Hoje é Sexta-Feira 13. Fonte da imagem: Arquivo Pessoal.
A data já foi muito comemorada e 'respeitada', mas acredito que atualmente não é mais (infelizmente) e daqui a alguns anos ninguém vai se importar sobre o dia, seu significado e irá comportá-lo como um dia normal. Mas no final das contas: você sabe qual significado real da Sexta-Feira 13? Esta data é considerada 'maldita' para os mais supersticiosos considerando um dia que traz muito 'azar' (se está lendo essa postagem em voz alta, troque 'azar' por 'má sorte', pois muitos nem se quer usam esta palavra neste dia) e para driblar as coisas ruins que este dia pode trazer a pessoa que realmente crê levanta da cama saindo com o pé direito (eu mesmo saio com tanto sono que nem sei qual pé alcança o chão primeiro), usa essência de eucalipto e usa folhas de arruda (ou se diz ramos?) para enfeitar a casa expulsando qualquer 'coisa ruim' que possa acontecer, além de não passar debaixo de escadas, nem cruzar com um gato preto na rua e ainda carregar inúmeros amuletos para garantir sua sorte neste dia como figas, pé de coelho, olho grego e medalhas cristãs.
Gato preto, muitas pessoas mantêm distância de cruzar com um animal desses na rua. Fonte da Imagem: anda.jor.br
Falando no significado, existem duas lendas que estão relacionadas a esta data (mais relacionada ao número 13). A primeira delas se passa na moradia celestial das divindades que se chama Valhalla onde foi organizado um belo banquete para os 12 deuses e de repente Loki, o espírito do mal e da discórdia apareceu neste jantar sem ser convidado arruinando todo banquete (palavra gostosa de pronunciar) e com isso armou uma briga onde Balder, o favorito dos deuses acabou morrendo. Esta lenda ensinou que nunca se deve convidar treze pessoas para um jantar que é azar na certa e depois dessa o número foi associado a má sorte.
O 13 é um número irregular ao número 12 que é regular se você parar pra pensar, por exemplo, 12 é considerado na numerologia como algo completo por existir 12 meses no ano, 12 apóstolos de Jesus, 12 constelações no Zodíaco, entre outros. Já o número 13 meio que não se encaixa e se tornou um número irregular transformando-se num sinal de infortúnio. Sobre ser a 'Sexta-Feira' para associar com o número, fala-se que na Sexta-Feira Jesus foi crucificado, alguns pesquisadores consideram que o dilúvio (aquele de Noé) aconteceu numa Sexta-Feira e por isso 'malharam' este dia e sempre quando ele aparece no calendário junto com o número 13 o supersticioso tem que se preparar, pra você leitor ter uma ideia, até mesmos os marinheiros ingleses não gostavam de zarpar seus navios nas Sextas-Feiras.
Antes que eu me esqueça, a segunda lenda que alimenta a data é uma mitologia nórdica onde Friga, a deusa do amor, (Afrodite é na mitologia grega) que tem seu nome que deu origem a palavra 'Friday' (Sexta em inglês). Conta-se que ela foi transformada em bruxa e exilada no topo de uma montanha quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Como forma de vingança, Friga passou a se reunir com 11 bruxas e com o próprio Satanás (totalizando 13) em todas as Sextas-Feiras para rogar pragas sobre todos habitantes da terra. O dia ainda é considerado como o mais 'azarado', pois dizem que numa Sexta-Feira, Eva tinha oferecido a maçã para Adão e o 13 pelo relato bíblico onde havia 13 pessoas na Última Ceia, véspera da crucificação de Cristo.
Existem pessoas que possuem fobias relacionado a este dia e acredito que elas nem devem sair de suas camas, as pessoas que sofrem de triscaidecafobia tem pavor com o número 13, já as pessoas denominadas de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia é o medo específico deste próprio dia.
Tira de humor sobre a 'Sexta-Feira 13'. Fonte da Imagem: diariorondon.com.br
O número 13 é considerado um número de azar a muitos povos antigos, mas existem culturas que o consideram como um número de sorte (vai entender) como, por exemplo, o povo egípcio acreditava que a pessoa teria de passar por 12 estágios em sua vida e que o número 13 (o décimo terceiro estágio) estaria ligado a vida eterna para quem conseguisse alcança-lo, por isso ele é considerado um número sagrado que tem muito haver com a espiritualidade além de ter muita força.
Eu falei no começo da postagem que muitas pessoas não creem na data e até mesmo 'passa batido', mas curiosamente (ou nem tanto) os locais que doam animais não fazem doações de gatos pretos na Sexta-Feira 13, pois existem muitas pessoas que usam estes animais para rituais o sacrificando e em rituais de magia negra.
Lembro que neste dia quando eu era criança as emissoras exibiam muitos filmes de terror (o que hoje não acontece com muita frequência, nem mesmo nos canais pago da TV a cabo) e os mais exibidos eram 'Chucky o Brinquedo Assassino' (que era o único filme que eu realmente temia e não assistia), 'Hora do Pesadelo' com Freddy Krueger e o clássico 'Sexta-Feira 13' com o assassino sobrenatural Jason Voorhees. É isso leitor, agora você já sabe qual o verdeiro significado (significados) que alimentam esta data onde algumas pessoas temem (de verdade), e por precaução, não tire seu trevo de quatro folhas do bolso neste dia, vai se alguma coisa que poderia te acontecer não acontece? Supersticioso ou não, Sexta-Feira 13 é Sexta-Feira e pra muitos é só isso que importa.
Cena do filme 'Sexta-Feira 13' mostrando o assassino Jason.
Nenhum comentário:
Postar um comentário