quinta-feira, 12 de março de 2015

Atividade Paranormal 4.

Poster nacional do filme 'Atividade Paranormal 4' da Paramount Pictures.

 Vamos falar sobre o mais recente filme da saga oficial 'Atividade Paranormal' o quarto filme (pois o 'Marcados pelo Mal' é um spin-off, uma história a parte). Hoje eu acordei com muito sono e o dia passou voando simplesmente por que fui dormir as três e meia da manhã assistindo este filme, mas vamos falar sobre ele.
 'Atividade Paranormal 4' (Paranormal Activity 4) foi lançado no dia 19 de Outubro de 2012 (dois anos e poucos meses que não temos um filme contando a continuação deste, pelo que estão dizendo, sairá no final deste ano o quinto, então vamos aguardar, pois eles estão mudando muito de data). Ele foi dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman, no elenco temos Katie Featherston, Kathryn Newton, Matt Shively, Brady Allen, Stephen Dunham (que infelizmente faleceu no dia 14 de Setembro, antes de estrear o longa nos cinemas, de parada cardíaca e no dia de seu aniversário), Alisha Boe, Tommy Miranda e Brian Boland. O roteiro ficou por conta de Chad Feehan e Christopher Landon e curiosamente a dupla de diretores também dirigiu o 'Atividade Paranormal 3'.
 O filme se passa no ano de 2011, cinco anos depois que Katie matou sua irmã e cunhado e sequestrou o sobrinho Hunter. No longa ela vive numa casa ao lado da família de Alice com um garoto chamado Robbie da mesma idade que Hunter teria (mudou o nome para não reconhecerem?) e a adolescente Alice junto com seu amigo Alex acham o garoto muito estranho apresentando um comportamento incomum das outras crianças, ele logo vira amigo de Wyatt, o irmão caçula de Alice e um dia quando Katie passa mal a noite e é levada para o hospital o jovem e esquisito Robbie fica na casa de Alice e sua família por não ter nenhum parente morando próximo. Nesses dias que o garoto fica na casa, coisas estranhas começam a acontecer e Alice e seu amigo decidem espalhar alguns notebooks pela casa filmando tudo o que acontecia fora do comum (algo paranormal) na casa, mas ele está mais centrado no jovem Wyatt que começa a se comportar estranho também. 

Cena do filme 'Atividade Paranormal 4' lançado em 2012 pela Paramount Pictures.

 Todos que me conhecem sabe que sou muito fã dessa franquia que chegou inovando e faturando bilhões ao redor do mundo, mas que depois foi perdendo o fôlego. O primeiro foi bacana e muito realista levando todos para o cinema para conferir o segundo que não trouxe nenhuma novidade, o terceiro foi legal, mas também não trouxe nada sobre o paradeiro atual de Katie e todos estavam afoitos por este que prometia (e cumpriu) contar uma história atual sem prelúdios, mas infelizmente não trouxe nada de novidade.
 O longa é bacana, eu realmente gosto muito, a cada filme que foram lançando desta franquia os telespectadores ficavam enjoadas de ver mais do mesmo e nenhuma novidade sobre a história, novidade de respostas, por quê isso, por quê aquilo e revelações também. Tanto é que este não chamou muita atenção das pessoas, mesmo prometendo ser um filme que não contaria uma história do passado, e com isso os lucros não foram dos maiores, mas como não gastam muito para realizarem um filme da franquia 'Paranormal Activity', eles lucraram e muito em cima (pois os fãs de verdade como eu foi assistir), mas eles não nadaram na grana como no primeiro e o terceiro. Este filme é mais um (como todos da franquia) que teve a produção de Jason Blum e outros envolvidos (da Blumhouse Productions) e até Oren Peli, o cabeça que criou esta franquia, ajudou a produzi-lo. 
 O filme é legal, continua com aquelas brincadeiras de assustar por ser todo em 'found footage' (gravações amadoras), depois de muito tempo de filme rodado eles centram realmente no mal e tentam descobrir algo (mas só descobrem o que nós fãs já estamos fartos de saber) e revela um ou outro detalhe adicional, depois nos últimos quinze minutos o verdadeiro inferno começa e ele termina com um gosto de quero mais como todos os outros, de forma inesperada faltando apenas a palavra 'continua' no final.


 Os veículos de imprensa classificaram ele como um filme 'ruim', mas existiram uns que deram altas notas (mas foram poucos), e eu o considerei bom, pois vocês sabem fã é fã e por ser um filme da franquia e mesmo não mostrando nada de interessante, apenas revelando uma coisa (que eu saiba uma mesmo) eu gosto da tensão que ele apresenta (é miníma), do terror (que também é) e do jeito dos personagens. Abaixo dessa imagem irei revelar alguns spoilers do longa, então se você ainda vai assistir pare sua leitura por aqui se não quer saber mais sobre o filme, se inscreva no Portal e fique ligado nas novidades (eu bem que avisei).

  Cena do filme 'Atividade Paranormal 4' de 2012 da Paramount Pictures.

 Assisti ontem de madrugada pela terceira vez. Eu gosto da franquia, gosto do jeito dos personagens e realmente a história é muito bacana e tem muito a oferecer (só estamos esperando os roteiristas darem essas informações e mostrarem mais terror no longa que tem potencial). O primeiro filme como eu disse foi um sucesso e Jason Blum logo confirmou uma sequência para o ano seguinte, o segundo decepcionou, pois foi um prelúdio (pra quem não sabe é um filme que conta uma história que antecede o anterior, uma história antiga) e isso não foi revelado no trailer, apenas nos quinze minutos do longa pra quem já pagou o ingresso do filme e estava assistindo, veio a informação na tela sobre o ano e os dias que faltavam pra Katie matar Micah, seu namorado, o que aconteceu no primeiro filme. 
 O terceiro também se tratou como um prelúdio, mas isso já foi mostrado no trailer e contou a história das duas irmãs e como tudo aquilo começou, muitos ficaram interessados e realmente o filme foi um dos melhores da franquia por apresentar mais terror e dar um ar de vintage por se passar nos anos 80 e muitas pessoas foram assisti-lo. Eles pensaram que tinham recuperado os telespectadores que 'torceram o nariz' no segundo pelas redes sociais e decidiram lançar algo novo, o que aconteceu com Katie que sequestrou o sobrinho Hunter para cumprir um ritual de bruxaria (isso aconteceu nos dez minutos finais do segundo filme que contou momentos depois do final do primeiro filme). O quarto filme certamente foi novo e não trouxe pegadinhas, estávamos (estou me referindo aos fãs da franquia) algo novo, que mostrasse mais terror pelo fato da nova família e pela volta de Katie com o estranho Robbie que todos pensavam que era o Hunter pela idade que antecipou desde o sequestro e ela mudou o nome para não ser reconhecida, então mudou ao lado dessa família da adolescente Alice, mas por quê justo dessa família?

Cena do filme 'Atividade Paranormal 4' da Paramount Pictures de 2012.

 O que acontece é que tudo isso não passava de um plano, a entidade está residindo no corpo de Katie que tem a missão de matar Hunter para um ritual de Bruxas. Todos pensavam que Robbie era Hunter (então por que ela já não fez o ritual, já estava com o garoto nas mãos!), mas não, Robbie é um garoto adotado ou filho de alguma amiga bruxa de Katie que o emprestou para chamar a atenção de Wyatt que na verdade é adotado, Alice é filha única e Wyatt na verdade é o Hunter. Por não saber cuidar de um bebê, logo depois que o sequestrou ela deu o garoto para a adoção e depois desse tempo ela foi arás e descobriu onde ele morava, conseguiu o estranho Robbie pra brincar com ele e assim ela se aproximar do sobrinho e foi isso que aconteceu. Com a vinda de Katie, o próprio Wyatt (que na verdade é o Hunter) começou a agir estranho e com isso atividades paranormais começaram a acontecer pela casa, claro, Robbie também ajudou, pois seu amigo imaginário Tobby (do terceiro filme, onde Kristi, a irmã mais nova de Katie tinha como amiga que na verdade é uma entidade maligna) está de volta também. Todos ficaram realmente afoitos esperando por algo, pois o 'time do mal' estava completo, mas apenas isso foi revelado (sobre Wyatt ser o Hunter e o Robbie ser o Robbie mesmo) e no final, Katie maligna acaba com todos da família e Alice consegue pular da janela e dar de cara com Wyatt e quando ela se vira vê uma legião de bruxas caminhando em seu caminho e no final Katie numa forma demoníaca aparece derrubando a câmera e matando a garota (ou irá transforma-la em bruxa também?)

 Cena do filme 'Atividade Paranormal 4' de 2012 da Paramount Pictures.

 A franquia 'Atividade Paranormal' saiu dos trilhos por causa desse filme, mesmo contando uma história nova, muitos não foram assistir e o orçamento como eu disse foi baixo e ele acabou manchando 'sem querer querendo' o nome 'Paranormal Activity', pois pessoas que iam assistir não acabaram indo, pois pelas redes sociais as pessoas que assistiram já contaram que nada de novo aconteceu e que era tudo 'mais do mesmo' e ninguém teve o interesse de ir. Este filme fez a franquia sair dos trilhos que o 'Marcados pelo Mal' que trouxe uma família latina morando nos Estados Unidos e uma nova aventura não conseguiu coloca-lo nos trilhos novamente, mesmo contando com inovações como não filmar enquanto eles estão dormindo e trazer mais elementos naturais da vida real como ir ao mercado, por exemplo. O filme foi bom, mas a bilheteria foi menor que este quarto e estão anunciando o quinto filme que tem o subtítulo de 'Dimensão Fantasma' (tomara que não misturem 'Atividade Paranormal' com 'Sobrenatural' (INSIDIOUS) pois é isso que está me cheirando). Acredito que este quinto, claro, conte uma nova história que aconteceu em 2014 (sempre um ano antes) que Hunter já teria seus oito quase nove anos de idade e agora o que interessa é esperar pelos trailers e ver o que se tem para contar. Uma sinopse do quinto foi anunciada a muito tempo arás sobre um homem (ou garoto) que foi contratado pela Rockstar Games e se mudou junto com sua família para uma outra cidade para ser mais fácil a ida para o emprego e coisas estranhas começaram a acontecer nesta nova casa. Como faz tempo e que não tem informação que eles começaram a gravar, acredito que estão pensando melhor na ideia e refazer totalmente o roteiro para trazer mais terror que é o que os fãs realmente esperam, pois este quinto não irá lotar as salas de cinema e eles tem que ralar muito para reconquistarem os fãs que deixaram de assistir por não ter apresentado nenhuma novidade nos filmes anteriores e eles tiveram tempo pra isso, então o que nos basta é esperar. Mas podem ter certeza de uma coisa, se este filme não for bom (pode até ser o último, até seria legal e depois inventariam uma outra história com outra família) a franquia irá queimar por inteiro por ter dois filmes oficias mau recebidos pela imprensa e telespectadores e no sexto (se tiver um sexto) ninguém vai conferir. Estou um pouco sismado com este subtítulo 'brega', mas um pouco empolgado e ansioso por eles terem muito tempo para elaborar uma continuação descente com muitas revelações ou quem sabe até um desfecho digno a esta franquia que começou com o pé direito. O que nos resta é esperar e pesquisar toda semana no senhor Google pra ver se sai alguma notícia sobre o quinto filme que já não está bem visto, mas eles podem surpreender com uma boa história, mas será que irão? Termino por aqui, confiram abaixo mais três trailers de 'Atividade Paranormal 4' e conte o que achou deste filme e o que espera do próximo que está previsto para o final deste ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário