segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nostalgia: Cards do Pokémon da Elma Chips.

Cards do Pokémon referente a promoção do salgadinho 'Elma Chips' em 1999. Fonte da Imagem: gopixpic.com

 É incrível relembrar as coisas boas que já passaram e que dificilmente voltarão, ainda mais quando se trata da nossa infância e sobre as modas daquela época e realmente, relembrar isso é uma nostalgia muito boa e prazerosa, pois você pode dizer que já viveu aquele momento e se lembra dessas coisas, ainda mais se possuí algumas guardadas. 
 Uma das nostalgias mais antigas que me lembro foi esta e decidi falar um pouco sobre ela aqui no blog (diante de muitas que me recordo, pois relembrar também é muito gostoso) e estou falando da primeira vez que os monstrinhos de bolso, os Pokémons deram as caras em brindes em território nacional. Aconteceu em 1999 quando a Elma Chips (empresa destinada a salgadinhos que é a mais conhecida nacionalmente se não falar mundialmente) viu que quando o anime (desenho em japonês) estava sendo uma febre aqui no Brasil eles decidiram lançar os cards referente aos monstrinhos que mais tiveram participação no anime e que a criançada gostava. Estou falando da primeira fase do anime Pokémon que realmente contagiou todo mundo e nesta época só existia 150 Pokémons catalogados (conhecidos), pois ao passar dos anos foram inventando outros que foram se adicionando á turma e alguns foram esquecidos ao decorrer dos episódios do anime e depois ficou existindo tantos que até ficou chato, mas voltando para 1999 e a promoção, a empresa resolveu lançar 50 cards colecionáveis dessas criaturinhas (100 ficaram de fora) e realmente a criançada ficava louca pra conseguir colecionar todos eles, realmente são figuras lindas com desenhos incríveis e o mais legal é que as cartas poderiam ser jogadas, pois atrás da imagem das criaturas existiam pontos referentes a sua força, ataque, defesa e agilidade onde os competidores escolhiam uma carta (um Pokémon) para lutar contra o de seu adversário escolhendo uma de suas habilidades ou fazendo uma média com todas pontuações, realmente era incrível, da uma olhada abaixo a imagem das cartas viradas com  as pontuações de alguns Pokémons, além de mostrar a imagem do Pokémon de perfil ele também mostrava que atributo esse Pokémon possuía (ou atributos, pois existiam alguns que tinham mais de um, mas não significaria que ele era mais poderoso) como água, fogo, veneno, planta, fantasma, pedra, terra, gelo, psíquico, voador, lutador ou normal (esqueci de algum?).

  Cards do Pokémon referente a promoção do salgadinho 'Elma Chips' em 1999. Fonte da Imagem: mercadolivre.com.br

 Na escola era febre, na rua ou onde as crianças se reuniam só se falava disso e como elas eram pequenas e cabiam facilmente no bolso, elas levavam para onde fossem para se divertir e ter uma 'batalha pokémon' onde estivessem. 
 Como eu disse no começo dessa postagem, logicamente eu tinha e como adorava Pokémon eu os guardava e brincava com alguns amigos que tinha na rua, alguns brincavam como 'bafo' (apostar as cartas, colocar no chão e bater em seguida, quais virar é sua) e eu nunca participava, pois tinha medo de perder as cartas e ainda mais que no chão e ao deslizar elas arranhavam facilmente, dobravam e algumas ficavam com o desenho inferior e superior totalmente irreconhecível, mas essas pessoas que 'brincavam' desse jeito não colecionavam e nem prezavam a qualidade e o desenho do brinde colecionável. 
 Eu era muito pequeno nessa época, tinha uns sete anos de idade e me lembro de ter algumas, não eram muitas que eu tinha, mas das poucas que tinha eu cuidava até que infelizmente o tempo foi passando e eu as perdi, não me recordo onde guardei (já mudei de casa e minha mãe fazia sempre eu jogar fora o que não usava e eu não queria jogar nada, então ela fazia esse 'serviço' pra mim) e, com certeza, em uma dessas vezes as cartas infelizmente foram junto (que aperto no coração!)


 Hoje você encontra pessoas os vendendo na internet e não é difícil encontrar, talvez por tanto tempo e por estar em bom estado de conservação a pessoa esteja pedindo um preço que você ache absurdo ou que não vale a pena. Eu realmente queria os meus, mas comprar acho que não teria a mesma graça, a mesma que você teria se abrisse uma gaveta no quarto e achasse lá no fundo alguns e lembrasse que já os teve e como os conseguiu, bem, isso tudo faz parte da nostalgia e acredito que comprar é só pra alguém que acha bonito e que queira muito relembrar e ter, isso já é outra história e realmente seria bacana ter (já que aja um preço justo entre comprador e vendedor).
 Se não me engano essa promoção durou muito tempo, pois como eu já disse, talvez foi a promoção que mais fez a cabeça da garotada naquela época e que hoje infelizmente não vemos coisas tao legais (na verdade não vemos coisas como essas para as crianças se lembrarem quando forem adolescentes ou no começo da vida adulta como eu) pra ter essa nostalgia.
 E você, possui algum desses cards em casa, sejam eles antigos, usados, amassados ou quase irreconhecíveis? Com certeza, mesmo que você não tem (como eu) se lembrou e bateu aquela saudade, pois esses cards eram incríveis e continuam sendo fazendo parte da história de muitas pessoas, pois realmente, para elaborar essas cartas foi uma ideia muito bacana que tiveram e pra fazer o jogo também. Vai ficar guardada na lembrança como uma ótima recordação.

                                                                Cards Pokémon de 1999 da Elma Chips. Fonte da Imagem: estantegeek.com.br

Um comentário: