Ayrton Senna. Fonte da Imagem: (AFP) france24.com
Hoje faz exatamente 21 anos que o nosso país perdia um dos maiores (se não for o maior) herói que já existiu e levava sempre consigo, com muito orgulho, a nacionalidade brasileira. Estou falando do grande Ayrton Senna que infelizmente, no dia 1 de Maio de 1994 faleceu, foi cerca de onze da manhã que a Williams (carro) passou reto numa curva chamada Tamburello se chocando num muro, ele estava a mais de 200 km/h e sua morte foi instantânea. Ele era tricampeão mundial de Fórmula 1 e morreu com apenas 34 anos de idade em Bolonha, na Itália.
Eu obviamente não me lembro, pois eu tinha um ano e cinco messes de vida quando essa tragédia aconteceu, mas por sua causa, a maioria dos brasileiros ligavam a TV para assistir corridas de fórmula 1 e não só futebol como acontece hoje, claro que existem amantes de corridas que sempre assistem e outras pessoas que gostam do esporte, mas estou dizendo que muitos assistiam pra ter aquele orgulho de assistir um dos melhores na pista, correndo contra outros pilotos de diferentes países, sabendo que Ayrton era um dos melhores e por ele que o Brasil ficou conhecido mundialmente.
Hoje muitas pessoas foram prestar homenagens em seu tumulo como acontecem todos os anos, é uma das pessoas que sempre irá ser conhecida por gerações e gerações e já se transformou num herói nacional. No Domingo que ele morreu o país realmente parou e foi uma grande dor para a nação brasileira, pois foi muito de repente, claro, em corridas de fórmula 1 tudo acontece muito rápido pela velocidade dos carros e meio que do nada o acidente que marcou aquele primeiro de Maio de 1994 e todos os outros que virão, com certeza.
Piloto Ayrton Senna. Fonte da Imagem: mundodastribos.com
Seu nome era Ayrton Senna da Silva, nascido no dia 21 de Março de 1960 em São Paulo. Ele media 1,75 e pesava em torno de 70 kg, seu ídolos era Émerson Fittipaldi, Juan Manuel Fangio, Gilles Vilenueve e Niki Lauda, suas comidas preferidas eram frutas e pratos nacionais e sua bebida predileta era o guaraná. Ele praticava muitos esportes o fazendo como hobbie: Cooper, Aeromodelismo e Tênis eram apenas alguns deles e seu time era o Corinthians.
Ele foi tão reconhecido que possui fã clube não só aqui no Brasil, mas em países que o adoravam como os Estados Unidos, Espanha, França e incrivelmente o Japão que o adora tão quanto o Brasil (essa pra mim é novidade). Uma de suas curiosidades mais incríveis foi quando ele tinha cinco anos, como se comportou bem naquele ano ele pediu uma grande festa de aniversário para sua mãe e no dia compareceu muitas crianças em sua casa, ao ser questionado pela mãe pela presença de tantas crianças, o garotinho Ayrton respondeu que tinha saído convidando todas crianças apertando as campainhas das casas onde andava e informando sobre a festa.
Abaixo, infelizmente podendo dizer que foi uma quase coincidência, você vê um vídeo da reação de Ayrton Senna ao ver a morte de Roland Ratzenberger, e isso aconteceu um dia antes da sua (dia 31 de Abril de 1994):
Ele sempre tinha uma bandeira do Brasil que levava escondida no carro, e no dia de sua morte foi encontrada uma bandeira da Áustria onde ele iria homenagear o piloto Roland Ratzenberger que morreu um dia antes dele, ironicamente triste, não é mesmo?
A última frase que ele disse em vida foi "o carro parece ok" segundos depois que a barra de direção quebrou ocasionando o fatal acidente onde seu carro se chocou diretamente contra o muro.
Hoje eu ouvi algumas músicas que foram feitas em sua homenagem, curiosamente Tina Turner dedicou uma música ao piloto em 1993 chamada "You´re simply the best" (traduzindo fica algo como: Você é simplesmente o Melhor), ouça abaixo essa música de Tina Turner.
E abaixo você ouve uma música da dupla 'Milionário e José Rico' que também faz homenagem ao piloto, ela se chama 'Herói da Velocidade' e achei muito bacana, nunca tinha ouvido, a conheci hoje de tarde no rádio e decidi coloca-la aqui no Portal para vocês conhecerem também.
É isso leitor, eu não sou fã de esportes e nem gosto de carros, mas reconheço que Ayrton Senna foi e sempre será o herói de nossa nação e que será lembrado para sempre. Acredito que não tenha um outro ícone como ele e que nem terá, nem mesmo na história do futebol ou em outras, pode ter jogadores conhecidos mundialmente, mas com o prestígio, o carisma, o que Ayrton trazia, com certeza, não existirá mais.
Me desculpem algum erro ou alguma falta de informação que não poderia faltar na postagem, os sites que me ajudaram a elaborar esta postagem foram o 'lista10.org' e 'curiosando.com.br', pois falar de esportes realmente não é comigo e não faz parte do meu meio, foi o máximo que consegui para homenagear esse grande homem que levava o Brasil inteiro contigo em toda corrida que participava, descanse em Paz grande Ayrton Senna!
Piloto Ayrton Senna segurando a bandeira do Brasil. Fonte da Imagem: veja.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário