria mais caro e eles iriam ganhar mais e seria incrível. 
 Claro que a Legião Urbana possuí grandes álbuns, grandes hinos e grandes sucessos, considero a melhor banda que já existiu no Brasil pela inteligência nas letras e até mesmo pela simplicidade em algumas músicas (no instrumental), mas batendo forte nas palavras. O álbum 'Dois' é incrível pelas faixas 'Tempo Perdido', 'Daniel na Cova dos Leões', 'Andrea Doria', 'Fábrica' e 'Índios', já essas o torna incrível, claro, não desmerecendo as demais que são ótimas também. Legião Urbana deixou saudade, mas ótimas músicas que são tocadas hoje e parecem atuais pelas letras inteligentes e em algumas situações citadas que acontecem hoje e citações verdadeiras que cabem em nossas vidas atualmente e tudo isso, e muito mais, que torna essa banda uma verdadeira magnitude surreal que existiu dentro da história da música brasileira.

Banda brasileira Legião Urbana. Fonte da Imagem: blog.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário