terça-feira, 2 de junho de 2015

Blumhouse Productions: Conheça mais sobre essa Empresa de Produção Cinematográfica.

Logo Oficial da empresa 'Blumhouse Productions' presente na maioria dos filmes que ela faz parte.

 Esta é uma postagem mais que especial onde tenho o prazer de falar dessa empresa que revolucionou o terror no cinema atual trazendo uma nova metodologia de planejamento para os filmes que ela produz e uma série de longas que estão virando franquia e já estão sendo conhecidas por muitas pessoas atingindo mais o público que gosta de filmes do gênero terror e suspense (da pra perceber, olha só o logo da empresa) e ainda mais, olhe só o tema de abertura (a animação) presente na maioria dos filmes que ela produz, sem sombra de dúvidas uma das mais geniais que já vi (você 'paga pau' pra 'Blumhouse' meu amigo), sim, eu pago e vou falar aqui diversos motivos para explicar isso.


 Primeiramente, a empresa foi fundada no ano de 2000 pelo grande Jason Blum ('Blumhouse', agora está explicado de onde veio o nome) e ela tem a missão de produzir filmes de baixo orçamento (que se gasta muito pouco para rodar o longa) e simplesmente, com a ideia inovadora que o mesmo traz com toda simplicidade, ele facilmente triplica o dinheiro gasto com a produção no primeiro fim de semana de lançamento do mesmo nos Estados Unidos (na 'Premiere'), em outras palavras, eles sempre saem ganhando.
 A empresa é responsável por 'bancar' filmes junto com a 'Universal Studios' (a grande maioria), mas existem outras ideias que Jason Blum acha boa produzir, mas a 'Universal' discorda e ele decide tirar a ideia do projeto a transformando num filme e lançando diretamente para DVD, Blue-Ray e Exibições Online Pagas, em outros casos, ela consegue 'fechar' com algumas salas de cinemas espalhadas pelo país de origem (os Estados Unidos) para garantir uma 'graninha', pois, mesmo se muitas pessoas não se interessarem para vê-lo, o dinheiro investido foi tão pouco que será logo coberto, isso aconteceu com o filme '13 Sins' que é um longa de suspense muito estranho que foi lançado diretamente para o DVD (se não me engano não foi exibido em nenhuma sala de cinema lá fora e muito menos por aqui). Isso é: roteiristas que possuem uma boa ideia levam até Jason Blum que decide colocar aquilo em prática ou não, se ela for boa roda com atores conhecidos e vira uma franquia (tem continuações, a história se estende em outros filmes), se não for tanto, mas com seu olhar ele consegue ver se aquilo vai lhe render algo ele exibe em salas reservadas, é assim que funciona.

 Poster nacional do filme 'Atividade Paranormal' que tem as mãos da 'Blumhouse Productions'.

 Essa grande empresa teve seu reconhecimento depois do filme 'Atividade Paranormal' criado por Oren Peli, um diretor e roteirista israelense que virou amigo de Jason Blum depois que ele transformou o homem em um milionário. Em entrevista, Oren Peli teve a ideia da história 'Atividade Paranormal' (Paranormal Activity) quando estava em sua casa e de repente ele ouve um barulho na cozinha e se levanta do sofá pra ver o que tinha acontecido e 'misteriosamente' a embalagem de detergente estava caída no chão (da pia pro chão). Depois desse acontecimento (que foi estranho) ele foi maquinando algo paranormal que se acontecia numa casa, foi escrevendo e 'BANG' surgiu um roteiro de um filme 'found-footage' chamado 'Atividade Paranormal'. Ele então conheceu Jason Blum que gostou da ideia, mas não achou que ela fosse boa para um filme que poderia ser exibido em todas as salas de cinema dos Estados Unidos (imagina quantos cinemas existem nos Estados Unidos), mas ele decidiu rodar o filme com alguns parceiros. Para você, leitor, ter uma ideia, o longa foi rodado na própria casa de Oren Peli (pois realmente ele não tinha dinheiro para bancar um filme), ele contratou um casal que decidiu fazer o longa com uma certa quantia em dinheiro e pronto.
 'Atividade Paranormal' trouxe o 'found footage' deixado lá pra trás pelo sucesso de 'A Bruxa de Blair' (found footage é um filme onde o 'cameraman' é o próprio personagem, tudo muito amador) e foi exibido em poucas salas de cinema, adivinha? Para a alegria de Jason Blum e Oren Peli o filme foi um enorme sucesso e logo eles assinaram um acordo para ser exibido em todo país e em seguida todo o mundo e realmente foi um sucesso, pois eu fui assistir e não parava de passar o comercial na televisão na época e as rádios sorteavam ingressos para o mesmo quando eu estava a caminho de ver este longa que me 'apaixonei' pelo trailer. Resumindo: eles gastaram cerca de quinze mil dólares (trinta e cinco mil reais) e faturaram centenas de vezes mais quando o longa foi exibido em todo mundo.


 Logo Jason Blum decidiu transformar o filme em uma franquia, pois o longa tinha três finais diferentes (alerta de SPOILER: além do final presente no filme, existia um que Katie aparecia na frente da câmera e cortava a própria garganta finalizando o longa, o outro mostrava ela na manhã seguinte depois de matar o namorado sentada no chão se balançando e a polícia invadindo o local, ela que estava "possuída" e viu os policiais entrando de repente no quarto, tentou atacar um deles e recebeu um tiro matando a personagem). Se não me engano, o grande Steven Spielberg deu uma dica para introduzir ao filme o final que ela 'assusta' o telespectador com aquele rosto medonho se aproximando da lente da câmera e depois dando seu paradeiro como desconhecido, assim eles poderiam rodar um segundo filme (que foi o que aconteceu) e continuar a história dela (pois morta não era possível).


 E assim, 'Atividade Paranormal' virou uma franquia (agora está em baixa, mas um quinto filme será lançado este ano e veremos se ele consegue se levantar). Outro longa que apareceu 'sem querer nada' e realmente me surpreendi quando o assisti no cinema foi 'Insidious' (Sobrenatural aqui no Brasil, mas não é a série) trazendo uma história assombrada e muitos sustos, suspense e acontecimentos do começo ao fim. Este foi criado por Leigh Whannell, James Wan (ambos trabalharam na franquia 'Jogos Mortais' da 'Lionsgate') e tem alguns dedos de Oren Peli que, ao meu ver, tem 'medo de colocar o terror em prática', então ele prefere economizar, como acontece em 'Atividade Paranormal'. 
 'Insidious' que traz Patrick Wilson e Rose Byrne no elenco (atores famosos) também foi muito bem recebido pelos telespectadores e neste ano, muito em breve mesmo, teremos o terceiro (e parece que será o último) capítulo deste incrível terror que pode ser comparado sem nenhum problema com 'Invocação do Mal' da Warner Bros. (Patrick Wilson trabalha em ambos), e este terceiro será um prelúdio, isso é, contará uma história que antecede os dois primeiros filmes e a 'Blumhouse Productions' está esperando ganhar muito em cima deste novo capítulo que promete ser o mais aterrorizante de todos. 

Poster americano referente ao filme 'Sobrenatural Capítulo 3' (Insidious Chapter:3).

 Outros dois filmes que foram bem sucedidos e que Jason Blum não se arrependeu em nada de produzir e que se transformaram numa franquia também foram 'A Entidade' (Sinister) que teve no elenco o conhecido Ethan Hawke ('Dia de Treinamento') no ano de 2012 e depois de três anos será lançado o segundo longa que promete ser bom se seguir os passos do primeiro. Outro filme que estrelou Ethan Hawke também foi 'Noite de Crime', este diferente dos outros citados é um filme de ação e suspense que conta a história de um Estados Unidos do futuro com a violência e taxas de assassinatos e roubos minímas, quase zero, tudo isso por conta de uma lei imposta pelo governo que um dia por ano (chamado 'Dia do Purgamento', ou algo parecido) todo e qualquer ato que envolva violência, assassinato e crueldade pode ser cometido sem nenhuma punidade perante a lei. Isso é, o governo acredita (e segundo o filme deu certo), se as pessoas extravasarem toda sua fúria neste dia do ano, ela fica mais calma e não há motivos para cometer tais atos no outros dias e nele aparece figuras das mais medonhas como pessoas fortemente armadas e carros que lançam fogo com o objetivo real de matar e aproveitar o dia. O primeiro foi muito diferente do segundo, mas ambos foram ótimos e um terceiro vem a caminho (talvez no ano que vem) e já é um dos filmes que a 'Blumhouse' teve a honra de produzir e ver o quanto sucesso ele alcançou. 
 Voltando a falar em Oren Peli, ele se envolveu em inúmeros projetos de Jason depois de 'Atividade Paranormal', como 'Chernobyl' que era um projeto dele e Jason não viu 'futuro' para a obra, mas decidiu 'banca-la' e o filme não se saiu muito bem. Ele agora vai lançar o filme 'Área 51' que envolve 'found footage' (sim, Oren Peli continua apostando neste tipo de filme) num suspense extraterrestre e Jason Blum não viu um bom futuro para o longa (que não tem muitas chances dele virar um sucesso), então o longa será exibido em salas de cinemas selecionadas (como 'Atividade Paranormal' no início) e se for um fiasco, foi um filme de baixo custo, não demorará muito para cobrir o valor gasto de volta seja pela compra dos ingressos ou vendas de mídias do longa, confira o trailer abaixo.


 Agora respondendo uma pergunta que fiz no começo da postagem sobre o 'novo terror' que a 'Blumhouse' trouxe para os cinemas. Bem, os filmes são diferentes dos que estamos acostumados a ver em outras produtoras e distribuidoras e acredito que atualmente a 'Blumhouse Productions' seja a maior a ter ideias e lançar filmes do gênero para os que realmente gostam, pois os atores além de serem desconhecidos (poucos são conhecidos) eles atuam muito bem sem contar do fato dos filmes terem uma espécie de película indie, isso é, os filmes produzidos são independentes e isso traz um ar diferencial dos demais. 
 Outro ponto é que o filme não traz efeitos de computação gráfica como o 'monstro' para trazer o medo e causar isso ao telespectador, mas sim jogo de câmera e pessoas com maquiagem e isso, no meu ponto de vista, foi muito bem observado. Um exemplo que gosto de citar onde a computação gráfica não ajuda o terror (claro, em alguns pontos sim, mas não totalmente) é no filme da grande Warner Bros chamado 'Mama' onde a entidade era feita pela computação gráfica e isso num filme de terror traz muito diferencial nas cenas parecendo que aquilo não está ali e que é uma montagem. Sabemos que não são reais, mas para causar medo tem que chegar o mais próximo possível e o jogo de câmeras que eles fazem, o suspense realizado e coisas se movendo sozinhas são muito mais baratas do que investir em computação gráfica que é um serviço gráfico e também consiste em uma grande equipe de profissionais.
 Falando em custos, em todos os filmes (até o menos rentável) a 'Blumhouse Productions' conseguiu cobrir o valor investido sem muitos problemas. Acredito que o menor que ela já chegou a gastar foi os quinze mil dólares no primeiro filme da franquia 'Atividade Paranormal' que rendeu muito, a empresa visa gastar pouco (gastar pouco, mas caprichando na obra) e faturar muito e isso tem dado certo. O longa que ela mais investiu foi 'Insidious' que foi cinco milhões de dólares (você pensa que é muito e realmente é, mas não para um filme com um grande elenco e uma equipe enorme para fazer o terror acontecer), mas como a franquia está indo bem e ele percebeu que o valor investido foi recuperado em questão de horas, pois este filme é exibido em todos os cinemas, a produtora não se importa. 

  Três diferentes posteres do segundo filme da franquia 'Noite de Crime' intitulado como 'Anarquia'.

 Quanto você pensa que é gasto num filme de ação onde carros que custam uma fortuna se chocam e explodem? Pode ter certeza que é muito mais que cinco milhões e muitas produtoras não acabam recebendo esse dinheiro de volta com as vendas de ingressos e a compra do filme em formato digital ou físico e isso é um problema, elas não quebram, pois são produtoras grandes que apostam alto e quando perdem, sossegam um pouco para apostarem novamente.
 A 'Blumhouse' já é uma grande produtora, mas ela continua seguindo as regras que a levou ao topo, apostando baixo e arrecadando milhões com as obras e eu acho isso fantástico, pois o cinema nos Estados Unidos bate forte e eles dão muita importância, já pensou se seu roteiro para um longa fosse parar nas mãos de Jason Blum e ele resolvesse 'rodar' seu filme e bancá-lo? Acredito que por lá, realizando alguns contatos, isso não seja tão difícil, mas imagine quantos roteiros são menosprezados também. Ela produz filmes de forma independente e aos poucos vão 'soltando' escolhendo as melhores datas para o mesmo estrear nos cinemas sem ter muitos problemas e competições com outros filmes de terror. Um exemplo disso foi o próprio 'Atividade Paranormal' (que mesmo não estando 'bem das pernas' é o filme que fez com que a produtora fosse reconhecida e é considerada o carro-chefe dela) que estreou quando a franquia 'Saw' (Jogos Mortais) estava no quinto ou sexto filme se tornando para muitos uma franquia cansativa por ter tantas continuações (só os fãs mesmo que iam ver, eu mesmo era um deles) e 'Atividade Paranormal' passou a perna em um dos filmes da franquia 'Saw' e no sétimo eles tiveram que parar para o próprio bem (mesmo que depois 'Atividade Paranormal' se tornou cansativa e muitos preferiram não acompanhar mais a história pelas telonas), mas um oitavo filme vem aí, mas vai demorar mais alguns anos ('Jogos Mortais' é da 'Lionsgate' e não tem nada haver com a 'Blumhouse').

Poster oficial do segundo filme da franquia 'A Entidade' que estreará este ano nos cinemas.

 Eles apostam em ideias novas e projetos novos, mas Jason gosta de criar franquias, mas acredito que ele aprendeu com o filme 'Atividade Paranormal' que, mesmo faturando muito em cima dele, cada novo que é lançado a bilheteria diminui muito. O último lançado que foi um 'spin-off' latino com o subtítulo 'Marcados pelo Mal' foi bem trabalhado com uma história nova e um novo trama alimentando a franquia, foi um dos melhores, mas foi o pior no quesito 'arrecadamento' e acredito que o quinto filme que está programado para lançar este ano fechará (eu acho, estão enrolando muito para lança-lo) e por isso que ele irá continuar acreditando e apostando nas franquias, mas não as tornando tão extensas, por isso que acredito que este 'Insidious: Chapter 3' será o último que fechará com chave de ouro a franquia sem manchar o nome da franquia ou eles passarem por apuros como 'Atividade Paranormal'.
 A empresa também da chances a filmes que foram razoáveis, como 'Ouija' lançado no final do ano passado, ele decidiu dar uma chance e mesmo muitos 'apedrejando' o longa ele terá uma continuação no ano que vem (e aposto que será a última). A 'Blumhouse' também trabalha para seriados de televisão (mais os filmes é sua arma mais poderosa) e alguns que levam o reconhecimento de Jasom é: 'O Rio' de 2012, 'Ascensão' de 2014 e 'Eye Candy' (estrelando Victoria Justice) que está no ar atualmente. A empresa também já trabalhou em três documentários e Jasom Blum escreveu um livro chamado 'The Blumhouse Book of Nightmares' (o livro dos pesadelos) que acredito que tenha as ideias de Jasom sobre os longas e a história da empresa, infelizmente o livro é em inglês, mas está á venda na Livraria Cultura, se quiser saber mais sobre ele clique aqui e tenha mais informações sobre esta obra. 


 Voltando aos filmes, a produtora aposta em lançar filmes diferentes de todos demais que são lançados no cinema, até mesmo os mais estranhos envolvendo a atualidade como este acima chamado 'Unfriended' (acredito que também só será exibido em salas selecionadas) que envolve um assassino que ataca um grupo de amigos num chat online. Existem muitos filmes que estrearam este ano e você conferirá alguns nomes a seguir: 'Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma', 'Em um Vale de Violência', 'Creep' (que virara uma franquia), 'Stephanie', entre outros. Só lembrando que o foco é filmes de terror e suspense de inúmeros gêneros e tipos diferentes, mas ela produz outros tipos de filmes como 'Whiplash' que é um drama musical e Jason Blum foi indicado ao Oscar com este projeto.
 Os filmes que estão no calendário de 2016 da empresa são: 'Uma Noite de Crime 3', 'Ouija 2', 'Unfriended 2' (sim já estão apostando num segundo longa a partir do filme do trailer postado acima), 'Visões', entre outros. Os que estão sem datas marcadas (a partir do segundo semestre de 2016 a diante) são: 'Planeta Fantástico', 'Objetos Pontiagudos', 'Qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer momento', 'O Método Respiratório', 'Contra todos os inimigos', 'Creep 2' e 'Creep 3', 'Cinco Homens que Quebrou meu Coração', 'Divididos Unidos da América', entre muitos outros longas (não está no calendário da empresa rodar um próximo 'Atividade Paranormal' e nem um 'Sobrenatural: Capítulo 4', mas pode acontecer em 2017 e 2018. O que é um fato é que a produtora vai crescer mais e mais, outros longas apareceram e a empresa vai arrecadar muito dinheiro, só espero que não percam a qualidade dos filmes com tanto dinheiro que eles estarão envolvidos.

    Poster do filme 'The Lazarus Effect' (Renascida do Inferno) de 2015 da 'Blumhouse Productions'.

 Uma grande 'sacada' da empresa foi 'contagiar' toda internet semana passada com uma brincadeira chamada 'Charlie Charlie' (o jogo do lápis que você invocava o Charlie e ele fazia o lápis se mover indicando 'sim' ou 'não' numa folha de papel que ficava embaixo), bem, vocês se lembram bem e foi a ideia deles de realizar essa 'brincadeira macabra' para usar como puro marketing para um próximo filme que será lançado e tem a empresa por trás, ele se chamará 'A Forca'.
 Tiveram essa grande ideia lembrando do filme 'A Bruxa de Blair' que deu o que falar, ele foi rodado em oito dias e muitas pessoas ficaram assustadas pensando que era algo real e todos só falavam do longa, agora com a internet e depois de dezesseis anos de seu lançamento eles tiveram a ideia de usar as redes sociais inventando um jogo onde um espírito poderia ser invocado e na semana passada todos falavam sobre isso: vídeos no Vine, vídeos no Youtube pipocaram e comentários no Twitter e Facebook também foram de monte, pensei que isso duraria por mais tempo, mas só durou uns dois ou três dias, mas a missão foi cumprida: todos sabem sobre o longa e estão com vontade de assisti-lo, dê uma olhada no poster abaixo.

Poster 'The Gallows' (A Forca), outro filme da 'Blumhouse Productions' que usou 'Charlie Charlie' como marketing para promovê-lo.

 O filme contará a história de uma turma de estudantes que tentará invocar 'Charlie' (está ai o nome, jé entregou tudo, não?) que, pelo que parece, é um aluno que foi morto acidentalmente em uma peça de teatro que aconteceu na escola por uma forca. 
 Não consigo me lembrar de nenhum longa que usou uma situação 'aparentemente real' e que em questão de segundos todo o mundo (literalmente) tentaram invocar 'Charlie' com o pedaço de papel e os dois lápis. Isso foi uma grande ferramenta de marketing da produtora para promover o filme que promete ser muito, mas muito assustador, mesmo com o trailer repleto de cenas sobrenaturais eu não acredito que ele consiga superar 'Insidious', mas com certeza, trará uma história bacana com inúmeros acontecimentos paranormais e situações estranhas envolvendo o espírito de Charlie (ou um espírito maligno que está se passando por Charlie?). 
 Para encerrar, a 'Blumhouse Productions' abriu uma casa de horrores no Dia das Bruxas de 2012 em Downtown Los Angeles como uma experiência interativa, com certeza, foi o máximo e algo muito trabalhado se for comparado aos filmes que a empresa trabalha.
 É isso leitor, espero que nesta postagem especial você ficou sabendo um pouco mais sobre a empresa e seus filmes de renome (talvez conhecia os filmes, mas não a produtora) e por esses tantos fatos que eu acho a 'Blumhouse Productions' uma grande empresa que está mudando o cenário dos filmes de terror atual, claro, nem tudo que ela toca é ouro, mas eu aposto que no mínimo o longa será bom e terá um enredo original diante de tudo que você já viu. Para encerrar a postagem, confira oito trailers dos próximos filmes e de filmes recentes da 'Blumhouse Productions' e sinta um pouco mais do peso, um pouco mais do que essa grande empresa que paga pouco e ganha muito, tem a oferecer nos projetos que se envolvem, confira as novidades no site oficial da 'Blumhouse' clicando aqui . 









Nenhum comentário:

Postar um comentário