sábado, 2 de maio de 2015

Cinquenta Tons de Cinza.

Poster nacional oficial do filme 'Cinquenta Tons de Cinza' da Universal Pictures.

 Finalmente o assisti hoje, um dos filmes mais falados de 2014 e 2015 (acho que só ficando atrás de 'Os Vingadores: A Era de Ultron), e mesmo não sendo um filme que sou acostumado a assistir eu meio que senti obrigado a vê-lo (e confesso que até mesmo curioso) pela obra de E. L. James e toda repercussão que deu no livro e que automaticamente iria dar no filme também. 
 A 'Universal Pictures' abraçou a ideia e o tão aguardado filme 'Cinquenta Tons de Cinza' foi lançado, e acredito que 99% dos leitores do livro foram assisti-lo nos cinemas, e outros que não leram o livro e ficaram curiosos com a história, o desenrolar dela, a situação que se passa e o por quê de tanta repercussão, decidiram ir assistir para conferir com os próprios olhos pelo menos um pouco sobre a obra escrita, pois todos nós sabemos que um filme baseado em um livro possuí a mesma história, mas que é muito pobre em detalhes e alguns acontecimentos não são filmados, mas como eu disse, deu pra ter uma ideia sobre o universo de 'Cinquenta Tons de Cinza' que conquistou todo o mundo virando um best-seller. 
 Falando sobre o longa, ele lançou no dia 12 de Fevereiro de 2015 e foi dirigido por Sam Taylor-Johnson e o roteiro ficou por conta de Kelly Marcel seguindo a obra original escrita por E. L. James. No elenco contamos com Jamie Dornan como Christian Grey, Dakota Johnson como Anastasia Steele e outros atores e atrizes como Jennifer Ehle, Eloise Mumford, Luke Grimes, Victor Rasuk, Rita Ora, entre muitos outros. No longa é presente muitas músicas, a 'soundtrack' do longa foi produzida por Danny Elfman que também trabalhou como compositor. 

  Um dos posteres divulgando o filme 'Fifty Shades of Grey' (Cinquenta Tons de Cinza) da Universal Pictures.

 O filme conta a história da jovem estudante de literatura de 21 anos, Anastasia, uma garota tímida, meiga, virgem e comportada que um dia substitui a amiga que realiza entrevistas para o jornal da escola, o entrevistado era o poderoso magnata Christian Grey de 27 anos. Logo na entrevista já existe uma forte atração entre os dois onde Grey começa a se importar com a jovem e ficar sabendo onde ela vai e seus compromissos também. Não demora muito para o misterioso homem se abrir para Anastasia e mostrar um lado obscuro que ele guarda para sentir prazer, logo ele apresenta a ela o sadomasoquismo e que isso tinha que ser um segredo, além disso ela tinha que assinar um contrato aceitando inúmeros termos que poderiam acontecer a ela, junto com regras e até mesmo objetos que seriam usados nas 'relações' de ambos, e a cláusula mais importante: ela se tornaria uma completa submissa ao prazer de Christian Grey. 

 Cena do filme 'Cinquenta Tons de Cinza' com Dakota Johnson (Anastasia) e Jamie Dornan (Christian Grey).

 Houve muitas confusões quando a obra virou um 'best-seller', depois que o filme foi anunciado começou a acontecer outras confusões referente, se não me engano, que a mulher é tratada como um objeto sexual e com a vinda do filme isso apenas reforçaria isso enfraquecendo sua imagem perante a sociedade, até mesmo Edir Macedo (já comentei sobre isso aqui no blog, leia a postagem, é muito interessante) disse em seu blog oficial que quem assistisse ao filme iria ser atormentado por demônios, pois a obra possuí algo obscuro em seu conteúdo e muitas outras coisas relacionados a isso. Por isso e outras coisas eu decidi assistir o filme (não por causa dos demônios, mas pelas outras confusões e curiosidade) e posso dizer que o filme foi considerado muito simples a ideia do livro que acredito ter muito mais história, acontecimentos e situações.
 Isso é, eu sabia (e acredito que todos que pesquisaram e nunca se quer pegou o livro na mão e nem leu a sinopse) que se tratava de um homem rico que mostra o mundo do sadomasoquismo (conseguir prazer através de dor da parceira, ou vice-versa, usando cordas, chicotes, amarrando a pessoa e outras coisas) a uma garota virgem que nem se quer conhece o 'sexo normal'. 
 Assisti a versão estendida do longa (não sei se cortaram muitas partes no cinema e acrescentaram nessa), a história é essa e vai seguindo o mesmo rumo por mais de duas horas que é a duração do filme. Christian Grey é um homem rico e vai mostrando, além do sadomasoquismo para a jovem Anastacia, sua vida de luxo onde ele pilota helicópteros e possuí inúmeros carros deixando a garota muito feliz. Logo ela se apaixona pelo homem, mas ele explica que não pode ser amado e que só quer sentir prazer com ela no que ele está acostumado, mas as coisas vão mudando ao decorrer do filme (que já era esperado) e aquele homem que da a última palavra começa a 'afrouxar' as rédias e também se apaixona pela Anastasia quebrando algumas de suas próprias regras, mas continuando com o sadomasoquismo e seus costumes estranhos onde Anastasia tenta mudar, caso contrário, ela não vê outra maneira de ser feliz ao seu lado e prefere, mesmo que doa, deixa-lo (espere, mas você está contando o filme?), não, apenas estou contando o que todos que pesquisaram sobre o longa e a obra já sabiam, até mesmo quem não quisesse, pois essas informações circulavam na televisão, internet e rádio todos os dias e depois da estréia deu uma parada (com certeza irá retornar em 2017 com o segundo longa). 
 Ouvi alguns telespectadores que acharam o filme muito leve comparado ao livro, pois todos já esperavam que cenas fortes não poderiam ser exibidas no cinema, até que poderiam, mas o filme tinha que ser exibido em um determinado horário, com a faixa etária de dezoito anos e em cinemas selecionados, resultado: o longa iria perder bilhões com isso, então eles preferiram deixar o longa mais 'light' respeitando as regras dos cinemas mundiais se tornando uma das maiores bilheterias (que realmente aconteceu). A classificação foi de dezesseis anos se não me engano, obviamente não possui cenas de sexo explícito e nem as partes genitais de ambos são mostradas, apenas as nádegas de ambos e os seios da atriz Dakota Johnson (era esperado, pelo menos isso que é quase comum em todos os filmes). 
 Não sei se muitas pessoas gostaram (as fiéis da obra literária), mas a 'Universal' vai corrigir este erro que cometeu no primeiro (onde faltou muitos detalhes importantes, segundo os leitores) no segundo longa que está previsto para o ano de 2017 onde 'Cinquenta Tons de Cinza mais Escuros' (nome da sequência) se tratará de um filme de suspense dando esse gosto de mistério ao longa para melhorar as coisas e acredito que dará certo. 
 Se eu gostei do filme 'Cinquenta Tons de Cinza'? Digo que gostei, na minha opinião achei um bom filme que não tem grandes acontecimentos, ou picos na história, apenas mostra o que já sabíamos (os conhecedores e não conhecedores da obra) e por isso que os leitores o acharam fraco em comparação a história presente no livro. Eu achei que duas horas mostrou muito do mesmo não mostrando nada de diferente, apenas o final que deixou um suspense no ar para o segundo longa, e acredito que se aproveitarem essa 'ponta solta' e a puxarem para o segundo incrementando mais a história com acontecimentos, reviravoltas e situações abalando a vida de ambos em muitos sentidos, acredito que ficará bacana, pois este primeiro filme foi muito leve com tanta repercussão que teve sobre ele. 
 'Cinquenta Tons de Cinza' (Fifty Shades of Grey) é um filme erótico que contém drama e romance, foi um bom filme e pela imprensa ele foi considerado ruim (recebendo altas notas em alguns veículos e notas baixíssimas em outros), mas acredito que o consideraram ruim pelo conteúdo apresentado, acharam o mesmo que eu, depois de um ponto a história não evoluiu mais e continuou 'mais do mesmo' até o final ter um leve pico e terminar, fui mais bonzinho e o considerei um bom filme, pois achei um bom filme por todas circunstâncias, as atuações foram boas, a história é bacana (acredito que o desenrolar dela seja mais ainda, e não seja parado) e a trilha sonora foi rica. 
 Confira abaixo oito vídeos contendo trailers e entrevistas com os personagens principais em diversos meios de imprensa referente ao longa, se assistiu e tem algo para comentar e incrementar a postagem, por favor, use o campo de comentários para deixar seu ponto de vista do filme, ou até mesmo compara-lo a obra literária, seria ótimo. Ficou curioso pra ver o longa? Então se decida vendo os vídeos abaixo e 'O Sr. Grey está a sua espera.' 









Nenhum comentário:

Postar um comentário