sábado, 6 de junho de 2015

A Casa dos Mortos.

Poster nacional do filme 'A Casa dos Mortos' (Demonic) de James Wan da Paris Filmes (distribuidor nacional).

 Ontem por volta das 23:30 eu comecei a assistir a este filme, uma coisa de louco para ps que não gostam ou realmente tem pavor a filmes de terror, mas como já estou acostumado e realmente amo os projetos do grande James Wan eu já estava preparado para assistir algo grande de encher os olhos e saciar todos amantes de filmes de terror como eu. Pra quem não sabe, James Wan é um dos caras que estava por trás de alguns filmes da poderosa franquia 'Jogos Mortais' além de 'batizar' outras com sua mente trabalhando mais 'solto' com projetos próprios como Sobrenatural (Insidious), Invocação do Mal, Annabelle e Gritos Mortais.
 Ele segue o mesmo estilo de Jason Blum fazendo filmes (nestes que ele trabalha mais focado seguindo seus instintos) dando prioridade a gastar pouco na produção e automaticamente ganhar milhões em cima da obra. 'A Casa dos Mortos' ('Demonic' como título original) estreou no dia 12 de Fevereiro de 2015 dirigido por Will Canon e tendo como roteirista o grande James Wan que o produziu também com a ajuda de outros coprodutores. No elenco temos Dustin Milligan, Frank Grillo, Maria Bello, Cody Horn, Megan Park, Scott Mechlowicz, Aaron Yoo, entre outros.
 O longa gira em torno de uma casa amaldiçoada que a vinte anos atrás aconteceu um terrível massacre com um grupo de pessoas de lá e depois, pesquisando mais afundo descobriram que fora fruto de um tipo de invocação demoníaca. Atualmente um grupo de jovens com a vontade de ver, se comunicar com os espíritos e saber o que realmente aconteceu por lá, vão até a casa com um rapaz que diz ter visões da moradora da casa com uma aparência mais nova e outras que lhe tira o sono (até aqui meio que soa clichê, mas James Wan e sua mente brilhante e porque não, perturbada irá mudar algumas coisas) até a polícia chegar ao local e encontrar o rapaz como o único possível sobrevivente de um novo massacre que aconteceu com todos que se envolveram, a polícia então descobre que eles estavam filmando tudo e tenta resgatar os arquivos que foram estranhamente danificados enquanto a psicóloga do departamento de polícia tenta descobrir do rapaz o que ocorreu lá dentro e as peças vão se encaixando até ser tarde demais para os atuais envolvidos voltarem atrás.

 Cena do filme 'A Casa dos Mortos' (Demonic) de James Wan,

 Foi incrível (já entreguei no começo), este filme tem um terror inteligente e é contado por diversos ângulos diferentes. James Wan não descartou o estilo 'found footage' e algumas cenas (poucas) são gravadas desta maneira. Ao mesmo tempo que é contado o que aconteceu com os jovens que foram até a casa para descobrir e invocar os fantasmas para descobrir o que aconteceu (e ajudar John que tinha visões, mas depois isso ficou sendo apenas um detalhe), um grupo de policiais liderado pelo detetive Mark Lewis tenta investigar pelos registros deixados e realizando algumas pesquisas sobre o que aconteceu lá dentro, se foi um massacre realizado por alguém querendo 'imitar' a tragédia que ocorreu há duas décadas atrás ou se realmente a casa possuía uma energia sobrenatural forte e fez novas vítimas.
 A primeira ideia pode ser clichê, mas da primeira ideia podemos começar a moldar e incrementar o que quisermos a obra para melhora-la como, por exemplo, uma receita de bolo que existem os ingredientes essenciais que desde o bolo mais comum até o bolo mais decorado e incrementado deve ter. James Wan teve a primeira ideia e a moldou, o longa 'A Casa dos Mortos' foi incrível e atendeu minhas expectativas. Ele não possuí muito terror em sua essência, mas todo o filme tem aquele momento de tensão e outros que o telespectador fica encolhido na poltrona, pois algo de sinistro está prestes a acontecer. O que importa não é apenas ter o terror, mas sim um roteiro inteligente e bem elaborado como James Wan consegue fazer com seu talento de criação transformando a história do filme na mais sinistra possível sem exagerar em nada e nem pecar em pontos fortes que podem abalar o longa, o homem já é considerado um gênio, pois já trabalhou em muitos longas e com isso ele apenas foi tomando conhecimento e agregando isso aos seus novos filmes e 'A Casa dos Mortos' é um exemplo disso.
 Só por curiosidade, James Wan deve ter alguns roteiros 'debaixo das mangas', pois ele estava pensando neste a quatro anos atrás, pois no dia 13 de Maio do ano de 2011 o longa foi anunciado com o título 'House of Horror' que o deixaria conhecido como mais um filme clichê, ele mudou o nome o substituindo por algo mais forte e intenso e só neste ano o longa ganhou vida. A pergunta é: Será que James Wan possuí outras histórias sinistras escritas que irá trabalhar quando sentir vontade ou arranjar tempo? 
 A imprensa classificou o filme 'A Casa dos Mortos' como 'regular/bom', mas eu considero o longa como um 'ótimo' filme de terror com a nota merecida com tantas reviravoltas, tensões presentes e um roteiro muito, mas muito bem bolado. Parabéns a James Wan e toda equipe, pois o filme ficou fantástico e abaixo você fica com dois vídeos sobre 'Demonic' (Casa dos Mortos), o projeto mais recente de James Wan até agora já lançado.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um bom filme,prende sua atenção do começo ao fim, além de ser totalmente imprevisível,e o final então com certeza é uma das melhores partes,surpreendente,e com gostinho de uma continuação

    ResponderExcluir