Uma pipa que tenho no meu quarto. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.
Chegou Julho e chegou as férias, essas crianças e adolescentes realmente reclamam quando estão estudando e quando não estão, espere, deixe-me explicar. Muitas pessoas logo que começam as aulas já fazem contas para chegar logo a tão esperada férias de inverno (a de Julho, lá nos EUA são férias de verão) e quando ela chega tem gente que reclama que está em casa, que não tem nada pra fazer e alguns até dizem que estão com saudades da escola (como sentir saudades da escola?).
Para os universitários realmente é um descanso para a cabeça, pois eles se livram um pouco dos professores e das atividades, muitos começam a se preparar para o próximo semestre lendo livros de matérias que vão ser estudadas e outros estudam realmente para a matéria (ou matérias) que deixaram penduradas 'sem querer querendo' no semestre que passou.
Mas estou fazendo essa postagem para falar sobre as férias e concluir como eram as minhas férias. Bem, hoje algumas emissoras prepararam alguma programação mais voltada ao público infantil que está de férias estendendo mais os horários deles ou até mesmo trocando, isso acontece, mas raramente, pois muitas pessoas possuem TV a cabo e existem canais que exibem desenhos 24 horas por dia e são essas emissoras que conseguem uma audiência maior agora e no final do ano que a galerinha está em casa (galerinha, você está de brincadeira não é?).
As férias de Julho é um problema para as mães que trabalham que tem que deixar o filho ou filha (ou ambos) em casas de parentes ou vizinhas, não sei se existe atualmente, mas desde a minha segunda série eu estudei em escola pública e existia um projeto chamado 'Férias na Escola' (ou algo similar) onde as crianças inscritas iam na escola até nas férias participarem de brincadeiras e eventos que o governo fornecia. Isso é ruim? Não (só para a criança), as vezes também não, pois assim as mães que trabalham não precisam ficar de cabeça quente quando Julho se aproximar e se a criança ficar entediada ou gostar dos amigos da escola que vivem na mesma situação que a sua, eles podem se encontrar todos os dias para se divertir nas férias na escola mesmo. Claro que tinham mães que obrigavam o filho a ir, pois não tinha outro jeito e ele até virava motivo de chacota perante os amigos por frequentar a escola até nas férias.
Bom, eu terminei meu ensino médio em 2010 e a faculdade no final de 2012 e nesse tempo eu trabalhava na oficina de costura do meu tio e o que mudava na minha vida era o 'não acordar cedo' que é muito importante (e necessário). Mas antes de falar das minhas férias de criança, no tempo da segunda, terceira e quarta série, eu queria realçar que é impossível não falar em férias sem citar 'pipa'.
Esse 'brinquedo voador' tem sido inventado no ano 120 A. C. na China, e naquela época não era um brinquedo, mas este 'brinquedo voador' servia para medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial, outros já dizem que o ano da invenção da pipa foi no ano de 200 A. C. Existem relatos que a pipa era utilizada no Japão no século XI por militares para fins de enviar mensagens secretas para aliados. Ainda nos países orientais, esse 'brinquedo voador' (fale pipa logo!) simboliza fertilidade, sorte, nascimento, alegria e muito mais. Aqui no Brasil a pipa chegou por volta de 1596 trazida pelos colonizadores portugueses (obrigado 'valemaislazer.com' pelas preciosas informações).
Quando criança eu gostava de empinar pipa, sempre fui lesado ao coloca-la no alto mesmo tendo uma laje gigante na época e alta e sempre que eu chamava alguém para colocar no alto pra mim a criança já se empolgava e o pipa era cortado por outro e eu ficava triste (minha vida nunca foi fácil), logo eu perdi interesse em pipas, mas parece que a cada ano que se passa aparecem mais no céu e não importa se está frio ou calor, tem gente lá tentando colocar no alto e aqueles que ficam olhando para o alto esperando algum ser 'cortado' para sair correndo no meio da rua como um animal desenfreado sem olhar se tem carro ou pedestre passando. Os pais devem odiar, pois uma pipa não custa caro, mas as crianças quando compram logo perdem e os pais não dão dinheiro de novo e o jeito é esperar cair alguma.
Aqui em casa atualmente caem muitas, eu não gosto quando cai na varanda da frente ou na do lado, pois as crianças olham pelo portão e ficam chamando para pegar e eu tenho que fazer essa proeza (mas por quê?). Essas crianças possuem habilidades incríveis para escalar portões e outros locais para apanhar pipas em casas, um dia eu estava sentado assistindo na cama e vejo um garoto no telhado do vizinho olhando pra cima e não sei como ele conseguiu essa proeza (estou falando de garotos de seis anos até marmanjos de vinte e pouco) realmente é algo que vídeo-games, internet, televisão e nenhum outro meio vai conseguir tirar o pensamento deles nisso. Claro que as garotas já partem para este lado, mas os garotos só é pipa de manhã até a noite, realmente incrível.
Eu estava falando que tenho que apanhar para eles não invadirem minha casa e quebrar as telhas, pois mesmo tendo laje embaixo delas, um dia chuvoso a água penetra com facilidade e a infiltração é inevitável. Eles não querem saber, pisam no telhado ou 'jogam rélinho' (por aqui eles dizem isso) com uma pedra amarrada á uma linha para pegar a pipa. Na última vez que fui pegar um, havia mais de oito crianças querendo, eu então peguei a lata de linha de um deles e tentei pegar, mas como não sou bom em 'rélinho' eu não consegui depois de muitas tentativas e um garoto subiu no vizinho e conseguiu pegar facilmente, além de pedras eles amarram metais e outros objetos pesados que se pegar no telhado racha facilmente e depois da dor de cabeça pro dono da casa em dias de chuva.
Alguns jogam bola, mas a maioria é pipa. Falando sobre as minhas, eu gostava de ficar em casa, tentava sair, mas minha mãe ficava em casa e não deixava eu sair para ir até a rua (pra ir pra rua) e eu me virava por aqui mesmo, sempre assistia os especiais de férias que passava na televisão, lembro que tomava banho depois do almoço e depois desenhava ou escrevia e o mês corria e eu adorava muito isso, só nas duas últimas semanas que eu já começava a ficar triste e a depressão já chegava, pois nunca gostei de ir para a escola (em exceção de dois anos, duas séries), pois nunca gostei de ir a um lugar obrigado e sair na hora devida e no outro dia a mesma coisa até Sábado e Domingo chegar, até na faculdade eu ficava bem deprimido.
Existiam férias que eu passava na casa dos meus avós maternos, uma semana que me lembre, mas não foram muitas as vezes. Eu gostava, pois sempre comprava o 'Almanaque de Férias da Turma da Mônica' que era aquele gibi enorme com histórias no começo e no final e no meio tinha atividades para colorir, caça-palavras, labirinto, entre outras. Era incrível e sempre meu avô comprava, época ótima que infelizmente ficou no passado.
Há, férias escolares, hoje mudou um pouco, pois existem redes sociais e qualquer criança tem um smartphone e pode navegar na internet e roubar sinal wi-fi de algum roteador alheio, mas mesmo assim tem essa 'comichão' de pipas. Não posso esquecer de citar as atividades de férias que as escolas passavam (então não tinham férias!), não me lembro de ter na escola pública, mas na primeira série que fiz numa escola paga a professora que era uma flor de pessoa (sarcasmo ligado) deu uma espécie de apostila com umas cinquenta páginas de atividades envolvendo pesquisas, elaboração de textos e ainda atividades dos livros, me lembro que eu tirava a primeira semana das férias para me livrar daquilo e depois aproveitava as outas três.
Então é isso, hoje nem todos estão de férias, pois professores fazem paralisações e os alunos não estudam e quando as coisas normalizam eles devem cumprir a carga horária ordenada pelo governo (isso, claro, escolas públicas e estaduais) e por isso não tem férias, mas também tiveram antecipadamente então não há muito o que reclamar também. Acredito que a postagem terminou aqui, eu não empino, mas um dia este pipa amarelo (tipo peixinho se não me engano) caiu aqui em casa e achei bacana, pois ele é de plástico e resolvi guardar no meu quarto, hoje continua caindo e as vezes tenho que parar de desenhar ou de escrever para resgatar antes que 'trepam' no portão ou quebrem o telhado, mas quando caem na varanda do fundo ou na do cachorro (ele tem medo, não chega pero do pipa), eu pego e guardo e dou para um garoto que mora quase em frente á minha casa, quando ele me vê no portão o chamando já sabe que tem pipa e assim as férias e a vida vai seguindo. E você, como aproveitava suas férias? Na rua jogando bola e empinando pipa ou era mais como eu, lendo histórias em quadrinhos, jogando vídeo-game e assistindo televisão? Se quiser compartilhar use o campo abaixo e relembre como eram suas férias escolares, mas por favor, se for um vizinho, que esteja bem claro que eu não quero ver moleque trepando no meu portão e quebrando as telhas da minha casa, ok? Aproveitem as férias para os que estão de férias se você é uma criança ou está na faculdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário