sexta-feira, 27 de março de 2015

Gorillaz - Gorillaz.

Capa do primeiro álbum de estúdio da banda Gorillaz levando o mesmo nome.

 Simplesmente fantástico! Ontem (dia 26) o álbum completou 14 anos de existência, pois primeiramente foi lançado no Reino Unido no dia 26 de Março de 2001 e 24 de Abril e 19 de Junho do mesmo ano em diferentes lugares do mundo. A gravação dele ocorreu nos anos de 1998 e 2000 e a banda de desenhos animados é liderada pelo vocalista Damon Albarn (líder da banda Blur) que usando efeitos, ele 'dubla' o personagem 2-D que é vocalista, tecladista e toca guitarra rítmica na banda junto com Murdoc Niccals, o baixista e líder da banda, Russel Hobbs baterista, DJ e percussionista e Noodle, guitarrista, tecladista e vocal de apoio dos Gorillaz.
 Antes de falar sobre o álbum queria explicar um pouco sobre os integrantes da banda. Eu quando era mais novo queria muito saber quem eram as pessoas por trás de cada integrante (quem fazia o Murdoc? Por exemplo) e depois, conhecendo fãs que tornaram meus amigos e pesquisando mais descobri que a banda Gorillaz é um projeto musical incrível criado por Damon Albarn junto com o desenhista e designer Jamie Hewlett que pelos Gorillaz no ano de 2006 foi nomeado como o designer do ano do 'Design Museum' localizado em Londres (que prestigio). Damon Albarn trabalhava com a banda Blur, mas decidiu criar os Gorillaz como algo inesperado e experimental que ele nunca tinha se envolvido 'saindo' de uma banda de rock inglesa (totalmente Britpop) para experimentar outros ritmos, pois os Gorillaz não se limitam a uma banda animada de rock, pois eles misturam em sua musicalidade o Hip-Hop alternativo, o Rap puro, Reggae, Eletrônica e muitos outros gêneros como música latina e Dub. Com isso, Damon Albarn acaba convidando artistas diferenciados e que não fazem tanto sucesso e não estão perante a mídia para participar, seja de uma música ou de uma 'Phase' inteira ('Phase' ou fase, é a cada disco que a banda lança onde se conta uma história, em 2005 aconteceu a 'Phase Two' com o lançamento do álbum 'Demon Days' e em 2010 a 'Phase Three' com o álbum 'Plastic Beach' e em 2016 teremos a tão aguardada 'Phase Four' já anunciada por Damon e Jamie que são os cabeças do projeto). Alguns dos artistas que já se envolveram no projeto Gorillaz foram: Simon Tong, Junior Dan, William Lyonell, Simon Jones, Gabriel Wallace, entre muitos outros, além das músicas ganharem participações especiais fazendo com que muitos artistas apareçam para o mundo junto com os Gorillaz, um bom exemplo disso é a música 'carro chefe' desse álbum de lançamento chamada 'Clint Eastwood' onde quem canta com Damon Albarn é o artista 'Del The Funky Homosapien' (que faz a voz do fantasma que sai da cabeça de Russel, o baterista) e seu nome verdadeiro é Teren Delvon Jones, confira o vídeo e relembre dessa grande música.


 Acredito que pelo menos uma vez na vida a maioria da população mundial que tem acesso a TV ou internet já viu esse vídeo pelo menos uma vez na vida. Ele é um dos melhores de todos os tempos juntando uma boa história e situações hilárias com uma música inteligente, isso é Gorillaz, muito mais que uma banda, um sonho. Agora vamos falar sobre o álbum de estréia.
 Lançado no dia 26 de Março de 2001 no Reino Unido, Gorillaz é um álbum relativamente longo comparado a outros tendo quase uma hora de duração (exatamente 56 minutos e 42 segundos) contendo quinze faixas, em diferentes edições existem mais músicas, um remix de 'Clint Eastwood' está presente em quase todas edições, um remix da faixa '19-2000' está presente como faixa bônus no lançamento e re lançamento Europeu, a faixa 'Dracula' está presente no álbum no lançamento americano junto com a faixa 'Left Hand Suzuki Method'. Se não me engano, a versão nacional do álbum possui 17 faixas, as quinze do álbum e os dois remixes citados. 
 O álbum rendeu quatro singles, o primeiro foi 'Clint Eastwood' (quinta faixa do álbum) lançado no dia 5 de Março de 2001 seguido por '19-2000' (décima primeira faixa) lançado no dia 25 de Junho de 2001, depois veio 'Rock the House' (décima faixa) no dia 22 de Outubro de 2001 e finalizando com 'Tomorrow Comes Today' (terceira faixa do álbum) lançado no dia 25 de Fevereiro de 2002. 

Gorillaz Phase One, os integrantes ilustrado pelo criador Jamie Hewlett.

 O álbum possui seus momentos mais melancólicos e outros mais agitados e divertidos contendo faixas incríveis que ficaram na cabeça de muitas pessoas por muitos anos, hoje faz parte da Nostalgia, mas muitos (tirando os fãs como eu) se lembram dos vídeos e das músicas com certa facilidade pelo marco que eles apareceram na mídia. O álbum alcançou a décima quarta posição no 'The Billboard 200' e a décima segunda no 'Top Internet Albuns' e claro, não poderia ficar de fora da lista de '1001 discos de ouvir antes de morrer' que virou um livro reunindo 90 jornalistas e criticos do mundo inteiro para elegerem os álbuns lançados nos anos de 1955 á 2005 e ele foi publicado no ano de 2007. Realmente é um álbum incrível, o projeto chegou com uma força incrível com o intuito de mudar a moda daquela época, o próprio Damon e Jamie disseram que estavam cansados de ver os mesmos clipes na MTV e que algo a respeito deveria ser feito, algo inovador e impactante e assim nasceu os Gorillaz.


 Ele foi bem avaliado em inúmeros veículos recebendo notas altas e mereciveis a banda animada. Conheço poucas pessoas (uma a três) que dizem não gostar, pois pelo menos vai com a cara de uma ou outra canção reconhecendo ser de alta qualidade. Pra mim, um dos melhores álbuns já lançados sem nenhuma dúvida (é que ainda não falei de 'Demon Days'), a segunda faixa '5/4' é agitada e ótima, a terceira 'Tomorrow Comes Today' é incrível e pra mim é uma das melhores músicas já escritas e criadas de todos os tempos, não só dos Gorillaz, mas de todas as bandas que gosto, ela é simples e soa uma certa melancolia onde o vocal está excelente. 'Clint Esatwood' nem se fale, considero uma genialidade e '19-2000' é muito divertida, 'Latin Simone' a décima segunda faixa do álbum é muito bonita cantada por Ibrahim Ferrer que faleceu no ano de 2005, 'Double Bass' a nona faixa é um instrumental pesado e escuro da banda e a incrível 'M1 A1' (décima quinta faixa) que possui um sample do filme 'O Dia dos Mortos' fecha o álbum com algo energético como um raio. Considero o álbum Gorillaz (não só esse, mas os demais também) como algo inteligente e calculado, uma maneira diferente de fazer música soando diversão, melancolia e obscuridade ao mesmo tempo, aquele lado sinistro junto com ar de suspense. Por isso que leva muito tempo para eles lançarem novos álbuns, Damon Albarn deve convidar os artistas escolhendo a dedo e Jamie deve pensar na história e desenha-los conforme o tempo imaginando sua estética e aparência.


 Antes que eu me esqueça, existe um álbum de compilações chamado 'G-Sides' (pois a maioria das músicas de muitas bandas existem 'B-Sides', músicas que foram escritas e gravadas que não foram lançadas oficialmente para o álbum) e como os Gorillaz tiveram tanto material, lançaram o álbum 'G-Sides' ("G" de Gorillaz, álbum Gorillaz e 'Sides' de 'lados') e o grupo Spacemonkeyz decidiram fazer um álbum remix das faixas do álbum Gorillaz intitulando 'Laika Come Home', que é uma versão Reggae das quinze faixas presentes do álbum de estréia da banda animada. 

  Ilustração dos integrantes da banda Gorillaz (Phase One) criada por Jamie Hewlett.

 Espero que tenha gostado da postagem, mais que especial, do álbum Gorillaz que ontem completou 14 anos de vida. Essa foi a banda que abriu meus olhos para o mundo da música e a partir dela fui conhecendo outras bandas e aumentando meu universo musical. Coleciono itens dessa banda, um dia falo um pouco sobre eles, e já que estou falando do álbum Gorillaz e o possuo em três formatos diferentes (formatos, versões, você que decide), possuo ele na versão nacional vendida normalmente, na versão promocional vinda em uma embalagem digipack (de UK) contendo as quinze faixas principais (é a mesma capa do geep verde) e a versão em vinil duplo que fui presenteado por um grande amigo que conheci na internet chamado Guilherme Augusto (vulgo 'Guildao') que me ajudou a expandir minha coleção, finalizo a postagem com este grande presente de origem inglesa que tenho e guardo com muito carinho. 

 Vinil do álbum de estréia dos Gorillaz. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário