Poster Americano do terceiro capítulo do filme 'Sobrenatural' (Insidious: Chapter 3).
Já tinha avisado ontem que hoje teria uma postagem especial sobre um dos melhores filmes de terror do ano (ao meu ver, da atualidade), estou falando da franquia 'Insidious' ou 'Sobrenatural' (não confundam com o seriado, por favor), e este ano já estreou lá fora (aqui só vai ser lançado no dia 9 de Julho de 2015) o terceiro e tão aguardado capítulo dessa grande franquia que bate diretamente (cabeça a cabeça) com o terror 'Invocação do Mal'. Antes de falar mais sobre o longa que assisti ontem e informações relacionadas ao mesmo, vou falar sobre sua ficha e o que este terceiro (e prometido capítulo mais assustador) irá abordar.
O longa foi dirigido por Leigh Whannell e roteirizado por ele também, pra quem não sabe, os dois primeiros filmes da franquia foram feitos pela dupla James Wan (que é um mestre no terror atual que trabalha em 'Invocação do Mal' também) e Leigh Whannell, mas acredito que por outros trabalhos que James está envolvido (lançou 'A Casa dos Mortos' no início do ano), decidiu deixar o terceiro capítulo nas mãos de Leigh e este ele trabalhou no roteiro, dirigiu (coisa que James Wan fez nos dois primeiros) e ainda atuou como Specs, um 'caça fantasmas' como nos dois primeiros, personagem bem conhecido para os fãs da franquia como eu.
Banner promocional do longa 'Sobrenatural: Capítulo 3' (Insidious: Chapter 3).
Continuamos com Jason Blum (da 'Blumhouse Productions' que da muito valor a esta franquia, pois ela é co certeza o carro chefe da produtora cinematográfica) e Oren Peli (criador de 'Atividade Paranormal') e outros produtores (acredito que James Wan contribuiu na produção, mas não tenho certeza). No elenco deste terceiro e assombroso capítulo temos a jovem Stefanie Scott como Quinn, a garota alvo dos espíritos, Dermot Mulroney como Sean, o pai de Quinn, Angus Sampson como Tucker ao lado de Leigh Whannell como Specs que 'caçam fantasmas' e possuem um programa na web sobre isso, Lin Shaye como Elise, a senhora no banner acima postado que tem o dom de realizar contatos com o outro mundo, Steve Coulter como Carl que faz uma pequena participação sendo amigo de Elise tendo o dom de se comunicar também (ele aparece mais no segundo longa), entre outras. O filme foi distribuído nacionalmente pela Sony Pictures.
Poster Internacional do filme 'Sobrenatural: Capítulo 3' (Insidious: Chapter 3).
Já sabíamos que o terceiro longa se tratava de um prelúdio (aconteceu antes dos dois primeiros filmes, neste eles nem conheciam a família Lambert) e neste prelúdio conta a história da jovem Quinn, uma adolescente que vive com o pai e o irmão caçula. Ela sonha em atuar, mas tem uma vida agitada e triste pelo fato de ter perdido a mãe a pouco tempo de câncer. Com isso ela consegue com uma amiga o endereço de Elise, uma senhora que tem o dom de entrar em contato com os mortos (algo muito poderoso), mas que também tem suas limitações, pois um espírito maligno a espera do outro lado para tirar sua vida. Vendo que a garota ficou um tanto quanto desapontada com o fato dela negar tentar entrar em contato com sua mãe, ela resolve tentar e se assombra com algo e antes da garota deixar a casa ela é avisada: 'Não tente entrar em contato com os mortos, pois todos podem ouvir.'
Depois desse dia, algumas coisas estranhas começam a acontecer com a garota, e para piorar ela acaba sofrendo um acidente feio lesionando suas duas pernas. Quando ela volta para casa impossibilitada de andar, ela vira uma refém de um poderoso demônio que foi invocado e está vivendo dentro das tubulações de seu apartamento, ele quer possuir a garota para poder viver no mundo dos vivos e Elise tem que enfrentar seu pior demônio indo para o mundo dos mortos para encontrar este mal que aflige Quinn, com a ajuda dos 'atrapalhados' Specs e Tucker que são contratados para espantar o fantasma com a ajuda de algumas bugigangas eles tem a missão de impedir que este demônio tome conta da alma pura de Quinn conseguindo tomar posse de seu corpo, mas este trabalho não será simples. Confira o trailer abaixo:
Eu achei uma grande ideia Leigh ir para o lado de um prelúdio, pois o caso da família Lambert foi 'resolvido' no segundo longa e eles estavam com o caminho abeto para uma nova aventura sobrenatural e optaram por um prelúdio (isso você já falou). O legal é que coisas sobre Elise, uma das personagens mais importantes da franquia 'Insidious' foram contadas e reveladas e isso foi um dos pontos fortes do longa.
Falando sobre o filme, 'Insidious: Chapter 3' (aqui no Brasil irá ser chamado de 'Sobrenatural: A Origem') ele é um dos filmes que mais esperei para ser lançado neste ano e apostei todas minhas fichas nele e acabei gostando do resultado, mas o terceiro capítulo apresenta algumas falhas visíveis onde um olhar crítico de um fã percebe ao compara-lo com os outros dois filmes anteriores.
Falando sobre as coisas que senti falta neste terceiro capítulo: uma delas e talvez a mais importante foi a genialidade pura em cima dentro do roteiro, isso acontece nos dois primeiros filmes com muita frequência tornando 'Sobrenatural' uma franquia de terror inteligente, não só aquele que tem a missão de deixar o telespectador muito assustado e agoniado com a história, mas tendo uma base inteligente sobre os acontecimentos. Automaticamente nesta base inteligente existem as reviravoltas no trama (você pensa que está bem, mas não está, depois que está piora outra vez e assim por diante) e não vi muito disso neste terceiro longa, neste prelúdio, ao invés de ver isso eu vi uma história complicada até chegar ao problema (isso é um ponto positivo) como a personagem Elise interpretada por Lin Shaye enfrentar seu grande demônio para ajudar uma garota desconhecida a troco de nada colocando sua vida em perigo (mas antes aquele pensamento de ir ou não ir, tentar e ser perseguida, a 'complicação' que citei) e da própria Quinn que sofre com o demônio que quer possuir seu corpo a assustando com aparições e até mesmo a transportando para outros lugares dentro de seu prédio, como, por exemplo, em um apartamento abandonado que tem ligação a 'sobrenaturalidade', e claro, seu pai que sofre vendo a filha desta maneira.
Outro ponto fraco que é importante realçar é que não existe a essência aterrorizante presente nos dois primeiros longas, acredito que essa parte foi plantada por James Wan, pois Leigh Whannell não conseguiu introduzir isto ao filme. Claro, o filme comparado á outros filmes de terror da atualidade da uma rasteira bonita (de onde tirei isso?) no quesito terror, mas nos outros dois este gênero floresceu mais colocando o telespectador numa situação difícil de aflição e sustos repentinos, neste acontece, mas não com tanta frequência que poderia ter acontecido.
Primeiro poster internacional divulgado na internet e imprensa sobre o terceiro capítulo do filme Sobrenatural.
Ele prometeu que seria o capítulo mais negro e aterrorizante de toda franquia, mas o caso dos Lambert foi bem mais perigoso envolvendo muitas paranormalidades mais. Agora os pontos positivos do longa: continuou um filme sem enrolação, as coisas acontecem tão rápido que os noventa e oito minutos de filme passam voando. Sem enrolação também no terror, pois 'as coisas começam a ficar feias' logo no início, pensei que iria demorar um pouco para as coisas acontecerem e 'cair a ficha' por causa do personagem Sean, pai de Quinn, que felizmente não demora muito para perceber que coisas estranhas estão acontecendo com sua filha e corre atrás de alguma ajuda para livrar ela desse fantasma que depois se descobre que é um demônio. Segundo Elise (antes que eu me esqueça), no outro mundo existem três tipos de espíritos: os espíritos bons e alguns tristes que são ameaçados pelos espíritos malignos que tem o objetivo de trazer uma alma viva para a escuridão junto com eles para fazer sofrer para sua diversão. Mas estes tipos de espíritos não são os piores, pois existem os espíritos demoníacos que tem o objetivo de possuir um corpo humano vivo para poder viver no nosso mundo deixando o 'mundo dos mortos' para ter uma segunda chance aqui. Estes possuem mais poderes, pois podem aparecer no nosso mundo, os espíritos que desejam te prender só são um problema se você decide ir visitar o mundo dos mortos para ter um contato com um parente ou amigo que faleceu.
Outro ponto positivo é o roteiro rico em detalhes, os personagens não perdem a essência e ele é rico em acontecimentos seja como surpresas ou aparições ou até mesmo na visita no mundo dos mortos que ao meu ver (não sei se Leigh pensou assim) o 'mundo dos mortos' não foi tão explorado como nos outros dois primeiros filmes, ele é a mesma coisa que este mundo, mas mostrando um ângulo diferente do mesmo. Muitas pessoas que assistiram disseram que o filme era legal, mas não gostavam muito da parte do 'outro mundo' e esta parte pouco é explorada neste terceiro longa, obviamente que ele não poderia ser descartado, pois a essência do filme e os problemas presentes estão e vem do mundo dos mortos, mas neste ele aparece menos e pra quem não gostou achou positivo essa parte. Eu gostei de ambos, eles indo e não, só não gosto da parte que existem lutas entre os fantasmas e as almas vivas (meio que não tem haver), mesmo que seja rápida e que aconteceu nos dois primeiros longas, não gostei muito, mas foi tão pequena a situação que chegou a ser imperceptível aos olhos dos menos atentos.
Banner promocional do terceiro capítulo do filme Sobrenatural (Insidious: Chapter 3).
Abordando uma família diferente e um prelúdio, tive uma leve impressão que os fãs da franquia iriam sentir uma diferença pelas situações, mas isso felizmente não aconteceu, claro que sentimos uma leve diferença, mas uma diferença sobre algo novo, situações novas que irão ser exploradas neste terceiro capítulo e logo a jovem Quinn se familiarizou com os demais personagens e este foi mais um dos pontos positivos.
E claro, o longa continua com toda aquela tensão do começo ao fim sem ter enrolação para começar o terror, os personagens estão ótimos e os atores continuam atuando com uma qualidade impecável, os efeitos especiais empregados são ótimos dentro de um ambiente escuro onde o longa inteiro prevalece.
Fazendo um resumo de tudo que falei até aqui, o terceiro capítulo de 'Sobrenatural' não foi o capítulo mais obscuro como prometido e informado até mesmo no trailer (ou em um deles), mas isso não tirou o prestígio da franquia que só alimentou a mesma a expandindo se tornando simplesmente incrível na atualidade, eu adorei o filme 'Invocação do Mal', mas ao escolher eu prefiro 'Insidious' com toda essa maneira obscura de pensar, as situações envolvidas e o terror inteligente empregado. O terceiro capítulo existiu para contar informações que ficaram um pouco 'nulas' nos dois primeiros, mesmo sendo informações mais comparada a detalhes que é importante para um fã de carteirinha do longa como a vida da personagem Elise e o começo da parceria entre ela e os dois caça fantasmas da web.
Cena do filme 'Insidious: Chapter 3' da Sony Pictures e Blumhouse Productions.
Sou um fã verdadeiro da franquia e lhes digo que o filme trouxe algo diferente se for comparado aos outros dois, não conseguiu ser melhor ao meu ver, mas trouxe novidades como uma nova família, uma nova história e um novo problema junto a ela e isso é importante e foi muito, mas muito legal, mas ao meu ver (por pouca porcentagem mesmo, ou eu que sou muito chato) este caso não conseguiu surpreender tanto se for comparado com o caso da família Lambert, mas como eu disse, foi um grande filme de terror sendo considerado um dos melhores de 2015 (acredito que será, falarei sobre no final do ano) e com certeza, continuo sendo um fã defendendo a obra de qualquer um que ousar a falar mal, pois percebe-se que foi bem trabalhada e isso que é importante, mas James Wan que não participou deste ficou devendo um pouco e acredito que se ele aparecesse, conseguiria cobrir os buracos deixados (que foram mínimos como já dei os detalhes) deste longa.
Três dias antes da estréia americana do longa, Leigh Whannell, Angus Sampson e Lin Shaye organizaram um 'evento' no Twitter onde eles respondiam perguntas dos fãs sobre o novo longa, bastava você usar a hashtag #InsidiousLive e enviar a pergunta marcando um dos três que estavam participando (acho que existia mais um, mas não consegui reconhecer) e a conta oficial da 'Blumhouse Productions' movimentava a 'tag'. Por surpresa eu vi que as perguntas iriam iniciar as 00:00 e fiquei esperando até as pessoas começarem a postar (pelo fuso aqui era madrugada) e a primeira pergunta que fiz para Leigh Whannell foi respondida, perguntei se este seria o capítulo mais aterrorizante e ele respondeu que sim. Fiz uma para Angus que só respondeu no outro dia com outra pergunta (na verdade não prestei atenção no que eu falei pra ele, na hora eu me lembraria, mas agora eu não me lembro), mas o mais engraçado foi a Lin Shaye que realmente é um amor de pessoa. Eu via que muitas pessoas favoritavam minhas perguntas e as respostas com a tag #InsidiousLive e uma delas que estavam em todos tinha o avatar da Lin Shaye com um 'nickname' esquisito, pensei que se tratava de um fã tentando se passar por ela, mas depois que entrei na conta oficial da 'Blumhouse Productions' que divulgou este 'evento online' eu vi que era a própria Lin que tinha acabado de criar a conta e não tinha muitos seguidores e estava favoritando tudo, eu comecei a falar com ela e ela me respondia quase instantaneamente, isso realmente foi incrível. Perguntei se poderia haver um quarto capítulo e ela respondeu 'Quem sabe', me lembro também de parabeniza-la pela ótima atuação fazendo a personagem Elise e falando que existiam muitos fãs brasileiros que estavam ansiosos para assistir o terceiro capítulo (falei em nome de todos fãs do Brasil, mas não vi nenhum brasileiro usando a tag) e ela agradeceu muito o carinho de todos e me disse que eu ia gostar muito do longa e que não iria se arrepender e realmente foi isso que aconteceu.
Eles postavam fotos, estavam respondendo os fãs dentro de uma espécie de cafeteria com muitos notebooks em uma mesa, foi muito bacana e uma experiência incrível pra mim ser respondido por Leigh Whannell que é um gênio no roteiro e o uso como inspiração, pois também escrevo roteiros, além de Angus e em especial Lin Shaye que respondeu todas minhas perguntas e de todos que estavam realizando perguntas pra ela, foi uma madrugada muito legal e nesse dia eu fui dormir as três da manhã.
Poster Internacional do filme 'Sobrenatural: Capítulo 3' (Insidious: Chapter 3).
Acredito que falei tudo que estava com vontade de falar sobre mais este capítulo, o longa está repleto de surpresas do mundo 'Insidious' que tem haver com os outros dois filmes (obviamente), infelizmente não irei poder vê-lo nos cinemas, mas estou contente pelo resultado e pelo conteúdo apresentado, Leigh conseguiu se virar muito bem sozinho com mais esta obra gigante (depois dessa, com certeza virou carro-chefe da 'Blumhouse Productions') e espero que tenha um quarto capítulo daqui a uns três anos, com ou sem James Wan, pois deixaram uma ponta solta no final do segundo que não tem nada haver com este terceiro, pois se trata de um prelúdio e Leigh decidiu deixar essa ponta para um futuro próximo. Não estou apressado, pois tudo que é feito com pressa não sai um resultado bacana, então espero um quarto capítulo, mas se ele preferir que não fará mais e James Wan deixar as coisas como estão, terminando a franquia no terceiro estaria fechando com chave de ouro, pois todas as perguntas foram respondidas não deixando nada debaixo das cobertas.
Espero que tenha gostado da postagem, se tiver algo para falar sobre o longa, deixe seu comentário logo abaixo que será importante para realçar e alimentar a postagem com outros pontos de vista. Lembrando que comercialmente, este foi o filme da franquia que mais foi 'comentado' em veículos de mershandising, pois o primeiro estreou como se não quisesse nada (e pra mim foi o melhor), sobre o segundo a mídia começou a abrir os olhos, pois já estava sabendo que se tratava de um projeto de peso e neste terceiro eles 'caíram matando' literalmente e no bom sentido da expressão. Eu considero 'Sobrenatural: A Origem' um filme ótimo de terror (preferia mais 'Sobrenatural: Capítulo 3' mesmo, mas brasileiro gosta de inventar) e é uma boa indicação para ir aos cinemas assisti-lo. Confira abaixo catorze vídeos referentes ao longa que promete ser o melhor terror de 2015 seguido pelo último filme da franquia 'Atividade Paranormal' intitulada como 'Dimensão Fantasma' que vai estrear próximo do Halloween (Dia das Bruxas) que também faz parte da coleção de filmes da 'Blumhouse Productions'. Não esqueça da mensagem deixada no filme 'Não tente fazer contato com uma pessoa morta, pois todos os demais podem te ouvir' e se isso acontecer, pode ser um problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário